Autor Tópico: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon  (Lida 59147 vezes)

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #30 Online: Dezembro 23, 2009, 01:37:23 am »
Diegao, o desgaste do disco depende do material das pastilhas.  Compostos contendo mais metal, causam maiores desgastes.

No caso da pastilha de marca Ferodo para a sua moto, o disco dura duas vezes mais ( desgasta 2x menos o metal dos discos em comparaçao ).
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #31 Online: Dezembro 23, 2009, 02:32:32 am »
Diegão,

Só toma cuidado para comprar as pastilhas corretas de acordo com a utilizada atualmente...  :wink:

Existem pastilhas orgânicas, metálicas, semi sinterizadas e sinterizadas.... se colocar uma sinterizada em um disco feito para usar metálicas... os discos vão evaporar, hauhsuahsuh  :hihihi rit50

Se precisar de algo daqui, me avisa que eu corro atrás esta semana ou no começo da semana que vem...  ,10468

Uma opinião pessoal:

No freio traseiro eu costumo usar qualquer coisa... já no dianteiro, prefiro pastilhas de desempenho melhor...  :wink:
« Última modificação: Dezembro 23, 2009, 02:33:49 am por André BB »
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #32 Online: Dezembro 23, 2009, 03:16:11 am »
Eu sou um marmota, ainda não sei quais pastilhas são mais adequadas. Eu vi o pessoal usando Fischer (suzuki on line) mas na real não sei qual a indicada sem que seja uma facada!!!!

Pensei em ligar na Suzuki daqui, mas devem ser tudo marmota também, prefiro opinião de quem sabe.

Na ProverMotos (Conselheiro Nébias) eles vendem pela metade do valor. Como descubro quaç tem que usar. Help aí cêis que sabem mais...estão meia vida, mas como vem pneu novo...

Abs

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #33 Online: Dezembro 23, 2009, 03:55:22 am »
Diego,

Qual a marca e modelo das pastilhas originais ?  :scratch:

Vi no Suzuki Online um revendedor da EBC indicando pastilhas EBC HH (sinterizadas) para a Bandit, o que, ao meu ver, não deveria ocorrer, embora, tenha visto controvérsias sobre o desgaste causado pelas sinterizadas serem maiores ou menores....  :hein

Pelo que vi nos códigos das pastilhas "standard" (prefixo FA) estas seriam pastilhas orgânicas  :|

http://www.ebcbrakes.com.br/motos3.asp (tem um monte de links relacionados às Bandit de cc e anos diferentes  :scratch:)

Podemos ler um pouco sobre pastilhas para ficarmos um pouco mais confusos, huahsuahsuhaus  i.aia;

"Quais os Tipos de Pastilha de Freio?"

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.

Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.

Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.

fonte: www.rcamoto.com.br

« Última modificação: Dezembro 23, 2009, 03:56:32 am por André BB »
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #34 Online: Dezembro 23, 2009, 05:40:57 am »
Gostei da S Sinter, pelo que li no texto André. Mas pelo visto é mais para Off. Organicas gastam pouco o disco e são mais barata, gostei também.

Vou fuçar se acho Fischer por aqui, senão alguém me manda sedex em janeiro mesmo...ainda rodam. Se bem que o pneu eu achava que tinha bastante pra comer mas tá no osso depois de mil km (700 só de estrada de Arapongas até Floripa, asfalto fervendo!)

O que acham os mais experientes no assunto? AH! Claro, se acharem manual "on line" eu leio tudo, sem crise  kkkkk;

Valeu Dick. Chovendo na Ilha, previsão de chuva no Natal e dia 28 abre sol de novo...

Abs

Achei estas, mas não diz a decrição:

http://www.paulinhomotos.com.br/paulinhomotos/interface/product.asp?template_id=71&old_template_id=&partner_id=2&utm_source=WWW.PAULINHOMOTOS.COM.BR&departamento=PASTILHA+FISCHER&produto=PASTILHA+FISCHER+GS500E+%2F+GSF600+%2F+BANDIT1200+%2F+GSX600+FL-FV+GSXR+1100+89+A+99+TRASEIRA&dept_id=2128870&pf_id=FCH920BM

« Última modificação: Dezembro 23, 2009, 05:48:19 am por D i e g o »

Offline duh_delagnese

• Pilotando na boa
    • Projetos
« Resposta #35 Online: Janeiro 16, 2010, 09:40:42 am »
Konishi! Sou eu do Duh (Popozão) hahaha  i.aia; i.aia; i.aia;

Troquei as Pastilhas Diant. tava meia vida, ai como ia trocar uma pastilha nova ja aproveitei e fiz o sangramento Hidraulico que é o recomendado :thumleft:

Usei o DOT 4 como manda a Especificação..

