Autor Tópico: Troca de Relação (Corrente sem emenda)  (Lida 24992 vezes)

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
Troca de Relação (Corrente sem emenda)
« Online: Fevereiro 08, 2009, 04:27:55 am »
Bem amigos, para aqueles que literalmente gostam de colocar a mão na graxa, segue um tutorial envolvendo a troca da relação utilizando corrente sem emenda, aproveitando para fazer a lubrificação da balança  :wink:

Começando....

O primeiro passo é levantar a roda traseira da moto. No meu caso, como não tenho elevador para moto, utilizei uma caixa de madeira para apoiar a parte do chassis que fica sob o motor:

Solte os parafusos de regulagem de tensão da corrente de ambos os lados e remova a porca do eixo:

Remova então o eixo, solte a corrente da coroa e remova a roda:

OBS: ao remover a roda, retire também a pinça de freio. Esta deve ficar presa em nível superior ao do reservatório de óleo do freio. No meu caso, usei uma cordinha para amarrá-la no suporte do bagageiro:

Solte a mola do pedal de freio e remova as tampas plásticas existentes de ambos os lados do chassis, posicionadas próximas ao motor:

Remova esta porca que prende o Prolink na balança, retirando depois o parafuso e soltando o prolink:

Remova da balança a capa da corrente (dois parafusos do lado externo da balança e um do lado interno):

Retire a porca do eixo da balança que a prende ao chassis/motor e remova o parafuso:

Remova então a balança (obs: para que a balança passe pela mola do amortecedor, ela deve descer um pouco, até abaixo da mola:

Retire a tampa do pinhão e depois o pinhão juntamente com a corrente:

Para soltar o pinhão solte os 2 parafusos que prendem a trava e depois gire a trava levemente até que os dentes desta estejam alinhados com as estrias do eixo

Aproveite e instale o novo pinhão utilizando a operação inversa e posicione a nova corrente no lugar  :wink:

Remova a coroa da roda utilizando uma madeira e um martelo para dar leves pancadas pelo lado oposto da roda, fazendo com que a mesma "desencaixe":

Aproveite para verificar se as "buchas" que ficam posicionadas entre a coroa e o cubo estão íntegras:

Prenda a coroa em uma morsa para possibilitar que os parafusos sejam soltos e a coroa cubstituída:

Solte os parafusos da coroa utilizando uma chave allen nos parafusos frontais e uma chave estrela nas porcas posicionadas na parte posterior da coroa:

Substitua a coroa

Como a balança foi totalmente removida, aproveitei para fazer uma limpeza e lubrificação da mesma...

Removi os espaçadores da balança (basta empurrar os mesmos com os dedos que saem facilmente), as duas tampas externas e lavei a balança jutamente com estas peças, o guarda pó interno e os rolamentos da balança utilizando um pincel e um pedaço de espuma embebido em querosene:

Após lavar e secar, fiz a lubrificação dos rolamentos utilizando graxa:

A balança pronta para ser instalada:

A montagem segue exatamente o processo inverso da desmontagem. Na ansiedade de deixar a motoca pronta para um rolê no outro dia, acabei não tirando as fotos da montagem. Não existem dificuldades nem na desmontagem e nem na montagem (exceto é claro a necessidade de alguém pra ajudar a levantar a motoca)  :oops:

Não se esqueçam de passar um pouco de graxa no parafuso que prendem a balança ao chassis bem como no parafuso do prolink, para que em outra ocasião não haja dificuldades na desmontagem provocada por oxidação.  :wink:

Após montar a roda com a relação nova, não se esqueçam de ajustar a corrente, conforme orientação do manual.  :wink:

Espero que este tutorial possa ser útil para os amigos que queiram conhecer um pouco mais sobre a manutenção das nossas motocas e ainda economizar uma graninha, kkkkkk  :hihihi :wink:

Na próxima troca tirarei mais fotos e providenciarei a atualização do tutorial.  :thumleft:

André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Mika_675 (In Memoryan)

• Ralando as pedaleiras
  • Sao Paulo - SP
Re: Troca de Relação (Corrente sem emenda)
« Resposta #1 Online: Fevereiro 08, 2009, 04:46:53 am »
Belo tutorial André BB!

Obrigado por compartilhar. Deve ter demorado um cadinho pra tirar fotos, postar, etc etc...
Obrigado!

Mika
GO YOUR OWN WAY

Offline Marcelus

• Ironbutt do FOL
  • CTBA - O FOL é livre, vc entendeu essa mensagem?
« Resposta #2 Online: Fevereiro 08, 2009, 05:03:13 am »
 .clap

Bacana o tutorial, bem explicativo!

Agora as perguntas idiotas:

- Pq a pinca tinha que ser amarrada acima do reservatório de oléo?

- Qual foi a graxa utilizada na lubrificação?
Nao me julgue pela aparencia!

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #3 Online: Fevereiro 08, 2009, 05:16:28 am »
Idiotas nada Marcelus, tem que perguntar mesmo...  :thumleft:

Segundo o manual de manutenção a pinça deve ficar mais alta para evitar entrada de ar no sistema hidráulico...  :wink:

A graxa, usei comum, mas de boa qualidade...  :thumleft:

Mika,

... poderia ter até ficado melhor, mas tive que me dividir entre "mechânico"  e 'photógrapho", kkkkkkkk  :hihihi

.. imagina como ficou a máquina quando eu terminei, hauhsuahsuahsuahsu  i.aia;

Ahhh.. esqueci de uma foto.....

