Autor Tópico: Viagem ao Sul do Brasil - 5 Estados em 8 dias  (Lida 30353 vezes)

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
Re: Viagem ao Sul do Brasil - 5 Estados em 8 dias
« Resposta #30 Online: Março 17, 2009, 03:21:09 am »
E na Pega leão????

Offline Darlan Corral

• Esquentando
  • **
« Resposta #31 Online: Março 17, 2009, 01:47:21 pm »
Aparados da Serra.
Outra vez esse lugar....hehehe.
Vou ter que conhecer....é destino isso...hehehe

Valeu Bastião. Vou ver se o Milton ainda esta por Passo Fundo.
Se lembrar o sobrenome dele...manda por MP.

Por aqui no acompanhamento do 'outro' capítulo.
hehehe.

Retornei hoje de uma viagem (a negócios)...meu maior percurso em uma tocada só, num dia...mais de 640 km.
Onde experimentei o 'contra-esterçamento'.

Manda bala Bastião.
Darlan Corral.
Passo Fundo - RS - Brasil
ex-ML, ex-Agrale 30.0, ex-RD135, ex-XLX350, ex-intruder 125, ex-Twister, ex- Bros 150...Falcon 06.

Offline #Marcus

• Ironbutt do FOL
« Resposta #32 Online: Março 18, 2009, 12:05:00 pm »

romru

:hihihi :hihihi :hihihi

:thumleft:

Offline Júlio Ferras

• Ironbutt do FOL
  • www.estrada.OFF.tur...
    • Andanças
« Resposta #33 Online: Março 18, 2009, 01:12:04 pm »
Ai vai minha contribuição,
Fotos de Urussanga/SC até os Campos de Cima da Serra - Cambará do Sul/RS

BR 101 próximo a Praia Grande/SC

Municipio de Praia Grande/SC
Pé dos Aparados da Serra
Início da Serra do Faxinal

Serra do Faxinal

Belvedere
Serra do Faxinal

Serra do Faxinal

...mas há, CB no rípio heim!!!

Os mal acabados

..a vista era meia boca,

« Última modificação: Março 18, 2009, 01:14:48 pm por Júlio Ferras »

Offline Júlio Ferras

• Ironbutt do FOL
  • www.estrada.OFF.tur...
    • Andanças
« Resposta #34 Online: Março 18, 2009, 01:17:50 pm »
 rit50...vou me fazer igual ao Bastião,
Semana que vem posto mais umas 3
..e tem ainda todas as dedentro do Parque Nacional Aparados da Serra!!!!!!!!!!!!!

« Última modificação: Março 18, 2009, 01:18:41 pm por Júlio Ferras »

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
« Resposta #35 Online: Março 18, 2009, 01:30:16 pm »
Olá turma, mais um capítulo semanal:

Dia 23-02-09 (Urussanga-SC a Vacaria-RS)

Acordamos cedo para tomar o café da manhã (bem caprichadinho) da pousada da Dona Terezinha. Logo, logo a turma foi acordando e já estávamos todos  na copa continuando o papo da véspera e traçando o trajeto para o Parque Nacional de Aparados da Serra. Do pessoal do Sul alguns já conheciam o Parque, mas havia divergência quanto ao trajeto mais fácil para chegar lá.

Terminado o café, arrumamos a bagagem, acertamos a conta, abastecemos e nos despedimos de Urussanga. Nos juntamos ao Jairo de Joinville e ao pessoal do Rio Grande do Sul (Marco Aurélio, Julio Ferraz, Monsani e Roberto Vieira). Iríamos mesmo pela BR-101, via Criciúma. Por falar em Criciúma... o que teve de entra aqui, sai ali, até encontrar a saída para a BR... Teve gente lamentando a falta de um GPS.

Nossas companheiras, no estacionamento da pousada.

Ninho de falcões

Antes de sair, depois de incontáveis minutos, Marcus conseguiu “pescar” o miolo da descarga da minha moto:

No posto de gasolina, ainda em Urussanga:

De novo a 101. Em obras. Muitas obras. Muitos trechos em pista simples. O grupo de dispersou um pouco. Não dava mesmo para seguirmos juntos. Eram sete motos em um trecho bem truncado.

