Autor Tópico: Viagem Solo - Argentina e Chile - 9º dia  (Lida 25534 vezes)

Offline Daniel Pais

• Ironbutt do FOL
Viagem Solo - Argentina e Chile - 9º dia
« Online: Fevereiro 02, 2014, 01:43:50 am »
Prólogo

Antes de passar a contar o relato, gostaria de agradecer as seguintes pessoas:

Resmungão e Cris – Por ter me dado abrigo em Curitiba, me oferecendo um gostoso churrasco de recepção junto com a Cris e ainda me apontando a direção da “estrada dos tijolos amarelos”

Giovani “Bastião” Buzzi – Amigo do qual anotei dicas de seu relato de viagem postado aqui no FOL, (apesar de eu ter feito o roteiro em sentido contrário).

Nei/SC – Que me deu a dica da câmera no capacete, dica de mestre que com certeza me livrou de uma série de dores de cabeça por parte da Policia Caminera, principalmente na RN 12.

Aos meus amigos do FOL, que acompanharam e me deram forças nessa viagem, a qual irei repetir, com certeza, no ano que vem (agora com a patroa).

Abaixo seguem os dados da minha viagem. Ressalto que esses dados servem somente como base, saindo mais barato se a pessoa dividir o quarto, se submeter a comidas mais baratas e a hotéis de qualidade inferior. Em regra, fiquei em lugares bons (com exceção de Antofagasta, um pulgueiro).

Dados:

Distancia percorrida: 9.831 Km
Litros consumidos: 614
Média de consumo 16 km/l
Melhor consumo: 21km/l (descida de Curitiba a Floripa)
Pior consumo 11 Km/l (em Jujuy, perto do Salar, a 3500 metro de altitude a um ritmo de 140/150 km/h)

Valor do peso Argentino: 1 real/4 pesos
Valor do peso chileno 1 real/205 pesos
« Última modificação: Maio 28, 2016, 04:06:51 am por Daniel Pais »

IX Contagem
X Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII Arujá
XIV Urubici
XV Florianópolis
Virago XV1100 >Falcon 07 > V-Strom DL 650

" - O dia que eu perder o medo de andar de moto, será o dia que eu deixarei de andar de moto."

Offline Don.

• Ironbutt do FOL
  • Florianópolis / Sc.
Re:Viagem Solo - Argentina e Chile
« Resposta #1 Online: Fevereiro 02, 2014, 01:47:02 am »
Esses dados são muito importantes para quem planeja futuras viagens, obrigado Daniel.  :thumleft:
Não pense que a cabeça aguenta se você parar!

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #2 Online: Fevereiro 02, 2014, 02:12:58 am »
Certamente sao dados valiosos.
Vstrom 650- 2009

São Sebastião do Paraíso
                           Minas Gerais
                    (35)99890-1110 VIVO

Offline Daniel Pais

• Ironbutt do FOL
« Resposta #3 Online: Fevereiro 02, 2014, 02:33:03 am »
- Você é maluco...

Passei o mês de dezembro de 2013 ouvindo isso o tempo todo quando dizia pras pessoas que iria fazer uma viagem de aproximadamente 10.000 km, montado na minha Suzuki Dl 650 V-Strom, ano 2012, sozinho e através da Argentina e Chile.

Geralmente a afirmação acima vinha seguida das seguintes perguntas: 

-Porque você não vai de avião? Não é melhor ir de carro?

A resposta era fácil. Na moto você vê a lenta mudança da paisagem e da cultura, passa por lugares que você jamais verá de dentro do avião, experimenta a sensação do vento andino e da brisa dos pampas argentinos acariciando seu rosto e tem o poder de a qualquer momento mudar de direção, ir a um outro lugar que não estava no seu roteiro, seja por conveniência ou por necessidade.

A grande diferença da moto e do carro é que no carro você passa pela paisagem, enquanto que na moto você faz parte da paisagem.

- Não é perigoso você ir sozinho?

