Autor Tópico: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon  (Lida 59948 vezes)

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Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #15 Online: Maio 31, 2009, 08:43:45 am »
Sim Adriano. É o mesmo principio.
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Offline ADRIANORX

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #16 Online: Junho 07, 2009, 01:18:54 am »
OK, vou tirar as pastilhas da frente e dar uma lixada pois estão assobiando quando freio.
Abraço Adriano

Offline Marcelo Russo

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #17 Online: Julho 19, 2009, 03:02:59 am »
Uma observação importante:
  qdo trocamos as pastilhas e o fluido de freio podemos observar que alem de estar no nivel certo,observamos tb que a cor esta viva,ou seja fluido novo. Prestem bastante atenção
nunca completem o fluido de freio pois qdo o nivel de fluido baixa é sinal de que esta na hora de trocar a pastilhas,no entanto que qdo o nivel esta baixo e vc troca as pastilhas sem a necessidade de trocar o fluido ele volta ao nivel normal, ou seja, se o fluido estiver baixo e vc completa-lo, qdo for fazer a substituição das pastilhas vc pode danificar todo o sistema de freio e alem disso podem ter certeza de que o freio ñ ficará bom...
espero q seja util a vcs. abraços :D
Anjo sem asa.

Offline Gil Rizzi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #18 Online: Setembro 24, 2009, 01:11:00 pm »
 .clap .clap .clap Troquei hoje o fuido dos dois freios...... ficou um expetaculo !!!!!!!!!!!! O frei estava meio borrachudo e o manete de freio dianteiro estava como se tivesse pequenos "degrais", ficou otimo.... só tomem cuidado pois esgotei completamente o sistema para por o oleo novo, no de traz foi muito bem mas no da frente apanhei um monte para fazer o oleo novo entrar no sistema, ou seja não deixem entrar ar no sistema.... ponham a mangueirinha no bico e a medida que o reservatorio va se esvaziando (quase no final)  vc vai completando com o novo até sair la em baixo o novo.

A mangueira comprei em loja de aquario 1 dinheiro o metro e é só dar uma "alargadinha" na ponta para encaixar no bico da pinça.

abraços for all

Offline travália

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #19 Online: Outubro 05, 2009, 05:10:28 am »
Segui o passo a passo do tutorial e troquei o óleo de minha moto 2007 q comprei recentemente e q já venho  fazendo uma manutenção preventiva, e deu tudo certo sem qualquer alteração.
Valeu pelo tutorial....  muito bom  ,10468
O que importa não é a moto e sim ter o espírito de motociclista.
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Offline Guigo

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #20 Online: Dezembro 08, 2009, 08:08:53 am »
Quanto mais ou menos irei gastar para trocar o fluido da frente e de traz? Estou meio desatualizado quanto aos preços.  calada1
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Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #21 Online: Dezembro 08, 2009, 08:56:09 am »
hehe, Guigo, existe uma ferramenta de busca chamada de Google. Lá tem preços que variam de 8,50 a 50 reais.

Brincadeiras à parte, o fluido é DOT 4 e custa em media 14 reais  500ml, dá e sobra. A sobra voce deve dar para alguem proque estraga rapidinho ( higroscopico).

Tem da Bosh, AC Delco, Repsol ,( sintetico  e o mais barato), Vargas, Motul, etc, etc...

Tem ainda a opçao do DOT 5 , de menor durabilidade mas de maior eficiencia. Beeem mais caro.

Abraços do Konishi e  seja bem vindo ao FOL.

Experimente digitar no Google as palavras chaves:  Fluido de freios DOT 4, hehe...

Conheça o fluído de freio
Biagio Ferrari

Muito se ouve sobre os fluidos de freio, norma DOT, mas pouca gente sabe que além de ter um padrão determinado pela temperatura, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente.

A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio é um produto perecível e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura

TAMPONAMENTO - Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta não para.

DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). Grau determinado para o ponto de ebulição:

DOT 3 Acima de 205 ºC
DOT 4 Acima de 230 ºC
DOT 5 Acima de 260 ºC

Como é possível observar, o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 é bem abaixo do ponto de ebulição do fluido de freio DOT 4, e chegamos a conclusão que quando recomendado pelo Manual do Proprietário o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionará uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.

IMPORTANTE

•Nunca reaproveite o fluido de freio;

•Nunca misture o fluido de freio com características diferentes – Ex: DOT, fabricante ;

•A entrada de contaminantes no reservatório do fluido prejudica a capacidade de frenagem;

•Peças pintadas, peças plásticas ou borrachas podem sofrer danos irreparáveis se houver o contato com o fluido

MANUTENÇÃO - Quando o fluido atingir o nível mínimo indicado em seu reservatório recomendo que seja feita as seguintes inspeções: espessura da pastilha, espessura do disco de freio, e possíveis vazamentos no circuito. (tubulação, cilindro mestre e pinça).

