Autor Tópico: Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando  (Lida 156724 vezes)

Offline Vinicius_Garcia_Oliveira

• Ligando
  • *
Re: Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando
« Resposta #45 Online: Julho 09, 2009, 11:09:26 pm »
Olá, minha Falcon com 38000 km Estava com o Puta Barulho no Motor. O mecanico tentou dois tensores de catracas de marcas duvidosas e não resolveu. Ao colocar o WGK o problema foi solucionado.

Agora é ver se ele não vai esticar demais a corrente de comando.  Valew´s.....

Offline Danilo_TopGun

• MODERADORES
  • Ironbutt do FOL
  • São Carlos - SP
« Resposta #46 Online: Agosto 23, 2009, 04:50:25 am »
Quer dizer q se eu mandar o meu original bixado.... o Waldemar da Unimotos me manda um recondicionado por $50,00... é isso??

Ou se eu preferir guardar o original... ele me manda um por $130....??

To meio lento... esses dias...  :hihihi :hihihi :hihihi

Não importa a marca ou cilindrada. Bora rodar com os amigos! ***Atualmente de XT66... mas eternamente integrante dessa FOLmília***

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #47 Online: Agosto 23, 2009, 04:57:06 am »
Ola danilo, experimenta puxar com um alicate a mola para fora ( dez centimetros) , dobre e depois corte o excesso, quem sabe assim voce consegue reativa-la sem gastar com recondicionamento...

Tem um tutorial  do Eduardo Rato no FOL ensinando como se faz isso:

http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=11309.0

Se nao der certo, manda recondicionar.

Abracos do konishi

PS:

endereco para recondicionamento do tensionador:

Waldemar (Unimotos)
Av. Regente Feijó, 350
Agua Rasa - São Paulo - SP
(11)26053328

A base de troca fica em R$50 e sem troca fica em R$130
« Última modificação: Agosto 23, 2009, 05:10:15 am por Konishi »
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline travália

• Pilotando na boa
  • Que seja eterno enquanto dure... RJ_Aracaju/Se
« Resposta #48 Online: Outubro 06, 2009, 10:46:53 pm »
Olá konishi.
Comprei o acionador catracado, mas to em dúvida se devo troca-lo ou espero mais um pouco.
Ainda estou me acostumando com os barulhos da Falcon.
A minha laranjinha é 2007 e está com 12000k.
Comprei ela só pra viagens, no dia a dia uso uma Lander.
Estou procurando fazer uma matutenção preventiva nela.  :wink:
Quando ouvi uns barulhos estranhos, q as vezes some aí fiquei na dúvida...  :(
O que importa não é a moto e sim ter o espírito de motociclista.
Suzuki TS 185 - Zanella 125 - CG - CB 360 - CB 450 - Agrale 27.5 - XL 250 
XT 600 - LANDER_2008 - FALCON_2007/LARANJA
BANDIT_650 S 2009

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #49 Online: Outubro 06, 2009, 10:54:39 pm »
Nao deve ser o acionador do tensor nao, Travalia... Deve ser o barulho do descompressor que some depois da maquina aquecida..

Espere mais para ter certeza....

Offline Roberto Vieira

• Ironbutt do FOL
  • Canta Galo - Viamão - RS
« Resposta #50 Online: Outubro 13, 2009, 07:12:26 am »

Fiz de outra forma, sem tirar a parte frontal do escapamento.

Como sou preguiçoso pra caramba, e se fizesse da forma indicada pelo tópico, teria que tirar 5 parafusos...4 das saídas do bloco e mais um da abraçadeira... além de colocar novas juntas em cada saída, resolvi tirar a parte traseira do escapamento...2 parafusos e mais 1 na abraçadeira.

...e não é que deu certo!!!!!!!!!!!!!!

...antes de fazer, pedi instruções ao mestre Konishi, estava com medo de fazer caquinha na troca.
Com o aval do mestre, meti a mão na graxa!!!

Sem a parte traseira do escapamento.

Você vai precisar de uma chave   L   8mm

O acionador velho, que será retificado e guardado para a próxima troca!

De quebra, um trato no escapamento com spray de alta temperatura.

Detalhes:

A junta é metálica, convém comprar uma nova, (R$ 2,50) pois ela é daquelas que com o aperto, amassa e veda. Possui lado, veja na hora da troca.