Sim, muito perigoso, posso ficar doente, posso sofrer um acidente, posso ser assaltado (ou tudo ao mesmo tempo).Sempre que as pessoas me diziam isso eu me lembrava do poema instantes, de autoria desconhecida, e que pode ser vista aqui, leia e entendam. Ademais, hoje eu posso dizer categoricamente que é mais seguro viajar para a Argentina e Chile do que viajar para o Norte do Brasil.

Como roteiro tinha como metas descer pelo sul até Porto Alegre, ir pela BR-290 até Uruguaiana e depois rumo a Mendoza, aonde passaria dos dias. No segundo momento atravessar os Andes, Passar por Vina Del Mar e subir norte até Antofagasta e depois leste até San Pedro de Atacama aonde passaria sete dias (sendo 4 fazendo um passeio guiado até o Salar de Uyuni na Bolivia). A volta passaria pelo Paso de Jama e seus mais de 4.800 metros de altitude até Salta, aonde passaria três dias visitando a cidade e também com pretensão de fazer o passeio no “tren a las nubes”.

Moto pronta, levando inclusive ferramentas e óleo para troca no meio do caminho

Quilometragem inicial da moto antes da viagem

Dia 1 - Partida

Vencidas as incertezas, equipamento pronto, moto revisada e roteiro predefinido, dei um beijo na patroa e no pimpolho e saí do Rio (Barra da Tijuca) no dia primeiro de janeiro de 2014, as seis e meia da manhã, passando de cara por uma “Lei Seca” na Avenida Airton Senna, apinhada de carros presos e de gente sentada no meio fio, todos com aquela típica cara de ressaca do ano novo e pensando na eventual dor de cabeça pela multa que haveriam de pagar por terem bebido e dirigido. O policial deve ter olhado pra mim ao passar pela blitz e pensado – Quem é esse maluco, todo montado como quem vai viajar para outro pais? Ah se ele soubesse....

O objetivo do primeiro dia era Curitiba, aonde ia dormir na casa do Resmungão. Ganhei a Dutra e baixei a mão direita, fazendo o V2 de 67 cavalos da V-Strom acordar e rapidamente me colocar na velocidade de cruzeiro desejada: 120Km/h reais, medidos pelo GPS. A Dutra transcorreu sem maiores intercorrências, estava totalmente vazia, tendo conseguido o feito de passar por somente cinco caminhões na estrada mais importante do pais (eu contei). Com isso e naquelas retas intermináveis, acabei por esticar a mão e rodar a 130/140 (reais), sendo premiado por um baixo consumo da moto, na casa dos 16/km por litro, consumo esse que foi a média por toda a viagem, culpa das malas laterais, do grande pára-brisa dianteiro, da carga e dos meus 110kg.

Itatiaia

Aparecida

Uma das diversas paradas que fiz para abastecimento. Na foto o posto de Gasolina em Registro/SP, aonde, por coincidência, parei pra abastecer com o pessoal do "Bonde do Pão de Queijo", rumo ao Interestadual de Curitiba/2011

Onze da manhã e já estava na Marginal Tiete, passando pela pista seletiva mesmo (que é proibida à motos sob pena de multa). Decidi correr o risco de ser multado, contando por estarem os “marronzinhos” de ressaca e não querendo correr riscos de ser assaltado ao andar na pista lateral (se a multa chegar eu aviso).

Ganhei a Regis e já digo que a Serra do Cafezal continua a mesma: Obra de igreja que se arrasta durante anos e que parece nunca acabar. A serra é mão dupla, pista simples, asfalto péssimo e transito ruim. Peguei um caminhão na descida que não consegui passar por um longo trecho (minha moto estava muito larga, me igualando quase a um carro). O que mais irrita é que a via é pedagiada, sendo você obrigado a pagar para andar em uma pista ruim.

Depois disso a viagem transcorreu sem maiores problemas, sendo a Regis uma velha conhecida minha. Subi a Serra do Azeite deitando nas curvas (tá, não deitei tanto assim com medo de por a viagem a perder, ela não tem o nome de Serra do Azeite a toa...) e as quatro e meia da tarde estava na frente da casa Resmungão, pra desfrutar de um gostoso churrasco e descansar para o dia seguinte.

