Autor Tópico: Barraca TNT3  (Lida 20936 vezes)

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
Re: Barraca TNT3
« Resposta #15 Online: Fevereiro 05, 2009, 03:06:47 am »
BB,

A minha era a Super Esquilo 2/3, mas já adianto que não cabem 3!!!  i.aia; eu comprei em 2000, e usei até 2007... estava desbotada, mas ainda boa!!! impermeabilização excelente!!!  quebrou 2 varetas, porque foi a Gisele que montou com a vareta virada (depois de um tempo a vareta cria memoria, e tem que ser montada sempre na mesma posição), tentei comprar novas varetas na T&R, mas o modelo atual é um pouco diferente e não servia na minha... Então acabei comprando outra...
  Eu também tenho colchão inflavel, cabe certinho na Cota 2 sem sobrar espaço dos lado, como acontecia na SuperEsquilo, mas o problema, é que a Cota2 é um pouco mais baixa, e com o colchão inflavel fica alto, o espaço fica bem reduzido... mas com o uso de isolante termico é tranquilo...

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #16 Online: Fevereiro 05, 2009, 03:15:49 am »
Só faltou responder se a mochila dela ficava muito grande, kkkkkk  :hihihi

Na verdade, não achei alguma opção melhor nessa faixa de preço e qualidade, então, acho que vai ter que ser esta mesmo...  :|

Só não quero correr o risco de comprar e ela ser muito mais volumosa que minha atual (que em termos de medidas, é até maior que ela)  :scratch:
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #17 Online: Fevereiro 05, 2009, 03:44:26 am »
desculpa!!!  kkkkk; agora tem umas fotos!!!

Eu levava enrolada em volta das varetas, e o colchão tambem enrolado... ficavam do mesmo tamanho!!!

os 2 sacos "camufaldos" que estão amarrados em cima da mala, são a barraca e o colchão inflavel

Desculpa a qualidade das fotos, foram escaneadas, pois nessa época eu nem sabia o que era uma digital!!!  i.aia;

Agora tô emocionado!!!  :cry: Deu saudade dessa motoca!!! andava muito mais que a atual e gastava muito menos!!!

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #18 Online: Fevereiro 05, 2009, 03:57:01 am »
Perfeito.. já deu pra eu ter uma idéia... é mais ou menos do tamanho da que tenho atualmente...  :thumleft:

Minha primeira Falcon também foi uma destas... uma 2002/2003 pretona...  :thumleft:
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #19 Online: Fevereiro 05, 2009, 03:59:20 am »
essa era 2001/02 grafite.

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #20 Online: Outubro 19, 2009, 06:36:37 am »
Fala Loureiro, blz ?

Não sei se é melhor postar aqui ou lá no tópico do Churrasbaby, vou deixar um aviso lá.

Então estavamos conversando sobre a Barraca e te falei da que compramos (pior é que eu vi que aumentou o preço na Decathlon) é uma Quechua 3 Ultralight

Olha o link aí:

http://www.decathlon.com.br/BR/t3-utralight-66382799/

Aqui tem uma foto que tiramos dela montada lá em Paraty:

E eu tirei duas fotos para vc ver o tamanho dela fechada comparando com o Nolan, detalhe que está fechada "sem muita técnica", acho que ela fechada direitinha deve ficar até mais fininha.

Nossa intenção inicial era comprar essa:

http://www.decathlon.com.br/BR/t3-42618547/

Que é beeeeemmmm maior e com o teto bem mais alto :thumleft:, mas o tamanho dela fechada era realmente grande :hein :(, acabamos optando pela T3 Ultralight que é beeeeeemmmmm menor no quesito bagagem :thumleft:, mas é mais cara mesmo :thumbdown:

Aqui é o lugar do mochileiros que a gente pesquisou alguma coisa antes de comprar a barraca:

http://www.mochileiros.com/barracas-f50.html

Enfim, vamos nos conversando, ainda tenho muuuuita coisa para aprender e testar antes da próxima viagem.

