Autor Tópico: Expedição Além da Fronteira- Eu vou!!!  (Lida 13446 vezes)

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
Re:Expedição Além da Fronteira- Eu vou!!!
« Resposta #15 Online: Março 01, 2017, 09:59:03 am »
Badal, valeu pelas dicas. A opnião de quem já foi é realmente muito valiosa.
Vamos lá:

A ideia era sair em Setembro, mas devido a provas da Faculdade tive que adiar um pouco. Devo sair por volta do dia 20 de Agosto. Eu sempre tive a vontade de pegar um pouco de frio por aqueles lados pra ver como é. Imagino que devo ver os pico das montanhas cobertos de gelo, correto???

Indo em agosto acredito que tu verá não só o pico das montanhas cobertos de gelo, como também terá a possibilidade de viajar em meio a neve, ou ainda com gelo na pista. Tendo ido em março eu já vivi isso, imagine em agosto, quando o inverno nem foi embora ainda. Aliás, tive esse cuidado de não ir de maio a setembro (neve) e de novembro a fevereiro (chuvas na região amazônica). Se tiver gelo na pista, baixe bem a velocidade, pois qualquer manobra mais brusca ou qualquer "pé de vento" derruba. para a mínima possível. A foto abaixo do pico gelado é em Abra La Raya, entre Juliaca e Cusco, uma região linda. A outra em no Paso Jama, onde nevou na noite anterior a nossa passagem e tinha gelo na pista.

A Bolívia me coloca medo, mas vai valer a pena. Pesquisei na internet e achei poucos mapas de lá. Vou me atentar a mapas impressos mesmo além de algum para o Garmin. Essa questão de gasolina é complicado. Estou a procura de um galão para levar na viagem. Dica de algum bom e barato? Pensei em comprar aqui no Brasil estes de posto de gasolina mesmo ( R$10,00 aqui em minha cidade ) e depois comprar um bom na Argentina, pois ouvi dizer que por lá se encontra com bom preço. Ainda sobre a Bolívia li que o transito é caótico. Mas vou apenas pernoitar e fazer a estrada da morte, se der tempo ando um pouco pela cidade.

A minha dica é esse mesmo galão que tu pensou em comprar. Levei um desses durante toda a viagem, embora não tenha precisado usar nenhuma vez, certificado pelo Inmetro, dentro de um saco de lixo, apenas tomando o cuidado para não ficar muito exposto ao sol, pois ele começa a "inchar" quando tem gasolina dentro. Na foto, o "boteco" onde tivemos que abastecer para fazer a Estrada da Morte.
Sim, o trânsito é caótico nas cidades maiores. Quando vc chega na rodovia é tranquilo, mas nas cidades maiores é um inferno. Além da falta de sinalização, bolivianos e peruanos não sabem trafegar sem buzinar. É buzina o tempo inteiro, não estranhe. As piores cidades que passei são La Paz e Juliaca. Nas rodovias desses dois países tome cuidado com os animais na pista. Vi de tudo: lhamas, vacas, ninhadas de porcos, cachorros.

A ideia de passar pela Bolívia surgiu quando vi a que a distancia para se chegar em minha cidade saindo de Machu Picchu vindo pelo Brasil era maior do que passando pela Bolívia, daí pensei; porque não passar por lá de quebra fazer a estrada da morte?

Faz muito bem. E faria melhor ainda se pudesse descer um pouco, até Potosi e ir ao Salar de Uyuni. Mas somente a Estrada da Morte já fica de bom tamanho, ao menos na minha opinião, pois gosto de ver paisagens diferentes. Você sai de La Paz, num semi-árido e vai parar na floresta amazônica. Se puder, desça pela estrada nova e suba a Estrada da Morte. Eu fiz o contrário, desci a Estrada da Morte e andar em mão inglesa na beira daqueles precipícios não me agradou, sem falar em trechos 'desbarrancados' que não tinham mais de 2 ou 3 metros de largura (foto). Mas a Estrada da Morte e a paisagem da estrada nova vale cada quilômetro.

Em relação aos custos estou fazendo a base de $100,00 dólares por dia para ir no modo econômico, sem mordomia.

Foi este o cálculo que fiz também, U$ 100,00, mas repito que no Chile isso não vai pagar nem o hotel. Tem mais os passeios. Por exemplo: o pacote de Cusco a Machu Picchu (van até Ollantaytambo, trem até Águas Calientes e ônibus até a montanha, tudo ida e volta) conseguimos por U$ 218,00, depois de muito procurar nas agências de viagens em Cusco.

