Autor Tópico: De Praia do Forte - BA a Machu Picchu  (Lida 16560 vezes)

Offline Carlos Loureiro

• Esquentando
  • **
De Praia do Forte - BA a Machu Picchu
« Online: Junho 26, 2008, 11:47:29 pm »
Está chegando a hora de começar a viajem, vou partir no sábado 28 de Junho 2008.
Vou tentar ir postando aqui o diário de bordo, no decorrer da viajem conforme o tempo e disponibilidade.
Vou adiantando o trajeto inicial até Foz do Iguaçu.
Saindo de Praia do Forte, Feira de Santana, BR 116, Montes Claros, Salinas, Patrocinio, Uberaba, São José do Rio Preto, Marilia, Assis, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu.

Offline Gustav0

• Ironbutt do FOL
  • Vitória - ES
    • Relatos de Moto
Re: De Praia do Forte - BA a Machu Picchu
« Resposta #1 Online: Junho 27, 2008, 12:38:00 am »
parabens carlos... infelizmente nao posso te acompanhar... mas passando pelo ES, pode me ligar se precisar de qq coisa...
pegue meu tel. na agenda fol.!!

abracos e boa viajem!

Offline ROVEDA333 (In Memoryan)

• Ironbutt do FOL
  • VACARIA - RS A PORTEIRA DO RIO GRANDE
« Resposta #2 Online: Junho 27, 2008, 03:16:14 am »
faça uma boa viagem tire bastante fotos , videos para que possamos compartilhar. .clap
MOTOBOX

Offline Marcondes

• Moderador
  • Ironbutt do FOL
  • Limeira/SP
« Resposta #3 Online: Junho 27, 2008, 03:30:48 am »
Que viagem fantástica essa heim!!! Para se contar aos netos e bisnetos!  .clap Parabéns desde já e te desejo uma ótima viagem sem imprevistos e cheia de emoção!
Moto é vida. Falcon é show!
Falcon Vermelha/Preta 2004

Twitter: @carlmarcz

Offline Rad

• Ironbutt do FOL
  • Bahia
« Resposta #4 Online: Junho 27, 2008, 03:47:01 am »
Carlos,, o Ilkiú tava te procurando ontem,, mais vc num atende o celular  :hahaha

num vai mesmo pela 101 né ?

bom acompanharemos seus relatos e fotos

em Salinas, vende a melhor cachaça do Brasil,, mais num pode tomar não heheheheh

abração companheiro, que a Deusa das Estradas te guie e te ilumine.

vaya com diós  :thumleft:

Offline Carlos Loureiro

• Esquentando
  • **
« Resposta #5 Online: Junho 27, 2008, 03:56:31 am »
Pois é Rad, vc sabe que nunca estou com o celular no trabalho, mas não vi nenhuma chamada não atendida, eu tinha visto uma sua mas como eu tinha falado com o Sérgio e vcs estavam juntos pensei que fosse a mesma coisa. De qualquer modo tb. decidi ir pela 116 pq talvez aos sábados não haja tantos caminhões e tb. afinal de contas vou passar por tanta estrada esburacada até Foz do Iguaçu que pelo menos já vou estar esperto depois da 116.

Muito obrigado por todas as mensagens de apoio, vai ser dificil agradecer a vcs individualmente mas saibam que eu sou muito agradecido a cada mensagem de incentivo.

Offline Márcio Douglas

• Ironbutt do FOL
  • Ponta Grossa PR
« Resposta #6 Online: Junho 27, 2008, 04:03:44 am »
Viagem dos sonhos!!! .clap .clap

Sucesso!!! Tudo de bom e que Deus te abençoe...

Depois posta pra nós ai qual o custo de uma viagem destas...

Ainda chego lá.

Offline Carlos Loureiro

• Esquentando
  • **
« Resposta #7 Online: Junho 27, 2008, 12:32:34 pm »
Por motivos profissionais inesperados vou ter que adiar minha viajem por mais uma semana. Devo estar saindo a partir de dia 5 de Julho, Obrigado pelas vossas mensagens até agora.