Ah, aqui um ótimo site e o motivo de estarmos querendo aprender:

http://www.campings.com/?idlengua=12
http://www.europe-camping-guide.com/en/list/france/provence_alpes_cote/

E eu só descobri isso há pouco tempo, o que nos levou a pensar isso foi o DVD Long Way Round e Down e o DVD do Gustavo Cieslar e da Elke eles fizeram um programa de Camping na Alemanha e vimos como é diferente lá, mas ver esses sites foi o verdadeiro "pulo do gato" na nossa viagem, o custo é infinitamente menor e os lugares dão de 1000 a 0 em muitos hotéis (os caras tem luz, máquina de lavar, piscina, quadras, praias, etc disponível nos camping's)

enfim, vamos nos conversando
No momento não estou participando do fórum, por favor não enviem MPs para mim, não poderei responder, sorry.

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #21 Online: Outubro 19, 2009, 07:05:16 am »
Então só para "atiçar" um pouco mais, olha só o nosso sonho de consumo para quando for possível e somente lá nos "estrangeiros":

é uma Primus Multifuel o que facilita bastante numa viagem onde não se acha os "bujãozinhos" de gás.

Enfim, a gente ainda está pesquisando sobre isso.

Grande abraço,
No momento não estou participando do fórum, por favor não enviem MPs para mim, não poderei responder, sorry.

Offline yurininja

• Ironbutt do FOL
  • Ponta Grossa - PR
« Resposta #22 Online: Outubro 19, 2009, 07:17:08 am »
esses fogareiros são encontrados aqui, funcionam, inclusive, em alta montanha, onde o ar é rarefeito!

eles são projetados para funcionarem com benzina, mas aqui colocamos álcool ou gasolina (tem q arrombar ou trocar a válvula)

Fogareiros à combustível líquido

Tudo começou em 1892, quando o primeiro fogareiro Primus foi inventado por F.W. Lindqvist. A idéia é bem simples (veja foto 2), são 2 ramos que dominam a tecnologia. O primeiro, usa um cano de vaporização que passa pelo queimador para se vaporizar. Vaporizado, o combustível alimenta o próprio queimador. O processo é alimentado por uma garrafa de combustível frio, que é pressurizada através de uma bomba de ar manual. O combustível vaporizado queima com muito mais intensidade que o líquido, deste modo, enquanto houver pressão no recipiente de combustível frio, o processo de queima será mantido. É necessário um empurrão inicial para que o processo comece. Isto é feito esquentando o cano que passa por cima do queimador.

O outro sistema é similar (Veja foto 3), mas não tem cano para vaporizar o combustível. No lugar, existe um radiador de alumínio, que transmite o calor e vaporiza o combustível diretamente na base do queimador. Em teoria, o calor transmitido pelo radiador (que é esquentado pela chama) é suficiente para vaporizar o combustível que entra ao queimador, mas na prática não é bem assim. Frio intenso pode esfriar o combustível antes dele ser queimado. Em outras palavras, não leve fogareiros com radiador para alta montanha. Em condições normais, o processo é até bem eficiente (ou mais eficiente) que o sistema com cano. Hoje em dia, seguindo o mesmo princípio, os fogareiros aproveitam o combustível da melhor forma possível. Empresas como a MSR (Mountain Safety Research) e a Primus, são responsáveis pela maior evolução no design e eficiência dos fogareiros à combustível líquido. Alguns deles queimam até diesel !

Escolhendo o combustível

Leia as instruções do seu fogareiro para saber qual é o combustível ideal para ele. Se o seu fogareiro é um MSR, as instruções provavelmente recomendarão o uso gasolina branca MSR, no entanto, este aceitará o uso de qualquer tipo de gasolina. Segundo dizem, o uso de gasolinas convencionais diminui a vida útil do equipamento, pois corrói as partes metálicas. Mesmo assim, uso o meu há vários anos com gasolina de postos e não tive problemas. Ao comprar gasolina em postos, prefira a que tiver maior octanagem e menor quantidade de chumbo. A longo prazo usando gasolina com muito chumbo, haverão cristalizações, principalmente no cano de vaporização. As cristalizações começam a se desprender em forma de placas, somente após adquirirem certa espessura. Isso fará com que o seu fogareiro entupa constantemente, até não ser totalmente limpo.
O combustível ideal é a chamada gasolina branca. Esta é totalmente limpa tem uma octanagem superior a qualquer outro combustível disponível em postos de gasolina. Obviamente, é mais cara e mais escassa. Se o seu fogareiro aceita a queima de diesel, você vai ter um pouco mais de trabalho para acendê-lo. Geralmente este tipo de fogareiro tem um anel de lã de vidro para facilitar o acendimento no caso do uso de diesel ou acendimento em frio extremo.

