Autor Tópico: Projeto USHUAIA - Donguera - FEV/2015  (Lida 27739 vezes)

Offline Donguera

• Pilotando na boa
  • São Leopoldo/RS
Projeto USHUAIA - Donguera - FEV/2015
« Online: Agosto 14, 2014, 10:20:37 am »
*** RELATO ABAIXO ***   

Na minha apresentação já havia comentado sobre minha ideia de realizar o "Projeto USHUAIA".
     Durante este ano, por diversos motivos, razões e empecilhos havia pausado o projeto, mas que agora veio com força total.. com certeza vou empreender viagem com destino ao Ushuaia..
Chegar lá?? Só saberei durante o andar da falcon..
     Como “consigo sobreviver sozinho na ilha”, quero empreender esta viagem solo.. tendo em vista os benefícios de se viajar sozinho.. visitar todos os lugares que eu quero, andar na velocidade que eu acho confortável, rodar quantos quilômetros eu quiser por dia, acordar e sair mais cedo, dormir e sair mais tarde, parar quando quiser, não parar quando quiser, ficar mais tempo em um lugar que gostei, não ficar em lugar que não achei interessante...

A moto: em Janeiro/14 adquiri uma Falcon 07/08 - na foto como ela chegou para mim.. com 8.008 kms

Atualmente com 14.000 kms

Aqui está o PROJETO USHUAIA transcorrido no Google Maps:

https://mapsengine.google.com/map/edit?mid=ztdfL6oNnjUA.k_ubwTkwCR7s

Se alguém tiver interesse desta rota em arquivo para abrir no Google Earth, só me pedir que envio por e-mail, minha conta no 4shared foi bloqueada, hehe

Tão quanto importante é o trajeto a ser percorrido é o planejamento, ao qual dividi em três partes:
- PLANEJAMENTO DE BAGAGEM
- PLANEJAMENTO FINANCEIRO
- PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Abaixo segue em excel on-line as três partes do planejamento, na parte inferior da planilha esta dividida em cores os três.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1TPZRA3MDOPggl_IysaN21xfCahzL1oDwCvCARRUufq8/edit?usp=sharing

OBS:
No planejamento de bagagem, o OK é o que já possuo em mãos.
No planejamento financeiro tem a coluna do “adquirir”, valores em preto são valores conhecidos, valores em vermelho são valores especulativos e em branco são valores desconhecidos. Na coluna do “adquirido”, em preto é o que comprei, o tracinho é o que eu já possuia e em azul é o que comprei e ainda não tenho em mãos.

Se der, posto algumas fotos do processo de preparação, aos poucos estou equipando a motinha e adquirindo equipamentos para a viagem.
Aceito dicas e sugestões..

Previsão de Largada: 09/02/2015

Até mais..

Donguera

_____________________________ _____________________________ ___________

A VIAGEM..

Pois então galerinha do mau..  rit50
Vou deixar aqui um feedback do projeto.. pretendo comentar sobre os itens que levei, o que utilizei, o que faltou, o que sobrou.. quanto gastei, onde, como.. e o que se passava na cachuleta no final de cada dia percorrido..

No decorrer do projeto postei algumas fotos para familiares e talz..
Agora, com tempo.. estou geoposicionando as fotos que não foram pela camera P520 e postando no panoramio.. posteriormente elas aparecerão no Google Earth..

http://www.panoramio.com/user/4029678/tags/PROJETO%20USHUAIA
_____________________________ _____________________________ ___________

Planejamento..

Minha área de trabalho durante o planejamento.. minha motivação..

No meu ponto de vista a parte mais importante de qualquer viagem bem sucedida.. consome mais tempo do que a própria viagem em si..
Foram cerca de um ano e meio de planejamento.. pesquisei tudo que havia para ser pesquisado..
Comprei a moto para a viagem, equipei a moto exatamente como tinha em mente para a viagem..
E isso tudo fez com que tudo ocorresse dentro do previsto..

Adesivo.. há cerca de uns quarenta espalhados pelo percurso percorrido..

_____________________________ _____________________________ ________________

Bagagem..

CARTEIRA DE IDENTIDADE - recurso adicional para identificação
PASSAPORTE - facilita nos tramites aduaneiros
CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO - obrigatório para pilotar em território nacional
PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR - levei para evitar transtornos
CARTA VERDE - 30 DIAS - obrigatório para Uruguai / Argentina, etc
SOAPEX - MOTOCICLETA - 30 DIAS - U$ 12,00 - Obrigatório para o Chile
IPVA - SEGURO OBRIGATÓRIO - Obrigatórios
MANUAL DA MOTO - Caso fosse necessário obter alguma info da moto
CÓPIA DOS DOCUMENTOS EM CORES - guardei em lugar seguro, caso perdesse os originais tinha algo em mãos..
DINHEIRO - REAIS - utilizei dentro do Brasil e no Uruguai
DINHEIRO - 2.200,00 DÓLARES - Utilizei para fazer cambio na Argentina e Chile
CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL - recurso adicional caso necessário, não utilizei para não dar mais dinheiro para a dilma
CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO - CONTATOS - caso fosse necessário..
ELÁSTICO DE DINHEIRO - utilizei para espalhar o dinheiro pela roupa, bagagem e moto..

ÓCULOS DE SOL Ray-Ban - cuidado para não ficar parecendo um panda..
TuTs (POCHETE INTERNA PRA DINHEIRO) - guardava o dinheiro cambiado..
DIÁRIO DE BORDO - imprimi em A4 colorido cada dia de viagem, nessa mesma folha fazia as anotações
CANETA Bic - importante
LANTERNA - importante para iluminar a noite e ser visto..
CANIVETE - utilizava para abrir as embalagens..
ISQUEIRO - não utilizei..
ACELERADOR AUTOMÁTICO Pormim - utilizei constantemente.. trouxe um conforto inimaginável para a viagem..
DESCANSO DE PUNHO Hebe - juntamente com o punho rápido, permitia que eu acelerasse sem ter que apertar a manopla..
ESTICADOR/CORDA - acabei utilizando para prender a moto em poste, cercas, placas.. quando tem vento ela não ficava de pé
BANDEIRA DO BRASIL bandeirashop - utilizei toda viagem..
BANDEIRA DO URUGUAI bandeirashop - utilizei no trecho do Uruguai
BANDEIRA DA ARGENTINA bandeirashop - utilizei no trecho da Argentina
BANDEIRA DO CHILE bandeirashop - utilizei no trecho do Chile
ADESIVOS DA VIAGEM - item legal de se fazer, ia adesivando por onde passava.. dei para amigos.. tenho alguns..
CHAVE RESERVA - MOTO - importante caso venha a perder a original
CHAVE RESERVA - BAULETO - importante caso venha a perder a original
CADEADO - acabei não utilizando, mas em muitos hostels existe um armário que se pode trancar suas coisas dentro
CORRENTE PARA CADEADO - acabei não utilizando
SACOS PLÁSTICOS - acabei não utilizando
SACOS DE LIXO - quando não lavava as cuecas / meias / camisetas de noite.. colocava dentro do saco..
LUVA DE GUIDÃO - levei em caso de frio intenso ou chuva.. sofri com o frio e garoa, mas não utilizei-o
TOALHA MÁGICA / FLANELA - utilizava para fazer a limpeza da viseira do capacete
LUBRIFICADOR DE CORRENTE - levei dois sprays, acabei comprando outro e no ultimo dia não tinha.. um tubão dura uns 10 dias ou menos..
KIT VISIBILIDADE WURTH - muito bom, utilizava para fazer a limpeza e proteção da viseira, acabaram quebrando no meio da viagem..
MOCHILA DE HIDRATAÇÃO ASW 2 litros - não utilizei, só ocupou espaço

BALAS - levei uma cem balas toffees.. comia no tédio, na fome, na vontade de comer..
CHICLETES - comi um ou dois.. não era muito agradável mastigar dentro do capacete.. acabava mordendo a bochecha..
BARRA DE CEREAL - enquanto tinha, almoçava-as..

