Autor Tópico: Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando  (Lida 153842 vezes)

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
Re: Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando
« Resposta #60 Online: Fevereiro 04, 2010, 09:03:04 am »
Valeu Fecker, valeu Konishi :thumleft:

foi mesmo preciso substituir a corrente.

Foi colocada a DID SCR 409 SV-L120.

O mecânico tirou o esticador e o empurrou para a frente com o dedo, demonstrando que o acionador poderia estar mais esticado, portanto, estava acionando a corrente e mesmo assim batia.

Quando retirou a corrente de marca "M", colocou lado a lado, mostrando que a nova estava muito menor. Também reparamos minúsculos desgastes na parte da corrente que atritava com as engrenagens.

Feita a troca a nova corrente ficou bem mais justa, antes mesmo de fechar o motor e colocar o tensionador.

Não foi preciso substituir a guia. Fecker, comando e balancins tem sim alguns sinais de desgastes (pequenos riscos), mas não foram substituídos.

Tudo fechado, óleo novo e motor funcionando, aquele silêncio.

Mas depois de rodar 20 kms e chegar em casa fiquei com a impressão de estar ouvindo um tic tic semelhante à maquina de costura. Preciso parar a minha moto ao lado de outra Falcon para comparar. Fiquei imaginando que talvez possam ser válvulas. Mas elas foram reguladas. Talvez seja coisa da minha cabeça.

Mas a corrente que durou 135,9 mil foi substituída. VAmos ver agora o quanto vai durar a DID.

Muito obrigado pela ajuda de vcs.

:cheers:
« Última modificação: Fevereiro 05, 2010, 03:10:32 am por Leandro 'Fofão' »

Offline Gleiza

• Ironbutt do FOL
« Resposta #61 Online: Fevereiro 04, 2010, 09:09:07 am »
Troquei esse acionador da corrente de comando, a moto tava c uns 5 mil km, e agora voltou o barulho dinovo, na época paguei R$60,00 ...oq acontece se deixar assim por mais algum tempo??? pq o barulhinhu até to acostumada, num me incomoda se for só issu..  kkkkk;
GLEIZA - BARRA BONITA - SP

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
« Resposta #62 Online: Fevereiro 05, 2010, 03:13:43 am »
Gleiza :thumleft:,

se não tiver batendo muito e vc estiver sem condições agora, dá para esperar um pouco sim.

Mas o ideal é tentar resolver todos os problemas sempre o mais rápido possível. SEjam os da moto ou os nossos, heheh.

Olha, às vezes basta trocar o esticador e pronto. Vai estar com a moto nova.

Mas se vc não rodou muitos kms com o novo esticador, tb pode ser a corrente.

Qts kms a sua moto tem?

A sua dúvida tb era a minha. Leia atentamente as respostas do Konishi e do Fecker pq serão muito úteis.

bj
« Última modificação: Fevereiro 05, 2010, 04:16:09 am por Leandro 'Fofão' »

Offline Leitao CWB

• Esquentando
  • **
  • Curitiba - PR
« Resposta #63 Online: Fevereiro 05, 2010, 03:30:29 am »

Fiz de outra forma, sem tirar a parte frontal do escapamento.

Como sou preguiçoso pra caramba, e se fizesse da forma indicada pelo tópico, teria que tirar 5 parafusos...4 das saídas do bloco e mais um da abraçadeira... além de colocar novas juntas em cada saída, resolvi tirar a parte traseira do escapamento...2 parafusos e mais 1 na abraçadeira.

...e não é que deu certo!!!!!!!!!!!!!!

...antes de fazer, pedi instruções ao mestre Konishi, estava com medo de fazer caquinha na troca.
Com o aval do mestre, meti a mão na graxa!!!

Sem a parte traseira do escapamento.

Você vai precisar de uma chave   L   8mm

O acionador velho, que será retificado e guardado para a próxima troca!

De quebra, um trato no escapamento com spray de alta temperatura.

Detalhes:

A junta é metálica, convém comprar uma nova, (R$ 2,50) pois ela é daquelas que com o aperto, amassa e veda. Possui lado, veja na hora da troca.