Transportando o combustível líquido

Qualquer tipo de combustível inflamável deveria ser transportado em garrafas metálicas que são próprias para isso e aguentam pressão maior quando variam de altitude ou são bombeadas com ar. Outros tipos de garrafas plásticas são aceitáveis, desde que o polímero tolere o combustível e não se desfaça. As garrafas de refrigerante não são recomendáveis, já que o selo da tampa não tolera certos combustíveis e literalmente derrete. Ao queimar o fogareiro, o selo derretido se deposita no fundo da garrafa de combustível e se condensa no cano de vaporização do fogareiro. Em poucos minutos o fogareiro vai entupir e você vai ter um trabalhão para limpá-lo, tudo por causa de uma porcaria de selo de plástico!
Por sorte, as garrafas de combustível da maioria das marcas de fogareiros (MSR, Sigg, Optimus, Primus, Snow Peak), tem rosca compatível e você pode usar qualquer uma com qualquer fogareiro.

Breve análise aos fogareiros mais comuns

Whisperlite Internationale - MSR

O Whisperlite é um dos fogareiros mais baratos da MSR e caracterizado por funcionar com praticamente qualquer combustível derivado de petróleo. Como todos os MSR (menos o DragonFly), possui uma bomba plástica que não é uma maravilha, especialmente após muitos anos. Possui um cano blindado flexível que comunica o fogareiro à bomba. Se maltratado, este irá furar. A performance do fogareiro é muito boa em altitudes de até 6000 metros. O Whisperlite é desmontado facilmente para limpeza, e é bem compacto para transporte. A principal desvantagem do Whisperlite é o queimador que é grande demais e acaba desperdiçando muitas calorias pelas laterais da panela. O interior do cano de vaporização é preenchido por um cabo de aço usado para limpeza. Assim como a maioria dos fogareiros da MSR, este também tem desentupimento por agitação.

XGK - MSR

O XGK (foto 4) é uma obra prima! Ainda é possível encontrar o modelo velho (direita) no mercado. É o fogareiro de combustível líquido mais confiável em condições extremas. O modelo atual é a quinta geração de XGKs. Ele também tem um cano de vaporização e queima até altitudes de 6500 metros. A chama é concentrada, o que economiza muitas calorias. Esta lembra um maçarico. Por ter poucos ângulos pequenos no cano de vaporização, o XGK não tem tantos problemas de entupimento. O XGK é o fogareiro mais barulhento que já encontrei, é muito difícil conversar enquanto ele está funcionando.

A estrutura ao redor do queimador é flexível demais e acaba se deformando durante o transporte. Pelo fato do cano que liga a garrafa de gasolina ser rígido, o fogareiro é um pouco instável em terrenos irregulares, além de ser incômodo para transporte. A MSR vende uma base de metal para usar o XGK nestas condições. Recentemente, o XGK foi aperfeiçoado (passou a ser o XGK Expedition). O novo modelo (esquerda) tem a estrutura mais firme e o fogareiro ficou mais estável com as pernas novas, mas o barulho é o mesmo.

Nova - Optimus

Este caríssimo fogareiro da empresa sueca Optimus, seria perfeito se não usasse o sistema de radiador. Não recomendo o uso do Nova em grandes altitudes ou lugares muito frios. Fora o problema do frio, ele tem muitas vantagens. O cano que comunica a garrafa de combustível ao fogareiro é flexível. A bomba de ar feita em alumínio é excepcionalmente eficiente. As pernas são dobráveis e economizam espaço. A chama é concentrada, o que não desperdiça calorias durante a queima. A regulagem é muito sensível e de rápida resposta. O Nova possui um sistema de engate rápido com a garrafa de combustível. É o único fogareiro que conheço que tem desentupimento magnético.

