Autor Tópico: Dicas de viagem  (Lida 28005 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Juba - CWB

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 1.406
  • Sexo: Masculino
  • Amizade não se compra, se conquista
    • JUBACWB - MOTOVLOG
Re: Dicas de viagem
« Resposta #45 Online: Novembro 06, 2009, 04:59:32 am »
Gostaria de parabenisar a todos que contribuiram para esta topico, realmente ajuda muito esse tipo de informação tanto para os novatos quantos para aqueles que ja rodam por esse mundão a fora, mas por sorte nunca tiveram problemas, mas se ocorresse ficaria na mão. Acho que primeiro de tudo estar com o equipamento todo revidado e 110% funcionando, para uma viagem bem longa, algumas peças sobressalentes são interressantes, como cabos de embreagem e acelerador, imendas de correntes e o spray tapa furo. Um joquinho de ferramentas tb não mata ninguem, claro que isso para situações de emergencia e extrema solidão. Forte abraço a tds.
Juba Rimbano
Longe é um lugar que não existe....

Offline Gordinho

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 1.245
  • Sexo: Masculino
  • Ctba!
Re: Dicas de viagem
« Resposta #46 Online: Novembro 08, 2009, 01:26:55 pm »
Fala Marcondes...
Nao vamos esquecer de levar pelo menos um Retificador... i.aia; i.aia;
Brincadeira velinhu...
Abraços  ,10468

Live To Ride / Ride To Live

Offline #Marcus

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.188
Re: Dicas de viagem
« Resposta #47 Online: Abril 01, 2010, 02:15:22 pm »
Na Argentina os motoristas que vem no sentido contrário ao nosso têm o hábito de piscar as luzes do farol como forma de nos CUMPRIMENTAR. Diferentemente do que fazemos aqui no Brasil, que usamos este recurso para pedir atenção do outro motorista sobre um acidente à frente (ou polícia). Muitas vezes nós chegamos à reduzir pensando haver um acidente ou uma barreira policial, NÃO É O CASO, ok??

Quem tem mais experiência em estradas sabe que quando pedimos passagem ao veículo da frente e ele dá seta para a DIREITA está autorizando a ultrapassagem de maneira segura, quando dá seta para a ESQUERDA, está lhe informando que a ultrapassagem não deve ser feita pois vêm veículos em sentido contrário. Pois bem, esqueça isso quando dirigir na Argentina. Lá funciona exatamento ao contrário : seta à ESQUERDA pode ultrapassar, seta à DIREITA não ultrapasse. Isso é o contrário do que ocorre aqui (Brasil) e no resto do mundo (que segue uma convenção internacional) porque antigamente, na ARGENTINA, os caminhões tinham a seta direita na cor VERMELHA e a da esquerda na cor VERDE. Logo : VERDE=OK e VERMELHO=PARE!! Muita atenção nesse item também , ok??
De maneira geral, quando o trânsito esta lento em estradas ou pistas simples, nós motociclistas temos o hábito de ultrapassar os veículos pela esquerda (que é o correto). Bem, na Argentina faça o contrário sempre que possível. Os motoristas argentinos estão acostumados com motos andando sempre à direita, mesmo que eventualmente mais rápido do que eles.

Sempre que você visualizar uma barreira policial, seja Caminera ou Gendermeria, diminua a velocidade bastante. Tipo quase parar mesmo. E sempre de uma buzinadinha cumprimentando os policiais com aquele "sorrisão brasileiro" estampado no rosto. Esta "tática" fez com que fossêmos parados pouquissímas vezes nesses 10.000kms (três vezes apenas) e passamos por umas duas dezenas de barreiras.

Em Bariloche/Arg e Puerto Varas e Santiago no Chile a oferta de hotéis, pousadas e cabanas é imensa. Chegue cedo e escolha muito.

As Ruta 258 e Ruta 40 próximas à Bariloche e Villa Mascardi/ARG são verdadeiros "playground´s" pra quem gosta de curvas de alta velocidade como eu. A sucessão de curvas de alta em piso excelente impressiona. Não fiz nenhuma destas curvas abaixo dos 100km/h e fiz algumas acima de 130 km/h. Uma bike super-esportiva aqui faria a festa (diz aí , Nenad ??...hehehe)

Na entrada de Bariloche/ARG existe um posto policial com um pátio com veículos batidos. Lá vimos uma V-Strom preta com placa brasileira e procuramos saber o que havia ocorrido: um casal de brasileiros havia sido atropelado por trás por uma veículo que vinha em alta velocidade enquanto os dois estavam trafegando devagar e tirando fotos. Ninguém se machucou gravemente graças às boas roupas e capacetes que usavam. A dica aqui é : fique sempre MUITO ESPERTO nas rutas, mesmo que pareçam tranquilas e quase vazias.