Ao tirar o acionador velho, ele deve ser recuado com uma chave (vem junto ao comprar o novo).
O mesmo ao colocar o novo. Primeiro recuar ele com a chave, depois colocar e retirar a chave.
( só não sei porque tem que fazer isso)
  :scratch:

como sou mais preguiçoso ainda nao tirei nada alem do tensor eu uzei um jogo de pito pequeno com a articulasao kkk o q a preguiça nao faz

Offline Barah

• Ironbutt do FOL
  • Joinville/SC
« Resposta #64 Online: Fevereiro 05, 2010, 03:31:27 am »
Konishi, vc está comentando sobre a melhora da empresa e as certificações recebidas.

Se há pretensões para mudança de fabricante, da DID para uma KMC, precisa ter as especificações das características das correntes e da resistência.

Se conseguir especificar uma corrente KMC semelhante a uma DID, quando digo semelhante é ter os dados indicando ser a mesma corrente, tipo resistência à tração, dimensional, tipo de vedação, outros.

Dentre esses dados recomendo tomar cuidado no uso de corrente com emendas.

Para mim, correntes KMC suportam 7000 km na transmissão, depois disso necessitam apreensão... estou generalizando pelo meu histórico de conhecimento.

Espero ter ajudado.

Abração
Atual - 250 Ténéré
Antes - Bros 125, Tornado 250, FALCON 400 e XT66

Offline Andrezinho

• Enrolando o cabo
  • SP São Paulo ZL.
    • Auto Escola Almeida
« Resposta #65 Online: Março 16, 2010, 10:47:48 am »
 Eu mesmo troquei o da minha hj, liguei na Honda 224,00 dinheiros o original, ai comprei o catracado 55,00 dinheiros
 A moto esta com 19,500 mil kmts...
FalconOnline desde 2007...
Fazer 600s 08/08 Azul
XR200R 99/00 Branca (trilha e motocross)
ExFalcon 08/08 Prata V Inter Barra Bonita, VI ENFOL Fazeronline São João Del Rei, XIII Inter São Paulo
ExCrypton 115 99/99 Preta
Instrutor de Auto Moto Ônibus Escola

Offline honeyisland

• Esquentando
  • **
  • Marcelo Curitiba/Porto Alegre
« Resposta #66 Online: Março 27, 2010, 01:29:54 pm »
a minha começou a fazer barulho com 7000

troquei pelo catracado e no mesmo dia já tava fazendo o mesmo barulho..

ele acontece de vez em quando, quando ligo a moto fria. se eu deixar esquentando com 2000/3000 giros ele não acontece, mas se deixar fria em giro menor fica batendo..

dae tem que abrir o acelerador um pouco, faz um "tec" e para de bater..

depois que tá quente não faz mais barulho nenhum.. (além dos normais  bt9)

o que pode ser?

combeb32
De moto você vê coisas que ninguém viu...

Offline Victor H

• Pilotando na boa
« Resposta #67 Online: Março 28, 2010, 03:05:10 am »
a minha começou a fazer barulho com 7000

troquei pelo catracado e no mesmo dia já tava fazendo o mesmo barulho..

ele acontece de vez em quando, quando ligo a moto fria. se eu deixar esquentando com 2000/3000 giros ele não acontece, mas se deixar fria em giro menor fica batendo..

dae tem que abrir o acelerador um pouco, faz um "tec" e para de bater..

depois que tá quente não faz mais barulho nenhum.. (além dos normais  bt9)

o que pode ser?

combeb32

me parece q estes barulhos são os normais, do motor da Falcon, deve ser o descompressor q atua só qdo o motor está frio....

Offline honeyisland

• Esquentando
  • **
  • Marcelo Curitiba/Porto Alegre
« Resposta #68 Online: Abril 01, 2010, 12:45:42 pm »
me parece q estes barulhos são os normais, do motor da Falcon, deve ser o descompressor q atua só qdo o motor está frio....

entao acabei mexendo no que estava quieto.. bem, ja tinha ouvido falar que o motor da falcon faz uns barulhos diferentes mesmo..

isso que da nao entender nada de mecanica hehehe :geek:
De moto você vê coisas que ninguém viu...

Offline julio_ame

• Esquentando
  • **
  • Americana / SP
« Resposta #69 Online: Abril 22, 2010, 02:01:19 am »
Bom dia Galera,

vou trocar o tensor da minha e a de um amigo meu nesse final de semana e fiquei com uma dúvida, como vou saber se por acaso a corrente pular dentes... qual o sintoma... a minha tem uma kilometragem baixa, mas a dele já esta bem elevada... sei que é muito dificil de ocorrer, mas caso ocorra gostaria de saber como diagnosticar e principalmente como colocar no ponto de novo!!!