Bem, eu já gosto mesmo de fechar o grupo. Sempre sou o “ferrolho” quando saio com meu grupo, os “Bastiões da Estrada” (antes que pensem que meu nick no FOL e o nome do moto grupo seja uma homenagem ao meu egocentrismo, devo esclarecer que meu apelido é em homenagem ao Moto Grupo e não o contrário. Depois eu explico o porquê de “Bastiões”). Como ia dizendo, já gosto mesmo de fechar a retaguarda. Ali ainda tinha a desculpa de fazer companhia para o Mareco Loco (o Roberto Vieira), que, como eu, também conhece os encantos de andar mais suavemente. Nem ligo se me chamarem de “roda presa” kkkkk.

Demos uma paradinha em Araranguá para “estudar” os mapas. Tava difícil de chegar a um consenso. Eu, tava que nem camarão bêbado. Iria para aonde a onda me levasse...

Análise técnica de mapas e roteiros:

Olha eu aí com o Maréco Loco (Roberto Vieira).

Casa de madeira, típica do Sul do Brasil. Coisa que não vemos aqui na nossa região:

Seguimos por mais 46 km na BR-101 até bem próximo da divisa com o estado do Rio Grande do Sul (acho que faltavam só uns 6 ou 7 km), quando pegamos a Rodovia SC-450 em direção à cidade de Praia Grande. No trevo, nos despedimos do Marco Aurélio, que seguiu para Porto Alegre.

Em Praia Grande (que não tem praia hehehe), fizemos uma paradinha para a tradicional foto nas placas.

Dali para frente enfrentamos uma estradinha bem tenebrosa. Era a Serra do Faxinal. Grandes trechos forrados com um tipo de cascalho grosso com muitas pedras do tamanho de laranjas. Tinha hora que eu tinha a impressão de que se parasse a moto não conseguiria mantê-la de pé. O jeito era manter o guidão firme e acelerar em segunda marcha.
Olha a subidinha aí com muita pedra e cascalho:

Fotos gentilmente (e inconscientemente) cedidas pelo fotógrafo Julio Ferraz:

Lá embaixo o rio (se não me engano é o Rio Faxinal, ou não)

No vale, a cidade de Praia Grande (que não tem praia e não é grande)

Estávamos finalmente no Parque Nacional de Aparados da Serra, na Serra Geral (que também é nome de outro parque nacional, anexo). Passamos por um posto fiscal do Estado de Santa Catarina. Parecia abandonado. Afinal, era pouco provável que por ali alguém transportasse “mercadorias” cuja sonegação de impostos fosse relevante para o governo catarinense.

Não sei bem, mas acho que foram uns 20 ou 25 km até chegar em cima. Chegando lá, nem parecia que tínhamos subido tanto. Só se via uma grande planície. Eram os “campos de cima da serra”, cujos “barrancos” são os cânions, que em bom português seriam “desfiladeiros”.

Mais algumas fotos do álbum do Julio, mostrando os Campos de Cima da Serra:

Chegamos, finalmente, à portaria do Parque. Na entrada, pagava-se R$ 6,00 por pessoa, mais R$ 3,00, por cada moto. Bem que o Júlio  tentou negociar, mas não adiantou. Mais uns dois km de asfalto e estávamos na sede do Parque. No local tem lanchonete, banheiros, lojinha e muita informação sobre a geologia do parque.

Ali se localiza uma das mais belas paisagens naturais do Brasil que é o Cânion de Itaimbezinho. Aqui um parêntese para citar o que diz a respeito o Guia Brasil “Quatro Rodas”:

“A principal atração do Parque Nacional de Aparados da Serra. Impressiona pela beleza. Os gigantescos paredões verticais, com até 720 metros de profundidade e 6 km de comprimento hipnotizam até os olhares mais distraídos. Diferente dos outros cânions, Itaimbezinho tem as margens cobertas por densa vegetação de araucárias, que minimiza a sensação de medo de quem não gosta de altura (...)”

