Autor Tópico: Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando  (Lida 154733 vezes)

Offline Barah

• Ironbutt do FOL
  • Joinville/SC
Re:Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando
« Resposta #105 Online: Setembro 18, 2011, 09:49:04 am »
Nesta ordem:

1 - Trocar pelo original: aguenta perto de 20 kkm sem bater.
2 - Trocar a mola do tensionador: mola com maior constante prolonga o momento da troca sem forçar muito o tensionamento da corrente de comando.
3 - Instalar o catracado: como força continuamente a corrente de comando acelera o desgaste - nunca mensurei e sequer pesquisei para conhecer essa informação. Cada piloto precisa saber a relação custo benefício entre forçar o comando e jogar a despesa para o futuro (gastos com o tensionador, corrente de comando, outros)

Aqui tem bons relatos para formar sua opinião:

http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=3107.15
Atual - 250 Ténéré
Antes - Bros 125, Tornado 250, FALCON 400 e XT66

Offline Wellington Reis

• Ligando
  • *
« Resposta #106 Online: Setembro 20, 2011, 03:12:48 am »
Nesta ordem:

1 - Trocar pelo original: aguenta perto de 20 kkm sem bater.
2 - Trocar a mola do tensionador: mola com maior constante prolonga o momento da troca sem forçar muito o tensionamento da corrente de comando.
3 - Instalar o catracado: como força continuamente a corrente de comando acelera o desgaste - nunca mensurei e sequer pesquisei para conhecer essa informação. Cada piloto precisa saber a relação custo benefício entre forçar o comando e jogar a despesa para o futuro (gastos com o tensionador, corrente de comando, outros)

Aqui tem bons relatos para formar sua opinião:

http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=3107.15

Obrigado Barah,

a concessionaria falou para trocar todo o conjunto mas como, aparentemente, o problema é apenas no  acionador, vou colocar o catracado e mandar recondicionar o original (trocar a mola) e se ainda assim continuar  dando problema, troco o conjunto todo (aí eu vou morrer em uns 1000 reais). 
Pelo que parece o catracado vai gerar um desgaste a longo prazo, então faço a solução mais barata e troco em seguida. 
Abraço e obrigado pelas dicas.

Offline gabrieldds1

• Ligando
  • *
« Resposta #107 Online: Novembro 17, 2011, 01:32:33 pm »
Eu troquei o acionador da corrente de comando da minha Falcon, coloquei um da Plasmoto (paguei 51,00 + 2,00 da junta + 30,00 da mão de obra). Tem uma semana que troquei o acionador, o barulho alto antes de eu trocá-lo parou, porém continou um pequeno barulho não sabia se era na corrente de comando ou corrente de transmissão, levei no mecânico e ele fez uma verificação na corrente de transmissão e identificou que a emenda da corrente (que não é original, pois ele informou que a relação original da Falcon tem a corrente "selada", ou seja, não possui emenda) é que estava gasta, fui em uma loja de motos e comprei a tal emenda (R$ 7,00) e levei para o mecânico trocar e a moto ficou 100%.

Lendo esse tópico do fórum percebi que eu poderia ter ficado com o acionador original que foi retirado da moto, e trocado apenas a mola que tensiona o acionador da corrente de comando, ou seja, retificado apenas a mola do original.

Serve de experiência para os colegas.

Abç.

Gabriel.
« Última modificação: Novembro 26, 2011, 05:39:21 pm por gabrieldds1 »

Offline silvanoalmeida

• Esquentando
  • **
  • Juazeiro do Norte - CE
« Resposta #108 Online: Dezembro 10, 2011, 02:30:33 am »
Valeu amigo! Estava precisando de um tutorial desses um abraço. :thumleft:
Silvano Almeida

Offline silvanoalmeida

• Esquentando
  • **
  • Juazeiro do Norte - CE
« Resposta #109 Online: Dezembro 10, 2011, 05:23:52 am »
Acabei de trocar o meu acionador do tensor por um catracado mais a moto ficou sem força o que faço?
« Última modificação: Dezembro 10, 2011, 05:39:35 am por silvanoalmeida »
Silvano Almeida

Offline Tomasini

• Esquentando
  • **
« Resposta #110 Online: Dezembro 13, 2011, 03:32:39 pm »
Parabens pelo tutorial...

Como identifico um acionador catracado de um original???

O catracado nao precisa de aperto, certo???

Aguardo...

Abraço
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar"

Offline Gustav0

• Ironbutt do FOL
  • Vitória - ES
    • Relatos de Moto
« Resposta #111 Online: Dezembro 13, 2011, 10:56:22 pm »
tomasini... é muito simples cara...

o catracado tem catraca... e o sem (original), nao tem!!!!

isso ai voce so vai ver com ele na mao... com ele instalado na moto, so se voce abrir aquela tampinha que é com uma chave phillips...

tipo... o catracado, quando voce abrir, vai sair uma molinha, que é a que empurra o tensionador....
o original voce vai encontrar um "parafusinho" com a cabeca de fenda, que serve para voce retrair o tensionador... e quando voce solta, ele automaticamente, "estica" novamente, tensionando assim a corrente de comando....