Motos Guardadas

Meu anfitrião

Pilotando a Churrasqueira

Show de bola...

Total do Dia (GPS):
Km rodada: 869.3
Média geral:88,5 Km/h
Média rodando 104.2Km/h
Velocidade máxima alcançada: 151 km/h

continua... ,10468

« Última modificação: Fevereiro 03, 2014, 03:59:32 am por Daniel Pais »
IX Contagem
X Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII Arujá
XIV Urubici
XV Florianópolis

" - O dia que eu perder o medo de andar de moto, será o dia que eu deixarei de andar de moto."

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #4 Online: Fevereiro 02, 2014, 03:17:43 am »
Muito detalhado o relatorio. Estou acompanhando atentamente....
Vstrom 650- 2009

São Sebastião do Paraíso
                           Minas Gerais
                    (35)99890-1110 VIVO

Offline EPS - Du

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto/SP.
« Resposta #5 Online: Fevereiro 02, 2014, 04:04:23 am »
Show......muito bacana as fotos e principalmente os relatos......será de grande importância para planejar as próximas viagens dos nosso amigos do FOL e provavelmente a minha.....quando! Eu ainda não sei! Mas acontecerá!!  :sacana

Uma viagem desta solo.....realmente é de tirar o chapéu! Parabéns Mr. Daniel..... .clap

No aguardo dos próximos relatos.... ,10468

Abs....

EPS - Du

Offline Junior ASJ

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo - ZS - SP
« Resposta #6 Online: Fevereiro 02, 2014, 10:03:36 am »
Show de bola esta viagem heim...  .clap :thumleft:

Tenho muita vontade de fazer uma dessa, mas vai demorar. hum.,

Parabéns Daniel...  .clap

Aguardamos o restante do relato e fotos...  :thumleft:

Abraço meu amigo. ,10468
Hoje em São Paulo, mas o coração é CURITIBANO!!!

ATUAL: HAYABUSA VERMELHA (anteriores FALCON, B650 e B1250, GSX-S1000FA)

IX Contagem
X  Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII São Paulo - Não fui:(
XIV Urubici
XV Floripa
XVI Pouso Alegre

Offline Daniel Pais

• Ironbutt do FOL
« Resposta #7 Online: Fevereiro 02, 2014, 02:12:10 pm »
Recebi uma MP do EPS pedindo pra informar o roteiro e quantos dias durou. O roteiro foi o abaixo, sendo que eu não passei por Valparaíso/Vina del Mar pois achei que seria perda de tempo (moro no Rio e não ligo pra praia), ou seja, de Mendoza eu encarei direto até La Serena.

Saí dia 01/01 as 06:30 AM do Rio e cheguei na porta de casa dia 18/01 as 12:05 PM.

Parado eu fiquei: dois dias em Mendoza, dois em San Pedro e dois dias em Foz. Rodei do dia 1 ao dia 4 até Mendoza,do dia 7 ao dia 9 até San Pedro (cheguei lá as 11 da manhã e já fiz passeios no mesmo dia, portanto foram quase três dias em San Pedro). Rumo de volta, saí da San Pedro dia 12 as 8 da manhã e cheguei em Foz dia 14 as 14:30. Sai de Foz dia 17 e cheguei no Rio dia 18 as 12:05.

Meus planos eram ficar mais uma semana viajando porém por problemas que serão informados durante o relato (cancelamento de passeios devido ao Rally, problemas de clima e saudades da patroa/pimpolho) me fizeram encurtar a viagem, já com intenção de repeti-la ano que vem.

Fiz esse roteiro, contrário ao sentido feito pelo Bastião, pois eu julguei (acertadamente, ao meu ver) que a aclimatação para enfrentar a altitude seria melhor (não sofri nada para passar no Paso  Libertadores, de Jama e nem no Geiser del Tatio, só fiquei com o raciocínio um pouco mais lento e com taquicardia ao fazer grandes esforços).

