Setembro 29, 2014, 10:55:42 pm

Autor Tópico: pederneira megafire  (Lida 18621 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ledson

  • Esquentando
  • **
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • Ali de Mineiro - Redescobrindo o mundo
    • Ali de Mineiro - Redescobrindo o Mundo
pederneira megafire
« Online: Novembro 28, 2008, 06:16:21 am »
Achei a tal da pederneira que vi relatos no post anterior, com um vídeo interessante de como ela funciona, para quem ainda não viu...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83162573-pederneira-megafire-a-prova-de-tudo-silex-manual-de-uso--_JM

Preço R$19,90

Tem outras mais simples no ML sem acessórios que custam um pouco menos. uma por 14,90  ou duas por 24,90

Realmente achei o vídeo interessante, vou até comprar uma destas, igual a do vídeo.

Abraços.


./ledson --carvalho
http://www.alidemineiro.com.br
Redescobrindo o Mundo...

Offline Geraldinho.

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 11.301
  • Sexo: Masculino
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re: pederneira megafire
« Resposta #1 Online: Janeiro 17, 2009, 08:33:14 am »
Caramba, eu não conhecia esse produto, aliás, conheço como pederneira outro produto, também muito usado em caminhadas em trilhas, mato. Serve para proteger as pernas de arranhões!...
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline Geraldinho.

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 11.301
  • Sexo: Masculino
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re: pederneira megafire
« Resposta #2 Online: Janeiro 17, 2009, 08:36:59 am »
Achei no dicionário-on line:

pederneira

do Lat.  * petrinaria, calcado em petrinu

é o acessório que conheço, do qual mencionei no post anterior.



"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline Konishi

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 7.107
  • Sexo: Masculino
  • Araraquara SP
Re: pederneira megafire
« Resposta #3 Online: Janeiro 17, 2009, 03:50:39 pm »
Grande Geraldinho. Técnicas controladas para fazer fogo foram somente desenvolvidas pelos hominideos neoliticos cerca de 7000 anos antes de Christo.

O homen neolitico acendia o fogo com ferramentas de atrito ou materiais que geravam faiscas da pirita sendo golpeada contra o flint.



Com a descoberta do fogo, o homem comecou a se tornar mais sendentario e menos cacador nomade, e ao mesmo tempo foi um desastre para a saude, pois comecamos a comer o que nao deveriamos... :hihihi


O uso de pederneira ou Flint (SiO2) e pirita (FeS2) como recurso para fazer faisca era comum. O ferro presente na pirita é do tipo de estado de oxidacao +2 e pode facilmente se oxidar. Ao golpear-se um pedaco de pederneira( flint) , pequenas particulas de pirita sao arrancadas.

 A energia proveniente da fricçao da pancada é suficiente para aquecer as particulas de pirita de forma que elas  se queimam no ar para formar oxido de ferro, possivelmente Fe3O4. As fagulhas podem causar igniçao por um ou ambos dos dois mecanismos: Ou providenciam energia para acender o fogo pela transferencia de calor ou agem como um ativador que torna o combustivel reativo devido a transferencia de eletrons/energia.




http://www.chm.bris.ac.uk/webprojects2001/osullivan/index.htm


Provavelmente o metodo mais antigo feito pelo homem para comecar o fogo é mesmo a pederneira . Flint (pederneira) e aço tem sido usados em armas de fogo , isqueiros e kits de fazer fogo. Quando o Flint ou pederneira é atritado contra o aço, pedaços de metal sao raspados e liberam faiscas de uma luz branca e alta temperatura, mas normalmente por menos de um segundo. A qualidade da pedra e do metal utilizado faz uma grande diferença na eficiencia de um "fire starter"


 
O flint ou pederneira deve ser largo o suficiente para se segurar firmemente e deveria ter uma borda aguda. Uma pederneira cinza clara ou black flinte como as usadas nas pistolas antigas é uma boa escolha. O flint é realmente qualquer pedra contendo  metal duro , cerca de dureza Mohs 7 ou 8 Mohs, que seja capaz de manter uma borda pontuda similar a de uma ponta de flecha- agata, jade, bloodstone, chert, flint, jasper, quartzo, todos estes podem funcionar.

o aço que vai atritar a pederneira precisa ser uma peça de aço alto-carbono temperado , pois é o carbono o qual queima na faisca. Limas antigas geralmente funcionam bem como atritadores. O aço geralmente é deixado numa forma de um "C' ou um "Ü" de forma que fique facil de segurar e usar.