Ao tirar o acionador velho, ele deve ser recuado com uma chave (vem junto ao comprar o novo).
O mesmo ao colocar o novo. Primeiro recuar ele com a chave, depois colocar e retirar a chave.
( só não sei porque tem que fazer isso)
  :scratch:
  MG Falcão Gaúcho - Tchê, 7 anos de Falcon. Moto boa a gente repete

Offline McPower

• Ligando
  • *
« Resposta #51 Online: Outubro 18, 2009, 12:00:43 pm »
Ola amigos.
Parabéns pelas dicas.
Agora, no meu caso, tenho a Xlx 350, será que alguns dos tensionadores funcionaria na minha motoka?

Grato
Diogo

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #52 Online: Outubro 20, 2009, 09:01:17 am »
Olá Mac. Eu nunca tive uma XL 350, mas procurando por tensionadores para ela achei este  na Hparts, que serve na XL 250, XL 350 e NX 250:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por curiosidade, achei este tensor catracado (acima) ao custo de 25 reais , segundo o vendedor do ML, serve na Falcon mas nao serve na Sahara.

Aparentemente pelo anuncio deve servir para a Strada, para a Falcon, para a Twister, para a Aero, Tornado, XR/NX 200 e Broz.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-105402197-tensor-de-corrente-catracado-_JM

Aí pessoal que já teve uma XL 350, estamos aguardando respostas !!!!
« Última modificação: Outubro 20, 2009, 10:03:40 am por Konishi »

Offline Juba - CWB

• Ironbutt do FOL
  • Amizade não se compra, se conquista
    • JUBACWB - MOTOVLOG
« Resposta #53 Online: Dezembro 15, 2009, 12:25:30 pm »
Buenas pessoal...troquei meu acionador...por um catracado da Plasmoto...a falqueira esta com 19000 km...a principio o barulho da corrente sumiu...porem o motor ainda esta barulhento...tipo valvula ou algo assim....mas um barulho muito menor que antes...
Juba Rimbano
Longe é um lugar que não existe....

Offline Betto Vera

• Esquentando
  • **
« Resposta #54 Online: Janeiro 16, 2010, 01:05:07 pm »
Olás!!!
Hoje, mais uma vez, o tensor do acionador foi recondicionado... Ficou muito bom :thumleft:.
Atualmente estou em Recife, passando uns dias de merecidas férias, agora vou dar nomes aos "bois": primeiro, a mola foi comprada na MOTOCRUZ, o vendendor foi o Deyvisson, custou R$ 4,00; O serviço foi realizado na Pajeú Motos, que fica na Rua da Concórdia, o mecânico foi o "baixinho", pelo menos chamei ele, custou R$ 10,00...
Sobre o serviço, ele foi feito em menos de 30 minutos(e só não foi mais rápido porque o papo tava era bom :hahaha) sem retirar nada do escapamento  :shock: é preciso dizer mais alguma coisa??? ,10468
Abraços!!!

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
« Resposta #55 Online: Fevereiro 02, 2010, 05:38:31 am »
Viva folmília :thumleft:

Preciso de uma ajuda.

Já coloquei o recondicionado, passados algumas dezenas de mil kms precisei colocar um catracado e agora com 135 mil kms a corrente volta a bater novamente.

Como faço para saber se basta trocar o esticador ou será mesmo preciso substituir a corrente?

Na primeira página tem algumas explicações, mas para o acionador original. Como testar o acionador catracado? Em uma das páginas anteriores o folmiliar Nobru981 disse que colocou um catracado que espanou a catraca. Ele colocou outro e o barulho desapareceu? Como verifico essa possibilidade (catracado espanado ou com outro problema)?

Não quero simplesmente mandar trocar a corrente pq a km está alta, se realmente não houver necessidade para isso.

Alguém tem uma dica?

:cheers:
« Última modificação: Fevereiro 02, 2010, 07:23:12 am por Leandro 'Fofão' »

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #56 Online: Fevereiro 02, 2010, 08:48:30 am »
hehe, Fofao, troca o acionador, e se continuar o barulho, troca a corrente de comando... i.aia;

Agora, falando sério, uma corrente de comando , segundo o Tite, pode durar de 10 000 kms a 100 000 kms, e a sua passou bem dos 100 000 kms. Os riscos de uma quebra de corrente de comando apos 100 000 kms aumentam consideravelmente, podendo causar a perda do motor e engrenagens... Troca tudo, amigao. E pode colocar da KMC, caso encontre uma corrente de comando para a Falcon dessa marca,  nao precisa ser a original.

