Autor Tópico: A mentalidade do futuro motociclista me assusta  (Lida 2027 vezes)

Offline Schulz

• Pilotando na boa
  • Instrutor teórico de trânsito (Auto Escola)
A mentalidade do futuro motociclista me assusta
« Online: Abril 04, 2008, 02:14:12 am »
A mentalidade do futuro motociclista me assusta

Um dos grandes impactos que sentimos nos dias de hoje é a violência no trânsito. Às vezes se tem a sensação que tudo que se faz, se projeta, ou que se estuda é em vão. A cada dia os noticiários mostram, como se já fosse uma regra, os diários e constantes acidentes e número de vítimas, tanto em rodovias como em cidades. Contudo, uma coisa me chama muito a atenção e me assombra: Mesmo com noticiários, ao ensinar Direção Defensiva, Legislação de Trânsito e Convício Social do Trânsito, vejo em muitos futuros motoristas e motociclistas a expressão de que não estão ali para aprender o que é participar do trânsito. Em suas opiniões, muitos pensam que estão adquirindo o direito de “arrepiar nas vias e rodovias”.
   Em seus relatos, o que ouço é sempre aquela frase: “-Mas meu pai sempre fez assim!”. Esquecemos que os maiores observadores do mundo são nossos filhos. Tudo que fazemos no trânsito de forma negativa serve de referência e desculpa para suas falhas. “-Mas pai, você também bebe quando dirige, também xinga e também passa o sinal fechado! Por que não posso fazer também?”
   Infelizmente, vejo que muitos de meus alunos, da forma que aprenderam com seus pais, não terão o privilégio de ter a minha idade. Mostro a realidade, a violência sobre o asfalto, depoimentos, reportagens mas, em alguns deles, sinto-me frustrado, como se minhas palavras fossem em vão. Acham o “cara” que faz zerinho, empina e ganha nos pegas um herói, um ídolo (seus olhos brilham).
Meus Deus, o que fizemos com nossos filhos?
E o pior, sinto totalmente responsável pela morte de nossos filhos no trânsito, pois suas primeiras aulas foram comigo, assistindo minha forma de dirigir. Por isso batalho tanto com eles. Preciso que, daqui para frente, nossos futuros motoristas parem com a violência no trânsito, para que nossos netos possam viver em paz.

João Batista Schulz
Instrutor Teórico e Prático de Trânsito
Membro do:
Pelicano Moto Clube
Irmandade Estradeira
AMO-DF
Falcon on line

ANTES DE RECLAMAR DA VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO, VEJA SE ELA NÃO ESTÁ PARTINDO INICIALMENTE DE VOCÊ!

Offline luis

• Enrolando o cabo
  • tranquilidade, serenidade e amizade a todos .....
Re: A mentalidade do futuro motociclista me assusta
« Resposta #1 Online: Abril 04, 2008, 02:28:28 am »
REALMENTE E APURA VERDADE  .clap .clap
cade os motociclistas de brasilia credoooooo...

Offline Biofa

• Ironbutt do FOL
  • Guarapari - ES
« Resposta #2 Online: Abril 04, 2008, 02:34:48 am »
Excelente a mensagem Schulz,

Também penso muito nos meus atos quando estou com meu filho, já que sou confesso de muitas vezes abusar, e ser ousado no trânsito, muitas vezes pela necessidade de ganhar tempo.
É importante salientar o que vc menciona como os heróis, mas o problema não são tanto os pais e sim a idade do jovem que ao tirar sua carteira está experimentando uma sensação impar que mistura hormônios e adrenalina.No meu caso tive uma referência por parte dos pais extremamente cautelosa e conservadora, mas nunca consegui dirigir/pilotar como eles, concordo que os pais podem influenciar muito no futuro condutor, mas o principal será da cabeça do jovem que estiver começando a dirigir/pilotar.
Outro detalhe que acho muito importante que deveria ser modificado é com relação as estradas, é preciso um treinamento mais específico para estas situações junto aos novos condutores. Entendo que é um sistema pronto que se utiliza no aprendizado do condutor mas será que ele é eficiente?
Será que apenas fazer a prova dos cones, rampa etc para motos ou mesmo exercícios em baixa velocidade para os carros e baliza é o ideal para uma pessoa já sair dirigindo?
Não entenda como crítica, mas tenho certeza que você enxerga diversas falhas no sistema de formação de novos condutores...

Parabéns pelo texto .clap
Abraço

Biofa
Falcon Branca Pérola 03 SM

Offline Diego Paz

• Ralando as pedaleiras
  • Floripa - SC
« Resposta #3 Online: Abril 04, 2008, 03:11:03 am »
Meu pai tem mais de 40 anos de habilitação, dirigiu (e dirige) em vários países, inclusive aprendi com ele na estrada, indo para Chile, Argentina, Paraguai e muitas indas e vinda para a praia. Só discordo num ponto: faça o que eu digo mas não faça o que eu faço!! O texto é realmente show Schulz, mas eu ja acho que seja um reflexo condicionado nas grandes cidades. Em lugares mais calmos, onde o trânsito é um pouco mais "educado", as fatalidades ocorrem por outros motivos.

Mas é bem isso que falou, assim como bebida, cigarro, bater na mulher, maltratar animais, comida, religião, time de futebol, enfim, acho que tudo será um reflexo do pai ou tutor.