Para iniciar o fogo é necessario tambem ter um pavio ou char-cloth, que pode ser madeira podre seca, algodao desfiado, musgo seco, ou fiapos de camiseta. O char cloth nada mais é do que essas fibras naturais que sao entao aquecidas ao ponto de virarem carvao minusculo ( sao feitos colocando algodao pore xe dentro de uma latinha  que vai ao fogo, num processo similar ao da producao de carvao para churrasco...

O carvao tembem é um combustivel que foi aquecido a alta temperatura sem oxigenio o que transforma os solidos inflamaveis em gas que nao foi permitido queimar.  O que fica entao é um material que aceita bem as fagulhas e comeca a queimar como uma brasa minuscula no caso das fibras de algodao carbonizadas.


Magnesio e ferrocerium como Fire starters




 A pedra dos isqueiros é um exemplo perfeito deste tipo de gerador de faisca. Há muitos produtos disponiveis utilizando o mesmo conceito e a maioria faz o que anuncia.  A faixa de precos é bem ampla.

Os acendedores de fogueira A BASE DE MAGNESIO E FERROCERIUM sao vendidos na forma de bastoes ou de placas que parecem chaveiros.

Sao geralmente acompanhados de um pedaço de metal bem duro e serrilhado ( pedaços de serra de metal ou de limas).

Ao se raspar a relativamente macia superficie do fire starter, minusculas lascas de magnesio se queimam bem intensamente por poucos segundos, o suficiente para iniciar a queima de material inflamavel.

Com este kit, é possivel obter uma faisca mesmo em dias de chuva,

Porem precisam de um metal mais apropriado do que o das facas, senao irao se desgastar muito rapidamente.

Pequenos pedacos daquelas serras de cano sao ideais para se obter faiscas maiores com esses bastoes de magnesio e ferroceriu,m

Abaixo tem um exemplo de um firestarter pequeno em bastao. E do tamanho de um pequeno chaveiro, geralmente todos veem com a lamina de aço para raspar e produzir as fagulhas.

Ë um tanto frustrante tentar obter boa qualidade de fagulhas raspando com uma faca comum... O serrilhado de pedacos de serra para canos metalicos é perfeito para obter bos fagulhas.

http://www.campfiredude.com/campfire-sparks.shtml


Os melhores sao aqueles utilizados pelas forcas armadas:



Web-Tex Army Steel Of Fire Firestarter - New
Web-Tex Swedish Firesteel,
Reliable And Easy To Use,
Clam Packed,
Sparking flint,
Approx 12000 times,
Full instructions on packet,
Army


Abaixo tem um exemplo de um kit com flinte e nao bastao de magnesio, na latinha em preto tem o char cloth , que é facil de fazer, basta colocar numa latinha fechada pedacos de pano e levar a latinha fechada ao fogo.

O tecido de algodao se queima sem inflamar e vira um carvao finissimo que pega fogo bem rapidamente e se transforma em minusculas brasas




O char-cloth é colocado no centro de pequenos ramos de madeira seca, ou musgo, e em seguida se atrita o flint para produzir faiscas de modo que estas incidam diretamente no Char-cloth:









http://www.danahersoutdoors.com/flintandsteelfire

Para iniciar o fogo, as faiscas , sejam das pedras de flint ou dos bastoes de magnesio, tem de ter um angulo apropriado para que as faiscas queimem as fibras de algodao, ou de outro material inflamavel.

