Autor Tópico: Pindamonhangaba à Belo Horizonte  (Lida 1906 vezes)

Offline andrearanha

• Esquentando
  • **
  • Opte pelo que faz o seu coração vibrar.
    • Blog do Aranha
Pindamonhangaba à Belo Horizonte
« Online: Setembro 21, 2014, 07:56:53 am »
Boa tarde pessoal!

Acompanho o fórum há um certo tempo e me tem sido extremamente útil.
Este é o meu primeiro tópico e estou criando com a intenção de compartilhar a experiência com uma viagem que se inicia amanhã.
Pretendo sair de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo e ir até Belo Horizonte, passando por Ouro Preto e talvez outras cidades.
Apesar de ser mineiro, moro no Vale há mais de 7 anos. Conheço tudo por aqui, já que viajo muito a trabalho, mas ainda não conheço as cidades históricas da minha terrinha.
Vou aproveitar o final das minhas férias para visitar alguns parentes e conhecer alguns lugares novos.
Sou apaixonado por moto, tenho uma Falcon 2006, que comprei usada e adquiri recentemente uma jaqueta Tutto New Secca II. Uso  também um capacete LS2 FF358, dos quais postarei algumas considerações. A moto está equipada com um baú Givi de 45 litros, que tem me servido muitíssimo bem.
Tenho a moto há cerca de 5 meses e como todos já sabem, é muito confiável, estável para viagens em velocidade de cruzeiro e robusta, tem muito torque, que ajuda muito em subidas e ultrapassagens e é confortável. Não tenho nenhuma reclamação até agora.
Gosto muito de tirar fotos e pretendo documentar bem o passeio. Assim que houver oportunidade, postarei as imagens.
Será minha primeira viagem realmente longa com a Falcon. Até o momento já fui à Ubatuba, Sul de Minas, etc, que são viagens de cerca de 2 a 3 horas.
Não sei o que me espera, mas não estou preocupado.
Não estou levando muita coisa além das roupas e da ansiedade gigantesca para iniciar a viagem.
Espero poder postar novidades em breve.

"Nunca é alto demais o preço a pagar pelo privilégio
de pertencer a si mesmo."
-Nietzsche

"Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, apesar de todas as consequências."
-Osho

Offline Batman

• Ironbutt do FOL
  • Belo Horizonte - MG
    • As Minhas Viagens
Re:Pindamonhangaba à Belo Horizonte
« Resposta #1 Online: Setembro 21, 2014, 09:41:42 am »
André,

Eu já viajei muito por trajetos inúmeros do Vale do Paraíba para BH... Pelo provável trajeto que vc fará, lhe recomendo uma parada em São João Del Rey, Tiradentes, Congonhas, Mariana, Ouro Preto.. Só cidades históricas em seu caminho... Lhe desejo uma boa viagem... E se precisar de algo que possa lhe ajudar.... conte com seu conterrâneo.  :thumleft:
É nóis messs... Inter´sFOL de Patos de Minas, Barra Bonita/SP, Itamonte, Pouso Alegre, Limeira/SP, Vacaria/RS, Contagem, Curitiba/PR,  Ribeirão Preto/SP, ChurrasFOL BB/Igaraçu do Tietê-SP, Pouso Alegre, Santa Maria Madalena/RJ

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #2 Online: Setembro 21, 2014, 11:02:07 am »
Bem-vindo ao Fol, André.
Quando tivemos o 9º Interestadual do FOL, em Contagem, aproveitei a viagem para  um passeio pelas cidades históricas, justamente as citadas pelo Batman. Lugares lindíssimos e um pedaço vivo da nossa história. Tenho certeza que vc vai curtir muito.
Ficamos no aguardo do relato e fotos.
Boa viagem  :thumleft:
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline Kabeça

• Ironbutt do FOL
« Resposta #3 Online: Setembro 22, 2014, 01:59:38 pm »
Já está na estrada?
Interestaduais: II-SJRP; III-Patos de Minas; VI-Cunha; V-Barra Bonita; VI-Itamonte; VII-Limeira; VIII-Vacaria (Moto quebrou); IX-Contagem; X-Curitiba; XI-Macaé; XII-Ribeirão Preto; XIII-Arujá; XIV-Urubici e em breve Floripa!!!
I Nacional: organizamos!