JAQUETA RIFFEL EVOLUTION - jaqueta de cordura muito boa.. sem reclamações
CALÇA RIFFEL EVOLUTION - calça de cordura muito boa.. antes da viagem retirei a proteção do joelho pois incomodava.. sem reclamações
LUVA TEXX NEW DELTA II - utilizei uma vez no frio, com a segunda pele, mas perdi a sensibilidade para fotografar.. depois não usei mais..
LUVA DE COURO COM PROTEÇÃO - nem sei a marca, sei que utilizei sempre.. muito boa, macia.. o couro superior já desbotou de tanto pegar sol..
CAPACETE LS2 - adaptei um sistema de áudio e foi muito bom, mas senti MUITAAA falta de ser escamoteável e de ter uma sobre-viseira escura..
BOTA TEXX STARK - mesmo não sendo impermeável.. foi muito boa durante a viagem..
PESCOÇEIRA - utilizei todo tempo, todos os dias, na moto ou não.. adorei..

CELULAR/GPS N8 - tinha um N8 só para GPS, estava perfeito até se entregar.. depois utilizei o meu N8 como GPS e fiquei sem som..
MÁQUINA FOTOGRÁFICA P520 - perfeita.. geoposicionar as fotos agora ficou muito mais fácil tendo algumas fotos como referencia..
BATERIAS MÁQUINA FOTOGRÁFICA - levei cinco baterias extras.. ao final do dia carregava.. nunca fiquei sem bateria..
CASE PARA MÁQUINA FOTOGRAFICA - case para guardar a maquina, acabei utilizando pouco pois ela ficava no pescoço SEMPREEE..
CELULAR N8 - ROAMING INTERNACIONAL - roaming internacional caso necessário for contatar a família..
CARREGADOR CELULAR Nokia - para carregar o celular quando não estivesse na moto..
CARTÃO DE MEMÓRIA P/ GoPro - para uso
CARTÃO DE MEMÓRIA P/ P520 - para uso
COMPUTADOR Dell - para descarregar as fotos e videos, se comunicar..
CARREGADOR COMPUTADOR Dell - para uso
ADAPTADOR DE TOMADA - MUITO IMPORTANTE, cada lugar era uma tomada diferente e esse adaptador tem todos os tipos..
FONE DE OUVIDO - caso quisesse escutar musica, creio não ter utilizado
FONE PARA CAPACETE - adaptei no capacete estes fones e fui curtindo musica todo tempo
GoPro Hero3 Silver Edition - para fazer alguns videos..
BATERIAS GoPro - levei seis baterias extras
TRIPÉ PARA MÁQUINA - acabei utilizando uma vez ou duas.. mas foi bom ter..
TRIPÉ ARTICULADO P/ CELULAR/MÁQUINA - não utilizei
MONOPÉ RETRÁTIL Pannovo (tipo pau de selfie) - não utilizei

JAQUETA DE CHUVA SANTAVIA V12 - muito boa capa de chuva, mas só peguei garoa na viagem..
CALÇA DE CHUVA SANTAVIA V12 - muito boa capa de chuva, mas só peguei garoa na viagem..
POLAINA DE CHUVA HLX - muito pratico..
MEIA IMPERMEÁVEL SEALSKINZ - utilizei quando molhei os pés ao rodar em asfalto molhado.. muito bom..
LUVA IMPERMEÁVEL ALBA - utilizei na garoa na Terra do Fogo mas não gostei..

BLUSA CURTLO THERMOPLUS - ao primeiro friozim coloquei e nunca mais tirei.. muito bom..
CALÇA CURTLO THERMOPLUS - ao primeiro friozim coloquei e nunca mais tirei.. muito bom..
BALACLAVE CURTLO THERMOPLUS - não utilizei
LUVA CURTLO THERMOSKIN - utilizei uma vez, não gostei pois perdi sensibilidade para manusear a câmera..
MEIA TÉRMICA SOLO Insulate - muito boa, quente e macia..
MEIAS DE NEVE Firstheat Wed'ze - muitooooo boa, quente.. utilizava a maior parte do tempo..

CAMISETA - levei três, utilizei somente duas
CALÇA JEANS / CINTO - utilizava para passeios e caminhadas
BERMUDA JEANS - utilizei nos primeiros dias, depois nunca mais..
CUECA - levei três..  :thumleft:
MEIAS DE ALGODÃO - levei duas..  :thumbdown:
BLUSÃO DE LÃ - quando o frio apertou utilizei direto..
JAQUETA CORINO - não utilizei, só ocupou espaço.. acabei utilizando somente a jaqueta de cordura
BONÉ - não utilizei..
CHINELO - utilizava de noite no hotel / hostel / hosteria / etc..
TÊNIS TIMBERLAND - muitooo bom, para trekking.. caminhada no gelo.. foi aprovado

LUVA DE TRABALHO - utilizava para não sujar as mãos durante a manutenção da moto
EMENDA DE CORRENTE - não utilizei
CABO DE EMBREAGEM - não utilizei
MANÔMETRO DE PNEU - utilizei uma vez.. não precisa
CILINDRO DE CO2 - ?? porque levei isso??
REPARADOR DE PNEUS - não utilizei
ALICATE - não utilizei
CHAVE FENDA MÉDIA - utilizei no ultimo dia em uma manutenção da corrente
CHAVE PHILLIPS MÉDIA - não utilizei
CHAVE DE RODA ORIGINAL - utilizava para ajustar a corrente diariamente
CONJUNTO DE CHAVES DE BOCA COMBINADA - utilizava para ajustar a corrente diariamente
CONJUNTO DE CHAVES ALLEN - utilizei uma ou outra..
ARAME - não utilizei
AMARRA PLÁSTICA - não utilizei
FITA ISOLANTE - não utilizei
FITA SILVER TAPE - utilizei para prender a lateral que estava trincando devido a vibração do rípio..
FLANELA/PANO - não utilizei
MANGUEIRA TRANSF. COMBUSTÍVEL - utilizei para transferir combustível de outra moto para uma garrafinha, quando faltou nafta..
FILTRO DE ÓLEO - levei três.. trocava óleo e filtro a cada 3.000 kms
ANEL DE VEDAÇÃO - TAMPA DO FILTRO - não utilizei..

SABONETE - higiene..
TOALHA Kingcham - muito boa, seca bem o corpo e a toalha seca muito rápido..
BARBEADOR - higiene..
PENTE - higiene..
GEL - higiene..
ESCOVA DE DENTE - higiene..
CREME DENTAL - higiene..
DESODORANTE - higiene..
CORTADOR DE UNHAS - higiene..
LIXA DE UNHA - higiene..
ESCOVINHA PEQUENA - utilizava para limpar as roupas..
COTONETES - higiene..
LENÇOS DE PAPEL - higiene..
PAPEL HIGIÊNICO - utilizei para limpar as mão durante a troca de óleo da moto..
MANTEIGA DE CACAU - não utilizei..
PROTETOR SOLAR - não utilizei.. e me queimei.. fiquei com a marca dos óculos na cara..