Offline Mãinha - In Memorian

• Ironbutt do FOL
  • Abrantes- Bahia
« Resposta #8 Online: Junho 27, 2008, 11:42:01 pm »
Carlos.......estou começando a achar que vc é coxinha....... rit50

Querido uma ótima viagem a vc....que a Deusa das estradas o acompanhe sempre e fica bem esperto nessas nossas estradas, não por vc....mas pelos outros.... :thumleft:

Sempre que possível de sinal, nem que seja de fumaça para nos dizer que esta tudo blz....e não hesite em ligar se preciso for.. ,10468

kiss
Bjs..... kiss

Ex: XLinha 02-Branca e roxa (Pequena)
Ex: Sahara 97-Roxa (Fenix)
Ex: Falcon 01-Prata (Silver Surf)
Atual: XT600E 97-Branca personalizada (Sara Lee)

Offline Tunico

• Ligando
  • *
« Resposta #9 Online: Junho 28, 2008, 01:22:31 pm »
Carlos, liberei o Luciano lá em Medianeira, pois ele retardou a viagem dele para te esperar e a Patricia também não vaia estar lá para te ajudar. Ela vai para Apucarana no dia 6. Espero que o Luciano retorne antes de você chegar em Foz. Antes de você iniciar a viagem quero falar com você e dar mais algumas dicas do roteiro.

Tunico = Ilkiu  :thumleft:

Offline f.quebramar

• Ralando as pedaleiras
  • USHUAIA 2007 RJ-RJ
« Resposta #10 Online: Junho 28, 2008, 02:51:33 pm »
Carlos,
Vc vai pirar nesta viagem!!!!
É simplesmente D++++++++++++++++++!!!!
Bicho,vai com Deus...
Atitude mental positiva!!!
Devagar se vai ao longe!!
E o que precisar pode contar comigo..,ok??
Ah,se na descida para o sul,quiser dar uma passada aquí no Rio,será um prazer te receber..
E aproveita essa semaninha extra,para checar tudo novamente..

Um grande abraço e estarei torcendo muito pelo sucesso da sua viagem!!!

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #11 Online: Junho 30, 2008, 06:02:23 am »
Fala Carlos, blz ?

Cara, acho que o seu roteiro será, Foz do Iguaçu, Corrientes, Resistência, Salta, Passo de Jama, San Pedro de Atacama, Arica - PERU.

Enfim, se for esse o seu roteiro, vou tentar te ajudar com algumas informações bacanas.

Na Argentina, passando a fronteira com o Brasil, vc estará num mundo novo, culturalmente falando.

As pessoas cumprimentam a gente, acenam na estrada, dão toques de farol (sem que necessariamente se esteja avisando de polícia/acidente) e conversam conosco nas nossas paradas.

Pois é, novidade pq, pq a gente normalmente tem o pé atrás para essa novidade, imaginando que o pessoal está tirando informações para nos ludibriar no futuro..... hehehehehe

Aqui no Brasil a gente tem essa sensação e de fato algumas vezes é legítima, na Argentina as pessoas fazem pq adoram os aventureiros, adoram saber de coisas e gostam de conversar, mas não é como no Brasil, a conversa aqui, quando passa-se a fase da desconfiança rola mais solta, mas é bem gostoso.

Enfim, não estranhe esse comportamente dos nossos "hermanos", ok ?

Vc terá um caminho longo entre Corrientes (que imagino seja um dos pontos de parada) e Salta, tenha cuidado nesse trecho são 900 km, se for fazê-lo de um tiro só, leve um galão de reserva nesse trecho, não lembro de ter lido se há ou não estaciones de serviço (postos de gasolina) com distâncias menores de 200 km, aliás se prepare é uma reta só.....hehehehehehehe

O legal da Argentina é que nas grandes cidades tem um lugar chamado "informes turísticos", procure sempre ele, e lá terá as informações de todos os hoteís, pousadas, albergues, normalmente com os preços e também com dicas do que visitar e onde comer, vale muito a pena, pois economiza tempo.

A gasolina Argentina é ótima, aliás, os hermanos tem o melhor combustível de toda a sua viagem, procure abastecer nos YPF's ou nos BR's, parece que os Shell's apresentam problemas em alguns lugares.