O inicio de uma fogueira deve ser com material tipo algodao ou char-cloth, rodeado de fibras vegetais secas, como ninhos velhos de passaros e ratos, musgos secos, fibra seca de palmeiras, madeira podre seca, e raminhos secos da largura de um palito de dente. Esse é o nucleo de uma fogueira. Papel nao funciona muito bem nao ( as faiscas batem no papel e este dificilmente pega fogo,. A nao ser que seja papel carbonizado pelo metodo da latinha fechada no fogo até que vire carvao. Mas o carvao feito de papel vira pó muito facilmente. melhor fazer o char-cloth com pedacos de uma camiseta velha mesmo. Os campistas levam uma latinha cheia desse carvao de fibra de algodao... Ou entao saquinhos plasticos selados ( zip bag) com lencos de papel umidecidos previamente com algool isopropilico em gel...

No Brasil tem uma restricao legal quanto aos bastoes de magnesio. Quanto mais magneiso , maiores as fagulhas e maior a temperatura das mesmas. Mas aparentemente as autoridades nao exerecem tanto controle sobre os produtos a venda no Mercado Livre. Talvez porque tenham pouco magnesio na sua composicao.






Dois modelos de fogao de campista feitos de latinhas de cerveja ( dime stove), estes fogoes nao devem usar gasolina que é explosiva e sim alcool automotivo ou isopropilico, jamais o alcool hidratado...:



Pode-se usar o algodao de um cotonete para iniciar o fogo:



O angulo da faisca tem de incidir direto nas fibras de algodao:


O algodao inflamando-se apos a faisca:



A mecha de algodao entao é colocada em grama seca, raminhos secos, cascas de arvore secas e em lascas finas, musgo seco, etc..


Fogareiros de alcool para campistas feitos de latinhas de cerveja poderiam serem forrados de la de vidro por dentro para nao derramarem o alcool caso virem acidentalmente.

Com uma faca boa e uma lata velha dá para fazer um fogao de campista e cozinhar uma refeicao rapida.




« Última modificação: Janeiro 17, 2009, 03:54:23 pm por Konishi »
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Geraldinho.

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 11.301
  • Sexo: Masculino
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re: pederneira megafire
« Resposta #4 Online: Janeiro 17, 2009, 06:46:33 pm »
Konishi, obrigado pela matéria!...

Muito bem explicada e esclarecedora também.

um abraço.
Geraldinho.
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline calvin

  • Ligando
  • *
  • Mensagens: 4
Re: pederneira megafire
« Resposta #5 Online: Fevereiro 07, 2009, 03:24:45 am »
Olá amigos, eu tenho uma pederneira e sempre levo no camping ou trekking, aliás ela é item fixo no meu kit de sobrevivência. Comprei no mercado livre, se não me engano paguei algo em torno de R$45,00.

Se tiverem interesse, prestem atenção no tamanho da pedra (sílex) pois algumas mais baratas são bem pequenas, e desgastam rapidamente.


Abraços !

Offline André BB

  • ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • *****
  • Mensagens: 4.705
  • Sexo: Masculino
  • Indaiatuba - SP
Re: pederneira megafire
« Resposta #6 Online: Fevereiro 07, 2009, 03:44:30 am »
Caraca,  :shock:

Nem sabia que existia este tipo de coisa pra vender. Muito interessante e útil pra quem curte acampamento selvagem e até mesmo numa trilha de moto...  :thumleft:

Será que também serve pra churrasqueira ?  combeb04 :churras  :hihihi
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Konishi

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 7.107
  • Sexo: Masculino
  • Araraquara SP
Re: pederneira megafire
« Resposta #7 Online: Fevereiro 07, 2009, 04:50:07 am »
Serve sim BB, mas precisa de uma mecha de algodao ou de material inflamavel( gasolina, fluido de isqueiro, alcool). Papel nao serve. Mato só se for do tipo fibra seca ou podre seca, bem fininha ( musgo seco, palha de rama de coqueiro, )

O pessoal de campismo, pega uma latinha de vaselina e colocar uns pedacos de camiseta velha, tampa, e poe no fogo. Vira carvao. Esse carvao é chamado de "char-cloth", e é o que usam no meio do mato para iniciar fogueiras. Pegam um pedacinho desse carvao de algodao (char-cloth) e colocam no meio de um ninho de passaros seco (por ex) para iniciar o fogo.