,10468
IX Contagem
X Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII Arujá
XIV Urubici
XV Florianópolis

Offline Andre_Araujo

• Ironbutt do FOL
  • Cachoeiro de Itapemirim - ES
« Resposta #8 Online: Fevereiro 02, 2014, 09:55:05 pm »
Muito bom.
Aguardando as fotos e relatos dos proximos capítulos.

Offline Brunholi

• Ironbutt do FOL
« Resposta #9 Online: Fevereiro 03, 2014, 12:53:56 am »
Show de bola...

aguardando mais relatos e fotos....
Tenere 14/14 Tenebrosa
Falcon 07/07-23/09/09a17/11/14 kelloggs
YBR 08/08-05/11/10a04/08/11 Agulha negra
CG150 05/05-16/11/05a21/09/09 Duende Verde
XLR125 02/02-02/02/2007a22/08/10 magrela
Caloi 25/12/94 até Hoje

Offline Daniel Pais

• Ironbutt do FOL
« Resposta #10 Online: Fevereiro 03, 2014, 04:26:26 am »
Dia 2 – IronButt

Acordei cedo na casa do Resmungão,  rapidamente me arrumei e coloquei as tralhas na moto. Resmungão fez um café pra nos dois (parece música de Roberto Carlos...) enquanto a Cris ficou dormindo pois ela iria trabalhar somente mais tarde. Saímos por volta das 7 da manhã juntos pois ele iria sair mais cedo e me colocar no caminho rumo a Floripa (ele também precisava rodar com sua Triumph xc800 pois necessitava ter quilometragem suficiente para a primeira revisão ou acabaria por fazê-la por tempo, o que não é bom pra moto).

Durante o caminho havia alguma umidade no ar e tudo sinalizava que eu ia pegar chuva no caminho. Paramos na saída de Curitiba nos despedimos (Valeu mesmo Resmungão) e segui caminho.

Felizmente eu errei e não peguei chuva. Peguei a descida da serra, que apesar dos radares chatos é muito bonita e logo estava ao nível do mar, passando por Garuva e Joinville. Meu destino aquele dia era Gravataí, cidade satélite de Porto Alegre. Gelei ao ver os engarrafamentos na pista em sentido contrário (totalmente parado), tanto em Joiville quanto no Balneário Camboriú e também na entrada de Floripa mas, para minha sorte, só peguei transito pesado no meu sentido. Infelizmente minha sorte não poderia mudar as leis da física...

Acho que estou no caminho errado....

Como ainda a viagem era recente (estava descansado) e, diante da descida e do transito lento, a moto estava com um consumo baixo, na casa dos 20 km/l (melhor passagem 21km/l na descida da serra), fiz a primeira parada para abastecimento em Barreiros, na entrada de Floripa. Paradas após percorrer grandes distancias foi o resumo desse dia, fazendo paradas a cada 250/300 km em média.

A pista segue em pista dupla praticamente  o tempo todo nessa região, o problema foi quando cheguei na região de Tubarão. Depois de Imbituba, já as margens da Lagoa do Imarui, simplesmente estava tudo parado devido as obras de duplicação e construção da ponte que atravessa o canal (quando a ponte estiver pronta acredito que irá desafogar o transito da região). O que acontece alí é que as pessoas vem numa rodovia de mão dupla a afunila para uma via de pista simples e mão dupla. Peguei um engarrafamento de 12 km (o único da viagem) que, somados ao excesso lateral da moto e ao calor que fazia, me cansaram bastante a atrasaram a viagem, diminuindo a velocidade média.

Depois disso foi só descer a mão pra recuperar o tempo perdido, sempre de olho nos radares fixos e torcendo por não pegar um policial com radar móvel.

Já em Osório peguei a freeway que liga a Porto Alegre, uma rodovia de três pistas em cada sentido e com velocidade máxima fixada de 120km/h. A única intercorrência nesse momento era um chato numa Ninjinha 250, que cismava de ficar me importunando pra ver se eu batia um peguinha com ele pela rodovia....Eu tinha mais o que fazer, melhor: Mais o que rodar...