- Quase tudo que eu levei para a viagem teve uso, apenas o casaco e a bolsa de hidratação não era necessário te-los levado, ocupou espaço desnecessário.
- A noite eu lavava as cuecas, meias e camisetas.. torcia na toalha do hotel / hostel / hosteria e pela manhã estava praticamente seco..
- As cuecas secavam muito rápido, as meias não.. pequei por ter levado apenas dois pares de meias de algodão..
- Pela manhã passava o desodorante nos pés.. colocava a meia de algodão por baixo e a meia térmica por cima.. nem dava mau-cheiro..
- Lavei a segunda pele duas vezes.. mesmo esquema.. lavava de noite, torcia e pela manhã estava seco..

_____________________________ _____________________________ ________________

Preparação..

BOLHA ALTA Acriparts - item muito importante, quando mais alta melhor..
PROTETOR DE PUNHO Anker - protege a mão contra o vento, pedriscos, chuva e possivelmente evitou a quebra do manete em um tombamento..
PROTETOR DE MOTOR Chapam - utilizei os descansos de pés a viagem toda..
PROTETOR DE CARENAGENS Chapam - em outro tombamento, estes protetores salvaram as carenagens..
SUPORTE DE BAGAGEIRO/SIDE CASE Manivela - ajudou também a não danificar a carenagem em uma quedinha.. e facilitava a fixação da mala..
TANQUE 24 LITROS - na verdade são 22 litros, para uma viagem assim é obrigatório no minimo mais de 400 kms de autonomia..
CARREGADOR DE CELULAR - utilizei constantemente, depois de uns dias acabei quebrando o pino.. mas ainda funcionava..
CARREGADOR BATERIAS CAMERA - não funcionou, recarregava todas baterias a noite..
CARREGADOR DE BATERIAS GoPro - não funcionou, recarregava todas baterias a noite
BAULETO 47 LITROS Givi - acomodava tudo que era útil durante o dia.. bem prático..
MALA DE BANCO 40 LITROS Givi - perfeita.. colocava todas roupas dentro e servia de encosto para as costas.. perfeito..
MALA DE TANQUE - CAPA IMPERMEÁVEL Texx - incomodou bastante.. depois de um tempo amarrei mas mesmo assim caia para os lados.. mas facilita bastante ter os itens mais uteis a mão.. guardava a camera quando não usava, água, baterias, biscoitos, documentos..
FARÓIS AUXILIARES CREE-U5 - a noite é um luxo.. utilizava mesmo durante o dia em velocidade de cruzeiro para reduzir a tensão no RR.. quando precisei foram muito úteis..
RELÓGIO / TERMÔMETRO - prático e útil..
VOLTIMETRO - sabia exatamente quando ficaria sem bateria.. umas três vezes.. muito útil..
ACELERADOR PUNHO RÁPIDO Circuit - sem dúvida um conforto adicional na tocada..
REDE/ARANHA - utilizei para prender as bandeiras no bauleto e como amarração adicional da mala de banco.. prático e útil..
PORTA TRECO DIANTEIRO Pormim - guardava as ferramentas, muito prático.. (e ainda guardo)
PORTA TRECO TRASEIRO Pormim - acomodava a capa de chuva.. muito prático... (e ainda guardo)
ALONGADOR DE GUIDÃO Anker - conforto adicional para a viagem..
MANOPLA Circuit Jupiter - bem macia com um grip legal.. super confortável..
KIT RELAÇÃO D.I.D - durou 28 dias.. hehe..
PNEU DIANTEIRO Mitas E-08 - o rípio desgastou-os irregularmente antes do décimo dia, depois shimava constantemente em curvas.. 
PNEU TRASEIRO Mitas E-08 - duraram cerca de 15k kms.. estão quadrados..
CAMARAS DIANTEIRA Michelin UHD - não tive problemas com furos..
CAMARAS TRASEIRA Rinaldi reforçada - não tive problemas com furos..
RETIFICADOR CHIARATTO - sem problemas..
BANCO SELA - adquirido na véspera da viagem, trouxe mais conforto para o butt..
VELA Iridium NGK - sem problemas..

Pronta para partir..
_____________________________ _____________________________ ______________________
1° DIA - SÃO LEOPOLDO/BR ~ CHUÍ/BR - 670 kms

Dia 9/2/15.. por volta das 7 horas.. tudo pronto.. 20245 kms.. parti!!

Os meus primeiros dias são sempre os mais difíceis.. A mente ainda não esta acostumada com a nova rotina e normalmente na véspera não descansamos o suficiente.
   O decorrer do dia transcorreu exatamente como o planejado, inicialmente fui me adaptando com a tocada da moto, o peso, a resposta, a agilidade.. e o restante foi simplesmente percorrer quilômetros.
   A motinha esta perfeita, um pouco pesada mas perfeita. Impus uma média de 5000 RPM que equivale a uns 95km/h e nessa tocada a moto fez uma média de 22 km/l.. me fornecendo uma autonomia em torno de 440 kms..
   O maior problema hoje foi o tempo perdido aguardando a balsa, perdi a travessia por uns 2 minutos.. e tive que aguardar cerca de duas horas para a próxima.. mas faz parte.. ainda pude ver o Forte San Miguel no Chuy..
Esta noite me hospedei no Hotel FENIX no Chuí, padrão baixo.. mas só quero mesmo é um banho e descansar para o próximo dia.

BALSA EM SÃO JOSÉ DO NORETE/RS / RIO GRANDE/RS

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM

PÓRTICO SANTA VITÓRIA DO PALMAR/RS

FORTE SAN MIGUEL - URUGUAI

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2° DIA - CHUÍ/BR ~ GUALEGUAYCHÚ/AR - 837 kms

Dia cansativo, muito longo, retas intermináveis, subidas e mais subidas, descidas e mais descidas.. para quem gosta de curvas, essa não é sua viagem. Garanto que o pneu voltara quadrado.
   Impressionante a receptividade que estou recebendo. As bandeiras são incríveis, os uruguaios ficavam feliz ao ver a bandeira uruguaia e vinham conversar. Os brasileiros se identificavam e vinham conversar..
   Em La Mano de Punta Del Este/URU fiz o maior sucesso, após estacionar.. desmontar acampamento, fotografar os dedos e dezenas de pessoas pois estava sempre lotado.. estava me preparando para seguir viagem quando chegou um grupo de gaúchos de Porto Alegre, conversamos por um tempo, tiraram uma foto e partiram.. recoloco as luvas e o capacete e chega outro grupo de brasileiros.. conversamos, tiraram umas fotos e continuaram na volta.. depois chegaram três gurias de São Paulo só para tirar uma foto.. vish.. turista é assim mesmo.. onde tem um tirando foto todos querem fotografar também.
   Fray Bentos/URU é muito longe, sair do Chuí/BRA.. costear o litoral até Fray Bentos/URU é uma viagem sem fim.. o destino não chegava nunca. O caminho para Carmelo/URU e Nova Palmira/URU foi um dos mais belos de hoje, a imagem do sol se pondo foi incrível.
   Adentrei a noite pilotando até chegar no destino Gualeguaychú/ARG.. estou cansado.. um desafio a parte foi atravessar a ponte internacional, como só aceitavam pesos uruguaios ou argentinos.. tive que correr atrás de cambio.. aff!
   O vento lateral esquerdo é uma constante, a moto permanece inclinada para a direita a maior parte do tempo.. os músculos da mão direita e do ombro já estão reclamando.. MAS É ISSO QUE EU QUERIA!!
   O importante é a conquista do desafio proposto.

