Setembro 21, 2014, 09:16:34 am

Autor Tópico: Ultraleve c/ Motor Honda 150cc  (Lida 32361 vezes)

Offline Aristides-Construtor

• Ligando
  • *
Re: Ultraleve c/ Motor Honda 150cc
« Resposta #15 Online: Outubro 06, 2008, 01:20:03 am »
Aristides-Construtor. Sim amigos, é possível colocar um motor de 250 cc. Deixe-me esclarecer uma coisa! O vôo é uma relação peso/potência, hélice, ângulo de incidência, ângulo de diedro, C.G. ...quando eu instalo um motor de l50cc que gera l6 hp a 8.000 rpm, com uma redução para a hélice de 3.5/l, tenho um tremendo torque na hélice, e, no caso do Estendal, aproximadamente ll kg/hp. É uma excelente relação peso/potência. Posso instalar o kit dade 200 cc no motor l50 cc. Passarei a ter l90 cc. e uma acréscimo de aproximadamente l5% de potência. Posso utilizar o motor 250 cc, com o kit de 350 cc, e aí disporei de mais ou menos 32 hp ... e assim por diante ... o que interessa no avião é hp na hélice ... e tenho de sobra em uma aeronave, com peso máximo de decolagem em torno de l90kg ... 80 kg do avião, l5 kg de combustível, e um piloto de até loo kg ... se eu aumentar a potência do motor, esses números se alteram. Peço a vocês que entrem no site www.estendalhiperleves.blogsp ot.com, aonde estão postados os cálculos, fotografias, minha história e vários cálculos aerodinâmicos que irão melhor esclarece-los.
O vôo é uma coisa lúdica, mágica, atemporam, sonhadora, e muito técnica! A minha idéia é um ultraleve de baixo custo com qualidade, de baixo peso, com resistência e durabilidade. Há quinze anos que dedico-me a essa ídéias, estou a montar o 4º ultraleve, conto com um bom apoio técnico, e um piloto experiente, o Eduardo Leite, para ensiná-los a voar. Um abraço.

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #16 Online: Outubro 06, 2008, 04:41:49 am »
Bem vindo ao FOL meu amigo Arisitides...  Muito bom ver você por aqui esclarecendo as dúvidas do companheiros...

abração

Offline ROVEDA333 (In Memoryan)

• Ironbutt do FOL
  • VACARIA - RS A PORTEIRA DO RIO GRANDE
« Resposta #17 Online: Outubro 06, 2008, 04:45:27 am »
É retirado a caixa do motor ou não.

roveda333
MOTOBOX

Offline Fernando

• Esquentando
  • **
  • Campinas - SP
« Resposta #18 Online: Outubro 06, 2008, 05:23:22 am »
oi Aristides,

Achei interessante o projeto e principalmente o o preço acessivel.

A asa desmonta? qual o espaço necessário para guarda-lo?

Vai existir um modelo para 2 pessoas?

abraço.

Passado: Bros 125 - 2004
             Twister 250 - 2005
             Falcon 400 - 2006
             Ybr 125 - 2001 
Presente: Busão/carro

Offline Landêis

• Ironbutt do FOL
  • FOL e Brazil Rider's Holambra/SP
    • facebook.com/rudneykgv
« Resposta #19 Online: Outubro 06, 2008, 06:35:29 am »
to gostando de ler isso rs rs

Bem vindo amigo Aristides !!! :thumleft: :thumleft:

Offline RickySC(Ricardo)

• Ironbutt do FOL
  • Bom Retiro - SC
« Resposta #20 Online: Outubro 06, 2008, 06:39:05 am »
Sou aeromodelista e tenho que ter algumas noções de aviação, pois ja fabriquei alguns aeromodelos atraves de plantas minhas e de outros . A minha pergunta , para um motor de 250 cc , o motivo vem que eu tenho 97 kg, mais 15 l combustivel e mais 80 kg do ultra leve , com isso estarei no limite maximo de peso. Se comer um churrasco antes de voar ele não sobe. E tanto no mar como no ar devemos ter sobra potencia para uma eventualidade, pois é nossa vida em risco .
Obrigado pelos esclarecimentos.
Moto Clube Bodes do Asfalto
Moto Grupo Falcão Gaucho
BMW GS 800 F
Ex TDM 900

Offline Landêis

• Ironbutt do FOL
  • FOL e Brazil Rider's Holambra/SP
    • facebook.com/rudneykgv
« Resposta #21 Online: Outubro 06, 2008, 07:32:28 am »
Sou aeromodelista e tenho que ter algumas noções de aviação, pois ja fabriquei alguns aeromodelos atraves de plantas minhas e de outros . A minha pergunta , para um motor de 250 cc , o motivo vem que eu tenho 97 kg, mais 15 l combustivel e mais 80 kg do ultra leve , com isso estarei no limite maximo de peso. Se comer um churrasco antes de voar ele não sobe. E tanto no mar como no ar devemos ter sobra potencia para uma eventualidade, pois é nossa vida em risco .
Obrigado pelos esclarecimentos.

opa.......tmb sou Aeromodelista  ,10468 ,10468
Se bem que a 6 meses não vôo  :hein :hein :hein meu controle quebrou hehe e a Falcon tem me tomado mais tempo do que os aviões kkkkkkkkkk

abs :salut:

• Ligando
  • *
« Resposta #22 Online: Outubro 07, 2008, 01:57:47 pm »
Ribeirão Preto, 07 de outubro de 2008

Fala o Aristides, o Santos Dumont de Ribeirão Preto,

sim amigos, as asas saem, pois o veículo aéreo pode ser transportado em uma carretinha, que estamos a desenvolver ... há mais burocracia com a carretinha do que com o avião... o aprelho é tão leve, que pode ser rebocado por uma motocicleta. A fundação da Associação Santos Dumont visa, entre outras coisas, obter espaço de pista para praticarmos nosso vôos.
As dimensões do Estendal são: 5,50 m de comprimento, 6,50 m de envergadura, e 2,50 metros de altura. As asas são fixadas na fuselagem por dois parafusos, e nesse modelo mais simples, o Libélula, ao invés de montantes rígidos, utilizo cabos de aço de l/8, com esticadores que desenvolvi pra facilitar a montagem e desmontagem. Nos próximos dias estarei postando no site www.estendalhiperleves.blogsp ot.com as novidades relativas a esse ultraleve. Aguardem.