Abraços,

Júlio
--------------------------------------------------------------------
Falcon Preta 2005

Offline DiegoES

• Esquentando
  • **
« Resposta #70 Online: Abril 22, 2010, 02:29:48 am »
Troquei o tensor da corrente de comando da minha Falcon 2008 hj, moto com 8800km rodados, coloquei um da marca WGK e é catracado, paguei R$55,00 e R$20,00 pela instalação.

Gostei do resultado, voltou a ter barulho de moto novinha.

Agora só tem uma coisa que quero muito fazer nela mas falta coragem pq tenho um medo dos coxinhas sentarem 200 multas em mim, o tal farol xenon.

Guardei o tensor original pq pelo que fiquei sabendo, ele custa uma fortuna, então vou ver se troco a mola dele e guardo para o futuro, vou ter que fazer isso pq pretendo ficar com minha falcon por muito tempo ainda, só quando eu tiver grana para pegar uma XT 660 que irei desfazer da minha motoca.

T+ pessoal
« Última modificação: Abril 22, 2010, 02:32:02 am por DiegoES »

Offline julio_ame

• Esquentando
  • **
  • Americana / SP
« Resposta #71 Online: Abril 25, 2010, 01:45:17 pm »
Galera,

boa noite...

troquei o tensor da moto de um amigo meu e mesmo depois da troca ainda tem um barulinho, parece com o de valvula, mas as valvulas foram reguladas a pouquissimo tempo (apesar de eu não confiar mais nesses meXanicos que temos aqui na nossa região), estou em dúvida agora se é o bendito do tensor que colocamos (catracado, pra variar eu tb tinha na loja) custa em torno de 60 dinheiros, vávulas (que o meXanico fez cagada), ou o descompressor que o Konish fala mais acima...

Alguém já teve algum problema parecido?

Ahhhhhh detalhe, conversamos com o mecanico hoje de manha (para ajudar a familia dele é minha vizinha, descobri isso agora...) e ele disse que eh normal blá blá blá... mas alguns meXanicos ja falaram que algumas coisas eram normais e me #@*%*@*#^(*&) logo em seguida....

Valews
--------------------------------------------------------------------
Falcon Preta 2005

Offline Juba - CWB

• Ironbutt do FOL
  • Amizade não se compra, se conquista
    • JUBACWB - MOTOVLOG
« Resposta #72 Online: Maio 07, 2010, 12:01:17 am »
Troquei o tensor com 17.000km,...hj a magrela ja esta com 24.000km,..percebo um barulho de valvula quando o motor esta bem quente e em marcha lenta,...andando ela esta um reloginho,...ja levei em dois mecanicos de confiança e ambos falaram a mesma coisa "o motor da falcon é barulhento",..acredito que se a moto esta redonda não precisa mexer logo de cara,..anda uns 1000km,..pro tensor se ajustar o barulho deve diminuir,...abraço
Juba Rimbano
Longe é um lugar que não existe....

Offline Magnodf

• Ironbutt do FOL
  • Brasília -DF
« Resposta #73 Online: Maio 07, 2010, 12:09:09 am »
       A minha com 19.000 começou o tal de barulho, troquei o tensor e nada. Aí não teve jeito, tirei o descompressor e a moto tá zero de novo... Excelente!!!
CB 500 X

24 anos de moto...
Há 12 anos andando todos os dias...
Tombos=0
Adepto e incentivador da campanha " Desacelera!!!!"

Offline André BB

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba - SP
« Resposta #74 Online: Maio 07, 2010, 01:26:19 am »
Tirou o descompressor ???  :hãaaa

Magno,

O descompressor só faz barulho quando a moto acaba ficando em rotação muito baixa (próximo dos 1200 RPM) e está ali para uma finalidade específica... aliviar o trabalho do motor de partida evitando que este sofra um "coice" igual acontecia quando se dava uma pedalada nas antigas XL´s e ela não pegava, kkkkkkk  :hihihi

Portanto, o ato de remover o descompressor pode estar colocando a vida útil do seu motor de partida em risco... será que compensa ?  :wink:
André BB®
"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo" (Mário Quintana)
"O que mais surpreende é o homem... - ...Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
 (Dalai Lama)