HOTEL FENIX CHUÍ/RS

DESCUIDEI O PERCURSO UM TEMPO E SAI TOTALMENTE DA ROTA PLANEJADA, ATALHEI E SEGUI VIAGEM

LA MANO DE PUNTA DEL ESTE/URU

GRUPO DE GAÚCHOS DE PORTO ALEGRE OBSERVANDO A MOTO, DEPOIS VIERAM OUTROS

PÓRTICO DE MONTEVIDÉU.. COLORIDO.. HAHA

CHEGANDO EM COLONIA DEL SACRAMENTO/URU

PLAZA DE LOS TOROS - COLONIA DE SACRAMENTO/URU

POR-DO-SOL PILOTANDO PARA FRAY BENTOS/URU

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3° DIA - GUALEGUAYCHÚ/AR ~ AZUL/AR - 533 kms

Atrasei a largada em virtude do cansaço do dia anterior, sai tranqüilo rasgando o asfalto sem esquecer de fotografar o percurso.
   Chegando em Lujan, adivinha se não errei as rutas TRÊS VEZES, já estava irado.. quase desistindo de visitar o zoológico.. mas tranqüilo.. tranqüilo.. faz parte..
   No zoo, outra decepção, já havia visitado o zoológico uns anos atrás e tudo se repetiu.. filas imensas, muitos animais sem visitação, os bichos sempre dopados e sonolentos.. fora que o ingresso não é nada barato..
   Continuei pela ruta 6 até adentrar na ruta 3, daí pra diante é seguir toda vida.. lá pelas tantas o hodômetro registrava 384 kms e o marcador de combustível encostando no E, como não havia feito muito cambio e gastei quase tudo no zoológico parei no posto e fudeu!! só efectivo em pesos..
   Abortei o almoço, esqueci a sede e abasteci os últimos 80 pesos e segui viagem.. chegando em Azul, meu destino do dia, e quase sem combustível comecei a tentar algum cambio ou pagar em dólares.. sem resultado.
   Em outra estacion de servicio estava hablando com o frentista sobre cambio e nafta quando um muchacho se ofereceu para fazer cambio comigo, na hora ele só tinha pesos para 100 dólares mas disse que em casa havia muito mais pesos e se eu quisesse cambiar poderia segui-lo. Puts.. quando comecei a segui-lo não me parecia que aquilo acabaria bem..
   Vish, dobra aqui, dobra ali, seguimos por uma rua de chão batido.. depois demos mais algumas voltas  e ele estaciona na frente de uma residência. Chego em seguida e paro a moto estrategicamente pensando em uma fuga emergencial.. ele pede para que eu entre na casa, humm pensei.. agora fudeu!! entro com cautela.. nisso ele retorna com uma caixinha lotada de pesos, ele começou a contar as notas e me passar para recontar.. nisso vou puxando conversa e me tranquilizando ao perceber que não tem brete.. fechamos em um cambio um pouco mais baixo que o blue, mas pelo menos agora tenho pesos para seguir viagem sem passar necessidade, fome e sede.
   Percebo que já estou mais acostumado com a tocada da viagem, as rutas já não me fadigam mais tanto quanto antes, e já sinto um pouco do vento que os outros tanto relatam.. vamos ver se é tudo isso mesmo..
   Amanhã é etapa maratona..

A BAGUNÇA EM GUALEGUAYCHÚ/AR

HOTEL EM GUALEGUAYCHÚ/AR

ESTENDENDO AS MEIAS E A CUECA  :doido

CRUZANDO ZARATE/ARG

ZOO LUJAN/ARG

OS BICHOS PELEARAM COMIGO LÁ DENTRO.. EMOCIONANTE.. TEVE UMA MULHER QUE SE ESCONDEU ATRAS DE MIM.. HAHA

RETAS INFINITAS

CHEGANDO NO DESTINO

JANTANDO, AGORA QUE TENHO PESOS..  :hihihi

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

4° DIA - AZUL/AR ~ SAN ANTONIO OESTE/AR - 830 kms

Definitivamente.. UMA MARATONA.. que dia longo, que estradas que não acabavam nunca, retas intermináveis.. o vente foi uma constante, reduziu muito a velocidade de cruzeiro e a autonomia, devido a este fui pego totalmente desprevenido e fiquei sem combustível a 1,5 quilometros do posto em Viedma.
   Também hoje devido ao vento forte foi a queda da moto.. após estar fadigado pela luta contra o vento e o longo trecho percorrido decidi para em uma daquelas áreas arborizadas para descanso e renovar as energias.. encontrei um lugar bom e enquanto estava manobrando uma rajada de vento tendeu a moto para o lado e não tive como segura-la.. ela foi tombando lentamente enquanto eu resistia para não deixá-la cair.. ficou escorada em um banco, e as proteções evitaram danos maiores..
   Quando fiquei sem nafta, sem alternativas fui empurrando a moto até o posto de combustível, já havia andado uns 800 ~ 900 metros quando cruzei por um evento que estava acontecendo na cidade e nisso visualizei um Frankenstein (uma motinho toda velha e caindo aos pedaços), parei ao seu lado e aguardei uns minutos.. então chegou um argentino gordão e lhe pergunto se não me vendia um pouco de nafta.. vish.. mesmo já estando bem treinado no espanhol não entendia uma palavra que ele falava.. foi complicado a comunicação mas através de palavras e gestos retirei 600ml de nafta dele com uma mangueirinha que eu tinha e lhe dei 25 pesos (dava para comprar mais de 2 litros).. depois segui até a estação de serviço e completei.. o restante dos 180kms para finalizar o trecho do dia fui a todo gás.. estava bem irritado comigo mesmo por ter falhado tão bestamente assim.. cheguei em San Antonio Oeste com vento forte.. hotéis caríssimos, na terceira tentativa de hotel encontrei um mais em conta..
   Percebo meu deslocamento para o sul do continente devido ao frio que esta maior a cada dia, e onde tem vento o frio é mais intenso ainda. Antes o termômetro marcava na faixa dos 29°C / 30°C, agora já fica na casa dos 22°C / 24°C que com o vento se atenua mais ainda.. a noite é bem fresquinho..
   E segue o barco!!

HOTEL EM AZUL/ARG

HOTEL EM AZUL/ARG

PARTINDO JÁ FRIOZIM..

BENITO JUAREZ/ARG

A QUEDA

O ALMOÇO

OUTRA ÁREA PARA DESCANSO..

RETAS E MAIS RETAS

SEM NAFTA, E AQUI SÓ VENDIA GASOLEO.. PUTS..

A PATAGONIA..

NUNCA SOZINHO, SEMPRE ACOMPANHADO

PILOTO AUTOMATICO E DESCANSO DE PUNHO, ITENS INDISPENSAVEIS..