Se você não se importa muito com acomodações, tem os hostels, que são incrivelmente baratos. No meu caso, tivemos a sorte de estar em 4 pessoas e assim completávamos um quarto só pra nós. Este que ficamos é de um Irlandês e tem unidades em La Paz, Cusco e Arequipa. Na época, se tivéssemos registro de hospedagem nas três unidades, ganhava uma camiseta. No segundo registro ganhamos uma cerveja.http://wildroverhostels.com/. E você vai ver como é se sentir um "vovô"....kkkkk
« Última modificação: Março 01, 2017, 11:03:31 am por Badal »
8º Interestadual - Vacaria - RS

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #16 Online: Março 01, 2017, 11:51:41 am »
Vem aqui na loja e conversa com a dona...rsss
Depois da última raquetada que levei, nem pra mim peço mais patrocínio! kkkkkkkkk

Patrocínio não peço não, mas que todo dia coto par de pneu, isso eu faço.kkkk
Daqui uns dias te grito pra pegar as coisas pra revisão da motoka, e alguns acessórios pessoais.
Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
            Minas Gerais (35)99210-5445 TIM
                                 (35)99890-1110 VIVO

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #17 Online: Março 01, 2017, 11:55:46 am »
Badal, valeu pelas dicas e fotos.

Me imaginei agora na Estrada da Morte e pilotando por essa estrada com neve, pqp, vai ser baum lá longe.

Outra coisa; estou preocupado com alimentação. O que me diz? Teve problemas com isso?
Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
                                 (35)99890-1110 VIVO

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #18 Online: Março 01, 2017, 02:20:58 pm »
Badal, valeu pelas dicas e fotos.

Me imaginei agora na Estrada da Morte e pilotando por essa estrada com neve, pqp, vai ser baum lá longe.

Outra coisa; estou preocupado com alimentação. O que me diz? Teve problemas com isso?

Dificilmente você vai pegar neve na Estrada da Morte, pois ela já é numa altitude bem mais baixa que La Paz. La Paz está a 3.600 m.s.n.m. e a Estrada da Morte começa em 3.100 m.s.n.m. e desce até 1.200. Mas no trecho da estrada nova que chega até ela é bem provável que pegue sim.

Se você não se importar com lugares assim e com comidas assim (ah... e com galinhas caminhando embaixo da mesa....kkkkkkk):

O fato é que na Bolívia e no Peru, nas rodovias, você não vê nada muito melhor que isso e até isso é difícil de ver. E entrar em algumas localidades maiores pra procurar comida faz perder tempo. Um tempo que pode fazer a diferença entre você chegar no destino de dia ou de noite. Varia muito também com a quilometragem prevista no dia. Nossa regra era só parar pra almoço quando houvesse um lugar 'mais ou menos' e bem na mão e essa regra fez com que ficássemos sem almoço na maioria dos dias. Na maioria dos dias também não tomamos o café do hotel para sair cedo. Saíamos sem café, andávamos, parávamos no primeiro abastecimento ou próximo dele pra comprar alguma comida industrializada (biscoitos, waffeer, etc) e água/refri, comíamos um pouco, andávamos mais e lá pelo meio da tarde num abastecimento qualquer mais uma 'beliscada'. Refeição mesmo só à noite, depois de hospedados, motos guardadas e banho tomado...rs.

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #19 Online: Março 02, 2017, 02:53:45 am »
Como essas da foto já esta de bom tamanho.

Procuro não almoçar na estrada, apenas jantar mesmo.

Como fez a questão do dinheiro? Tenho lido que em alguns lugares ( maioria ) não se aceita cartões de debito; procede? Pra sacar dinheiro em bancos como Bradesco, Caixa entre outros é possível? Levar toda a grana em espécie é complicado heim...

Qual a operadora de celular que tem a melhor cobertura por aquelas bandas?
Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
                                 (35)99890-1110 VIVO

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #20 Online: Março 02, 2017, 09:22:33 am »
Como fez a questão do dinheiro? Tenho lido que em alguns lugares ( maioria ) não se aceita cartões de debito; procede? Pra sacar dinheiro em bancos como Bradesco, Caixa entre outros é possível? Levar toda a grana em espécie é complicado heim...

Qual a operadora de celular que tem a melhor cobertura por aquelas bandas?

