Autor Tópico: Passeio: Sodrelândia-BR-101.  (Lida 13528 vezes)

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
Passeio: Sodrelândia-BR-101.
« Online: Janeiro 17, 2008, 04:08:00 pm »
De Madalena à BR-101 via Sodrelândia

Os Bastiões da Estrada voltaram a se reunir para mais um passeio. Desta vez resolvemos terminar a exploração de uma região que já conhecíamos em parte. Em outras oportunidades já havíamos estado em Tapera (município de Trajano de Moraes, Glicério e Frade, município de Macaé), mas faltava ainda conhecer Sodrelândia, distrito de Trajano de Moraes, Trapiche e Córrego do Outro, localidades pertencentes a Macaé, saindo pela BR-101.
Pois bem, decidimos na véspera, sem “fazer vésperas”. O Mayke, registrado mas ausente aqui no FOL, deu a idéia e se empolgou, mas no final furou. Então saímos só quatro motos: Eu na Falcon (sozinho, já que a Dona da Pensão está grávida e, por recomendação médica está evitando este meio de transporte “perigoso”), Kinzim com Nilma, na Sahara, Bill e Cláudia na XR200 e os mais novos Bastiões, o Zé Edson e minha irmão Gilcéa, numa XT 225.
Saímos por volta das 9:20 da manhã. O domingo (13-01-08) estava levemente nublado e a promessa era de um sol forte. Tudo indicando que a escolha do roteiro fora acertada, já que Sodrelândia é conhecida pela sua cachoeira, que tem o mesmo nome e é uma das mais bonitas da região. Contudo, ao chegarmos em Trajano de Moraes o tempo se mostrou fechado, dando a impressão de que iria chover. Decidimos continuar, afinal, já estávamos na estrada. Descemos a serra (de estrada de chão, bem ruinzinha, por sinal) e o tempo, embora não mais ameaçasse chuva, continuava nublado.
45 km depois chegamos a Sodrelândia. Eram 10:10 da manhã. O tempo nublado não convidava a um banho de cachoeira. Então procuramos um boteco para tomar uma gelada enquanto esperava a água esquentar. De fato, logo logo o sol deu as caras, embora timidamente e decidimos ir a cachoeira, que fica a cerca de 500 metros do pequeno núcleo urbano. A pequena localidade tem esse nome em homenagem a Feliciano Sodré, que nasceu ali perto, foi prefeito de Niterói, Senador da República e Presidente da Província do Rio de Janeiro. Em 1922 tentou fundar ali um “burgo agrícola”, mas a idéia não vingou.

A tranqüilidade de Sodrelândia

Tivemos que deixar as motos na estrada. Interessante que perto da entrada havia uma nascente de água cristalina em plena via pública. Seguimos a pé por cerca de 200 metros, já a pouca distância da margem do Rio Macabu. Logo na frente tivemos a bela visão da cachoeira. É simplesmente belíssima. Deve ter pelo menos 60 metros de altura. Água limpíssima e muita natureza em volta. A água estava super gelada. Mesmo assim entramos nela. Afinal, já estávamos ali mesmo....

Motos na estrada e.... ruma à cachoeira.

A trilha que leva à cachoeira principal.

Incrível, mas a Cachoeira quase não “cabia” na foto. Aqui Kinzim e Nilma.

A turma se divertiu na água gelada.

Olha eu aí.

Logo mais abaixo várias piscinas naturais se formam. Estas com águas um pouco mais quentes. Alguns entraram, mas eu, que já estava quase me recuperando do choque térmico inicial, preferi ficar do lado de fora.

Aqui Bill mergulha. Disse ele que a água estava um pouco mais quente.

Ficamos um pouco por ali e decidimos seguir viagem. Continuamos pela estrada de chão até Vila da Grama, que é o nome oficial do 3° distrito de Trajano de Morais. Mas todo mundo conhece o lugar como “Tapera”. Ali existe uma represa que alimenta a única usina hidrelétrica da região (a Usina de Glicério).