MAIS UM DIA, MAIS UMA CONQUISTA

AS VEZES DAVA FOME..!!

------------------------------------------------------------------------------------------------

5° DIA - SAN ANTONIO OESTE/AR ~ PUERTO PIRAMIDES/AR - 528 kms

Já estava na hora de trocar o óleo da moto, procurei por toda san antonio e não encontrei ninguem que pudesse fazer o cambio pela manhã.. então fui em um posto petrobras e comprei dois litros de óleo para moto e segui viagem para o sul.. depois de muitoooos quilometros encontrei uma sombra fornecida por uma placa e fui substituir o óleo e fazer a manutenção diária..
   Tudo pronto, novinho, ajustado e lubrificado segui viagem até a Peninsula Valdés, conversando no centro de visitantes decidi mudar os planos e ganhar tempo.. ficando em Puerto Piramides ao inves de Trelew essa noite..
   O vento foi mais ameno nesta perte da viagem, muito mais agradavel.. somennte na peninsula que ele retornou com força, por vezes lateral.. diagonal e até mesmo contrario..
   Puerto Piramides é uma cidade turística.. bastante cara, com hotelaria caríssima.. caríssima mesmo.. então me acomodei em um hostel dividindo o quarto com uma francesa, um argentino e outros dois que desapareceram.. O legal do hostel é a troca de infos e a comunicação que se faz..
   Viajar sozinho é um tanto quando por vezes dificil, porém as vezes passa um desconhecido.. e somente com uma buzinada ou um aceno transmite um conforto.. passa uma sensação que se eu precisar tem alguem para me ajudar.. isso é muito legal e daqui para frente pretendo acenar, buzinar para os amigos de estrada.. mesmo eu estando na moto ou carro..

HOTEL EM SAN ANTONIO..

VISH, O BANHEIRO ERA MINUSCULO..

YEAHH..

PRIMEIRO CAMBIO DE ACEITE..

PATAGONIA.. NENHUMA ÁRVORE.. FICAVA MUITOOOO FELIZ QUANDO VIA UM MORRINHO AO LONGE..

PODIUM SEM ALCOOL CUSTANDO POUCO MAIS DE DOIS REAIS..

ENTRANDO EM CHUBUT

RUMANDO PARA PENINSULA VALDÉS

MUDANDO OS PLANOS E FICANDO EM PUERTO PIRAMIDES

PUERTO PIRAMIDES

-------------------------------------------------------------------------------------------------

6° DIA - PUERTO PIRAMIDES/AR ~ TRELEW/AR - 414 kms

Humm, se arrependimento matasse!!
   O dia foi muito difícil, muito desgastante, muitoooo comprido.. este rípio da península valdés é uma armadilha.. creio que eles devem ter arrumado a estrada recentemente, pois o rípio estava muito alto.. a roda dianteira não tinha solo firme nunca.. foi uma batalha difícil acrescida do vento forte.. não foram poucas as vezes que quase vou pro chão.. em outro momento quase atolei na areia fofa da lateral da estrada, ali foi um sufoco a parte..
   Mas, creio eu devido a praticar trilhas e estar acostumado a andar sobre pedras, saibro e barro.. por sorte não cai nenhuma vez..
   Leva uma horinha para percorrer uns 50 kms.. não da pra fazer em menos tempo.. levei o dia inteiro para percorrer a península.. o desgaste dos pneus foi notável, a moto também sofreu bastante com o terreno e a tocada.. devia ter realizado o passeio com uma vanzinha.. mas nada substitui a liberdade..
   No final das contas, com certeza valeu a visita por toda península.. cada canto possui uma visão diferente, com animais diferentes.. ver os pinguins.. escutar o urro dos leões marinhos.. incrível, impressionante, emocionante, inexplicável..
   O vento esta forte novamente, e é difícil encontrar lugar para parar a moto com segurança (onde se pode amarra-la).. chegando em Trelew me perdi um pouco.. mas no final deu tudo certo.. a cidade parece ser bem arrumada e bonita..
   Feito!! amanhã vou ver os pinguins...

HOSTEL ALOHA

CONHECENDO O RÍPIO.. SE ARREPENDIMENTO MATASSE..

APESAR DO SOFRIMENTO.. VAMO PORRA!!

CASCALHO E POEIRA..

PUNTA DELGADA

PUNTA DELGADA

FARO DE PUNTA DELGADA

RESTAURANTE EN PUNTA DELGADA

QUASE ATOLEI NA AREIA FOFA.. SE NÃO FOSSEM AS HABILIDADES DE TRILHEIRO AQUI..

PENINSULA VALDÉS

O ALMOÇO

CALETA VALDÉS

OS PRIMEIROS PINGUINS

PUNTA NORTE

PUNTA NORTE

PUNTA NORTE

RODEI 50 km PRA ENCONTRAR UMA ARVORE E PODER ELIMINAR O EXCESSO DE ÁGUA.. VENTO MUITO FORTE..

-------------------------------------------------------------------------------------------------

7° DIA - TRELEW/AR ~ CALETA OLIVIA/AR - 584 kms

Punta Tombo é incrível.. não tem como explicar.. curti muito o lugar.. mas no final já estava enjoado de ver tanto pinguim..
   Eles entrando na água, aprendendo a nadar é divertido..
   Outro dia longo devido a visita em Punta Tombo, estou um tanto quanto cansado e isso reflete no tempo de viagem maior, com paradas mais longas e frequentes..
   Chegando em Comodoro a paisagem mudou incrivelmente passando por serras belíssimas.. e seguindo para Caleta Olivia vai costeando o mar com serras ao fundo.. e peguei o por do sol se pondo na serra.. muito legal..
   o financeiro esta um tanto quanto complicado, tento reduzir custos mas não dá para reduzir mais, só estou gastando com combustível e o hotel.. que sempre procuro o mais econômico, não dificilmente encontro um.. normalmente fica em torno dos 350 pesos..
   Para ajudar.. depois de muito procurar onde ficar, ou era caríssimo ou estava lotado.. já estava bastante irritado e ainda num movimento besta derrubei a câmera fotográfica do pescoço.. e para ajudar, ela caiu com a lenta para baixo..  bah, amassou o acabamento da lente e a maquina enlouqueceu.. deu um alarme de erro e depois não ligou mais.. Já tava vermelho.. troquei de bateria duas vezes e depois de muito tempo ela ligou.. espero que esteja tudo funcionando ainda.. frustante.. frustante..

ESTOU NO CAMINHO CERTO.. E DEIXEI MINHA MARCA TAMBÉM

PUNTA TOMBO LÁ VAMOS NÓS

MAIS RÍPIO..

PUNTA TOMBO

OS PRIMEIROS A SEREM VISTOS.. QUE EMOÇÃO

OS CASAIS E AS TOCAS

DETALHE NA LÍNGUA DO BICHO

ATRAVESSANDO NA CORRIDA

SAÍDA PARA A PESCA

A ENSEADA PARA NOVATOS

OS PINGUINS NA SOMBRA DA PASSARELA

QUEM JÁ FEZ ESTA VIAGEM CONHECE ESTE POSTO.. SÓ ELE NO MEIO DO NADA

AUXILIANDO UM COMPANHEIRO DE ESTRADA

SERRINHA

PAISAGEM MUITO DIFERENTE DA HABITUAL

FIM DO DIA..