Então... quanto ao dinheiro, levamos tudo em espécie (reais, dolares, pesos argentinos e pesos chilenos). Na Bolívia e no Peru fizemos o câmbio lá mesmo. Trocamos o risco de não podermos comprar algo por não aceitarem cartão ou de não conseguir câmbio e saque, pelo risco de sermos roubados. Fora a questão do câmbio no dia do pagamento da fatura e outras taxas que costumam aparecer. Mas se você vai sozinho é algo a ser bem pensado mesmo. Tenho visto muitos relatos de pessoas que deixam para fazer o câmbio no país sob a alegação de ser mais barato, o que não impede o fato de ter que levar dinheiro.

Quanto à operadora de celular, tenho a Vivo e contratei um pacote de ligações internacionais que eles dispõem. Funcionou bem em todos os lugares que usei, normalmente nas cidades de pernoite.

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #21 Online: Março 02, 2017, 09:59:39 am »
Que legal Pedro. Viagem dos sonhos!!! Vai solo mesmo?
Por enquanto fico aqui de olho nas dicas e depois nos traga um belo relato. Ainda faço uma dessas.
Grande abraço.
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #22 Online: Março 02, 2017, 12:46:36 pm »
Então... quanto ao dinheiro, levamos tudo em espécie (reais, dolares, pesos argentinos e pesos chilenos). Na Bolívia e no Peru fizemos o câmbio lá mesmo. Trocamos o risco de não podermos comprar algo por não aceitarem cartão ou de não conseguir câmbio e saque, pelo risco de sermos roubados. Fora a questão do câmbio no dia do pagamento da fatura e outras taxas que costumam aparecer. Mas se você vai sozinho é algo a ser bem pensado mesmo. Tenho visto muitos relatos de pessoas que deixam para fazer o câmbio no país sob a alegação de ser mais barato, o que não impede o fato de ter que levar dinheiro.

Quanto à operadora de celular, tenho a Vivo e contratei um pacote de ligações internacionais que eles dispõem. Funcionou bem em todos os lugares que usei, normalmente nas cidades de pernoite.

Vou sozinho. Mesmo sendo tenso, estou pensando em levar em espécie. Vou levar da mesma forma, um pouco de cada; e em cada pais vejo o que faço.

Estive vendo sobre planos de celular para ligações internações, tenso os valores; mas creio que vou acabar fazendo um desses também.

Dicas de hotel pelo caminho?
Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
                                 (35)99890-1110 VIVO

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #23 Online: Março 02, 2017, 12:48:33 pm »
Que legal Pedro. Viagem dos sonhos!!! Vai solo mesmo?
Por enquanto fico aqui de olho nas dicas e depois nos traga um belo relato. Ainda faço uma dessas.
Grande abraço.

Vou sozinho. Eu e a Aira nos separamos das viagens longas de moto.kkkk
Rolezinho aqui por perto ainda fazemos de boa.

Foi uma separação amigável. A mulher tem que gostar muito ( não é gostar um pouco ) para aguentar essas viagens que fazemos. Penso que acima de 500 KM em um dia para mulher a coisa aperta viu.
Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
                                 (35)99890-1110 VIVO

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #24 Online: Março 03, 2017, 06:12:26 am »
Vou sozinho. Mesmo sendo tenso, estou pensando em levar em espécie. Vou levar da mesma forma, um pouco de cada; e em cada pais vejo o que faço.

Estive vendo sobre planos de celular para ligações internações, tenso os valores; mas creio que vou acabar fazendo um desses também.

Dicas de hotel pelo caminho?

Das cidades que você vai pernoitar, já falei de algumas. Em Corrientes, Hotel San Martin. Em La Paz e Cusco, Wild Rover Hostel.
Em Arica, chegamos num domingo e os hoteis estavam lotados (dia bonito, praia, etc). Acabamos num dos lugares que eles chamam de 'posada'. E é só pousada mesmo. São casas de dois andares, de famílias. No nosso caso o térreo era reservado aos hóspedes e devia ter uns 5 ou 6 quartos. Mas tinha wifi, lugar para as motos, banho e cama limpa. Ficam na Av. Diego Portales, na região próxima ao Terminal Internacional de Ônibus.
Em SPA: http://www.hotellacochera.cl/es/

Estive vendo o seu roteiro e me surgiu uma dúvida: vai ser necessário mesmo pernoitar em Susques? Se as condições climáticas permitirem não seria possível ir de Salta a SPA?