Offline Gustav0

• Ironbutt do FOL
  • Vitória - ES
    • Relatos de Moto
« Resposta #112 Online: Dezembro 13, 2011, 10:57:56 pm »

veja a catraca no acionador catracado.... ela nao permite que o tensionador volte....

ja o original nao tem essa catraca....

Offline Gustav0

• Ironbutt do FOL
  • Vitória - ES
    • Relatos de Moto
« Resposta #113 Online: Dezembro 13, 2011, 10:59:14 pm »
Acabei de trocar o meu acionador do tensor por um catracado mais a moto ficou sem força o que faço?

Silvano, posso estar errado... mas creio que o acionador tem absolutamente nada a ver com a forca da moto...

Offline Tomasini

• Esquentando
  • **
« Resposta #114 Online: Dezembro 14, 2011, 08:15:48 am »
tomasini... é muito simples cara...

o catracado tem catraca... e o sem (original), nao tem!!!!

isso ai voce so vai ver com ele na mao... com ele instalado na moto, so se voce abrir aquela tampinha que é com uma chave phillips...

tipo... o catracado, quando voce abrir, vai sair uma molinha, que é a que empurra o tensionador....
o original voce vai encontrar um "parafusinho" com a cabeca de fenda, que serve para voce retrair o tensionador... e quando voce solta, ele automaticamente, "estica" novamente, tensionando assim a corrente de comando....

Obrigado Gustavo, vou verificar...

Abraço
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar"

Offline Moraes

• Ligando
  • *
« Resposta #115 Online: Janeiro 06, 2012, 02:28:28 pm »
Oi Pessoal,

Sou novo no fórum, e entro já com umas dúvidas, que podem ser um contributo para  o conhecimento geral, mas que tem, para variar, muita urgência de serem respondidas, pois tenho a burra com o motor parado.

Peço desculpa o testamento, mas fica logo tudo explicado, peço por favor terem paciÊncia para lerem tudo e me ajudarem a tomar uma decisão, tenho um problema que vocês não têem, moro no estrangeiro e aqui não há peças paralelas, nunca ninguém ouviu falar de atuador de catraca, não há mola destas a venda e ninguém recondiciona nada, muito menos este atuador. Vou ter que me desenmerdar sozinho (o que vale é que tenho bastante experiÊncia).

Comprei uma falcon de 2003, com trinta e poucos mil rodados, muito inteirinha a moto, sem barulhos assustadores de motor quando experimentei quente, mas o rapaz que me vendeu disse que no dia seguinte, com a moto fria eu ia sentir um barulho, mas que era típico das falcon, e que era do esticador da corrente, pra eu não me assustar.

Eu nunca tive falcon, mas tive toda raça de hondas que batem corrente de comando, xl250, 350, até 125 a fazer barulho, e já troquei muitos esticadores no passado quando morava no Brasil.

Afinal me assustei e muito, o barulho da moto é terrível, a moto é para vender e assim não tenho qualquer chance de vender, porque moro em Portugal e aqui não há moto nenhuma a fazer barulhos assim, o pessoal pensa logo que o motor está f**dido. (a falcon apareceu aqui importada do Brasil) Curioso é que eu negocio motos, tenho hoje umas 8 motos, já tive muitas dezenas e nunca tive nenhuma com problemas de esticador nas motos daqui, tou convencido que o material das motos ai é "diferente"... Porque lembro que acho que não tive ai nenhuma que não batesse corrente, e trocava estivadores paralelos e 6 meses depois berrava de novo...

Mas voltando ao tema, este mesmo rapaz que me vendeu a moto, que por acaso é brasileiro imigrante também, depois de cerca de um mês que eu comprei a moto e a tenho parada por causa deste barulhão, ele me falou deste fórum, falou deste problema crónico, falou do acionador de catraca...

Eu li tudo por aqui no fórum nestes dias, e o mais complicado é que se por um lado parece-me mesmo barulho de corrente (chego a ter impressão de sentir/ouvir a corrente roçando, em determinados  regimes de rotação), por outro lado, li por aqui que o que caracteriza barulhos a frio que somem a quente, não é do actuador, mas sim do descompressor.

Mas pronto, como o rapaz diz que é 100% certeza de ser do atuador, e inclusive disse-me que a tempos ele próprio desmanchou, puchou um pouco a mola e cortou, e diz que ficou sem barulho por uns tempos, como ele disse isto, e depois de ler aqui os vários relatos, resolvi desmanchar o meu atuador para ver o que fazia dele.