Algumas fotos do local

Essa foto, tirada por Marcus, dá bem idéia da profundidade do cânion

Pretendíamos ainda ver o Cânion Fortaleza, então, não queríamos demorar muito ali. Partimos e, logo depois de cruzar a portaria do Parque o tempo fechou e só deu tempo de colocar a roupa de chuva. Começou uma garoa grossa. Sabe aquelas pedras do tamanho de laranjas. Pois é, agora estavam molhadas. E lisinhas... E na descida... Mas tudo bem. Seguimos para Cambará do Sul

Por causa da chuva, abortamos a visita ao Cânion Foraleza (fica para uma próxima vez).

Não sei bem de quem foi a idéia, mas por sugestão de algum dos gaúchos fomos almoçar no Restaurante “Galpão Costaneira”. Confesso que fiquei impressionado com o ambiente. Decoração rústica, tipicamente representativa do modo rural gaúcho. Comida “campeira” farta, por preço módico (R$ 15,00 sem balança, com sobremesa inclusa). E que comida. Tinha uns negócios diferentes, tipo “paçoca de pinhão” e “abóbora caramelada”. Tudo muito gostoso.

Contudo, o ponto alto daquele momento foi o gaiteiro, Seu Agripino, que, vestido a caráter, tocava música regional. Foi muito gostoso almoçar naquele ambiente, ouvindo Gildo de Freitas e na companhia de um pessoal que representa muito bem este Estado pelo qual tenho fascinação.

Depois do almoço, abastecemos as motos e seguimos viagem. A chuva  tinha parado, mas o céu continuava carregado. Descemos pela Rodovia RS-020. Estrada de piso bom, e bem sinalizada. Foram cerca de 40 km até o trevo de Tainhas, onde nos despedimos dos amigos Julio Ferraz e Roberto Vieira, que seguiram para Porto Alegre.

Eu, Marcus, Jairo e Monsani seguimos em direção a Caxias do Sul. Andamos cerca de 80 km pela BR-453, chamada “Rota do Sol”. Bela estrada, cortando campos de vegetação muito verde. Longas retas em que só a leve ondulação quebrava a rotina.
Na entrada de Caxias do Sul nos despedimos do amigo Monsani. Seguimos nós três pela BR-116 para Vacaria, onde pernoitaríamos. Esta estrada ficou marcada na minha memória por duas razões. A primeira extremamente positiva. Acho que foi o trecho de estrada mais bonito e gostoso de andar em toda a viagem. Piso perfeito, curvas bem projetadas que davam gosto de fazer. Logo na saída de Caxias do Sul podíamos ver alguns vinhedos à margem da rodovia. A segunda lembrança foi de um susto. O primeiro em quase dois mil km de viagem: Saindo da zona urbana da cidade de São Marcos, no final de uma descida tinha um radar, e logo após se iniciava uma leve subida. Diminuí a velocidade para passar pelo radar e vi no retrovisor que vinha um caminhão, tipo baú, atrás de mim. Na seqüência, tinha um caminhão lento logo à frente. Acelerei para ultrapassá-lo e tomei um susto ao ver que o caminhão que vinha atrás de mim não havia diminuído a velocidade para passar no radar e passou como um foguete, me deixando entre ele e o outro caminhão. Por sorte consegui manter o controle e recolhi a tempo. Mas foi um susto. O Jairo depois me disse que viu tudo pelo retrovisor e também se assustou. O motorista deste caminhão devia estar realmente com muita pressa porque chegou a tentar nos ultrapassar depois a 120 km/h, até que em uma subida mais longa ele ficou para trás.

Enfim, muito boa a estrada. O susto não atrapalho em nada a bela imagem que trago dela.

Ah, já ia me esquecendo. Vimos muitas placas de “tachões no eixo”. Acho que eles estavam nos avisando que tinha “tijolinhos” (que alguns chamam de “tartarugas”), cujo nome correto é “catadióptero” dividindo as pistas.

Chegamos a Vacaria ainda com a luz do dia. Paramos na praça, tiramos algumas fotos e fomos procurar um hotel. Marcus descobriu o Granetto. Simples, mas honesto. Valia os R$ 30,00 do pernoite. Tinha garagem, chuveiro quente e estava próximo do centro. O café da manhã era meio fraquinho, mas o suficiente para quem, como nós, não é muito exigente.