Passei por Gravatai ainda com o sol alto (era umas 15:30) e decidi seguir viagem. Em Porto Alegre fiquei aguardando a ponte móvel que passa sobre o Rio Jacui descer (que liga a BR-116 a 290) pois estava passando um navio naquele momento. Ventava forte e o navio estava com vento pelo través, porém notei que o prático era bom pois ele passou sem dificuldades (levou 20 minutos pra ponte descer).

Seria esta a "transviadense? (que liga Pelotas a Campinas...)

Não é a ponte de Londes mais está valendo...

Descida a ponte, logo após peguei a única chuva da viagem, típica chuva de verão e que vem acompanha de ventos e raios, mais que não durou 10 km (nem me animei em colocar a roupa de chuva devido ao calor). Continuei viagem e fiz os cálculos: Se continuasse naquele ritmo iria chegar em Uruguaina por volta das 22:00hs. Não me animei. Olhei no GPS e vi que dava pra chegar em São Gabriel, 300 km antes de Uruguaina e parti pra lá, chegando por volta das 19:00 hs ainda com o sol no horizonte.

Comecei então a fazer a procissão pela cidade. Minha viagem era pautada por ficar em hotéis com garagem e wi-fi. Pergunta daqui, vai pra lá, cidade cheia de Argentinos vindo de férias e parando lá pra descansar e consegui, depois de passar em uns 10 hoteis e pousadas, ficar num hotel simpático Gran caçula Hotel GPS -30.335343,-54.319379, que me cobrou 70 reais pela noite e com café da manhã.

Fui na Rua, jantei, conversei com a patroa, banho e cama. No dia seguinte tinha 300 km pra vencer até Uruguaina, tinha que comprar pesos, fazer os trâmites e pretendia chegar em Santa-Fé/AR.

total do Dia (GPS):
Km rodada:1064.4
Média geral:81,5 Km/h
Média rodando 96.2Km/h
Velocidade máxima alcançada: 142 km/h

Proximo dia: Argentina

,10468
« Última modificação: Fevereiro 03, 2014, 06:40:11 am por Daniel Pais »
IX Contagem
X Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII Arujá
XIV Urubici
XV Florianópolis

Offline PedroMoraes

• Ironbutt do FOL
« Resposta #11 Online: Fevereiro 03, 2014, 05:14:10 am »
No aguardo dos proximos dias...

Daniel; muito bom o relato mesmo. Parabens. :thumleft: :thumleft:
Vstrom 650- 2009

São Sebastião do Paraíso
                           Minas Gerais
                    (35)99890-1110 VIVO

Offline mmpanela

• Ralando as pedaleiras
  • São Paulo ZL
« Resposta #12 Online: Fevereiro 03, 2014, 07:01:50 am »
Daniel minha DL estava com 14500 quando sai tambem e o consumo foi praticamente igual ,melhor media na descida da Graciosa para Floripa 20km/l e pior na rota 5 no ururuguay de tacuarembo a rivera fez 15km/l
quem sabe ano que vem fazemos este passeio junto com as esposas.....to acompanhando o relato .clap .clap .clap
On the road again!

13º Inter São Paulo (Eu fui!!)
Churras FOL Barra Bonita

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
« Resposta #13 Online: Fevereiro 03, 2014, 07:18:24 am »
Viajando junto, Brother.

Interessante o seu Iron But, foi a mesmo kilometragem do meu maior trecho da viagem: 1064 km de Ituzaingó a General Guemez.
Quanto à adaptação à altitude, também não senti os efeitos do morrão. Mas fiquei uma noite em Tilcara, cerca de 3000 metros.

Aguardando os próximos capítulos. Aguardando chegar em casa pra poder ver as fotos.
"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline RickySC(Ricardo)

• Ironbutt do FOL
  • Bom Retiro - SC
« Resposta #14 Online: Fevereiro 03, 2014, 09:42:07 am »
Estamos acompanhando  :thumleft: :thumleft: :thumleft: :thumleft:
Moto Clube Bodes do Asfalto
Moto Grupo Falcão Gaucho
BMW GS 800 F
Ex TDM 900