8° DIA - CALETA OLIVIA/AR ~ COM. LUIS PIEDRA BUENA/AR  - 591 kms

Como de costume, acordei cedo mas não fiz correria.. sai atrasado mas tranquilo.
   Rodei pela ruta 3 até os bosques petrificados de Jaramillo.. e a placa já indicava o nível do desafio que viria.. 50 kms de rípio.. pensei duas vezes e acabei indo..
   Levou uma hora para chegar no centro de visitantes e, que decepção.. esse negócio de pedras e rochas não é comigo, mas como foi difícil chegar lá aproveitei o passeio e tirei varias fotos.. e voltei.. mais uma hora de rípio, panelas, costeletas e poeira..
   Segui para Puerto San Julian, tirei algumas fotos nos monumentos das malvinas e na nau Victória, no último monumento após sacar as fotos.. já estava para escurecer e fazer frio.. me preparei todo para rodar tranquilamente os últimos quilômetros confortavelmente.. revisei a moto.. tudo Okey.. dei a partida, levantei o pézinho, olhei para um lado.. depois para o outro.. fui arrancando na manha tendendo para o sentido da rua e a moto apagou. Não tive tempo de apoiar o pé no chão e com o peso dela.. foi para o chão..  :hahaha :hahaha eu e o alforge de tanque saímos rolando...  :hahaha :hahaha
   Fiquei xingando o nada.. e um rapaz que estava estacionado próximo e viu o fato me ajudou a levanta-la.. não aconteceu nada na moto.. proteções wins..
   Segui caminho para comandante Luis PiedraBuena, nisso o frio já era demasiado.. enquanto pilotava ia calculando o tempo de sol que eu ainda tinha, pois se escurecesse a coisa ia ficar complicada.. Cheguei na cidade no momento exato do escurecer, rodei dois hotéis já sem sol e com muito frio até encontrar um que coubesse no orçamento.. cheguei, fiz os tramites e a moto ficou exatamente como estacionei para descarregar.. no meio da noite escutei o vento forte e pensei: - humm, fudeu!! certo que a moto caiu..!!
   Acordei cedo e fui correndo socorrer a moto, mas para minha sorte ela estava entre dois carros que protegeram-na do vento.. o hotel de hoje é muito aconchegante.. após a guria da recepção me passar o valor da diária, perguntei se não teria como me dar um desconto ou algo assim e ela preencheu um formulário de viajante e reduziu muitos pesos..  :thumleft:

OS PICA-PAUS DE CALETA OLIVIA..

BOSQUES PETRIFICADOS.. SÓ 50 KMS.. NO MINIMO UMA HORA PRA IR, E OUTRA PARA VOLTAR..

SÓ MAIS 15.. NÃO AGUENTO MAIS..!!

PARQUE NACIONAL BOSQUES PETRIFICADOS DE JARAMILLO

E OLHA QUE NÃO SOU NEM UM POUCO BAIXO..

DETALHE

PINHAS DE PEDRA.. INCRÍVEL

A MOTO NÃO IMPORTA.. DE FALCON EU CHEGO NOS MESMOS LUGARES.. PODE SER DE AFRICA TWIN..

OU KTM990

PUERO SAN JULIAN

NAU VICTORIA

9° DIA - COM. LUIS PIEDRA BUENA/AR ~ RIO GRANDE/AR - 608 kms

Dia difícil, longo e desafiador..
   O dia amanheceu muito nublado, o sól só apareceu depois das dez.. e mesmo assim somente por breves momentos, deixando o frio maior ainda e pilotando com a moto fica bem desconfortável..
   Outro fator foi o vento que chegou muito forte.. forte mesmo, todo percurso de hoje foi lutando para manter a moto na pista da direita.. por vezes fui lançado para a esquerda e outras quase vou para o acostamento da direita. Ao ultrapassar um caminhão, estando ao seu lado sem vento lateral permaneci na vertical.. mas quando passei ele o vento retornou e me arremessou para o acostamento da esquerda.. fiquei rodando em cima da faixa amarela por alguns segundos.. um pouco mais era cascalho e chão com certeza!!
   O trecho de rípio na terra do fogo é muito comprido, aquele chão não tinha fim nunca.. com o vento atrapalhando e o frio deixando tudo desagradável.. chegando em Rio Grande, hotel era difícil de encontrar e sempre caro. encontrei um mediano por 350 pesos..

MUITO ACONCHEGANTE.. ADOREI ESTE..

TEM QUE TER MUITO CUIDADO AO CRUZAR COM OS GUANACO

ADENTRANDO O CHILE..

TRAMITES DEMORADOS.. MONTE AYMOND

NA RUTA DEL FIN DEL MUNDO

ESTREITO DE MAGALHÃES.. VISH, MUITO VENTO.. DETALHE PRA MOTO AMARRADA.. HEHE

FERRYBOAT PATAGONIA

ISSO!! NA TERRA DO FOGO!! FEITO!!

ELE E A ESPOSA NÃO CONSEGUIAM LEVANTAR A MOTO, DAI ELA SEGUROU A MINHA E EU AJUDEI O HERMANO..

O RÍPIO CHILENO..

AQUI PERDEU-SE UMA VIDA, A IMPACIENCIA ALIADA AO RÍPIO É FATAL..

CHEGANDO NA ARGENTINA, CHEGANDO NO ASFALTO

RIO GRANDE OU USHUAIA.. POR HOJE RIO GRANDE JÁ ESTA BOM..

***CONTINUA MAIS ABAIXO***
« Última modificação: Junho 12, 2015, 02:35:52 am por Donguera »

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
Re:Projeto USHUAIA - Donguera
« Resposta #1 Online: Agosto 14, 2014, 01:01:13 pm »
Boa viagem.

A moto esta zerada. Vai postando os preparativos aqui pra gente ir acompanhando...
Vstrom 650- 2009

São Sebastião do Paraíso
                           Minas Gerais
                    (35)99890-1110 VIVO

Offline EPS - Du

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto/SP.
« Resposta #2 Online: Agosto 14, 2014, 01:33:55 pm »
Donguera bacana esta viagem!
Parece muito organizado, sem dúvida um bom começo, ainda mais para quem vai solo.

Abs e boa viagem!

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #3 Online: Agosto 14, 2014, 11:58:26 pm »
Parabéns Donguera pela organização/planejamento  :thumleft:

Vamos acompanhando o tópico. Espero ainda fazer viagem semelhante, mas parei de imaginar quando... era pra ter sido em 2011  :hahaha :hahaha :hahaha
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline João Lino

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #4 Online: Agosto 15, 2014, 04:03:20 am »
Me alegra ver as pessoas empolgadas com seus projetos, percebe-se o "brilho nos olhos". Parabéns pela organização e planejamento detalhado, vamos acompanhando...
1983: CG 81 (Sapo); CG 85; Turuna 85; ML 85; Garelli; Fim da 1ª fase;
2006: YES 2006; CBX 250 2007;
Atual: XRE 300 2012

Offline Donguera

• Pilotando na boa
  • São Leopoldo/RS
« Resposta #5 Online: Agosto 15, 2014, 06:00:59 am »
*** CONTINUAÇÃO ***

10° DIA - RIO GRANDE/AR ~ USHUAIA/AR - 349 kms

HOTEL EM RIO GRANDE

VISITANDO PONTOS DE INTERESSE..

MONUMENTO AS MALVINAS

PARANDO NO KM 2910..

FAZENDO O CONTROLE DO DESGASTE..

CHEGANDO NO FIM DA RUTA 3

ME SURPREENDEU..

VISITANDO O PARQUE NACIONAL

FAZENDO O PASSEIO NO TREN DEL FIN DEL MUNDO

TREN DEL FIN DEL MUNDO

TREN DEL FIN DEL MUNDO

FAZENDO PARCERIA COM DOIS ARGENTINOS..

VISITANDO O MUSEO DEL PRESIDIO

SEMPRE TEM UM VIGIANDO

11° DIA - PASSEIO

Dia de passeio em Ushuaia, descansar, refletir, conhecer, pesquisar..

Logo cedo da manhã já escutei a Harley do argentino e fiquei puto por não ter pego algum contato dele.. argentinos legais.. Dormi mais um pouco e após sai sem rumo, agora descansado.. aquecido e mais tranquilo fui ao pórtico da cidade tirar algumas fotos para recordar o momento e depois rodei alguns quarteirões e segui para o Glaciar Martial. É uma longa caminhada subindo forte em direção ao ponto mais alto possível.. ia tirando muitas fotos.. muito feliz.. eu parecia uma criança em meu primeiro contato com o gelo.. apesar de tudo ao redor estar com gelo.. não estava frio e devido ao meu ritmo forte acabei suando e tendo que tirar a jaqueta.. mais tudo tranquilo tranquilo.. pois a alegria era demasiada naquele momento..
Queria passar todo mundo, pois caminhavam a passos curtos e ocupavam toda a trilha.. ia pegando os atalhos mais ingrimes e seguindo na maior vontade.. e numa dessas acabei perdendo o trilho e saindo da trilha.. puts.. até eu me encontrar novamente todos que eu havia passado já estavam na minha frente.. puts..
Me acalmei e segui no ritmo deles, apreciando ainda mais a paisagem, o glaciar, o gelo, as rochas, o terreno..
Uns iam parando antes, outros seguiam mais um pouco.. mas eu busquei o ponto mais alto do desafio.. acabou a trilha, escalei algumas tochas e encontrei muito gelo do glaciar, subi um pouco nele.. dei uma escorregada.. e fiquei um bom tempo refletindo em todo esforço necessário para que eu estivesse ali naquele momento.. como iria agradecer todas as pessoas envolvidas no projeto.. um longo momento de humildade e reconhecimento me abateu naquele momento de alegria..
Pedi para um australiano (pelo que me recordo) que tirasse algumas fotos para mim.. tudo feito então era hora de voltar, crendo que a volta seria mais facil.. saimos juntos em ritmo forte, tentei um atalho para não perder a disputa e acabei me lascando.. acho que perdi uma meia hora.. hahaha.. dá nada!!
Estava feliz e exausto, passei no mercado comprei o necessário para uns sanduíches e algumas frutas e retornei para o hostel..
Fiz algumas pesquisas, baixei as fotos, conversei aqui e ali e estava com a sensação que não teria porque ficar outro dia ali.. Ushuaia não havia me agradado, tudo bem, cheguei no fim do mundo mas é uma cidade portuária voltada para o turismo mas eu não gostei.. decidi que partiria no outro dia.
Já havia procurado a placa que foi minha motivação durante muito tempo sem sucesso, já estava frustrado e indignado que não teria a tão desejada foto com a moto e a placa.. e conversando no hostel me indicaram o ponto exato da placa, me aprontei e sai voando para encontra-la.. outro momento que fiquei bem feliz.. rodei a cidade, tirai algumas fotos, apreciei o momento e voltei para o hostel.
Deixei tudo preparado para na manhã seguinte partir temprano..

MAIS CALMO.. FOTO NO PÓRTICO

PÓRTICO DE USHUAIA

NÃO É DIFICIL, MUITO MENOS FÁCIL..

EM BUSCA DO GLACIAR MARTIAL

ATRAVESSANDO PONTES, RIOS, BARRO, CASCALHO, PEDRAS, GELO..

A IDEIA É CHEGAR LÁ..

NEVOEIRO, BARRO..

PARECEM FORMIGUINHAS DAQUI.. SUBIDA FORTE!!

EM BUSCA DO PONTO MAIS ALTO POSSÍVEL..

ISSO!!

VISTA INCRÍVEL, MOMENTO DE REFLEXÃO..

FOTO NA PLACA DE USHUAIA..

NÃO EXISTEM DESCULPAS, TEM PESSOAS QUE CHEGAR ATÉ DE KOMBI

12° DIA - USHUAIA/AR ~ PUERTO NATALES/CH - 840 kms

Dia longo e cansativo, acordei as 5:00 e sai de Ushuaia as 6:30. Chegando em Puerto Natales somente as 20:30..
Creio que na Terra do Fogo na ida eu tenha errado o caminho de rípio e rodado muitos quilômetros no rípio desnecessariamente, pois o retorno foi muito mais fácil, rápido e tranquilo.
Logo nos primeiros quilômetros saindo de Ushuaia rodei estupidamente no asfalto molhado sem dar muita importância.. quando senti o frio nos pés já era tarde demais.. calça, botas e meias molhados.. que raiva.. que estupidez sem tamanho..
Troquei as meias, coloquei as meias impermeáveis e a capa da calça com a polaina e segui viagem.. depois peguei uma garoa.. parei para colocar a capa para não sofrer mais e só retirei-a em Puerto Natales para não perder mais tempo..
Essa garoa da Terra do Fogo me irritou muito.. mas percebo que isso é devido ao desgaste psicológico da longa viagem..
Os tramites aduaneiros foram muito ágeis..
Contabilizei que já existem cerca de 40 Kms pavimentados no trecho de rípio, porém destes 40 somente 25 Kms estavam disponíveis para rodar.. daqui um tempo vai ser muito fácil chegar no Ushuaia, sem o desafio obrigatório do rípio..
Chegando em Rio grande, estava estranhando a moto.. estava diferente.. e como o óleo já estava beirando os 3K resolvi substitui-lo. Isso me custou os olhos da cara porém a moto ficou mais faceira..
No estreito de Magalhães ventava muito, as ondas batiam no ferry e voava água por tudo.. muito emocionante.. mas o melhor foram os golfinhos acompanhando a balsa.. cruzavam de um lado para outro por baixo do barco.. subiam na superfície.. outro momento de alegria.. muito legal..
Troquei uns pesos com o caixa do ferry boat para abastecimento no chile e segui para Puerto Natales, um longo caminho..

PARTINDO AS 6:30 DE USHUAIA

FERRY BOAT

CHILE OU ARGENTINA..

SORTE QUE TROQUEI PESOS NA BALSA..

LONGO CAMINHO AINDA..

MONUMENTO AO VENTO, QUE É CONSTANTE E FORTE..

13° DIA - PUERTO NATALES/CH ~ TORRES DEL PAINE/CH - 298 kms

PUERTO NATALES, OUTRO MONUMENTO AO VENTO

LA MANO DE PUERTO NATALES

EL MILODON

EN LA CUEVA DEL MILODON

TORRES DEL PAINE

CADA CURVA UMA PAISAGEM DESLUMBRANTE

UMA MELHOR QUE A OUTRA

HOSTERIA EM CERRO CASTILLO

14° DIA - TORRES DEL PAINE/CH ~ EL CALAFATE/AR - 415 kms

MANUTENÇÃO ROTINEIRA

Humm, SEM NAFTA AQUI

ADUANA CHILENA

ADENTRANDO TERRITORIO ARGENTINO

É NÓIS..

TORCENDO O CABO NO RÍPIO

FICANDO NA MÃO SEM NAFTA

CUESTA DE MIGUEZ

ALEGRIA

CHEGANDO EM EL CALAFATE

15° DIA - EL CALAFATE/AR ~ EL CHAITÉN/AR - 375 kms

ENTRANDO NO PARQUE DOS GLACIARES.. PARA CONHECER O PERITO MORENO!!

DESCENDO ACERCA DO PERITO MORENO PARA O TREKKING

COLOCANDO OS CRAVOS NOS PÉS PARA CAMINHAR SOBRE O GELO

TREKKING NO PERITO MORENO

TREKKING NO PERITO MORENO

SÓ ALEGRIA E TODO MOLHADO..

MEMORÁVEL.. DESLUMBRANTE..

TREKKING NO GELO

COMO DE PRAXE.. UÍSQUE COM GELO MILENAR

AGUARDANDO O RESGATE..

PERITO MORENO

PERITO MORENO

DURANTE MINHA PESQUISA HAVIA ACOMPANHADO A VIAGEM DE UMA BMW1000 IGUAL A ESTA..

CHEGANDO NOITEZINHA EM EL CHAITÉN DEPOIS DE MUITO SUFOCO..

16° DIA - PASSEIO

17° DIA - EL CHAITÉN/AR ~ BAJO CARACOLES/AR - 567 kms

18° DIA - BAJO CARACOLES/AR ~ PUERTO TRANQUILO/CH - 318 kms

« Última modificação: Novembro 12, 2015, 03:23:33 pm por Donguera »

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #6 Online: Agosto 15, 2014, 06:20:13 am »
Donguera, luva boa + luva segunda pele por baixo ajuda, mas andando um certo tempo os dedos acabam gelando.  Não tenho, acho horrível esteticamente :doido , mas aqueles "cartuchos" que os motoboy usam dizem que ajudam bastante por cortar o vento.

Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline Donguera

• Pilotando na boa
  • São Leopoldo/RS
« Resposta #7 Online: Agosto 15, 2014, 07:43:05 am »
Bah Tchê.. já me falaram desta capa, deve ser uma maravilha..
mas.. vou tentar recursos alternativos até ultima instância.. acho feioprakarai.. imagina isso aparecer nas fotos.. vixe..
Primeiro vou tentar X-thermo solo + New Delta II.. se não ficar bom.. tento uma X-power solo + New Delta II..
Se mesmo assim continuar sentindo frio nos dedos, corto eles fora..  :hahaha

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #8 Online: Agosto 15, 2014, 12:28:49 pm »
Pode usar as Luvas de guidão, são feias mas funciona. Experiência própria. Cruzando a Cordilheira dos Andes no Peru, meus amigos que não usavam quase congelaram os dedos e eu com essas luvas, usava só uma luva meia boca por baixo. Estava sequinha-sequinha, enquanto os outros, estavam com as luvas todas molhadas, naquele frio, vento e chuva, foi pedreira.

Um abraço.
Geraldinho
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #9 Online: Agosto 15, 2014, 01:44:26 pm »
Vou ser o terceiro a dizer, acompanhando a opinião do Resmungão e do Geraldinho. Já usei minhas luvas segunda pele no frio aqui dos campos de cima da terra e, para minha surpresa, essas luvas e nada era a mesma coisa. O que funcionou mesmo pra não doer os dedos com o frio (e doi MUITO) foram esses 'charutos'... horríveis, mas o que tem de feios, tem de eficientes. Viajamos para a Serra do Corvo Branco numa semana que fazia de 0 a 2 graus todos os dias, viajamos à noite tb e o bagulho funciona. Dá pra andar sossegado. http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=17295.0

Ainda acho que, pelas intempéries que tu vai encontrar nesse roteiro, tu vai concluir que esses charutos são LINDOS.... kkkkk;

Parabéns pelo planejamento

Abraço.
8º Interestadual - Vacaria - RS

Offline Donguera

• Pilotando na boa
  • São Leopoldo/RS
« Resposta #10 Online: Setembro 01, 2014, 01:38:56 pm »
Tempo passando e o projeto encaminhando..
Aos poucos estou equipando a moto e adquirindo acessórios..

Fixação do suporte do N8/GPS, com o carregador veicular conectado no pós-chave da moto.. ainda vou adicionar o carregador veicular para as baterias da câmera fotográfica e para as baterias da GoPro..

Protetor de mão da Anker..

Bolha da Acriparts/Pablo

Protetor de motor da Chapan com as pedaleiras avançadas..

Aqui quando recebi o bagageiro e o suporte do side case do Manivela..

Suporte do side case, não pretendo acoplar as malas laterais, estou pensando em levar dois reservatórios de gasolina de 5 Litros..

Luzes auxiliares em LED.. coloquei um LED de 12w em cada faról auxiliar..

Mala de tanque da TEXX..

Já adquiri as bandeiras de cada pais que irei visitar..

Hoje chegou a mala de banco da GIVI de 40 Litros..

Aqui a moto com os acessórios.. esta ficando mais encorpada!! Ótimo!!

Agora tenho que fazer um teste de bagagem para ver se o espaço disponível comporta o que pretendo levar..
E segue o barco!!

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #11 Online: Setembro 01, 2014, 10:19:00 pm »
 .clap .clap .clap .clap

Tenho visto bastante gente usando essas malas traseiras. Pelo jeito são boas mesmo.

Ate pensei em comprar uma para colocar em cima do bau traseiro...
Vstrom 650- 2009

São Sebastião do Paraíso
                           Minas Gerais
                    (35)99890-1110 VIVO

Offline Donguera

• Pilotando na boa
  • São Leopoldo/RS
« Resposta #12 Online: Setembro 02, 2014, 12:10:04 am »
Eu decidi utilizar uma mala de banco visando o conforto.
Em viagens, em pouco tempo já tenho dores nas costas, e quando me apoio sobre a mala, não sinto dores..
Aprendi isso no final do ano quando fui pra BsAs de Tornado somente com uma mochila de uns 25 Litros amarrada em cima do banco.. me escorava na mochila e tocava ficha sem parar..

Quando sobrar um tempo vou fazer um teste de carga na moto.. ontem já vi que o espaço pra mim entre mala de tanque e mala traseira é restrito.. Maravilha!!

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #13 Online: Setembro 02, 2014, 01:24:49 am »
Excelente aquisição. Tenho uma mala igual  :thumleft:

Offline rodrui

• Esquentando
  • **
« Resposta #14 Online: Setembro 02, 2014, 08:22:34 am »
Vi seu tópico somente hj.

Seu trajeto é muito parecido com o que vou realizar também no ano que vem, só que vou partir no dia 15/02/15. Acho difícil de a gente se encontrar no caminho, mas quem sabe...

Em 2010 eu encontrei o Geraldinho na Argentina.

Vi que vc também vai visitar as capelas de mármore  no Chile, vai ficar hospedado em Coyhaique e descer a Puerto Tranquilo pra fazer o a passeio de barco?

Vstrom DL 1000