Numa churrasqueira a melhor tecnica é enrolar o jornal bem torcido numa garrafa e colocar carvao em volta. Aí voce remove a garrafa e o centro fica como um exaustor de ar quente. O jornal comeca a queimar e vira um carvao rapido. É muito mais simples do que o que o pessoal faz (colocam alcool e poem fogo sem fazer o principio da circulacao de ar para acender uma fogueira.) Todo o calor do alcool queimando se dissipa sem fazer brasa se simplesmente jogado por cima do carvao na churrasqueira, sem falar do risco de queimaduras graves.

Iniciar um fogo é uma arte, cheia de pequenos truques.
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline calvin

  • Ligando
  • *
  • Mensagens: 4
Re: pederneira megafire
« Resposta #8 Online: Fevereiro 07, 2009, 08:27:46 am »
Konish, seu conhecimento e paciência em difundi-lo são louváveis  .clap .clap

Se essas últimas fotos que você postou forem suas, as nossas pederneiras são iguais.

Seria bem interessante se você pudesse criar um tópico aqui dentro dessa sessão de camping com dicas desse tipo que tal ? O fogareiro de latinha por exemplo é excelente, eu tenho dois desses na minha mochila e vou copiar a versão da esquerda na foto que pra mim é novidade. E como notei que você gosta do assunto podemos estender o tópico a diversas outras dicas de camping e sobrevivência.

E lembrando pessoal, acender uma fogueira na natureza é uma responsabilidade enorme, portanto façam quando isso for permitido e com todo cuidado para que o impacto ambiental seja reduzido.

Offline Konishi

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 7.107
  • Sexo: Masculino
  • Araraquara SP
Re: pederneira megafire
« Resposta #9 Online: Fevereiro 08, 2009, 09:51:13 am »
Pode abrir um topico Calvin, que eu acompanho. Tem materia sobre isso(como fazer fogo) na sessao de testes do FOl e no topico de trilheiros perdidos.

Sinta-se em casa no FOL. Toda contribuicao é bem vinda.

Abracos do konishi
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Pablo Javier

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Porto Alegre - RS
    • M.A LOS MALACABADOS -RS
Re: pederneira megafire
« Resposta #10 Online: Fevereiro 08, 2009, 10:17:27 am »
Serve sim BB, mas precisa de uma mecha de algodao ou de material inflamavel( gasolina, fluido de isqueiro, alcool). Papel nao serve. Mato só se for do tipo fibra seca ou podre seca, bem fininha ( musgo seco, palha de rama de coqueiro, )

O pessoal de campismo, pega uma latinha de vaselina e colocar uns pedacos de camiseta velha, tampa, e poe no fogo. Vira carvao. Esse carvao é chamado de "char-cloth", e é o que usam no meio do mato para iniciar fogueiras. Pegam um pedacinho desse carvao de algodao (char-cloth) e colocam no meio de um ninho de passaros seco (por ex) para iniciar o fogo.

Numa churrasqueira a melhor tecnica é enrolar o jornal bem torcido numa garrafa e colocar carvao em volta. Aí voce remove a garrafa e o centro fica como um exaustor de ar quente. O jornal comeca a queimar e vira um carvao rapido. É muito mais simples do que o que o pessoal faz (colocam alcool e poem fogo sem fazer o principio da circulacao de ar para acender uma fogueira.) Todo o calor do alcool queimando se dissipa sem fazer brasa se simplesmente jogado por cima do carvao na churrasqueira, sem falar do risco de queimaduras graves.