Dragonfly - MSR

No Dragonfly, a pesquisa foi levada ao extremo pela MSR. Mesmo usando um sistema de radiador, este fogareiro é extremamente eficiente, porém é péssimo nas grandes altitudes e frio extremo. Dos fogareiros da MSR, este é o que oferece melhor regulagem à chama e resposta mais rápida à regulagem. Em contrapartida, o Dragonfly é o fogareiro mais pesado e mais caro da MSR. Vários combustíveis, até mesmo diesel, podem ser usados nele. A bomba de ar é a única da MSR que é diferente das outras.

Omnifuel - Primus

Este fogareiro foi a renascença dos fogareiros à gasolina da histórica Primus (foto 5). O grande avanço do Omnifuel, foi o de aceitar a maior variedade de combustíveis, mesmo latas de gás butano-propano. Praticamente, qualquer coisa que queime pode ser usada no Omnifuel. Alguns detalhes do Omnifuel não são tão perfeitos assim. O engate da mangueira (que é fina demais), tem detalhes demais que podem dar errado. Com o tempo, a mola da bomba acaba se desgastando e não fecha a saída de ar corretamente. Outro problema do Omnifuel é com o vento. Segundo a Primus, ele não precisa de proteção externa contra o vento pois isso já foi pensando no design. No entanto, uma brisa de 30 km/h já é suficiente para reduzir a potência absurdamente. O sistema de queima de combustíveis líquidos é de radiador. Para usar o Omnifuel com gás, basta trocar o engate e ligá-lo numa lata de butano-propano. Este detalhe faz o Omnifuel valer muito a pena.

FireJet - Sigg

O pior fiasco da Sigg. Praticamente todos os detalhes neste fogareiro foram mal pensados. Eu diria que as únicas vantagens do FireJet são, o design espiral das pernas, e o encaixe da mangueira de combustível, que é à rosca. Fora isso, é um fogareiro difícil de desmontar. Tem o cano de vaporização com rugosidades que permitem a cristalização de chumbo e isso causa entupimentos constantes. Além disso, possui um péssimo isolamento de calor na parte inferior. Apenas uma arruela de teflon flexível protege a sua barraca de uma catástrofe. Após alguns meses de uso, a arruela se deteriora e é necessário trocá-la, caso contrário, haverá vazamento de combustível. Como se não bastasse, o queimador é grande demais e desperdiça calor pelos lados. A trava da mola localizada dentro da bomba de ar é péssima e escapa com muita facilidade.

fonte: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1238

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #23 Online: Outubro 19, 2009, 07:27:20 am »
Fala yurininja, blz ?

Cara, eu até pesquisei ele aqui no Brasil (e realmente tem :thumleft:), o problema em relação aos "estrangeiros" é o preço :shock: :hãaaa :roll: :(..............

Lá é beeeeeeemmmmmmm mais em conta :thumleft:.

Por isso que falei que se conseguirmos o dindin necessário vai ser para comprar nos "estrangeiros" combeb04 ieba.....heheheheheheheeheheh eh

Grande abraço,

P.s.: Com o que queremos investir num fogareiro hoje, só conseguiriamos comprar esse aqui:

Que é o Urano Azteq, pelo que vimos está em torno de 100 dinheiros e é mínimo, o problema é que é só a gás e aí tem que transportar o "bujãozinho".

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #24 Online: Outubro 19, 2009, 08:45:36 am »
Grande ChinaF,

Legal que estão empolgados em acampar, é muito bom!!!

Eu conhecia as barracas da Quechua no modelo T3 e T3+, agora tem esse modelo seu ultralight... cheguei a ver na Decatlhon de Campinas, mas quando precisei comprar, não fomos mais pra Campinas e acabei comprando pela net um modelo da Trilhas & Rumos com vareta de aluminio... mas agora tem Decathlon aqui em Ribeirão e quando precisar denovo, fica mais facil...

A que eu tenho é essa:

Quanto ao fogareiro, eu tenho um da Coleman que funciona com gasolina ou benzina, excelente e estava com preço bom... paguei por volta de R$150... não vi mais a venda, hoje o modelo que chega perto é esse http://www.arcoeflecha.com.br/p-2239-Fogareiro-Coleman-Exponent-Feather-442-Dual-Fuel.html, mas se voces forem comprar na Argentina, compensa mais o que voce citou...

O que eu tenho é esse:

Qualque duvida que tiver, é só falar...

abração

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #25 Online: Outubro 19, 2009, 11:56:05 am »
Eu uso ou um fogareiro a alcool feito de latinha de cerveja ( pennystove):

E tenho feito de varios tamanhos, a chama é boa para fazer um cafe , sopa,  ou um miojo, dura uns 10 minutos em media, chama intensa... Com dois desses, dá para cozinhar  refeicoes leves sim.. É otimo para emergencias e nao ocupa espaço. Alias, faço um desses em cinco minutos com qualquer lata de refrigerantes. Dica do Elton. E com dois pedacos de arame faço um suporte para a panela...

E para cozinhar de verdade, tenho um fogao portatil a gas ( com refill tipo lata de spray)  da Nautica. Cabe no bauleto tranquilo. E dura pra caramba o gas da latinha. Tem uma chama bem forte, dá para fazer comida em panelas bem grandes para varias pessoas.. Custa 90 reais. Acendimento automatico !!!

Vejam o preco de um fogareiro a alcool  portatil:

espiriteira a alcool 50 reais... funciona igualzinho ao pennystove que nao custa nada...

Um fogareiro dual da coleman, apex II custa 300 reais:

Outro modelo da Coleman feather, 285 reais:

Modelo Exponent da Coleman, com duas bocas, 490 reais:

fogareiro automatico Guepard, 90 reais:

« Última modificação: Outubro 19, 2009, 12:12:24 pm por Konishi »
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Magnodf

• Ironbutt do FOL
  • Brasília -DF
« Resposta #26 Online: Outubro 19, 2009, 12:09:52 pm »
        Achei utilidade pra minhas latinhas!!1 :thumleft: :thumleft:
CB 500 X

24 anos de moto...
Há 12 anos andando todos os dias...
Tombos=0
Adepto e incentivador da campanha " Desacelera!!!!"

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #27 Online: Outubro 19, 2009, 12:13:28 pm »
Ola Magno, tem varios tutoriais aqui no FOl sobre fogoes pennystove...
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline SávioCR

• Ralando as pedaleiras
  • Cruzeiro - SP Vale do Paraíba
« Resposta #28 Online: Maio 09, 2010, 06:40:53 pm »
Galera estou reativando o tópico pois ainda não comprei outra barraca  :? e nem escolhi qual, :scratch: agora estou na dúvida entre uma Super Esquilo 2/3 e a Quechua T3 Ultralight a minha Nautika Falcon 3 até que está com o sobreteto e as telas boas, mas o piso está "esfarelando" e passando umidade, não é uma das melhores barracas mas me atendeu bem por cinco anos  8) 

Agradeço quem puder me ajudar na escolha  :thumleft: !
Itamonte/SJRP/Patos/Cunha/BarraBonita/ItamonteII/Pouso Alegre!Limeira..faiei, Vacaria /Contagem /Curitiba/Macaé/ Ribeirão Preto teve inté "omenage"

Offline Quimelli

• Ironbutt do FOL
  • Curitiba-Pr
« Resposta #29 Online: Maio 10, 2010, 01:22:53 am »
Galera estou reativando o tópico pois ainda não comprei outra barraca  :? e nem escolhi qual, :scratch: agora estou na dúvida entre uma Super Esquilo 2/3 e a Quechua T3 Ultralight a minha Nautika Falcon 3 até que está com o sobreteto e as telas boas, mas o piso está "esfarelando" e passando umidade, não é uma das melhores barracas mas me atendeu bem por cinco anos  8) 

Agradeço quem puder me ajudar na escolha  :thumleft: !
Do piso "esfarelar" é, de gardar ela úmida... e 5 anos, que já se foi embora a barraca, já era sua vida útil...
Tenho 2 aki com o mesmo problema..
quando leio "minha turma, meu grupo!"
imagino noooooossa possessiva ela heim!