Enquete

VOCÊ ACHA QUE O CAMPING SELVAGEM É UMA BOA?

SIM
36 (80%)
NÃO
9 (20%)

Votos Totais: 44

Autor Tópico: Acampar- Uma terapia de Aventuras  (Lida 89773 vezes)

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
Acampar- Uma terapia de Aventuras
« Online: Maio 08, 2007, 02:52:28 pm »
Acampar é uma das opcoes mais economicas e versáteis , seja nas áreas urbanas como nas rurais. É sinonimo de liberdade, de aventura.
Neste último carnaval, peguei a barraca, um colchao inflável, um sleeper, um cantil térmico, duas toalhas, uma bermuda, duas calcas jeans, tres camisetas, meias, cuecas, uma necessaire com artigos de higiene , e fui passear pela Rio-Santos. Sem reservar nada. Eu, a Falcon, e Deus.Joguei tranca, filei café, rachei churrasquinho, fui passear com a turma.
Ë interessante como a vida em um camping é muito mais acolhedora do que em um hotel.
A gente faz amigos mais rapidamente, o povo é solidário, e tudo isso compensa a falta de mordomias.
Muitos lugares magníficos de se visitar também nao tem opcoes de pousadas ou de hotéis, só acampando mesmo.
Eu sou do tempo em que sequer se utilizavam barracas para acampar. A gente ia para o meio do mato só com um pedaco de lona e cordas. Improvisava-se tudo. cantis de bambu, paredes de folha de palmeira trancada, fogoes de pedra,etc. E trago lembrancas boas disso tudo.
Fui no final dos anos sessenta o mais jovem chefe de escoteiros do Brasil, eu acho. Comandava tropas de 30 a 40 criancas , em marchas a pé no interior de Botucatu. Grupo escoteiro padre Anchieta, "Sempre Alerta", que saudades.
Quando o Salles falou que deveria ser bom acender uma fogueira e bater papo a noite no camping, eu me lembrei das fogueiras dos antigos aacampamentos, com o pessoal  contando causos, tomando um quentao de chaleira e assando salsichas em espetos...
Nao havia terapia anti estress melhor que essa.
Caminhadas em contato direto com a natureza, o ar puro, o silêncio das matas . Banhos em águas geladas, cascatas murmurantes, tudo isso compensava o esforco de chegar lá e montar os acampamentos.
É lógico que haviam os imprevistos. Mas isto pode acontecer até em um resort cinco estrelas. A gente era treinado em primeiros socorros e tinha planos de contingencias para emergencias. sabiamos aonde armar o acampamento. Conheciamos os hábitos dos animais da regiao. Fiz tantos cursos de sobrevivencia que perdi a conta.
Estou falando disso nao é para exaltar a minha pessoa, mesmo porque já me esqueci até de dar os nós de marinheiro.  Estou falando de acampar, porque com a moto recuperei uma liberdade que julgava já uma coisa do passado.
Quero voltar a reviver as noites de silencio, os céus estrelados, a liberdade de viver por um tempo fora das quatro paredes .
Mas acampar hoje, é uma aventura menos árdua que nos anos sessenta.
Temos barracas de 1,5 kg, de pequeno volume quando fechadas, ao custo que variam desde 50 reais a 400 reais em média. Eu optei por uma barraca da Náutica para 4 pessoas. Pesa uns 3 kg, mas o volume fechado cabe bem na moto. As barracas se classificam por estacoes ( 3, 4 estacoes) e por impermeabilidade. As da Nautika em geral sao de 3 estacoes e com resistencia a 600 mm de chuva ( é chuva prá cassete). Tem barracas com 1200 mm de resistencia a tempestades e barracas totalmente impermeaveis ( NAO RECOMENDO). Uma das melhores marcas para nós é a Coleman, sua qualidade ultrapassa as demais. Mas optei pela Nautika por razoes economicas.
Os colchoes infláveis sao imprescindiveis.Custam cerca de 50 reais o de solteiro a 68 reais o de casal. Tem bem mais caros, é claro. Vocês podem enche-los com bombas de ar manuais ou eletricas(20 a 40 reais). travesseiros inflaveis custam 16 reais e sao uma boa.
O sleeper ou saco de dormir serve para manter o isolamento termico do corpo. Um da Bio Esporte custa 59 reais. O meu colchao e o sleeper sao da coleman, custam bem mais.Mas duram muito mais. Tudo isso ocupa pouco volume.
temos mochila hidratante que serve para motocross e para camping, como a da Curtlo Rox plus 2 litros, que custa apenas 108 reais no mercado Livre.
Temos lanterna de cabeca com 21 leds a 20 reais, Ducha solar (saco plastico preto ) que esquenta a agua e a mantem aquecida por 3 horas apos o sol se por, carregadores solares com luz para 20 horas e que carrega celular e pcs (390 reais), e uma opcao mais barata,
uma lanterna portatil a bateria solar por 39 reais, iluminando por 8 horas seguidas....
Ainda encontramos fogoes e lampioes a gas portateis, conjuntos de cozinha extremamente compactáveis, etc...
Eu optei pelo simples . Barraca, colchao , sleeper, cantil e lanternas. Mais umas cordinhas e uma extensao com uma lampada pequena.Comida a gente acha pelo caminho. Só aconselho a levarem tralha de cozinha se for para fazer camping selvagem em grupos de 4 ou mais pessoas para dividirem a tralha nas motos. Aí tambem terao que ter uma pá dobrável e uma picareta idem, alem de serra e facao.
Viajar de moto faz bem ao espírito. vcoê se integra ao ambiente . tem que  se concentrar na viagem e isso ajuda a desestressar e parar os diálogos internos, é uma forma de meditacao. E acampar também faz parte dessa terapia de liberdade.
Se você está querendo viajar e nao quer gastar muito, acampar é a opcao. tenho a minha lista de acampar pronta. A tralha já separada. se amanha eu resolver ir, hoje a noite estará tudo montado, inclusive com um item essencial, o papel higienico !
Foi assim que um belo sábado, saí do consultório a uma da tarde e de saco cheio de tanto trabalhar. Olhei pela janela e vi um céu lindo após semanas de chuva. Sequer hesitei, juntei tudo na moto e fui para um camping a 32 km de Brotas.Tomar banho de cachoeira e fazer rafting. No camping tinha 4 motos, adivinhem de onde? da minha cidade, Araraquara. Eram em quatro pessoas que eu nunca havia visto antes. Fizemos amizade , um churrasquinho e rodamos pelas estradas de terra até um povoado chamado de patrimonio.
pensem em acampar. Ë bom , é barato, e um jeito de fazer amigos e de desenvolver habilidades de sobrevivencia em locais ao ar livre.