Saímos à noite para comer algo. Confesso que eu estava doido para comer um churrasco tipicamente gaúcho. Mas não descobrimos nenhuma churrascaria ali nas proximidades da praça da matriz. Acabamos encontrando uma pizzaria (infelizmente não me lembro o nome), que só servia rodízio. Por sinal muito bom. Mas ali, apesar da qualidade e da grande variedade de pizzas doces e tradicionais, o que marcou mesmo foi o chopp, fartamente servido numa taça de 600 ml.

Marcus gostou do bonequinho no semáforo.

Enquanto estávamos ali, começou a cair a chuva. Ela só nos abandonaria na quinta-feira, já no estado de São Paulo.
Depois de mais de 400 km daquele dia, com direito a cascalho, chuva e muita estrada boa, fui dormir com o corpo cansado, mas com a alma em paz.

"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline f.quebramar

• Ralando as pedaleiras
  • USHUAIA 2007 RJ-RJ
« Resposta #36 Online: Março 18, 2009, 01:51:14 pm »
Ei Bastião,
O relato da viagem tá d++++!!!
Parabéns!!
Cara,que viagem manera,que vcs estão fazendo!!!
Agora o Marcus,pegar aquela estrada para o Itaimbezinho de CB,é loko!!! :hãaaa Aquele estrada é muito ruim!! Muita ponta de pedra e cascalho solto!!
A "Rota do Sol",tb foi uma das estradas que mais gostei.. :thumleft:
Não lí,todas as páginas..Então se já pasaram por lá,me desculpe..Mas se ainda não,passem na "Serra do rio do rastro"!! Nunca subí lá,mas dizem que é show!! É um Zigue-zague interminável!!
Cara,no mais,façam uma ótima viagem..
Aproveitem bastante,ok??
Abração..

• Ironbutt do FOL
« Resposta #37 Online: Março 18, 2009, 01:57:10 pm »

...No dia seguinte retornaríamos à Santa Catarina pela BR-116 e ficaríamos na Fazenda Pega Leão, do RickySC, também do FOL. Achei boa a idéia, mas esse negócio de ficar na casa do outros, me deixa meio tímido. Mas o Cleber insistiu, Ligou para o pobre do Ricky, já quase meia noite, e ele insistiu para que fosse assim.

Olá Bastião!

Vamos passar perto donde mora, meio do ano se tudo $$$$$ correr bem... convida o RickSC pra ficar na sua casa. Sou facinho, nem precisa convidar. i.aia;

Mais trabalhoso vai ser matar a quatisada durante a viagem - 3700 km de ida :shock:
Vai atrasar a hora do chimarrão direto. kkkkk;
O homem sem o chimarrão se transforma :hihihi

Continua com o relato que é muito bom ler como os viajantes de fora relatam os trechos onde rodamos boa parte do ano.

Abs

Fala Barah,

Cara, já falei com o Ricky, minha casa é a casa de vocês.
Passando por aqui, tem sempre o básico (arroz, feijá, bife e batata frita), mas tem também uma carne-seca com inhame (o Ricky não sabe o que é inhame kkkk) ou, dependendo da época, uma fruta-pão com galinha caipira.

Será um prazer recebê-los.

E na Pega leão????

Calma, Dieguito,

Chegaremos lá. Pelo ritmo, lá para maio  :oops:

Acho que você da para escritor :hihihi :hihihi :hihihi :hihihi :hihihi

Luciano

É ruim, hein, amigo Luciano !!!

otimos relatos Bastiao...

tenho um blog tb com alguns relatos meus (ainda poucos).. é o http://relatosdemoto.blogspot.com
acho que fazer os registros de nossas aventuras nao tem preco... assim poderemos relembrar e compartilhar os momentos com nossos amigos, familiares, filhos e ate com a gente mesmo....

so preciso ainda aprender a escrever bem como vc para melhorar meus relatos... ;)

um abracao para todos voces... estou com saudades... qq dia vou ai visita-los ein!!

[]s

Fala amigão. Tu tá meio sumido hein cara. Até parece eu.