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #25 Online: Março 03, 2017, 07:44:19 am »
Das cidades que você vai pernoitar, já falei de algumas. Em Corrientes, Hotel San Martin. Em La Paz e Cusco, Wild Rover Hostel.
Em Arica, chegamos num domingo e os hoteis estavam lotados (dia bonito, praia, etc). Acabamos num dos lugares que eles chamam de 'posada'. E é só pousada mesmo. São casas de dois andares, de famílias. No nosso caso o térreo era reservado aos hóspedes e devia ter uns 5 ou 6 quartos. Mas tinha wifi, lugar para as motos, banho e cama limpa. Ficam na Av. Diego Portales, na região próxima ao Terminal Internacional de Ônibus.
Em SPA: http://www.hotellacochera.cl/es/

Estive vendo o seu roteiro e me surgiu uma dúvida: vai ser necessário mesmo pernoitar em Susques? Se as condições climáticas permitirem não seria possível ir de Salta a SPA?

Vou anotar as dicas dos hoteis. Obrigado

Então; pelo que tenho lido esse trecho de Salta a SPA é um trecho muito bonito, onde se perde muito tempo com fotos. Quero passar naquela cidadezinha das montanhas de 7 cores, varias fotos na Salinas Grandes e por ai vai ( esqueci de mais algum lugar nesse trecho? ). Dessa forma li alguns relatos dizendo que vale a pena fazer sem pressa, curtindo a paisagem; e que se for fazer direto não se aproveita a paisagem. Saindo de Salta vou pegar a Ruta 09 e depois a 52.

Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
                                 (35)99890-1110 VIVO

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #26 Online: Março 03, 2017, 10:05:41 am »
Vou anotar as dicas dos hoteis. Obrigado

Então; pelo que tenho lido esse trecho de Salta a SPA é um trecho muito bonito, onde se perde muito tempo com fotos. Quero passar naquela cidadezinha das montanhas de 7 cores, varias fotos na Salinas Grandes e por ai vai ( esqueci de mais algum lugar nesse trecho? ). Dessa forma li alguns relatos dizendo que vale a pena fazer sem pressa, curtindo a paisagem; e que se for fazer direto não se aproveita a paisagem. Saindo de Salta vou pegar a Ruta 09 e depois a 52.

Aí sim. Concordo plenamente. Fiz confusão aqui porque vi em algum lugar um roteiro que ia de Salta a Susques via Santo Antônio de Los Cobres e parte da Ruta 40. E aqui vai uma "encomenda". Veja se consegue me trazer uma foto de uma placa que tem nas Salinas Grandes. É uma placa com setas coloridas que indica as distâncias dali até várias cidades grandes do mundo. Eu simplesmente esqueci de tirar foto dessa/nessa placa....rs

Sugestão: reserve um tempo para fotos no trecho entre Antofagasta e Arica, principalmente depois de Tocopilla. Tem uns trechos bem interessantes para fotos por ali.

Offline Gomes

• Enrolando o cabo
« Resposta #27 Online: Março 03, 2017, 01:24:43 pm »
Aí sim. Concordo plenamente. Fiz confusão aqui porque vi em algum lugar um roteiro que ia de Salta a Susques via Santo Antônio de Los Cobres e parte da Ruta 40. E aqui vai uma "encomenda". Veja se consegue me trazer uma foto de uma placa que tem nas Salinas Grandes. É uma placa com setas coloridas que indica as distâncias dali até várias cidades grandes do mundo. Eu simplesmente esqueci de tirar foto dessa/nessa placa....rs

Sugestão: reserve um tempo para fotos no trecho entre Antofagasta e Arica, principalmente depois de Tocopilla. Tem uns trechos bem interessantes para fotos por ali.

Esses véio não sabem lidar com internet mesmo...

Mas claro, o Pedrão vai trazer uma com a cara dele junto, isso vai!!!

o/

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #28 Online: Março 03, 2017, 03:39:18 pm »
Encomenda cancelada!!!....kkkkkkkkkkk

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #29 Online: Março 03, 2017, 10:47:12 pm »
Badal, fica tranquilo. Vou tirar uma foto nessa placa TOP, e lhe enviar por correio como agradecimento pelas dicas.

Esse final de semana vou fazer algumas alterações, aceitando algumas sugestões propostas.

Logo posto como ficou o roteiro por enquanto. Tenho comigo que mudanças podem surgir a qq momento antes e durante a viagem.
Vstrom 650- 2010

São Sebastião do Paraíso
                                 (35)99890-1110 VIVO