Existem 3 tipos de combustível o Normal, a Super e a Fangio(YPF) e a Normal, Super e Podium (BR), como no Brasil é sem aditivo, com aditivo e a especial.

Gasolina lá em sem adição de álcool, sua moto saberá.....heheheheheehheehehheeh

Procure comer nas próprias "estaciones de serviço", dá para pedir uma Hamburguesa ou um Lomito, que são sandubas normalmente grandes e que forram o estômago sem pesar, as "gaseosas" refrigerantes tem de vários tamanhos 500, 1L e os tradicionais 1,5L e 2L.

Tem também os sandubas de quezo e ramon (presunto e queijo) e o quezo e ramon cru(salame e queijo).

Na janta experimente comer um "Chinos" ou Tenedor Libre, pergunte nos hotéis que for se hospedar, são self service's com preço bem convidativo e tem uma variedade de pratos quentes e churrasco, com direito a sobremesa.

Se não quiser comer/não tiver na cidade procure um restaurante e coma um á la carte, segundo um amigo o melhor prato é o que tem Bife de Chorizo.

A época que fui a cotação era 1000 reais = 1550 pesos argentinos, deve ter variado alguma coisa.

Procure "cambiar" o dinheiro nas Casas de Câmbio Thaler's, tem em quase todas as cidades.

Cartões de crédito são poucos aceitos, normalmente só se aceita "efectivo" dinheiro vivo, tanto para abastecimento, como nas hospedagens.

Ah, peça para ver o quarto antes de se hospedar, teste TV's, banheiro para evitar surpresas negativas, pode acontecer.

Na Argentina dá para se confiar de deixar coisas na moto, mas para se resguardar leve consigo as coisas de mais valor.

Ah, se gosta de futebol é um país ótimo, todos falam disso.....heheheheheheehhe

Passando para o Chile, vc vai ver que eles são mais desconfiados e mais fechados, não que não sejam amistosos aos turistas, mas é um tratamento bem diferente.

Respeito o limite de velocidade, no Chile, os guardas são rigorosos e não aceitam de forma alguma propina.

Leve consigo o Mobil ou o óleo que vc usa na sua moto, saindo da Argentina, só encontrará, óleo de carro, na Argentina dá para encontrar em lojas de motopeças, não existe, em postos e outros locais, normalmente se acha Mobil/Yamalube nas concessionárias que lá não tem bandeira (Honda, Yamaha, Kumho normalmente é tudo junto, só muda nas grandes cidades....heheheheh).

Pegará um trecho que foi asfaltado recentemente segundo li nos relatos de viagem, tanto na Argentina como no Chile, na Argentina a estrada Corrientes/Salta - Salta/Paso de Jama, tinha históricos de buracos.

Aliás detalhe importante, estradas lisas, no Chile são realidade, a Ruta Panamericana tem esse histórico.

Não se esqueça que pegará um trecho que tem fama de "achaque" na Argentina (Foz do Iguaçu até Buenos Ayres) recentemente um amigo pegou esse trecho e disse que não sofreu nenhum problema, mas existem inúmeros relatos no sentido oposto, o fato é que, se forem te "propor" um acerto, será por coisas ridículas e é fato que terá que deixar umas verdinhas (seja pela falta de extintor, seja pelo fato da luz estar apagada, seja pelo fato de ter 2 rodas....heheheheh).

No Chile não existe isso.

Chegando no Peru, tem o problema de um raio de um formulário que segundo o Rauen tem que se pegar na cidade anterior a fronteira, o amigo F.Quebramar disse que dá para pegar num bar próximo ao posto de fronteira.

Aliás documentos entregues no posto de fronteira, vc terá que guardar com muito carinho, dá muita encrenca se vc perder, no Chile eles avisam, esse documento, vc não deve perder.....hehehehe

Fronteira Brasil/Argentina, rápido, é carimbo no passaporte e preencher um formulário na Aduana (liberação da moto), no Chile, são 3 formulários e 3 carimbos, extremamente demorados, não usam computador e te perguntam umas dez vezes o nomes de seu papa e sua madre.....hehehehehe

Para chegar o tal do sobrenome, tem 1ºsobrenome, 2ºsobrenome e se vc tiver azar vai ter 3ºsobrenomes como yo.....hehehehehehehehe

Aí é uma eternidade dependendo do funcionário.