Iniciar um fogo é uma arte, cheia de pequenos truques.


    "Numa churrasqueira a melhor tecnica é enrolar o jornal bem torcido numa garrafa e colocar carvao em volta. Aí voce remove a garrafa e o centro fica como um exaustor de ar quente. O jornal comeca a queimar e vira um carvao rapido. É muito mais simples do que o que o pessoal faz (colocam alcool e poem fogo sem fazer o principio da circulacao de ar para acender uma fogueira.) Todo o calor do alcool queimando se dissipa sem fazer brasa se simplesmente jogado por cima do carvao na churrasqueira, sem falar do risco de queimaduras graves."


     Aqui no Sul fazemos churrasco assim,  não se usa Alcool de forma alguma...hehehhe

Offline Konishi

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 7.107
  • Sexo: Masculino
  • Araraquara SP
Re: pederneira megafire
« Resposta #11 Online: Fevereiro 08, 2009, 11:27:05 am »
Nao usam o alcool de forma nenhuma aí no Sul, mas bebem, né Pablo ????? :hihihi

E já que o assunto é piromania, casca de laranja seca é otima para iniciar fogueira, salgadinhos elma chips pegam fogo que é uma beleza, bosta seca de vaca vira carvao de primeira, pao seco embebido em alcool, sebo com pó de serra, toco de vela, galhos de madeira resinosa seca ,folha de pinheiro seca, casca externa de arvores secas, madeira podre seca.... Até bombril pega fogo facil.

O ritual japones de purificacao antes de fazer uma espada tipo katana, consiste em martelar na bigorna um tarugo de metal até este ficar vermelho incandescente. E só entao acendem a fornalha  de fundiçao com isso.
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline André BB

  • ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • *****
  • Mensagens: 4.705
  • Sexo: Masculino
  • Indaiatuba - SP
Re: pederneira megafire
« Resposta #12 Online: Fevereiro 08, 2009, 01:56:06 pm »
O ritual japones de purificacao antes de fazer uma espada tipo katana, consiste em martelar na bigorna um tarugo de metal até este ficar vermelho incandescente. E só entao acendem a fornalha  de fundiçao com isso.

 :hãaaa :hãaaa :hãaaa

Haja braço....  :hihihi :hihihi :hihihi
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Elton

  • Ralando as pedaleiras
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Sexo: Masculino
Re:pederneira megafire
« Resposta #13 Online: Abril 25, 2013, 10:05:06 am »
eu tenho duas pederneiras:




e esta




tenho esta acima, que é igual esta abaixo, só que diferente  :doido (este é outra marca, mas é muito semelhante)

Elton - Campo Grande-MS

Offline dartv8er

  • Esquentando
  • **
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
    • SisNova Consultoria em TI
Re: pederneira megafire
« Resposta #14 Online: Fevereiro 04, 2014, 04:08:12 pm »

    "Numa churrasqueira a melhor tecnica é enrolar o jornal bem torcido numa garrafa e colocar carvao em volta. Aí voce remove a garrafa e o centro fica como um exaustor de ar quente. O jornal comeca a queimar e vira um carvao rapido. É muito mais simples do que o que o pessoal faz (colocam alcool e poem fogo sem fazer o principio da circulacao de ar para acender uma fogueira.) Todo o calor do alcool queimando se dissipa sem fazer brasa se simplesmente jogado por cima do carvao na churrasqueira, sem falar do risco de queimaduras graves."


     Aqui no Sul fazemos churrasco assim,  não se usa Alcool de forma alguma...hehehhe




Como não usa álcool no churrasco????? Pra assar um vazio de meio quilo eu preciso de, pelo menos, um fardinho de polar bem gelada....
Fernando Machado

Lead 11 (Patinete)
Falconeta 01 (Foi pra pintura...)
ZX-6e 94 (no estaleiro - quase, mas tá enrolado...)
CG150 Titan 05 (quebrava um galho...)
CB400 82 (saudades...)