Segue a Foto do Prod. no meu Mini estudio Fotografico  i.aia;

Este DOT 4 paguei 12,50 de 500 ml, tinha um outro de 200ml por 7,50 este preço foi na Trevelub, aqui em Americana SP.

Eles trabalham com muitos Lubrificantes e Fluidos em Geral > Segue o Site http://www.trevilub.com.br/

Enfim Troquei a pastilha e o Fluido Dianteiro, mas como a moto ja esta com 12 Mil resolvi verificar o Fluido traseiro, vi que estava bem sujo e escuro então limpei a pastilhas e troquei o Fluido traseiro também..

Sujeira do Reservatório de Fluido Tras.

Mas é isso deu tudo Certo! Agora só botar pra Rodar! Vlw pelo Tutorial Konishi!  .clap

Grande Abraço! Inteh Mais!

Offline julio_ame

• Esquentando
  • **
  • Americana / SP
« Resposta #36 Online: Abril 25, 2010, 02:24:17 pm »
Boa noite galera...

Troquei essa semana as minhas pastilhas... coloquei cobreq, que julgo ser uma excelente marca, mais o freio ficou assoviando e parece estar um pouco borrachudo... próximo final de semana vou fazer o sangramento... vou aproveitar tirar as pastilhas e quebrar os cantos para ver se resolve...

Duh_delagnese, tb sou de Americana, muito bom saber que tem gente daqui no FOL...

Abraços
--------------------------------------------------------------------
Falcon Preta 2005

Offline da rocha

• Ligando
  • *
Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #37 Online: Julho 02, 2011, 05:59:18 am »
 ,10468Pessoal troquei o fluido de freio da minha motoca,ficou muito bom o freio,para o pessoal que tem duvida quando freio baixo ou ruim tá uma dica trocar pastilha e fluido fica muito bom o freio!
  Um abraço!

Offline alanaraki

• Esquentando
  • **
    • Chacara Lago das Pedras
« Resposta #38 Online: Agosto 09, 2011, 03:08:22 am »
bom meus amigos do fol, eu estou achando que meu mecânico está de muquiranagem comigo, pois ele sempre troca minhas pastilhas, quando levou para revisão antes de viagem.
bom gostaria de saber um pequeno detalhe, há como verificar se a pastilha ainda está boa sem ter que retira-la?

Obrigado.
Lan Araki
Os Lazanhas - Moto Clube

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #39 Online: Agosto 09, 2011, 04:16:15 am »
bom meus amigos do fol, eu estou achando que meu mecânico está de muquiranagem comigo, pois ele sempre troca minhas pastilhas, quando levou para revisão antes de viagem.
bom gostaria de saber um pequeno detalhe, há como verificar se a pastilha ainda está boa sem ter que retira-la?

Obrigado.

Alanaraki, é muito fácil. Compare as duas fotos postadas. Dá prá ver claramente que a pastilha tá no final na primeira foto (à direita da ponta da chave de fenda) :thumleft:

Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline alanaraki

• Esquentando
  • **
« Resposta #40 Online: Agosto 09, 2011, 04:40:46 am »
Alanaraki, é muito fácil. Compare as duas fotos postadas. Dá prá ver claramente que a pastilha tá no final na primeira foto (à direita da ponta da chave de fenda) :thumleft:

oorra, verdade. Acho que a minha ta bem gasta já.
Uma outra pergunta, se poder me responder. De quanto em quanto tempo tenho que fazer a troca das pastilhas?
porque há uns dias atras a moto estava arranhando ao frear, só que parou faz algum tempo. Tudo bem a frenagem já não é igual à quando é nova as pastilhas, mas freia e sem o barulho de arranhado.
Este barulho é por ser nova? ou por desgaste já mesmo?

[MODIFICAÇÃO ADICIONAL: Nesta foto que ele esta afrouxando o parafuso que segura as pastilhas, ele esta com uma chave ALLEN, já o meu parafuso não é ALLEN, mas sim parecida com a entrada de chave de FENDA com um furo no meio.
E falar a verdade está muito duro para retirar, na verdade nem sei se há a possibilidade de tirar aquele parafuso pelo que parece.
Já lasquei lubrificante e nada. Parei até de mexer porque começou a comer a cabeça do "parafuso" (se for um parafuso) ! -.-"
Agradecido.
« Última modificação: Agosto 09, 2011, 04:45:09 am por alanaraki »
Lan Araki
Os Lazanhas - Moto Clube

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #41 Online: Agosto 09, 2011, 04:49:17 am »
oorra, verdade. Acho que a minha ta bem gasta já.
Uma outra pergunta, se poder me responder. De quanto em quanto tempo tenho que fazer a troca das pastilhas?
porque há uns dias atras a moto estava arranhando ao frear, só que parou faz algum tempo. Tudo bem a frenagem já não é igual à quando é nova as pastilhas, mas freia e sem o barulho de arranhado.
Este barulho é por ser nova? ou por desgaste já mesmo?