No Peru são 6 carimbos, pelos relatos que vi e vc deve ficar muito atento aos seus pertences e a moto, lá eles não perdoam mesmo.

Passou do Chile, entrando no Peru, se prepare é outra realidade, um país simples, que tem problemas de "furtos" e polícia corrupta.

Vou linkar alguns causos aqui e aí vc fica esperto, detalhe tirando isso é um país ótimo para se visitar, sabendo se virar lá, não tem problema.

No momento não estou participando do fórum, por favor não enviem MPs para mim, não poderei responder, sorry.

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #12 Online: Junho 30, 2008, 06:15:45 am »
Já ia esquecendo na Argentina tem a hora da ciesta/siesta, portanto amigo se quiser para em alguma cidade na hora do almoço ou cedim, terá problemas, eles são boêmios e a vida começa tarde, tem um pit stop e vai até tarde.

Outro detalhe, o gelado de dolce de leche é ótimo, nada parecido com o nosso sorvete de doce de leite, experimente.....heheheheheheh ehehehe

Esse link é de um casal de australianos que foi morto em La Paz, são raros esses casos, mas ajudam a se preparar para situações difíceis na viagem:

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?f=289&t=19397

Apesar de ser Bolívia, no Peru poderá enfrentar a mesma situação, ok ? Se estiver preparado para assaltos no RJ e SP, o Peru e a Bolívia são fichina, exceto pelo fato de não ter polícia civil, que é onde os turistas (nós) podemos vacilar, por isso da recomendação:

"Tb tinha a sensaçao de segurança durante todo o tempo em q estive na Bolivia e no Peru, porem, no dia 19/01/2006 em La Paz , qdo peguei um taxi da estação de bus rumo ao hotel eu mudei de ideia... Eu estava com uma amiga... e assim q saimos da estaçao o taxista parou e pegou um novo passageiro, achamos estranho mas na Bolivia onde td é possivel, pensamos q o taxista aproveitaria e faria corrida 2 em 1. Blz, mas dai + uns 2 min, ele parou novamente e um senhor aparentando uns 45ano+/-, nos abordou mostrando-nos uma carteira da "policia nacional" e nos pediu q mostrassemos os passaportes. P/ nossa sorte eu ja tava ligada nesse golpe de falsos policiais, pq fui alertada pelas dicas q encontrei aqui nos "mochileiros", e nos recusamos a mostrar os passaportes e começamos a discutir com o motorista falando q ñ queriamos mais aquela corrida, nisso esse falso policial entrou no taxi tb e ordenou q eu fechasse a porta, mas como ele ñ estava armado nem nada, saimos imediatamente do taxi, isso chamou um pouco a atençao de umas 5 pessoas q estavam na rua, o q fez com q o taxista ainda abrisse o porta malas p/ pegarmos nossas mochilas, foi so o tempo de colocarmos nas costas q os 3 sairam em disparada... depois percebemos q o fdp tinha pego uma rua totalmente distinta da q seria necessaria... ligamos p/ a policia turistica e o cara disse q isso é comum qdo se pega taxi na rodoviaria... aconselhou-nos a tomar apenas taxi q tivesse o taximetro em cima... Na Bolivia e no Peru toda a policia usa uniforme muito parecido com o do nosso exercito, e geralmente estao em dupla"