Será que é mesmo o pai dele que faz isso? Ou os amigos da escola, da rua e da Sra Rede Globo? Fico realmente na dúvida. Mas como disse outras vezes, no nosso Brasil Tupiniquim, ensinamos nossos filhos, cantando, a atirar o pau no gato!! E se não ficar em silêncio, come toda a merd... dela. Complicado...

Abraços
Florianópolis - SC - Brasil

Offline AlvaroME

• Pilotando na boa
« Resposta #4 Online: Abril 04, 2008, 05:42:57 am »
Infelizmente, excelente a sua observação!

Enviei link a amigos.

Abraço!

Offline --> Fabio <--

• Pilotando na boa
« Resposta #5 Online: Abril 04, 2008, 06:01:09 am »
 :salut:

É realmente muito bom texto Schulz, parabéns.

Essa coisa de responsabilidade no trânsito, não é facil, de quem é realmente a responsabilidade, dos pais por seu exemplo, dos colegas pelas provocações, da tv e cinema pelas cenas espetaculares, tudo isso tem sua parcela de culpa para o que vemos acontecer pelas nossas estradas.
Vejam só, aqui na minha região só esta semana foram três mortes (que eu soube) envolvendo motos e carros, um em urussanga, um em criciúma e um em tubarão, pra mim isso é muito.

Muito crítica mesmo essa situação, todo cuidado é pouco.
NX4 FALCON ---> XT 660 R - Preta - Urussanga - SC

Offline Schulz

• Pilotando na boa
  • Instrutor teórico de trânsito (Auto Escola)
« Resposta #6 Online: Abril 05, 2008, 05:43:03 am »
Dando um up no tópico

ANTES DE RECLAMAR DA VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO, VEJA SE ELA NÃO ESTÁ PARTINDO INICIALMENTE DE VOCÊ!

Offline joseli lopes dos santos

• Ligando
  • *
« Resposta #7 Online: Abril 05, 2008, 12:23:16 pm »
pura verdade

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #8 Online: Abril 05, 2008, 01:51:57 pm »
Schulz
Parabéns pelo Texto: "A mentalidade do futuro motociclista me assusta Schulz".

Jamais devemos acreditar que tudo que se faz, principalmente em matéria de trânsito é em vão, ocorre que muitas vezes queremos que os jovens aprendam coisas que não vivenciamos com eles na prática ou simplesmente por acreditar que essa é a maneira correta de se fazer.

Não acredito que seja regra o jargão: "meu pai sempre fez assim", haja vista, inúmeros médicos, cientistas, advogados, escritores, profissionais de todas as áreas, dedicarem-se o sucesso de suas vidas à história pregressa de seus pais. Eu por exemplo tenho meus país como modelo a ser seguido.

A violência no trânsito, certamente está muito mais relacionada com a falta de cultura de um povo do que com os exemplos que trazem de casa. Muitas vezes, por culpa de uma sociedade que desprezou valores de família, de companheirismo, de irmandade, de comunhão.

Uma sociedade que cultua valores de família bem estruturada jamais passará para seus descendentes exemplos negativos de vida. Passará sim, exemplos de como ter caráter.

Uma sociedade precisa ter fé, precisa ter ideais, precisa ter amor, precisa ter honestidade, precisa ter harmonia, precisa ter um lar.

Muitas vezes é o que os jovens vêem nas ruas, nos meios de comunicação em geral e trazem para dentro de casa é que está errado, não o contrário.

Uma sociedade onde a ganância, a disputa por espaços a qualquer custo, onde a educação não é tema central, formar jovens conscientes é realmente tarefa árdua!

Mas, por outro lado, vejo que nem tudo está perdido. Por exemplo: Vejam só, estamos debatendo sobre violência no trânsito, exatamente num meio de comunicação que roda o mundo a cada minuto. Nosso " F A L C O N O N L I N E ", por exemplo, é modelo de como podemos ajudar nossos jovens.

Aqui do FOL, somos inúmeros companheiros de todas as idades e de maneira geral, posso afirmar que são todos, motociclistas (ou motoqueiros - como queiram) conscientes.

Quando saí de Barra Bonita, fiquei super preocupado, pensando na viagem de retorno de todos nós, cada um para um canto diferente desse Brasilzão! Quando cheguei em casa e pude verificar que na medida em que as pessoas (e eram muitas) iam chegando em casa e tudo estava bem, agradeci a Deus pelo passeio e pelo regresso de todos sem contratempos.

Nem tudo está perdido, acredito num futuro de motociclistas conscientes nos dando exemplo e mostrando que o trânsito pode ser harmonioso e prazeroso para todos nós.

É isso aí... :thumleft:
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline Beto

• Esquentando
  • **
« Resposta #9 Online: Abril 05, 2008, 03:26:49 pm »
Schulz, gostei muito e gostaria de reproduzir sua mensagem noutro forum.
Abraço
Beto  ,10468

http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewtopic.php?t=2480
« Última modificação: Abril 05, 2008, 03:27:57 pm por Beto »

Offline Hellequin

• Pilotando na boa
  • Mendigos do Asfalto M. C.
« Resposta #10 Online: Abril 06, 2008, 12:24:32 am »
Belíssimo texto!!  .clap Parabéns!  .clap
NX4 Falcon preta 2007
Castilho-SP