Agradecido.

Pastilha é um negócio que não dá prá dizer que troca de tanto em tanto tempo ou Km. Tudo depende da tua tocada e se anda mais na cidade ou estrada. É só olhando ela mesmo. Barulho nem sempre é sinal de desgaste.
Nunca deixe a pastilha chegar no osso, senão danifica o disco. Tem pastilhas muito boas (eu uso a fischer) e muito mais baratas (+- 1/4 do preço)  que as originais na concessionária.

,10468
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline alanaraki

• Esquentando
  • **
« Resposta #42 Online: Agosto 09, 2011, 04:53:12 am »
Pastilha é um negócio que não dá prá dizer que troca de tanto em tanto tempo ou Km. Tudo depende da tua tocada e se anda mais na cidade ou estrada. É só olhando ela mesmo. Barulho nem sempre é sinal de desgaste.
Nunca deixe a pastilha chegar no osso, senão danifica o disco. Tem pastilhas muito boas (eu uso a fischer) e muito mais baratas (+- 1/4 do preço)  que as originais na concessionária.

,10468

beleza, vou verificar ela direitinho. Falar a real tenho 2 pares da fischer em casa guardada, porque eu só levava para fazer o serviço, mas agora com esse tutorial aqui vou começar eu mesmo a fazer as trocas.
Parabéns a todos os membros do fórum, por estarem sempre um ajudando o outro a solucionar dúvidas, problemas e diversas outras coisas.
E obrigado Resmungão! ;)
Lan Araki
Os Lazanhas - Moto Clube

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #43 Online: Agosto 09, 2011, 06:11:43 am »
[MODIFICAÇÃO ADICIONAL: Nesta foto que ele esta afrouxando o parafuso que segura as pastilhas, ele esta com uma chave ALLEN, já o meu parafuso não é ALLEN, mas sim parecida com a entrada de chave de FENDA com um furo no meio.
E falar a verdade está muito duro para retirar, na verdade nem sei se há a possibilidade de tirar aquele parafuso pelo que parece.
Já lasquei lubrificante e nada. Parei até de mexer porque começou a comer a cabeça do "parafuso" (se for um parafuso) ! -.-"
Agradecido.

Alanarki,

Com relação ao seu questionamento sobre o parafuso allen, o que ocorre é que este com cabeça allen é na verdade o eixo que prende as pastilhas e está na verdade, "embaixo" deste que você vê inicialmente, que é apenas um tipo de "tampão" para evitar que sujeira se acumule e dificulte depois a retirada do eixo.
Este parafuso é realmente chato para retirar e geralmente só se consegue soltá-lo utilizando uma chave de impacto.
Eu, como não tenho esta chave, quando preciso remover o parafuso, acabo passando em alguma oficina e pedindo pro mecânico quebrar meu galho e soltar o parafuso e depois em casa termino o serviço kkkkkkkk  :hihihi :hihihi ,10468
André BB®
 (Dalai Lama)

Offline alanaraki

• Esquentando
  • **
« Resposta #44 Online: Agosto 09, 2011, 06:16:17 am »
Alanarki,

Com relação ao seu questionamento sobre o parafuso allen, o que ocorre é que este com cabeça allen é na verdade o eixo que prende as pastilhas e está na verdade, "embaixo" deste que você vê inicialmente, que é apenas um tipo de "tampão" para evitar que sujeira se acumule e dificulte depois a retirada do eixo.
Este parafuso é realmente chato para retirar e geralmente só se consegue soltá-lo utilizando uma chave de impacto.
Eu, como não tenho esta chave, quando preciso remover o parafuso, acabo passando em alguma oficina e pedindo pro mecânico quebrar meu galho e soltar o parafuso e depois em casa termino o serviço kkkkkkkk  :hihihi :hihihi ,10468

Pow já estou ficando louco com o bujão!!!!! ELE NAO SAI DE JEITO NENHUM COM CHAVE DE FENDA.
pelo jeito vou ter que levar na mecânica e mandar o maluco tirar essa budega.
Vou la agora! porque a pastilha ta no osso já, e ta feio o negocio.
Obrigado André!
Lan Araki
Os Lazanhas - Moto Clube