hehe, voce me paga Flavildo !!!!!
A grande maioria dos chassis de veiculos e motos é negativa (funciona como terra flutuante, se nao me engano. )
Se o acendedor de isqueiro tiver carcaca metalica, provavelmente ela é o polo negativo e o miolo o polo positivo. Mas no caso do acendedor é recomendavel colocar um fusivel
Engracado que eu estava estudando sobre aterramentos em veiculos e descobri que nem sempre é assim, mas nao vou entrar nessa discussao, viu Flavildo?????

Mas, vamos lá,:

Em casos de instalacao de acendedor de cigarros é preciso se antentar quanto a polaridade do produto para utilizacao senao pode causar danos na instalacao eletrica e incendios.
Verificar a tensao e a polaridade antes da instalacao.
Do Clube da XT, autor Beto Klein:
quote:
Vá a uma auto peças e peça uma tomada/acendedor de isqueiro de carro, veja o melhor tamanho e o preço que te agrada (acho que o que eu instalei pro Marcelo era de Celta/GM).
Após compre condutores (fios) de cobre (diâmetro nominal de 1,5mm² ou 2,00mm², não precisa mais que isso) em uma loja de elétrica/eletrônica.
Faça as devidas ligações na tomada com um ferro de soldar e estanho, lembrando que o positivo é na parte de dentro da tomada.
Após ligue a outra extremidade dos condutores nos pólos da bateria, utilizando a própria fixação dos contatos de alimentação elétrica da motocicleta, lembrando que o positivo é na parte de dentro da tomada.
Se quiser instalar um fusível de proteção é possível, mas sinceramente, não vejo problema em fazer direto, pois tem que se ter em mente que não se pode ligar aparelhos que exijam muita carga da bateria.
quote end.
Wagnao :
Gente eu coloquei na minha potranca....vou tirar umas fotos neste fds e posto aqui!
É basicamente como o BetoKlein citou é bem simples....
No meu caso, comprei um acendedor de cigarros (o mais barato +- 15mangos). Aproveitei apenas a base que fica no painel, descartando a resistencia. Comprei os soquetes e fiz o cabo. Lique o positivo (vermelho) no pino central do soquete e esse positivo tem de ter um fusível de 3 Amperes (Muito importante para nao danificar a bateria se der algum curto). Prenda a fiaçao com Tairape para nao sofrer desgaste em contato com alguma coisa. Ficou show de bola....
clube XT
Beto Klein- tutorial da instalacao do acendedor na XT:
Componentes:
Cano de PVC 32mm (13cm de cano)
2 CAP's 32mm (CAP's são aqueles tampões de cano)
Um acendedor/tomada automotivo (isqueiro de carro)
Cabos de alimentação (40cm de cada está bom, sendo o diâmetro de 2,5mm²)
Conectores tipo "jacaré"
Ferro de solda, estanho e um pouco de fita isolante.

Solda e isolacao dos fios. O POSITIVO É POR DENTRO.

Tudo dentro de um cano plastico:

escondendo os "jacares":

cabe embaixo do banco da XTR:

Um metro de cabo 2,5 mm quadrado. 2 conectores jacares
Autor: Beto klein,
http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic23382.html