A da motoca depois de pronta...  :wink:

« Última modificação: Fevereiro 08, 2009, 05:22:59 am por André BB »
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Marcelus

• Ironbutt do FOL
  • CTBA - O FOL é livre, vc entendeu essa mensagem?
« Resposta #4 Online: Fevereiro 08, 2009, 05:34:11 am »
 André BB realmente existe uma diferença significativa entre a corrente com ou sem emenda???

Tenho a relação da VAZ na NX150  :rambo: que eu achei a emenda bem feita e bem forte, a trava é de aço e não arrebenta ali nem com reza brava!

Ps. Ja fiz um tutorial trocando a relação e a maquina fica linda de ver!   :hahaha
Nao me julgue pela aparencia!

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #5 Online: Fevereiro 08, 2009, 06:20:42 am »
Sim Marcelus, existe....

Tanto em termos de durabilidade como em questão de segurança. Eu mesmo já tive problema com uma relação com emenda que simplesmente soltou a trava, mesmo com revisões periódicas para verificar se a mesma estava ok.

Felizmente, na hora que soltou eu estava em baixa velocidade e não tive grandes problemas, mas a corrente acabou fazendo até uma marca profunda no bloco do motor da minha ex-twister  :shock:

Depois disto, abdiquei totalmente corrente com emenda das minhas preferências...  :|

Obviamente que é opção de cada um usar ou não... eu prefiro não usar com emenda...  :wink:
André BB®
 (Dalai Lama)

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #6 Online: Fevereiro 08, 2009, 07:56:19 am »
Parabéns André!  .clap .clap .clap

Eu tenho é medo de desmontar tanta peça e depois na hora de montar, sobrar um montao de peças. Aí o perigo é soltar tudo em alta velocidade.... i.aia; i.aia; i.aia;

BRINCADEIRAS À PARTE;

André, há realmente um potencial risco de uma corrente arrebentar? No meu caso, eu nem sabia que haveria corrente sem emendas....

Já deve ter percebido porque visito pouco esta seção.
« Última modificação: Fevereiro 08, 2009, 07:58:49 am por Geraldinho »
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #7 Online: Fevereiro 08, 2009, 12:49:59 pm »
Geraldinho,

Existem casos (raros, mas existem) da corrente arrebentar sim... mas o que eu falo no caso da corrente com emenda, é do risco (pequeno mas real) de soltar a trava utilizada na emenda da corrente e a mesma vir a abrir.  :wink:

Por favor, não quero que isto se torne uma contra-indicação ao uso das correntes com emendas... muita gente usa e prefere assim... eu já tenho um certo "trauma" e por isso, prefiro as sem emenda, kkkkkkk  :hihihi
André BB®
 (Dalai Lama)

Offline f.quebramar

• Ralando as pedaleiras
  • USHUAIA 2007 RJ-RJ
« Resposta #8 Online: Fevereiro 08, 2009, 01:05:48 pm »
Ei André,
Tutorial MANERÍSSIMO!!!
Parabéns!!! .clap
Cara,tb só uso corrente sem emenda..
Uma vez estava na estrada,qdo um cara em uma CB450,me ultrapassa no maior Cacete(com a mina na garupa)..Uns 50 metros na frente a corrente dele abriu e não sei que jeito que deu,mas travou a roda traseira!! :hãaaa
Cara,ele derrapou e ficou sambando uns 20metros até parar por completo!! A sorte é que não vinha carro nem pela frente ,nem por trás..
Sei lá,respeito quem usa,mas prefiro as sem emenda..
Valeu..

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #9 Online: Fevereiro 08, 2009, 02:04:23 pm »
Ficou muito bom o tutorial ,BB/ Parabens por compartilha-lo conosco.  .clap .clap .clap .clap .clap
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
« Resposta #10 Online: Fevereiro 08, 2009, 02:27:32 pm »
André, Blz?

E quanto ficaria um kit com esta corrente?
e a mão de obra numa oficina, caso eu não consiga montá-la?

Grande abraço.

Offline F L A V I L D O

• Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
« Resposta #11 Online: Fevereiro 08, 2009, 02:29:01 pm »
André  

ja tentei fazer alguns tutoriais, mas  essa parte de ser o mecanico e o fotografo  rit50 é complica e tbem quando  lembro das fotos  ja estou na fase final. parabens, pelas  fotos e elas explicações .clap .clap .clap

agora  tem uma porca da coroa que esta "desgastada" por alguma chave errada ,10468

abraços

Flavildo
Flavildo
Liberdade acima de tudo
RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy

Offline F L A V I L D O

• Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
« Resposta #12 Online: Fevereiro 08, 2009, 02:30:25 pm »
André, Blz?

E quanto ficaria um kit com esta corrente?
e a mão de obra numa oficina, caso eu não consiga montá-la?

Grande abraço.

Geraldinho
ontem estive na General osório em Sampa

na Corcopin

a relacao da Falcon esta R$220,00, sem emenda e com retentores  :thumleft:
Flavildo
Liberdade acima de tudo
RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
« Resposta #13 Online: Fevereiro 08, 2009, 02:46:36 pm »
Obrigado Flavildo.

Mas, você sabe quanto custa a mãodeobra para montar?

Offline F L A V I L D O

• Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
« Resposta #14 Online: Fevereiro 08, 2009, 02:48:45 pm »
Obrigado Flavildo.

Mas, você sabe quanto custa a mãodeobra para montar?

:scratch: :scratch: da ultima vez que troquei e estava sem  tempo,  o mechanico  me pediu R$ 20,00

mais isso  foi o ano passado
 ,10468
Flavildo
Liberdade acima de tudo