« Última modificação: Maio 08, 2007, 03:03:29 pm por Konishi »

Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
Re: Acampar- Uma terapia de Aventuras
« Resposta #1 Online: Maio 08, 2007, 03:03:55 pm »
Konishi, excelente relato, parabéns. Nunca fui escoteiro e jamais acampei no estilo mais antigo. Mas tive algumas aventuras árduas em acampamento no mato quando servi o Exército, há 12 anos.

Mas os modernos acampamentos são mesmo muito bons, mesmo que não esteja de moto e não seja longe de casa. Se for de moto e longe, melhor ainda :D.

Albergues da Juventude também são tão bons para fazer amizades como os acampamentos, mas aí já é um outro estilo, totalmente urbano.

abraço :cheers:
« Última modificação: Maio 08, 2007, 03:21:21 pm por Leandro »

corina2

• Visitante
« Resposta #2 Online: Maio 09, 2007, 12:16:30 am »
 :oops: sou uma fresca de marca maior...gosto de mordomia...cama quentinha e chuveiro... :oops:

Mas, admiro quem gosta de acampar.  :cheers:

Offline Marcondes

• Ironbutt do FOL
  • Limeira/SP
« Resposta #3 Online: Maio 09, 2007, 04:22:51 am »
Vou acampar com certa frequencia de carro (sempre lotado)  ... agora pretendo comprar alforges pra comecar a ir de moto e reaprender a organizar o que tenho que levar .. eheheh

Mas eh bom demais!!!
Moto é vida. Falcon é show!
Falcon Vermelha/Preta 2004

Twitter: @carlmarcz

Offline Gleiza

• Ironbutt do FOL
« Resposta #4 Online: Maio 09, 2007, 04:38:49 am »
Adoro acampar tb....

álias são 2 prazeres...

viajar com a moto e acampar ...união perfeita...  :D

MArcondess...fala pra Glau, diminuir as malas pra gente ir de motoca tudo junto... kkkkk;
GLEIZA - BARRA BONITA - SP

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #5 Online: Maio 09, 2007, 05:31:27 am »
é isso ai Marcondes,

Eu comecei a acampar de Fiorino, então imagina o que eu levava de coisas inúteis  i.aia;  ai comecei a ir de moto. É impressionante a nossa capacidade de adaptação!   i.aia; Normalmente levamos coisas que nunca usamos, e trazemos de volta tudo sujo. Com a moto aprendemos a utilizar o espaço com mais racionalização, e consequentemente levar somente o necessário!!!
  Uma vez, acampando em Ibitipoca - MG, fomos em 2 Falcons, e acabamos socorrendo algumas pessoas, com kit de 1ºs socorros pro machucado de um, emprestando fogão pra outro, saca-rolha e até prendedor de roupas...   e me lembro até hoje, o pessoal com os carros lotados, e tudo que eles realmente precisavam, num levaram... ieba  e o pessoal dizia:- "Mas vocês não estão de moto? como coseguem trazer tudo isso?"   i.aia;