Notei que tinha pouca pressão, e experimentei puxar a mola mais um bocado, senti a mola muito fraquinha. PARAGRAFO, ALGUÉM PODE ME DIZER SE É ASSIM MESMO FRAQUINHA A MOLA? OU A MINHA DESTEMPEROU?. Puxei uns 10cm como li por aqui, dobrei, cortei. Fiquei descontente com o formato da pontinha que fica para fora, e ao puxar a mola para dar um jeitinho reparei que já não tinha mais quase curso nenhum, fiquei logo preocupado porque o rapaz disse que já tinha cortado... Dei o jeitinho na ponta para ficar mais jeitoso, e de seguida fui experimentar se o "pistãozinho" já oferecia mais resistência, e ao empurrar, aquela merda puxou logo a folha de mola para dentro, já não tinha curso...

Pronto, tive que desmanchar, ao menos vi que é algo muito simples, um sem fim preso À mola que trabalha no interior do "pistão". A mola continua a me parecer extremamente fraquinha.

Arranjar outra mola deste gÊnero aqui deve ser uma complicação. Aqui em Portugal não se conserta nada, vai tudo para a sucata as vezes por defeitos banais. Não existem lojas de peças como aí, nem mecÂnicos ou mexanicos... Isto aqui é uma miséria neste sentido, qualquer problema que tenha com um carro ou uma moto, é uma merda, querem te enganar logo, tão habituados a lidar com gente "esperta", e acham que só existem otários no mundo.

Portanto pensei em simplificar a coisa, e ponho-me a pensar nos prós e contras, e a pensar que não é possível que o pessoal ai no Brasil não tenha também já pensado ou feito isto que estou a pensar.

Como não consigo o catracado, nem a mola para substituir esta (a menos que arranje alguma mola de outra coisa, tou a pensar nas trenas) a minha ideia foi tirar o sem fim, ficar só com o "pistão" e o tubinho guia do sem fim e meter uma mola espiral bem forte, por detras do pistão a fazer batente na tampa/bujão.

Fico apenas a pensar que se parece tão simples, porque é que os engenheiros iriam complicar e criar esta peça com um sem fim e a mola de fita em posição perpendicular??? Quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Ora, eu tou aqui a inventar teorias, talvez a mola fraca em fita seja até propositado porque o sem fim faz um efeito de desmultiplicação e com isto faz um trabalho tipo amortecedor, não deixando o tensor "balançar" muito, com efeito só de mola.

PARAGRAFO: O QUE ACHAM DESTA TEORIA? SERÁ QUE PROCEDE? E SE EU FIZER A ALTERAÇÃO PARA UMA SÓ MOLA ESPIRAL BEM FORTE A EMPURRAR O EMBOLO, SERÁ QUE FICA A TRABALHAR MAL? COM MUITO CURSO NO MOVIMENTO DO TENSOR??? ALGUÉM JÁ FEZ ISTO?

Para já fico por aqui com este pedido de ajuda.

Um abraço deste carioca que vive perdido do outro lado do atlantico!

Obrigado!

JM

Offline Moraes

• Ligando
  • *
« Resposta #116 Online: Janeiro 07, 2012, 02:09:00 pm »
Boas,

Não? Ninguém?

Abcs

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #117 Online: Janeiro 09, 2012, 01:05:23 am »
Olá Moraes, às vezes é melhor descomplicar..  Compra a peça aqui no Brasil via mercado livre e pede para te enviarem .

Agora, se quiseres recondicionar, basta medires o comprimento da mola de fita original e substituí-la por outra mola de fita com o mesmo comprimento mas de maior bitola ( mola mais forte).

Abraços do konishi

Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #118 Online: Janeiro 09, 2012, 01:48:52 am »
Desmontei o meu da cb semana passada e não tem como enrolar a fita manualmente. A que estava lá, praticamente não fazia força alguma, está bem mole e sem pressão. E mesmo esta achei complicado de tentar enrolar e colocar na posição certa. Separei as peças internas e vou pedir para recondicionar  :thumleft: Muito complicado de fazer em cada para uma peça tão importante. Tenho 2 comandos de válvulas na moto e prefiro não arriscar de trocar um cabeçote inteiro por uma chicotada de corrente de comando. Custa em torno de 100 reais  :thumleft: Aliás, existem modelos de catraca de 50 mangos e simplesmente trocar a peça é muito fácil  :thumleft:

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #119 Online: Janeiro 09, 2012, 03:29:33 am »
Engraçado como tudo é relativo Diego. A peça ( acionador) é barata em relaçao ao custo de outras marcas, realmente nao vale a pena tentarmos recondicioná-la nós mesmos, a nao ser por hobby,hehe.
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !