Enquete

VOCÊ ACHA QUE O CAMPING SELVAGEM É UMA BOA?

SIM
36 (80%)
NÃO
9 (20%)

Votos Totais: 44

Autor Tópico: Acampar- Uma terapia de Aventuras  (Lida 91308 vezes)

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
Re: Acampar- Uma terapia de Aventuras
« Resposta #15 Online: Maio 21, 2007, 03:13:34 am »
Alemão, alergia a insetos tem em vários níveis.
No local (pele) costuma ficar um edema. A dor de picadas de abelhas, por ex, pode ser minimizada tirando o ferrao com uma faca ou uma pinca e pingando anador gotas. Amoniaco também neutraliza o veneno topicamente.
Normalmente as alergias sao tratadas com xaropes via oral como o Polaramine( casos suaves),  mas quando a pessoa é muito alérgica existe o risco do choque anafilático ( garganta inchando e respiracao fechando). Nestes casos extremos, tem que injetar via subcutânea 1 ml de adrenalina. E ir para um pronto socorro o mais rapidamente possivel. Eu levo p/acampar uma seringa e agulha descartável e ampolas de Adrenalin( bitartarato de epinefrina 1 mg/ml ). Se nao souber como aplicar sub cutaneo, pode aplicar no musculo da coxa ( um palmo abaixo da virilha na frente, tem menos riscos de pegar vasos )
A acao da epinefrina, é de vaso constricao, a acao da alergia é de vaso dilatacao. Mas só em casos extremos, viu?
Os antialérgicos podem ser:
Celestone comprimidos-gotas -elixir-  Betametasona( sao corticoides) muito potentes. Em crise de picada de inseto  pode tomar até 4 comprimidos de 0.5 mg.( cuidado, nao podem ser usados em pessoas com Lúpus), leiam a bula antes de usarem. Pode ser usado principamente em casos de edemas muito grandes, como traumas, por ex, rosto inchado, etc... Ë perfeito para tomar duas horas antes de extrairem o dente do sizo,hehe... evita inchacos pós operatórios...
Celestone Soluspan injetável-Ampola de acetato de dexametazona,fosfato dissodico de dexametazona-ampola de 1 ml para aplicacao intra-articular, intra-lesional, intra-muscular . tem efeito bem mais rápido do que os comprimidos.
Um ex: O Cleber Bonnotto torceu o pé  na última viagem e nao conseguiu mais trocar as marchas devido ao inchaco ( edema). Neste caso, uma injecao direto na articulacao permitiria a ele menos dor e menos edemas. Outro ex, é o da namorada do Patrick, que deu um mau jeito na coluna e teve que parar e deitar no asfalto de tanta dor. Nesses casos, o celestone funciona bem. E pomada de arnica também( antiinflamatória)
Tem  o celestamine também em comprimidos e xarope. combina o efeito antialergico e antiinflamatório da betametasona e o efeito antihistamínico do maleato de dexclorfeniramina.
Este medicamento é mais seguro pois usa dosagem mais baixa de corticosteróide, indicado para picadas de insetos, asma bronquica grave,rinite alérgica,eczemas, dermatite de contato , reacoes medicamentosas, doenca do soro,e nas inflamacoes oculares alergicas, como ceratites e conjuntivites alérgicas. Seu efeito dura 12 horas. Cuidado: nao pode usar em pessoas com doencas fungicas, autoimunes, Lupus. Recomendo consultarem seus medicos sobre indicacoes mais especificas.
Estas recomendacoes acima sao para emergencia aonde nao há médicos por perto

Antialergicos tópicos:
Caladryl (queimaduras solares). Mas a pasta dagua é mais barata e funciona bem.
Alergosan
Busonid aerosol nasal
Andatol geléia

Colírios antialérgicos
Maxicrom  2 a 4%
Naaxia
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
« Resposta #16 Online: Maio 21, 2007, 04:05:45 am »
Falou doutor. Vou imprimir e levar comigo.

(Vale como receita ????)
"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #17 Online: Maio 21, 2007, 05:41:27 am »
Tá vendendo a moto Bastiao? Eu nao recomendaria o uso daqueles medicamentos a nao ser em emergencias. O uso prolongado de corticosteroides pode mascarar sintomas de doencas graves, como infeccoes sistemicas, ou ulceras de estomago, por ex. crises de asma brabas podem ser removidas com corticóides, mas sem tratamento adequado por médicos, as crises ficam mais frequentes . O uso direto de corticoide afeta o sistema endócrino e aumenta a retencao de liquidos no corpo. Uma ou duas vezes nao faz mal, mas usa-los o tempo todo é trazer problemas.
Um jogador que tomar uma injecao de corticoide no joelho, por ex, pode achar que a articulacao está boa e forcá-la sem ter a nocao que pode lesar ainda mais a articulacao.
Sempre consulte um profissional da saúde !

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
« Resposta #18 Online: Maio 21, 2007, 10:18:16 am »
Tá vendendo a moto Bastiao?

Tô vendendo sim, amigo Konishi. Mas é pra comprar uma Zeradona. Não pretendo ficar sem moto nem um dia, sequer !!!
"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline alemao

• Esquentando
  • **
« Resposta #19 Online: Maio 21, 2007, 11:47:41 am »
valeu pela aula konish :thumleft:
acho q o meu caso é de celestone,pois a coceira e o inchaço toma conta em torno de uns 15 cm em volta da picada,e incha mesmo véio fóda...
mas blz...vou levar na proxima viagem...
abços... ,10468

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #20 Online: Maio 22, 2007, 02:48:23 am »
Alemao, cuidado com o corticóide, consulte o seu médico de preferencia. Se vc for diabético, o corticoide pode dar uma crise diabética, portanto manere na dosagem, tá? Talvez no seu caso por amoniaco logo após a picada de inseto e seguido de uma pomada antialérgica já resolva o  problema.
Faca um teste, vá a um garapeiro e encoste o braco numa abelha e deixe-a picar.  Depois poste o resultado para a gente dar boas risadas, hehe..

Offline CAÊ

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
    • Mercadão Fácil
« Resposta #21 Online: Maio 22, 2007, 04:58:11 am »
Essa aí foi em Maranduba - Ubatuba - SP

Bela imagem logo ao acordar...

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #22 Online: Maio 22, 2007, 07:53:04 am »
Acampar nos dá uma mobilidade tremenda. E naquelas viagens longas pelo interior , ou nas praias, principalmente em temporadas, sempre se acha um lugar para montar a barraca. Geralmente todos os encontros de motociclistas tem uma área reservada para barracas.
Sempre é bom checar se o local encharca quando chove, ou de que lado bate o sol a tarde.
As vezes uma area parece boa, mas a tarde nao dá para ficar na barraca.
Acampar a beira de um rio demanda conhecimentos de quanto ele subirá se chover na cabeceira.
Leve sempre um cadeado pequeno para fechar a barraca de curiosos. Nao protege muito mas dificulta.
Ontem eu vi no Extra um colchao inflavel de solteiro por 37 reais. E uma bolsa de agua igual a do camel bag, mas sem as alcas e a cobertura termica por 34 reais tambem. Dá para envolver em EVA (colar o EVA com silicone quente) para isolar termicamente e depois costurar por dentro de uma camiseta larga por ex. Assim pode-se ter um Camel bag baratinho para fazer trilhas de moto, e agua para acampar.

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #23 Online: Outubro 29, 2007, 01:53:27 am »
Eu acho que fiz um tópico com esse nome aki no FOL, mas nao o encontrei no servico de Busca.
Dando continuidade estou postando sobre como acender fogo em situacoes de grande umidade e vento.
Uma das coisas mais difíceis num acampamento, é a de acender o fogo em tempo de chuva e/ou com muito vento.
Dos tempos de escoteiro, nós derretíamos a parafina e cobriamos os palitos de fosforos com ela, para ficarem impermeaveis. Depois recortavamos um pequeno quadrado de lixa dágua e acondicionavamos tudo em um tubinho de filme fotografico com tampa. Aí era só riscar para acender, mesmo com a lixa molhada.

Mas com vento, é necessario protecao e uma mecha para comecar o fogo.
Vendo o Discovery channel, na série Sobrevivi, o cara acendia o fogo com uma pederneira que soltava umas faiscas enormes. procurei em uitos lugares e foi dificil de achar , eu rpocurava as palavras chaves como sílex, pederneira, e nada. Até que encontrei várias outras nominacoes e a mais comum é firesteel.
Consiste de um pedaco de silica contendo magnésio, e é muito utilizado por montanhistas que costumam acampar em condicoes extremas.

É só riscar que solta faíscas a 3000 graus centigrados...

No brasil, vc encontra a venda por 45 reais uma peca de magnesio para acender fogo dessa forma, feita para a aeronautica americana. Nesse site, tem de tudo que é material para sobrevivencia americano das forcas armadas, inclusive luvas a prova de agua e ferramentas especiais.
http://www.madeinamerica.com.br/

Sao coisas interessantes para quem é curioso e/ou já tentou fazer fogo em condicoes adversas.
Bom para dar de presente aos amigos campistas.
O magnésio é controlado pelas forcas armadas no Brasil e sua venda é restrita, mas no site acima vc pode comprar que já é autorizado, tendo um pequeno questionário para responder: Para que vc quer isto? Hehehe...
Em Goiania o Victor vende um acendedor de silex e envia pelo correio, o fone dele é:
Victor Alencar Mendonca:Moro em Goiânia e para os praticantes de esporte de aventura daqui já é comum. Não sei ** é pelo fato de o batalhão de operações especiais do exército ** localizar aqui... posso enviar a vocês por sedex... meu telefone é (62) 92434222

Offline Beto MS

• Ralando as pedaleiras
  • Beto Campo-Grande MS
« Resposta #24 Online: Outubro 29, 2007, 02:29:35 am »
Interessante!!!  .clap .clap
  PANTANEIRO MESMO!!!!!!!!!!

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #25 Online: Outubro 29, 2007, 02:43:58 am »
E essa ferramenta é muito útil para acender lampioes a gas ( vai fagulha longe)  e tambem fornos a gaz e churrasqueiras a gaz. A minha funcionária daqui de casa, por ex, tem de usar aqueles palitos de fosforos longos que vivem apagando. E acender lampiao a gaz nas pescarias quando está ventado é phoda, seja com isqueiro, seja com fosforo.
Esses firesteel servem tambem como localizador ã noite, dá para ver de longe a faísca.
Numa situacao de emergencia, como perdido e boiando no mar à noite, mesmo molhado ele solta as faíscas que podem serem vistas por um aviao sobrevoando o local, de tão luminosas que são.
« Última modificação: Outubro 29, 2007, 02:46:33 am por Konishi »

Offline Beto MS

• Ralando as pedaleiras
  • Beto Campo-Grande MS
« Resposta #26 Online: Outubro 29, 2007, 03:03:07 am »
Tem um programa no Discovery, passa aos domingos á tarde, se naum me engano se chama "À prova de tudo", é bem interessante, um cara se perde em florestas, canyons, rios e etc no mundo inteiro, e assim ensina como sobreviver e sair destes lugares, utilizando apenas uma faca e um firesteel deste.  Vale a Pena conferir.   ,10468
  PANTANEIRO MESMO!!!!!!!!!!

Offline Roberto Vieira

• Ironbutt do FOL
  • Canta Galo - Viamão - RS
« Resposta #27 Online: Outubro 29, 2007, 04:39:11 am »
Um isqueirinho BIC dentro de um saquinho não resolve???
  MG Falcão Gaúcho - Tchê, 7 anos de Falcon. Moto boa a gente repete

Offline Roberto Vieira

• Ironbutt do FOL
  • Canta Galo - Viamão - RS
« Resposta #28 Online: Outubro 29, 2007, 05:01:19 am »
brincadeira pessoal.

Nos meus tempos de maluco, (hoje ainda tomo os meus gardenais) fazia muitos acampamentos, mas sempre com o equipamento certo, barraca, fogareiro a querosene, lampião a querosene, (lanterna a pilha era luxo) , pacote de velas,  uma sacola cheia de miojo lamen, (hoje não posso ver isso na minha frente que fico com o estomago embrulhado :tongue:) e o bom e velho isqueiro BIC bem protegido num saquinho. Meu inseparável cantil, com os comprimidos para desinfecção de água. Um kit com anzol e linha, uma faca bem afiada.
Minha pistolinha de ar comprimido pra caçar rã nos banhados a noite. (até hoje me dói ter vendido ela)

Tempo bom, hoje não tenho paciência pra isso, a primeira coisa que procuro é uma pousada com uma boa cama. Minhas costa reclamam durante uma semana se eu dormir uma noite no chão.
  MG Falcão Gaúcho - Tchê, 7 anos de Falcon. Moto boa a gente repete

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #29 Online: Outubro 29, 2007, 06:55:37 am »
Roberto: Hoje tem colchao inflavel com bomba portátil, saco de dormir, barraca que pesa 1,5 kg, tudo isso ocupando pouco volume, dá para levar na moto tranquilo. E adeus dor nas costas.... No encontro de Barra Bonita vou de barraca. E a grande vantagem é pode ficar longe do ronco dos amigos peso pesado do FOL, :hihihi
E isqueiro BIC com ventania, é dureza. E se o dedo tiver molhado, nao acende nem a pau. E os isqueiros Zippo sao uma boa, mas tem de levar o fluido junto, e tem o mesmo problema, se molhar o rolete do isqueiro nao acende.  Talvez os isqueiros do tipo piezo eletrico sejam uma boa, mas daqueles que nao desmontam apos uma semana de uso,haha.