Um abraço,

Aristides

• Ironbutt do FOL
« Resposta #23 Online: Outubro 07, 2008, 02:00:00 pm »
É retirado a caixa do motor ou não.

roveda333
MOTOBOX

• Ligando
  • *
« Resposta #24 Online: Outubro 08, 2008, 02:51:18 pm »
Ribeirão Preto, 08 de outubro de 2008

Alô amigos, fala o Aristides - sim, utilizo a caixa do motor. O segredo é alongar o eixo do pinhão, que é o secundário do câmbio, e na ponta desse eixo prender a hélice. Há uma oficina aqui em Ribeirão Preto que prepara e tempera o eixo mais longo. Na ponta prendo a flange com um parafusorosca esquerda de 8 mm, e na flange prendo a hélice. Elimino todas as engrenagens do câmbio, a excessão da 5ª marcha, que é a que transfere a potência para a hélice. A relação entre o virabrequim e a 5ª marcha é de 1 para 3,5. De modos que, a 8.000 rpm, a hélice está a 2.600 rpm, com a velocidade na ponta do aerofólio em torno de 900 km/h. As hélices não podem ultrapassar l234 km/h, senão elas tornam-se supersônicas, e param de criar tração devido ao stol de sobre-velocidade.  Outra coisa interessante é que as caixas dos motores de l25 até 250 cc, tem a furação de fixação exatamente igual. Desenvolvi um suporte para o motor, com 4 coxinhos, que é uma beleza! Não transfere nenhuma vibração para a fuselagem.
Aguardem, que irei postar maiores detalhes sobre essas tecnologias, mas no site www.estendalhiperleves.blogsp ot.com, há muitas fotos com bastante esclarecimentos.

Um abraço,

Aristides

Offline RickySC(Ricardo)

• Ironbutt do FOL
  • Bom Retiro - SC
« Resposta #25 Online: Outubro 08, 2008, 03:16:47 pm »
Roveda o negocio esta ficando interessante
Moto Grupo Falcão Gaucho
BMW GS 800 F
Ex TDM 900

• Ironbutt do FOL
« Resposta #26 Online: Outubro 08, 2008, 05:04:34 pm »
Roveda o negocio esta ficando interessante

realmente sem as engrenagens da caixa o motor fica bem mais solto e leve o giro sobe, é muito bom isso, já vi motor de dt 180 que funcionava sem a caixa e de cabeça para baixo.(em floripa).

o nosso engenheiro é sabedor e colocou um motor confiável, tá de  .clap .clap .clap .clap .clap parabéns o projeto tem tudo para dar certo, dá para colocar até em paraglider.

abraços

roveda333
MOTOBOX

• Ligando
  • *
« Resposta #27 Online: Outubro 09, 2008, 11:11:31 am »
Ribeirão Preto, 09 de outubro de 2008

Fala Aristides-O Construtor - amigos, a minha intenção é colocar no mercado uma aeronave segura, que funcione dentro dos padrões aeronáuticos, com motor confiável, com comandos padrão, sem invencionices que possam tornar o equipamento duvidoso, ou pouco confiável. A aviação experimental no Brasil, é ainda, felizmente, um campo de atuação em que a burocracia não sufoca, que os custos são decentes, e também em que há um potencial muito grande de cidadãos que desejam voar, e não dispoem de fortunas para isso. Dessa forma, quem gosta de avião, dê um pulinho ao aeroporto mais próximo, observe as aeronaves de pequeno porte, familiarizem-se com o veículo, usem um pouco de imaginação e poesia, pois o vôo é muito isso, e aí eu digo para vocês - sou motociclista há trinta anos. Já possui dezenas de motociclietas; andar de modo faz parte da minha vida. O vôo em um ultraleve confiável, é mais do que uma estrada desimpedida para uma CB 500, é mais do que uma trilha na Serra da Canastra ... comecem a sonhar.

Um abraço,

Aristides

• Ligando
  • *
« Resposta #28 Online: Outubro 09, 2008, 11:15:46 am »
Ribeirão Preto, 09 de outubro de 2008

Aristides on line -

Sim amigos, pretendo posteriormente desenvolver um modelo bi-place (dois lugares). é uma questão de tempo e dimensionamento de um motor adequado, que poderá ser o de 250 cc, com kit maior...

Aguardem. O motor Honda tem uma elasticidade, um desempenho, um custo extremamente interessantes.

Um abraço,

ah, visitem o site www.estendalhiperleves.blogsp ot.com

Aristides

Offline RickySC(Ricardo)

• Ironbutt do FOL
  • Bom Retiro - SC
« Resposta #29 Online: Outubro 16, 2008, 11:28:25 am »
Aristides-Construtor, quanto de pista ele precisa para decolagem com peso maximo? e para pouso ?
Colocando vento contra fraco ( brisa ).
Moto Grupo Falcão Gaucho
BMW GS 800 F
Ex TDM 900