Nota: A empresa TRW recomenda a troca do fluido de freio a cada 12 meses, ou toda vez que for fazer algum tipo de reparo, ou o que ocorrer primeiro. - Biagio Ferrari
« Última modificação: Dezembro 08, 2009, 09:03:16 am por Konishi »
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Offline Tchelo

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #22 Online: Dezembro 08, 2009, 09:34:07 am »
Realmente Dot3 para 4 e 4 para 5 faz diferença.

troquei o fluido e pastilhas da moto e pouco depois, quando a moto esquentava, o freio traseiro colava.
quando fomos ver tinham colocado Dot4 ao invez de 5.

impressionante a diferença.

 :thumleft:

Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #23 Online: Dezembro 08, 2009, 07:53:23 pm »
Quando o freio esquenta muito ( fluido velho, hábitos) o fluido ferve e forma bolhas de ar. O freio entao nao funciona, precisa ficar bombeando...

Mangueiras dobradas, mangotes apertados, entupimentos no burrinho, sujeiras e borrachas velhas tambem causam falhas.

A maior parte das falhas no freio sao de falta de manutençao !!!!

Os flexiveis do freio possuem 10% de expansao quando novos e quando velhos chegam a expandir 30% , o que causa perda de resposta nas frenagens.

Flexiveis para freios de alto desempenho possuem uma capa de malha de aço inox que limita essa expansao e nao passa de 1% , o que diminui o curso do manete de frenagem e torna o freio mais eficiente.


Abaixo, um corte do flexivel comum  de borracha, contendo um caninho interior resistente ao fluido , normalmente teflon, seguido de uma fina malha de aço e externamente uma borracha mais espessa para conferir proteçao .




Os fluidos de freio DOT 4 ( cor vermelho a ambar) possuem especificacao minima de 205 graus C para ebuliçao quando sêco e podem, dependendo da marca, chegar a ter resistencia para até 220 graus C.

Sao a base de glicol aditivado.

O fluido DOT 5 tem base de silicone ( cor cristalina) e tem ponto de ebulicao minima a sêco de 260 graus C. Boas marcas chegam a 270 graus C.

Já o fluido DOT 5.1  (côr amarelo a cristalino) ébaseado em glicol mas tem as mesmas caracteristicas do DOT 5 a base de silicone, sem os inconvenientes do silicone que é caro e dificil de encontrar.

Na presença de umidade, os fluidos de freio perdem eficiencia, todos eles. Na presença de bolhas de ar, tambem ( ficam borachoides, cedem à pressao).

A cada ano, ou quando usamos em demasia os freios ( superaquecimentos) , deveriamos trocar os fluidos dos freios.

Com flexiveis de alta performance, se triplica a durabilidade dos freios, mas com o tempo, a umidade vai contaminando...

Os fluidos DOT 5 de silicone, foram feitos para veiculos militares que ficam anos parados em standby.

Nao há danos à moto em se passar do DOT 4 para o DOT 5 ou DOT 5.1. Apenas temos de cuidar para remover os residuos dos fluidos antigo antes de colocar o novo.

Nessa troca de fluidos (ui) talvez seja bom dar um flush no sistema trocando duas vezes o fluido novo no prazo de uma semana para remover residuos antigos.

Quando ficam velhos, os fluidos tambem tendem a gelificar e entupir, a silicone, menos .

Freios ABS possuem problemas com o fluido DOT 5. Pelo menos em alguns sistemas o silicone nao lubrifica bem e tende a acumular a agua em globulos, o que pode trazer consequencias desastrosas, por isso recomendam troca-lo mais vezes. A vantagem do silicone é a de nao ser corrosivo a pintura dos veiculos e de nao absorver agua. Mas a agua sempre acha um caminho , haha..

Dados mais detalhados se encontram no site:

http://www.carbibles.com/brake_bible.html

Como sempre, existem produtos melhores e piores dentro da mesma classificaçao. Cito por exemplo, o fluido de freios Millers racing brake Fluid 300 Plus.
http://www.balancemotorsport.co.uk/images/Millers%20racing%20brake%20fluid.pdf
Esse fluido de freio apresenta  ponto de ebuliçao de pelo menso 310 graus centigrados, com excepcional resistencia ao "vapour locking". É miscivel aos DOT 4 e DOT 5.1, mas nao recomendado a mistura, pois a performance pode ser reduzida.

No geral, um ano é o esperado para durar. Depois disso o que vier é lucro, pois gradualmente os fluidos irao comecar a perder a eficiencia .

Como na pratica a teoria é outra, haha, tem fluidos que duram cinco ou mais anos...

Nao há consenso na literatura, pois os mais radicais, recomendam seis meses para a troca do fluido DOT 5, outros argumentam que eles estao bons apos anos de uso...

Via de regra, de um a dois anos parece ser a media das trocas recomendadas. Para mim, vai depender do tipo de flexivel e das condicoes de uso. Se começar a sentir o freio borrachudo, está na hora de trocar, simples assim, sendo que nao recomendo ultrapassar dois anos sem substituir o fluido para evitar a formacao de depositos e de umidade.