Cara, escrever é igual andar de moto. Cada um do seu jeito, porém atingindo os objetivos. E o importante é praticar.

Apareça a hora que quiser. A casa é sua.

Ai vai minha contribuição,

Daí, Julio.

Beleza de contribuição. Suas fotos são excelentes. Até "raptei" umas lá do tópico de Urussanga e postei no meu relato (mas citei a fonte  :oops: )

Grande abraço do Bastião.

• Ironbutt do FOL
« Resposta #38 Online: Março 18, 2009, 02:06:58 pm »
Ei Bastião,
O relato da viagem tá d++++!!!
Parabéns!!
Cara,que viagem manera,que vcs estão fazendo!!!
Agora o Marcus,pegar aquela estrada para o Itaimbezinho de CB,é loko!!! :hãaaa Aquele estrada é muito ruim!! Muita ponta de pedra e cascalho solto!!
A "Rota do Sol",tb foi uma das estradas que mais gostei.. :thumleft:
Não lí,todas as páginas..Então se já pasaram por lá,me desculpe..Mas se ainda não,passem na "Serra do rio do rastro"!! Nunca subí lá,mas dizem que é show!! É um Zigue-zague interminável!!
Cara,no mais,façam uma ótima viagem..
Aproveitem bastante,ok??
Abração..

Fala amigão. Bom te ver por aqui!

Já estamos em casa e passamos pela Serra do Rio do Rastro. Mas tava muito nublado e garoando. Mesmo assim valeu a experiência.
Olha, a CB do Marcus agora é conhecida com a SuperCB-trail. E mais, ela passou no Corvo Branco e até a guarita que leva ao Pico das Agulhas Negras, aqui perto, em Resende.

Grande abraço, irmão.

Offline Monsani

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #39 Online: Março 18, 2009, 04:26:40 pm »
Grande Bastião,pessoa que transparece uma calma e simplicidade sem igual.Ótimo ler seus relatos e relembrar esses bons momentos que foram essa viagem que "recarregou" as baterias ,mas já to loco pra fazer outra.Vou esperar o próximo capítulo,que se passa onde um dia se Deus permitir irei conhecer a famosa Bom Retiro.

Abraços

Monsani

P.S.-   “catadióptero”   é froid né     :hihihi

Offline #Marcus

• Ironbutt do FOL
« Resposta #40 Online: Março 25, 2009, 01:08:52 pm »

romru

:hihihi :hihihi

Offline RickySC(Ricardo)

• Ironbutt do FOL
  • Bom Retiro - SC
« Resposta #41 Online: Março 25, 2009, 01:30:22 pm »
 romru romru romru romru romru romru romru e nos esperando i.aia; i.aia; i.aia; i.aia;

Mas tempo pra tomar a Abuzzada tem.....né ? rit50 rit50 rit50 rit50 rit50

Bastião , solta esse freio de mão rit50 rit50 rit50 rit50

Um abraço meu Irmão.
Moto Clube Bodes do Asfalto
Moto Grupo Falcão Gaucho
BMW GS 800 F
Ex TDM 900

Offline Roberto Vieira

• Ironbutt do FOL
  • Canta Galo - Viamão - RS
« Resposta #42 Online: Março 25, 2009, 01:35:54 pm »
Marcos e Bastião,
Desculpem amigos, só hoje vi e li esse excelente relato da viagem de vcs pelos sul do Brasil.
Grande abraço aos irmãos de estrada.
  MG Falcão Gaúcho - Tchê, 7 anos de Falcon. Moto boa a gente repete

Offline Andre_Araujo

• Ironbutt do FOL
  • Cachoeiro de Itapemirim - ES
« Resposta #43 Online: Março 26, 2009, 12:11:54 am »
Excelente relato Bastião!!! Já pensou em publicar?!!!!
Comecei a ler e não consegui parar!!
Isso só me deixa com mais vontade de cair na estrada!!!
Aguardo próximos capítulos!!
 .clap .clap .clap .clap .clap

Offline Monsani

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #44 Online: Março 26, 2009, 01:52:23 pm »
 :ira Sed romru