Offline Marcio Ewald

• Ligando
  • *
« Resposta #6 Online: Maio 09, 2007, 07:09:23 am »
oie
concordo com todos os amigos aii de cima
acampar eh muito bom,relaxa a alma
quando ouço falar de um acampa ,nem espero convidar ja me convido sozinho
ja aconteceu varias vezes de pegar mochila barraca amarrar tudo na moto e se mandar  pora aiii,com certeza a melhor união viajar de moto e acampar
então bom acampamento para todos e t mais
Marcio Ewald

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #7 Online: Maio 15, 2007, 04:49:09 am »
                                   ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

Só nao cai quem nao anda.  Existem motociclistas que se orgulham de nunca terem caído da moto. Eu nao faco parte desse grupo privilegiado. Já caí inumeras vezes, e por estas e outras razoes, é sempre bom quando forem acampar levarem um pequeno kit de primeiros socorros.

Básico: Analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, antialérgicos, antieméticos, band aids, antisséptico, gaze, faixa, esparadrapo, tesoura pequena, agulha, linha.
   Avancado: seringa hipodérmica, agulhas descartáveis, corticóides, adrenalina injetável, antidiarréico, relaxante muscular, insulina, remédios para pressao alta e baixa, analgesico injetável, pasta dágua para queimaduras, faixas em rolo, pomadas antiinflamatórias, spray antibiótico, vaselina sólida.

O meu kit:

Analgésico : Anador gotas. Serve também para picadas de insetos ( tópico) e ferroadas de mandis... Se a pessoa tiver alergia ou queda de pressao pela dipirona, pode ser Tylenol.
O acido acetil salicilico é um bom analgesico e antiinflamatório, mas quem tem gastrite ou suspeita de dengue nao pode tomar.

Antiinflamatório- Tem o nao esteroidal ( Nisulid, Feldene, Proflan). Tem os inibidores de prostaglandina tipo Celebra, Arcoxia( este é de última geracao). E tem os corticosteróides muito mais potentes, mas restritos apenas a emergencias, preferencialmente.
Eu levo o celestone comprimidos. Os corticóides sao indicados para edemas maiores e inflamacoes agudas. Sao contraindicados para Lupus,Doencas fungicas, Herpes, ulceras gastro intestinais.(pode mascarar sintomas). Diabéticos e gestantes devem usar com restricoes.

Antibiótico_ Tem as penicilinas e as penicilinas semi sinteticas. Eu levo uma semi sintetica, que tem menos chances de causar alergias. Uso a Amoxicilina 1 grama.Tem umas centenas de antibióticos,pessoas alérgicas devem saber quais os que poderiam tomar. As penicilinas sao eficazes tanto para bacterias G+ como G- ( aerobicas e anaeróbicas).

Antiressaca_ Engov. Sal de frutas- dispensam comentários

Protetores estomacais: Omeprazol 150 mg.

Anti diarréico: Imosec- Só utilizar após um dia eliminando as toxinas....

Antieméticos: Plamet_- em caso de vomitos ( nao o Plasil, dá revertério)

Anti hemorrágico- Hemoblock ( acido tranexamico)- 500mg , tomar 2 cps.Contra indicado para pessoas com vasculopatias oclusivas. Pode ser esmagado( o comprimido) e aplicado em sangramentos da gengiva topicamente. Indicado tambem para ulceras estomacais perfuradas hemorrágicas, hemorragias uterinas, etc...

Antisséptico tópico_- Iodo povidona.

Pasta dágua- Para queimaduras solares ou da pele.

Gaze, faixas em rolo, tesoura pequena, esparadrapo, band aids.

Pinca, seringas (2) descartaveis, agulhas descartáveis. Agulha de sutura com fio.

Adrenalina injetável_ Para choques anafiláticos ( respiracao fechando) - Drenalin- bitartarato de epinefrina 1mg. ( só recomendável para pessoas treinadas em aplicar )

Vaselina sólida farmaceutica- para a protecao da pele.

Filtro solar fator 30.
Repelente de insetos.
Colírio Moura brasil ou Lerin- para irritacoes dos olhos. A Agua Boricada substitui o colírio.

Hidrocin _ para nariz entupido. Cuidado para nao usar no dia a dia. Só em emergencias.

Pomada de arnica_ para pequenas torsoes e dores lombares e/ou articulares.

Pilulas para tratamento da água_ só levo em camping selvagem.

Guaraná em pó- energético, alto teor de cafeína.

Benegrip ou similar- para amenizar os sintomas da gripe. Cuidado com os sintomas da dengue que sao parecidos.