As correntes KMC sao boas, apesar de alguns  poucos relatos contra.

A KMC, é o maior fabricante mundial de correntes de transmissão e no Brasil lidera o mercado de reposição de correntes para motocicletas de baixa e média cilindrada.

- QUALIDADE: As correntes KMC são fabricadas com aço de excelente qualidade, testadas individualmente.
- RESISTÊNCIA: 20% acima das outras no mercado.
Alta performance em qualquer tipo de terreno.
- DURABILIDADE: As buchas são soldadas, assegurando resistência 2 vezes maior.
A possibilidade de rompimento é inferior a 0,01%.
- SEGURANÇA: Todas as correntes da marca KMC tem garantia contra defeitos de fabricação.
- GARANTIA: A qualidade do processo produtivo e das correntes da marca KMC.
O processo produtivo é monitorado pela certificação ISO 9002.

CORRENTE DE COMANDO "KMC"

A imbatível linha de correntes de comando da KMC foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia de fabricação garantindo mais precisão, desempenho e durabilidade para o seu motor

Só o maior fabricante mundial pode garantir a melhor relação QUALIDADE e PREÇO.

Postei o acima, porque uma vez falei que coloquei uma corrente kmc e o pessoal falou que era gambiarra...

Abraços do Japa

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
« Resposta #57 Online: Fevereiro 02, 2010, 10:24:19 am »

Valeu Konishi, estava precisando mesmo de uma dica.

Agora viu, KMC é melhor do que DID?

Fiz uma cotação da DID. R$ 100 na Corcopin. KMC eu nem sei. Sabe qual a Honda coloca lá com o nome de original? Facilitando a pergunta: quem fabrica a original?

Outra coisa. Corrente nova e esticador catracado?

« Última modificação: Fevereiro 02, 2010, 10:26:44 am por Leandro 'Fofão' »

Offline fck

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • São Paulo - SP
« Resposta #58 Online: Fevereiro 03, 2010, 01:56:54 am »
Esse é o calcanhar de aquiles desses motores honda.. XL, XLX, SAhara, Falcon... normalmente a corrente de comando, comando, balancins e esticador apresentam problemas (desgaste) e aparece aquele barulho caracteristico.

De qualquer forma tem que abrir o motor para ver o estado do esticador, da corrente e do comando... Sim pois o barulho pode ser o comando que acabou... esse é o ponto.

Pela km da moto e pelo que eu já vi desses motores, tenho quase certeza que além da corrente de comando será necessário trocar o esticador da corrente.. é aquela peça que parece uma guia, de aproximadamente 20cm por onde a corrente desliza.. é normal que esses motores desgastem bastante essa peça..
Quanto ao acionador, se vc já esta usando o catracado, pode até usar o mesmo, mas pelo baixo valor da peça, dá pra colocar outro.

E quanto a corrente, não usa essa KMC não.. ela até pode ser boa para CGs que é o mercado brasileiro onde ela lidera e que o Konish mencionou, mas para a Falcon, me desculpem..  essa corrente é uma bosta.. KMC = Ki Merda de Corrente
Vai de DID que é garantido.. nem é caro..

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #59 Online: Fevereiro 03, 2010, 11:46:36 am »
Ola Fecker, a KMC reformulou todas as suas fabricas e colocou maquinas de ultima geraçao  e investiu pesado em qualidade.. cada corrente agora é testada individualmente e a qualidade melhorou e muito em comparaçao às primeiras correntes anteriormente vendidas. tanto é que hoje, a KMC domina 40% do mercado global de correntes e tem certificacoes ISO 9002.

A sigla  ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão que representa a  chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) O Certificado ISO 9002 é uma norma internacional que contém diretrizes para a implantação do Sistema de Qualidade. A Série ISO-9002 precisa ser aprovada em 18 testes de qualidade.

A norma ISSO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos  produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta. Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no melhoramento dos sistemas da  qualidade existentes, em lugar de desenvolverem sistemas da qualidade para um produto novo.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2010, 11:52:27 am por Konishi »