Estrada de Tapera. Ao fundo uma pontinha do lago que fornece água para a hidrelétrica.

Vila da Grama (Tapera, para os íntimos)

Resolvemos procurar um lugar para almoçar no Frade, já que nas últimas vezes havíamos parado sempre em Glicério. Porém, cerca de 5 km antes de chegar ao Frade, a moto do aspirante a Bastião, Zé Edson aparece com o pneu murcho. Que bela estréia. O jeito foi passar a garupa para a minha moto e seguir em cima do tanque até o Frade, a procura de Borracheiro.

Zé Edson, tirando o pneu furado da moto

Daqui, a Pedra do Frade estava encoberta.

Mas era domingo e lugar pequeno é fogo. Lá não tem nem posto de gasolina. Borracheiro então, nem pensar. Tiramos o pneu da moto, amarramos na garupa da XR e rumamos pra Glicério (6 km à frente). Lá tem posto de gasolina (um só), mas borracheiro ... é ruim, hein. Nos indicaram um em Trapiche (mais 6 km). Chegamos lá e procuramos pelo borracheiro. Soubemos chamar-se Eury e chegamos na oficina dele. Estava fechada. Chamamos e depois de algum tempo chega ele, com cara de sono. Perguntamos se colava pneu de moto. Respondeu que sim, mas que no domingo era só atté meio-dia. (já eram mais de 2 da tarde). Então puxamos conversa, falamos da viagem, de onde éramos e descobrimos que sua família era da nossa cidade. Aí ficou fácil. O cara trocou a Câmara (a furada não servia mais) e ainda abriu um boteco que tem anexo à oficina pra tomar uma cerveja conosco). Pena que nessa hora eu não estava com a máquina, que ficou com o resto da turma no Frade enquanto buscávamos socorro.
Retormamos ao Frade com o pneu inteiro e fomos procurar algum lugar tranqüilo para comer alguma coisa e beber umas brejas. Doce ilusão. Dos três botecos do lugar, um tinha o que comer, mas não tinha cerveja. Outro tinha cerveja (e gelada), mas não tinha nada para beliscar. O terceiro tinha salgado e cerveja, mas esta estava quente. Ficamos no último. Fizemos um lanche rápido e decidimos alterar o roteiro, saindo por Trapiche, Córrego de Ouro e saindo na BR-101. Dali seguimos para Conceição de Macabu, onde não falta cerveja, nem chope nem tira-gosto.
Apesar de ser relativamente perto da minha cidade (cerca de 70 km) eu nunca havia passado por ali. Fiquei surpreendido com o grande número de residências de  alto nível, tudo mantido pelos petrodólares da vizinha Macaé. O relevo é intermediário entre o montanhoso e o início da baixada litorânea, o que proporciona uma bela visão da Serra do Mar, com destaque para o Pico do Frade que pode ser visto da BR-101.

A Pedra do Frade vista de Trapiche (não fui eu que tirei essa foto. Tirei do site www.macae.rj.gov.br

Trapiche:

As motanhas da Serra do Mar, vistas da BR-101.

Chegamos na BR no primeiro trevo de Macaé (sentido Sul-Norte), cerca de 10 km antes da Usina Termo Elétrica do Norte Fluminense. Pegamos um trânsito bem intenso até o trevo de Conceição de Macabu. A partir daí foi só tranqüilidade. Estrada boa e tranqüila até Conceição, onde paramos na Choperia Central para a saideira.

Um mapinha bem tosco do nosso roteiro.

Passeiozinho básico, mas legal para quem não saía há quase dois meses. Só que aprendi uma lição. Vestir calça jeans por cima de short molhado é a maior furada. A bunda arde que dá dó.