Offline andrearanha

• Esquentando
  • **
    • Blog do Aranha
« Resposta #4 Online: Setembro 29, 2014, 02:18:26 am »
Bom dia pessoal!  :cheers:

Desculpem a demora.  :oops: Estive ocupado por estes dias, por isso não postei antes. Fim de férias, retorno de viagem, bagunça pra arrumar...
Bom, quanto à viagem, foi incrível. Saí de Pindamonhangaba na segunda, dia 22/09. Minha intenção era parar em São Lourenço para passar a noite e prosseguir até Ouro Preto no dia seguinte. Como já estava no final das férias, curto de grana e ansioso para chegar a Ouro Preto, acabei por fazer o trajeto todo no mesmo dia.
Minha intenção era de seguir até Cruzeiro e pegar a BR-354 e BR-383. Não tenho GPS e utilizo o Waze no celular, com fones de ouvido. Ele sempre me serviu muito bem aqui no vale, mas me pregou uma peça. Apesar de conhecer bem a região, acabei pegando a entrada para Itajubá, em Lorena e isso me custou cerca de 2 horas a mais  :hein. Culpa do GPS e da falta de atenção. Apesar disso, o erro compensou, pois conheci a serra de Piquete, que fica relativamente próxima e tem uma das paisagens mais belas da região. Sem contar na estrada, sinuosa, perfeita para passeios de moto. Passei por Piquete e fui parar em Itajubá. De lá, voltei até Pouso Alegre e segui rumo à Ouro Preto, passando por Três Corações, Lavras e outras inúmeras cidades.
Não parei em todas as cidades históricas que gostaria, mas isso com certeza será feito assim que houver outra oportunidade. Segui direto até Ouro Preto, parando apenas para abastecer e me esticar.
Cheguei lá após cerca de 10 horas de viagem. Durante todo o percurso existem obras (eleições) e devido às operações "para e segue", devo ter perdido mais umas 2 horas.
De qualquer maneira, a viagem foi maravilhosa. A cidade de Ouro Preto é incrível. À noite, tem um ar boêmio. Durante o dia, parece um retorno na história.
Visitei as igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora do Carmo; o Museu da Inconfidência e a Casa dos Contos. Sei que faltaram inúmeras outras, mas não tinha muito tempo sobrando.
De Ouro Preto, segui à Igarapé no dia 23/09, onde residem alguns parentes e de lá, fui até Belo Horizonte visitar um grande amigo.
Quanto às considerações:
1) A moto é uma devoradora de asfalto  :thumleft:. Mantive velocidade de cruzeiro de 120KM/h durante praticamente toda a viagem, alternando em alguns pontos entre 140KM/h e 90KM/h, conforme o trânsito e a estrada permitiam. Deve-se manter especial atenção ao combustível, pois para uma 400cc, a Falcon bebe bastante e tem um tanque bem pequeno, sendo que 1/3 é para a reserva. Sendo assim, sempre que o ponteiro se aproximava da área vermelha, eu parava e completava. Antes de partir, fiz uma revisão geral, troquei o óleo e não tive problemas. Além de estável e robusta, ela é muito confortável. Cheguei bem a Ouro Preto, após mais de 10hs de viagem.
2) O equipamento utilizado, conforme descrevi acima, foi:
Um capacete LS2 FF358, que se mostrou confortável e leve, porém não vedou muito bem o som do vento. Utilizei uma viseira transparente para a noite e a chuva e uma espelhada para o tempo ensolarado.
Uma jaqueta Tutto New Secca II, que possui um forro térmico interno, que pode ser removido, protetores certificados nos cotovelos e ombros e que veda 100% o frio e a chuva. O único inconveniente quanto à jaqueta, é o calor. Mesmo removendo o forro interno, se houver sol e você não estiver em movimento, passará muito calor. Isso não chega a ser um ponto negativo, já que não é uma jaqueta para verão e estando consciente disso, posso dizer que é um produto excepcional. Não passei frio algum, mesmo nas áreas de serra e peguei muita chuva. Não entra nada de água, a cordura molha apenas superficialmente.
Após a viagem, a jaqueta estava literalmente imunda, com poeira e insetos por toda a parte. Removi o forro interno, apoiei a jaqueta sobre o baú da moto e lavei com muita água e detergente neutro. Quanto ao forro, lavei à parte, tudo à mão. Sequei à sombra e está nova.
Utilizei um par de luvas de couro simples da Fenixx (Tassi e Petri), que não deixaram nada a desejar. São finas, têm protetores simples, são impermeáveis e vedam razoavelmente o frio.
Tenho também um baú GIVI de 45 litros, que foi o suficiente para a viagem, sem grandes considerações.

OBS: A próxima compra com certeza será uma GoPro ou similar, pois são tantas paisagens maravilhosas, que mesmo que pudesse parar para fotografar, a viagem duraria um século.  :hihihi

Agradeço imensamente a todos que responderam e principalmente ao amigo Batman, por ter oferecido ajuda.
Espero poder postar inúmeros outros relatos de grandes viagens que virão.

