Autor Tópico: Troque o cabo de embreagem sem tirar tanque!!!!  (Lida 10264 vezes)

Offline Diego B. Leal - Black Falcon

• Esquentando
  • **
  • Cacequi - Rio Grande do Sul - INTERNACIONAL
Troque o cabo de embreagem sem tirar tanque!!!!
« Online: Novembro 13, 2008, 07:36:32 am »
Pessoal começa assim, pegue o cabo novo e lubrifique com óleo, pode ser o de motor que sobra da troca da motoca, seguindo depois do cabo lubrificado com devido óleo, deixe o de lado, vá para a moto na parte inferior onde tem a regulagem com as duas porcas, sendo a de cima pequena e a de baixo a maior, frouxe a de baixo até ela sair do tubo de rosca, e depois frouxe a pequena para cima do tubo de rosca, bom vamos para o manete da embreagem, frouxe a contra porca, essa contra porca tem um rasgo deixe alinhado com o rasgo do manete, e o mesmo processo, tire a ponta do cabo do manete, então pegue o cabo novo posicione a parte inferior, aquela que tem a bolinha que vai lá na alavanca da embreagem, coloque junto a ponta do cabo velho, na parte que vai no manete, então faça uma emenda com uma fita isolante ou fita caixa, com se fosse emendar um fio, deixe o mais liso possivel, depois de pronto, suspenda o cabo novo va na ponta do cabo velho, aquela ponta que vai la perto do motor, começe a puxar e puxe, até o cabo novo aparecer e pronto, tire a fita coloque cada regulagem em sei devo lugar e regule e pronto. Sem tirar o tanque.

Diego Black Falcon
Falcon Black 2004
Monza SR Negro

Offline Barbaruiva

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo - SP
    • Alma Saudável
Re: Troque o cabo de embreagem sem tirar tanque!!!!
« Resposta #1 Online: Novembro 13, 2008, 08:42:02 am »
Obrigado pela dica!  :thumleft: Vou colocar em minha coleção.
“O homem que se contenta em seguir de longe a Cristo, jamais conhecerá a maravilha da Sua proximidade”.(A.W.Tozer)

TITANIOTTI

• Visitante
« Resposta #2 Online: Novembro 13, 2008, 01:51:55 pm »
Muito interessante.

Valeu as dicas!  :thumleft:

Offline f.quebramar

• Ralando as pedaleiras
  • USHUAIA 2007 RJ-RJ
« Resposta #3 Online: Novembro 13, 2008, 01:56:39 pm »
SHOWWWWWWWWWWWWWWWWW!!!!! :thumleft:

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
« Resposta #4 Online: Novembro 13, 2008, 02:16:44 pm »
puts, fiz isso dias atrás sem vaselina.

tirei o velho e coloquei o novo na raça.

deu muito trabalho.

no fim das constas, depois de muito tempo gasto pensei:

deveria ter tirado o tanque.

Grande idéia, parabéns.

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #5 Online: Novembro 14, 2008, 12:34:36 am »
Concordo com o Fofao. Eu tambem tiraria o tanque.

Essa tecnica de se trocar cabos sem desmontar a moto se chama de "pescador". No tutorial sobre a troca do afogador eu postei uma foto de um arame fino usado para pescar o cabo novo atraves do cabo velho. Mas tambem comentei sobre a dificuldade de se apertar parafusos e porcas em locais de dificil acesso, riscos de enroscamentos, dobramento de cabos, etc..

Na moto tudo é compacto e apertado devido a falta de espaco. Quanto melhor o acesso atraves da remocao de carenagens, tanque, deveria ser feito para facilitar o trabalho.

Já vi varios mecanicos experientes trocarem cabos usando o pescador sem problemas, mas tambem já vi eles gastarem o dobro do tempo e terem no final que desmontar tudo para poderem passar um cabo atraves desse sistema do "Pescador".

Os contra-pesos do meu guidao estao com um pescador e um gancho por dentro do guidao para o dia em que precisar remove-los , pois como coloquei o protetor de mao, tive que fazer essa adaptacao , por sugestao do Andre BB. ( com o protetor de mao os contrapesos entram apertados).

Parabens pelo topico, é uma boa sugestao para quem nao deseja desmontar o tanque e/ou as carenagens , apenas saibam que os cabos podem enroscar pelo trajeto....  :hihihi

Eu prefiro ver o que faco, mas nao condeno essa tecnica.  De qualquer forma, nao forcem caso o pescador enrosque durante o percurso. Podem ocorre danos a fiacao interna da moto e/ou a abracadeiras e cursores.

Abracos do Konishi
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #6 Online: Novembro 14, 2008, 01:34:02 am »
eu ainda prefiro tirar o tanque...

sempre que faço a manutenção de alguma peça, já aproveito pra dar olhada no estado das outras que estão próxima...

Offline Diego B. Leal - Black Falcon

• Esquentando
  • **
  • Cacequi - Rio Grande do Sul - INTERNACIONAL
« Resposta #7 Online: Novembro 14, 2008, 09:39:59 am »
Mesmo assim valeu, por que com calma e fé se alcança o o que vc quer!!!!!!!! :thumleft: :thumleft: :thumleft:
Diego Black Falcon
Falcon Black 2004
Monza SR Negro