"No meu caso, eu estava em frente à igreja na praça Murillo e notei que uma menina me observava. Nem imaginei o porque de ela me observar. Quando entrei na igreja e sentei num banco, ela se sentou ao meu lado e perguntou, em espanhol, se eu era turista e de onde. Falei que era daqui, ela disse ser do México e pediu pra eu tirar um foto dela na igreja. Ela me deu sua câmera e quando eu ia tirar a foto um cara, de terno, chegou, mostrou rapidamente o docmento de policial e pediu nossos passaportes. Ela imediatamente mostrou o dela e eu falei que só estava com a cópia. Apesar de meu amigo ter me falado sobre o golpe, fiquei com um pouco de medo e tive dúvidas... Mas mostrei a ele minha cópia, e ele pediu que eu o acompanhasse até a polícia. Eu me recusei. Enquanto argumentava com ele, não vi onde estava a falsa turista mexicana. Devia estar atrás de mim. O fato é que ao fim de algum tempo ele me "liberou", pediu para eu não tirar mais fotos dentro da igreja e se foi. Falei com alguns policiais na praça e eles falaram que provavelmente era um golpe. O resultado foi que meu aparelho de MP3 sumiu da mochila, que durante o golpe ficou nas minhas costas (a menina seguramente o levou, pois estava bem acessível)."

No Peru, avisam que tem problemas de Polícia corrupta (vai te parar e te levar para um lugar mais escondido e te "afanar" uma grana) mais na fronteira com a Bolívia, li alguns casos em Desaguadero e Juliaca.

Quem passa por Copacabana para o Peru não tem relatado esses problemas, tem um relato de viagem de um link que vi aqui no Fol que os caras tiveram a pachorra de parar o motociclista, pedir o documentos e correr com os documentos para um lugar mais escondido e pedirem 100 doláres para devolver, isso com carro da polícia (precisaria saber se é o carro oficial, ou se é caso dos falsos policiais) isso em Juliaca.

No caso de Desaguadero é dentro do posto fronteiriço.

Só não estou achando os links.
No momento não estou participando do fórum, por favor não enviem MPs para mim, não poderei responder, sorry.

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #13 Online: Junho 30, 2008, 06:22:25 am »
Bom o fato é o seguinte, Argentina e Chile, são muito seguros, muito mais que no Brasil, tirando é claro Buenos Ayres.

Pode tirar fotos, andar mais tranquilo.

No Peru tem que andar com cuidado, como se estivesse em SP e RJ, esconder melhor as coisas e tomar cuidado com os falsos taxistas e falsos policiais civís, qualquer coisa grite, os "ladrões" morrem de medo disso, não há casos relatados de assalto à mão armada(revólver).

Tem muito pivete que assalta, esses, nem usam faca, é só falar mais bravo que eles correm.

Não se esqueça vc é o turista, vc é o gringo, entende ? Por isso, tem que ter cuidado.

Se estiver preparado para isso, não terá problemas no Peru e caso vá a Bolívia, também não.

Detalhe, não troque Reais no Peru/Bolívia pagam uma mixaria no Câmbio, li que em alguns casos é 1 or 1, é muito pouco, lá tem algumas séries das notas de 100 doláres que não são aceitas, acho que é a série CB.

Doleira é uma boa pedida, Traveller's Chek's ou VTM's também.

Além do cartões internacionais que são possíveis de sacar grana, vá sacando de acordo com o destino (cuidado ao sair dos bancos no Peru, na Argentina/Chile é tranquilo), vai para uma cidade menos populosa, dificilmente encontrará banco, portanto se reserve com dinheiro.

Compre assim que chegar na Argentina o mapa rodovíario é baratim e é bem útil e está atualizado, e assim o faça em todos os países que visitar.

Grande abraço e boa viagem, espero que as dicas sejam úteis.

Qualquer dúvida grite que o pessoal aqui ajuda,

Offline Carlos Loureiro

• Esquentando
  • **
« Resposta #14 Online: Junho 30, 2008, 11:05:32 am »
Amigo Chinaf Muito obrigado,

Nossa quanta informação. A rota que eu vou tomar é essa mesma por Corrientes, Salta, San Piedro, etc.
Valeu demais essas suas dicas e agradeço imensamente todo esse tempo que vc dispos para escrever tudo isso. Estou certo que este tópico e este relato não vai ajudar somente a mim mas tb. a todos os proximos motociclistas que forem fazer esta viajem.
Quanto a segurança, corrupção, golpes, etc. temos que estar mesmo ligados e tentar usar muitas vezes nosso instinto. Valeu demais

Abraços

Carlos