Grande abraço a todos!  :salut:

Seguem abaixo as fotos dos equipamentos e caso queiram ver mais algumas, da viagem em si, segue o link do álbum: http://s42.photobucket.com/user/andrearanha/library/

Equipamentos:
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_104223_zps23432a75.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_104230_zps55bc7fc3.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_104314_zpsd8bc68af.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_102528_zps238385ce.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_102558_zpscdad0ebd.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_102625_zps6d4a0b55.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20140929_104211_zps2c5df609.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/10660198_311061052413899_5139152424455600002_n_zps3243cdcb.jpg
« Última modificação: Outubro 01, 2014, 04:27:50 am por andrearanha »
-Nietzsche

"Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, apesar de todas as consequências."
-Osho

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #5 Online: Setembro 29, 2014, 03:04:40 am »
Legal André  :D
Só ter ido a Ouro Preto é com certeza um motivo para voltar e conhecer as outras cidades. Congonhas e Tiradentes foram minhas preferidas  :D
Tá bonita sua moto  :thumleft: Recomendo colocar um protetor de motor com pedaleira. Alé da proteção em caso de queda, nestas viagens de várias horas poder variar a posição das pernas é bem melhor.
Abs  ,10468
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline Batman

• Ironbutt do FOL
  • Belo Horizonte - MG
    • As Minhas Viagens
« Resposta #6 Online: Setembro 30, 2014, 01:51:45 pm »
André,

Legal demais a sua viagem.... O melhor de tudo é se perder mesmo...  :hihihi :hihihi conhecemos novos trajetos, noas estradas.... novas histórias... Voltando a Minas/BH avisa pra uma prosa!
« Última modificação: Setembro 30, 2014, 01:52:29 pm por Batman »
É nóis messs... Inter´sFOL de Patos de Minas, Barra Bonita/SP, Itamonte, Pouso Alegre, Limeira/SP, Vacaria/RS, Contagem, Curitiba/PR,  Ribeirão Preto/SP, ChurrasFOL BB/Igaraçu do Tietê-SP, Pouso Alegre, Santa Maria Madalena/RJ

Offline andrearanha

• Esquentando
  • **
    • Blog do Aranha
« Resposta #7 Online: Outubro 01, 2014, 02:14:43 am »
Bom dia a todos!

Resmungão, a moto é de 2006, está mesmo bem conservada para a idade que tem. Com certeza voltarei à região. Se não me engano, as estátuas dos 12 apóstolos, esculpidas por Aleijadinho, ficam em Congonhas do campo. Quero muito conhecer as outras cidades da região.
Quanto ao protetor de motor, eu realmente tenho pensado em colocar um, que não destoe muito do conjunto. Esse com pedaleira não atrapalha em nada a pilotagem? Também pretendo colocar protetores de manete.

Batman, a viagem foi incrível mesmo. Gostaria de ter uma GOPRO para filmar partes do trajeto que tinham uma beleza espetacular. Ela é um dos próximos itens da minha lista de compras, que está só aumentando, diga-se de passagem. Hahaha
E você, quando estiver aqui pelo Vale, entre em contato também.

Abraço a todos!
-Nietzsche

-Osho

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #8 Online: Outubro 01, 2014, 02:54:15 am »
André, o protetor de motor com pedaleira não atrapalha em nada a pilotagem e é relativamente discreto. Tem agora uns novos da Chapam que, apesar de maiores, protegem também a carenagem. Vai do gosto.
Exato, fui em Congonhas. Vale a pena  :D  (vide fotos: http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=19167.msg573754#msg573754  )
Abraço e boas estradas  :thumleft:

Offline andrearanha

• Esquentando
  • **
    • Blog do Aranha
« Resposta #9 Online: Outubro 01, 2014, 04:38:07 am »
Resmungão, belas fotos cara!
Realmente quem conhece esse meu estado, não esquece jamais.
Tem muitas belezas a serem visitadas. Quanto ao protetor, vou dar uma pesquisada, mas provavelmente instalarei em breve. Quando instalar, postarei fotos.

Abraços.
-Nietzsche

-Osho

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #10 Online: Outubro 03, 2014, 10:58:10 pm »
Bela viagem André, parabéns!...

Um abraço.
Geraldinho
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline andrearanha

• Esquentando
  • **
    • Blog do Aranha
« Resposta #11 Online: Outubro 11, 2014, 03:18:19 am »
Resmungão,

Segui sua dica e conforme tinha dito, instalei o protetor de motor da Chapam, com pedaleira.
Parece ser um produto com ótimo custo/benefício. Paguei 86 dilmas apenas por ele. O material
aparenta ser resistente. Amanhã vou fazer uma viagem de Pinda à São Paulo e poderei testar as
pedaleiras.
Também instalei protetores de manopla P4 da Circuit. Eu gosto do visual mais "adventure" para a
Falcon e estou bem satisfeito.
Outra alteração que fiz e recomendo, foi a troca da capa do banco, de couro liso, por uma "anti-derrapante".

Seguem algumas fotos da "negona" equipada para a estrada.

http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20141011_112437_zpsphhrp18e.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20141011_112445_zps5qz4tk3f.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20141011_112451_zpstikbec1l.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e341/andrearanha/IMG_20141011_112429_zps8iodq4vr.jpg

Abraço a todos!
« Última modificação: Outubro 11, 2014, 03:28:07 am por andrearanha »
-Nietzsche

-Osho