Quanto aos flexiveis de borracha, bem estes parecem comecarem a perder eficiencia apos 4 ou 5 anos de uso, varia muito...

Mas todos os que mudaram para flexiveis de alta performance  ( mais rigidos),  relataram melhores desempenho dos freios .

Existe uma polemica sobre se flexiveis com diametro interno menores do que os originais de fabrica dariam melhor resposta .

Passo a palavra os que já experimentaram o fluido DOT 5 ou o DOT 5.1 e os flexiveis de alta performance.

Abraços do konishi
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Offline Guigo

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #24 Online: Dezembro 09, 2009, 12:04:20 am »
Orraaa, ai que eu me refiro Konishi...
Procurar no google até da, mas o que apareceria la seria algo como:

Fluido freio NX4 - R$ 15,00 (Exemplo)

E não vem com a explicação completa e detalhada de tipos, recomendações, e mais a experiencia de quem conhece tanto de moto quanto muito "googlero" por ai  :wink:

Como eu tinha dito, comprei minha f4 a pouco tempo e estou pegando as recomendações primeiro para depois por a mao na massa. A primeira vai ser a troca da relação... O teu tutorial ja ta até impresso la só esperando chegar a relação que eu pedi pela internet  :hihihi... O oleo tambem, ja tem dois litros de yamalube me esperando la em casa só pra fazer a troca, bem como o tutorial ja impresso... Meu painel tambem tava quebradinho, dei 160 conto e mandei vim um novo que chegou ontem (Esse vou fazer um tutorial de como trocar, vai que seja util pra alguem né), agoraaaa com toda essa explicação, chega a hora de mandar vir o bendito fluido de freio, e ja imprimir o tutorial tbm  ieba...

E assim eu vou economizando um troco federal com mecanica graças a amigos como voce que fazem questão de dar essa grande ajuda...

Vlw Konishhh, devo mais uma cerveja em Vacaria  .clap
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Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #25 Online: Dezembro 09, 2009, 01:05:37 am »
Valeu Guigo, quando quiseres é só perguntar. Se a gente nao souber, vamos atrás... rit50

Começe a usar o Google visitando lojas online, todos os dias vá aprendendo a digitar palavras chaves e observe os resultados.

Vais economizar uma boa grana ao saber dos preços e aonde vendem tais produtos.
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Offline Guigo

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #26 Online: Dezembro 09, 2009, 02:14:22 am »
Valeu Guigo, quando quiseres é só perguntar. Se a gente nao souber, vamos atrás... rit50

Começe a usar o Google visitando lojas online, todos os dias vá aprendendo a digitar palavras chaves e observe os resultados.

Vais economizar uma boa grana ao saber dos preços e aonde vendem tais produtos.

Certezaa que sim... Ultimamente tenho comprado tudo pela internet,ta me economizando um bommm dinheiro, mas na maioria das vezes (100% das vezes  :tongue:) compro pelo mercado livre... Vale a pena mesmo conferir o webservice de lojas independentes, vlw a dica...

Abrazz Konishiii
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Offline Diego Paz

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #27 Online: Dezembro 22, 2009, 06:07:13 am »
Alguém sabe me dizer porque as pastilhas "Tokico" custam 268,00 (são 4 na dianteira) e as fischer custam 35,00 pilas???

Achei uma "Carbon Lorraine" por 105,00 á vista, dizem que são similares as originais. Tem EBC por 120,00 pilas.

A fábrica da Cobreq é em Indaiatuba, acho que o Dick vai ter que mandar sedex pra mim  rit50 Tá louco, gastar quase 600 paus com originais e cento e poucos com as nacionais...

Na real tem meia vida, mas como encomendei pneus quero deixar tudo "zerado".

Abs

Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #28 Online: Dezembro 22, 2009, 12:02:18 pm »
Diego, se voce encontrar essas marcas abaixo, pode comprar que sao para supermotos. E de excelente qualidade.

http://www.ferodoracing.com/it/motorcycle/sintergrip_road.htm

http://www.ebcbrakes.com/motorcycle_brake/organic_brake_pads/index.shtml

Se essa pastilha da EBC que voce encontrou for EBC Green, pode comprar correndo !!!! ( A EBC black nao é boa).
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Offline Diego Paz

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #29 Online: Dezembro 23, 2009, 12:24:26 am »
O Konishi, o Barah e o Fecker querem me deixar sem dinheiro para o tender de amanhã:

http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_site/produto_6611_3631_Pastilha-EBC-Brake-FA188HH-Bandit-1200-01-05

Muito caro!!!! O problema é o desgaste prematuro dos discos, se usar uma fischer ou cobreq da vida?

Senão vou de baratas, não tenho tocada muito forte não...vejo os caras comentando sobre andar na estrada e na cidade, eu passo do "normal" só quando tá livre a pista, nunca entre carros, e em dias de sol, com pneu quente já... to achando que é algo parecido com o óleo, muita marca e pouca diferença.

Valeu Sensei

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