"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline BATISTA

• Ralando as pedaleiras
  • Três Lagoas - MS
Re: Passeio: Sodrelândia-BR-101.
« Resposta #1 Online: Janeiro 17, 2008, 05:49:48 pm »
Que belo passeio Bastião, ao ver o tópico pensei que vc estava no meu Estado, pois aqui tem uma pequena cidade chamada Sidrolândia que dá acesso a cidade turistica de Bonito ,10468

Offline B A R R O S

• Ironbutt do FOL
  • Pouso Alegre/MG
« Resposta #2 Online: Janeiro 17, 2008, 10:18:10 pm »
Parabéns pelo passeio e pelas fotos.

Offline Gean

• Ironbutt do FOL
  • São José - SC
« Resposta #3 Online: Janeiro 17, 2008, 11:03:48 pm »
Bastião, belo passeio.
Já faz cerca de um ano que eu não vou numa cachoeira. Só praia enjoa...
Vendo essas fotos dá vontade de me mandar pros interior curtir uma água gelada.
Abçs...

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #4 Online: Janeiro 22, 2008, 08:26:39 am »
Coitado do Gean, tá enjoado de praia!!  kkkkk; Deixa a galera de sampa ler isso!!  i.aia;

Bastião, é impressõa minha ou a YAMAHA foi a única a dar zica?  i.aia; Brincadeira cara! Eu curto pacas cachoeiras e montanhas. Me lembram muito Itajubá, onde tem bastante e com água de doer os ossos!!!!

Parabéns pelo rolê e pelas fotos.

Abraços

Diego

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #5 Online: Janeiro 22, 2008, 08:53:59 am »
Belo passeio Bastião!!!!  .clap

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #6 Online: Janeiro 22, 2008, 09:24:40 am »
Bastiana: "Meu bem, como foi o passeio?", Bastiao responde: "foi bom,  mas a agua estava gelada e fiquei gripado, molhei as calcas e estou com uma coceira danada no forever, vc tem um talquinho de nenê aí, Bastiana? " "Passa pra mim, meu bem?" "Ah, que alívio !"
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Rogério Domingues

• Pilotando na boa
  • Valinhos/SP
« Resposta #7 Online: Janeiro 22, 2008, 12:14:32 pm »
Belas fotos!!

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
« Resposta #8 Online: Janeiro 22, 2008, 01:18:03 pm »
Bastiana: "Meu bem, como foi o passeio?", Bastiao responde: "foi bom,  mas a agua estava gelada e fiquei gripado, molhei as calcas e estou com uma coceira danada no forever, vc tem um talquinho de nenê aí, Bastiana? " "Passa pra mim, meu bem?" "Ah, que alívio !"

figh/ 

Seu, seu ......... invejoso  b.lugh
"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline Mãinha - In Memorian

• Ironbutt do FOL
  • Abrantes- Bahia
« Resposta #9 Online: Janeiro 29, 2008, 01:32:08 pm »
O passeio devia estar divino as paisagens e a cachoeira é linda demais.....mas aquela agua gelada lá...... brrrrr to fora....já basta o frio em Curitiba....  :geek:
Bjs..... kiss

Ex: XLinha 02-Branca e roxa (Pequena)
Ex: Sahara 97-Roxa (Fenix)
Ex: Falcon 01-Prata (Silver Surf)
Atual: XT600E 97-Branca personalizada (Sara Lee)

Offline Elton (Indaia)

• Ironbutt do FOL
  • Indaiatuba/SP
    • Minhas fotos
« Resposta #10 Online: Fevereiro 11, 2008, 05:26:01 am »

Que bela cachoeira, adoro cachoeiras e esta parece ser deliciosa !!!!

Parabéns pelo passeio e pelas fotos.

Offline CARLÃO

• Pilotando na boa
« Resposta #11 Online: Fevereiro 15, 2008, 06:00:05 am »
fala Bastião beleza de passeio...melhor que a pomadinha só uma ABUSADA.....para esquentar um corpo molhado...abraço
ACELERANDO BEM DEVAGARINHO