Efortil- para pressao baixa (cloridrato de etilefrina) . 5 a 7 mg. Em quadros de pré choque com reducao do débito cardíaco. contraindicacoes: glaucoma, hipertrofia prostatica,mas nos casos de acidente com reducao do débito cardiaco, nao tem muito o que escolher...

Capoten- (captopril) - indicado para hipertensao, insuficiencia cardiaca congestiva, infarto do miocárdio. De 12,5 a 50,0 mg.
Se alguem quiser informacoes mais especificas, é só pedir.

Offline Blackspider

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo - ZO - SP
« Resposta #8 Online: Maio 15, 2007, 05:21:31 am »
NÃO me convidem para 2 coisas: hum., :thumbdown: :nao figh/ bruce :ira
1- ACAMPAR  :nao
2- PESCAR  :nao

Fico em hotelzinho de 5º categoria, com banheiro no corredor, pode ser até aqueles que você toca na torneira e leva um puta choque, com colchão de palha, etc. mas ACAMPAR eu num vô não, posso tambem comer o peixe da pescaria mas PESCA tô fora.

« Última modificação: Maio 15, 2007, 05:22:35 am por Blackspider »

TRUCKsp

• Visitante
« Resposta #9 Online: Maio 15, 2007, 08:49:21 am »

:cheers:

Em compensação o Junião topa todas, só não entrei em
contacto porque o motor da XL me comeu uma perna,
mas logo estaremos indo para Bertioga. Konishi vamos
buscar "peixe espada" e "baiacú", quem tem sorte traz
 peixes nobres.  Só estou precisando equilibrar minha
balança financeira e orçamentária. Estou com poucas
aulas esse ano, as coisas estão sob medida.

V'SSSSSS

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #10 Online: Maio 15, 2007, 10:22:55 am »
Black, vc é igualzinho a minha mulher, só quer mordomias. Ou que nem a mae do Amithaba: Para que andar de moto se de carro é muito mais confortável e seguro????
Truck: Boa pesca. o baiacú dá um excelente sashimi, mas tem que saber tirar as glandulas de veneno senao vc morre se comer! No Japao o Sushiman tem que ter o certificado da policia para servir o baiacü. Custa lá cerca de 150 dolares uma porcao de 50 gramas de baiacú.

Offline Susi

• Pilotando na boa
  • São José do Rio Preto - SP
« Resposta #11 Online: Maio 19, 2007, 08:37:49 am »
Konish, adorei este tópico sobre acampamento ..... eu mesma já acampei muito com a minha família .... sempre que podíamos saíamos para acampar, família muito grande, diversão na certa ......       Já faz muito tempo, aliás muito tempo, que não acampo, mas é uma aventura e tanto ...... fator anti-stress!!!!!    .clap ,10468
Susi

Offline Konishi

• Ironbutt do FOL
  • Araraquara SP
« Resposta #12 Online: Maio 19, 2007, 12:27:43 pm »
Oi Susi linda !
Tem gente que'nao sai de casa, tem gente que só viaja de primeira classe, tem gente que só vai a resorts de luxo, e tem gente que gosta de aventuras e de acampar também.
O velhinho aqui já está pronto para pegar umas trilhas na Serra da Canastra. Estou até parecendo um piloto de verdade, hehe, colete, joelheira, cotoveleira, camel bag de 1,5 litros, bota de cross K2 ( a única por aqui) , pronto para acampar e pegar umas serras...
Se quiser vc poderá ir conosco. Será muito bem vinda.
Abracos,
Konishi.

Offline Susi

• Pilotando na boa
  • São José do Rio Preto - SP
« Resposta #13 Online: Maio 19, 2007, 12:38:54 pm »
Isso que é estar equipado, hein Konish???  Traje completo .....  rsrsrs   gostei ....  pena não poder acompanhá-los, vai ficar para a próxima .....   mas depois eu quero ver as fotos ......    :salut:
Susi

Offline alemao

• Esquentando
  • **
« Resposta #14 Online: Maio 20, 2007, 01:52:00 pm »
estou pensando tbm em acampar nas férias,mas com a muié na garupa vai ser embaçado né...a barraca e o colchao já toma um grande espaço,se for contar as toalhas,lencois e um cobertozinho fuleira,lascou,é claro q naum falei das bagagens  dela né...outra coisa q me deixou meio assim foi q o camping me cobrou 60% do valor da pousada,e na pousada na tenho q levar nada disso.
adoro acampar,já acampei muito em trindade e na prainha afff,mas levar a muié,e as coisas numa motoca é meio embaçado,deixa pra proxima hehehe...
uma duvida konishi??
sô alergico a picada(ui) desses insetos do mato,qual remedio é bom tomar pra isso,alem do repelente como preucaçao?
abços.