Villa La Angostura/ARG, fica entre Bariloche/ARG e o Paso Cardenal Samoré, que dá acesso ao Chile e é lindíssima. Provavelmente igual à Campos do Jordão/SP uns vinte anos atrás. Se você for viajar com a esposa/namorada vale se hospedar por aqui um dia ou dois, se você for com a galera, vale o passeio.

MAPAS ERRADOS : O meu mapa da região é impresso pela REVISTA QUATRO RODAS e possui alguns dados desatualizados, são eles : o Paso Cardenal Samoré já está asfaltado (no mapa aparece como sendo de "rípio") e a estradinha que chega até o Vulcão Osorno tbém já está asfaltada até lá em cima. Os mesmos erros ocorreram no mapa do Adriano, comprado lá na Argentina.

A estradinha que sai da ruta e leva até o cume do Cerro Osorno, onde se encontra o vulcão homônino, é linda. Deve ser feita com muito cuidado e com o intuito de se apreciar a paisagem mas sem nunca desviar muito a atenção da estrada. Eu mesmo acabei me perdendo numa curva à uns 70km/h e se viesse carro no sentido contrário não sei se estaria aqui escrevendo pra vocês.

As atividades de montanha aqui são,obviamente, as que prevalecem :trekking, mountain bike, observação da natureza, pic-nic´s, etc... Se você for visitar a região fora do período de neve, vá com calma e espírito prontos pra esse tipo de atividade. Agitação por aqui só na temporada de inverno mesmo.
No outono costuma chover muito nesta região, este ano foi atípico.

CUIDADO COM O SOL!! Mesmo sem você sentir calor, aliás, sentindo frio, ele está lá. Presente e afim de te queimar sem dó nem perdão. Então quem for mais sensível ( e até quem não for muito) deve se proteger todos os dias. O Adriano chegou a "descascar" a pele dos dois braços e eu das duas mãos. ATENÇÃO!!
ALIMENTAÇÃO também merece umas dicas, principalmente pra quem nunca foi para o exterior e "a-d-o-r-a" (coisa de boiola, né?) experimentar comidas típicas. Ok! Seu estômago pode até ser de Avestruz, mas tudo que entra TEM QUE SAIR...ou quase tudo, e aí já viu né?? Ou é banheiro de posto de gasolina (com aquela higiene caprichada) ou é no meio das rutas mesmo. Portanto a dica aqui é uma só : BOM SENSO!! E "bom senso" pode ser traduzido como : comer pouco durante o dia (você está viajando, guiando por lugares onde não se vê nada nem ninguém por dezenas de km´s...é bom não arriscar! Além do que muita comida = sono); procure comer somente pratos que você conhece (eu e o Adriano passamos esses 20 dias praticamente comendo bife -de chorizo ou lomo- com batatas fritas e pizza. Pouquíssimas variações ocorreram); beber e dirigir não rola, é meio óbvio, mas cuidado com a mistura "clima frio + vinho tinto", ok?? Às vezes vc passa dos limites sem perceber; cerveja gelada ?? Raríssima; pedir "hielo" (gelo) em alguns lugares é como pedir CAVIAR...os caras parecem nunca ter visto; o famoso "desayuno" (café-da-manhã) argentino (e chileno tbém) é composto basicamente por café com leite, dois croissants (ou "medialunas" como eles chamam por lá), manteiga e doce de leite. Prefira os hotéis com café da manhã "buffet".

Um fato importante e que merece destaque são os famosos 10% de serviço, que aqui em nosso país já vêm inclusos na conta. Lá fora NÃO. Portanto, foi bem atendido ?? Mande incluir na conta (algo em torno de 10% ou arredonde a conta). Não foi bem atendido ?? Pague o valor cobrado e pronto. Os garçons não vão correr atrás de você pra te bater se vc não pagar os 10%, fique tranquilo. Nem cara feia rola.

Este link é muito bom para quem for viajar de moto cruzando as fronteiras de diversos países, deêm uma boa lida : http://www.rockriders.com.br/downloads/Dicas_Viagens_Internacionais.doc

Fonte: http://lagosandinos.blogspot.com/
« Última modificação: Abril 01, 2010, 02:19:56 pm por Marcus|Rj »

Offline Danilo_TopGun

  • MODERADORES
  • Ironbutt do FOL
  • *****
  • Mensagens: 2.415
  • Sexo: Masculino
  • São Carlos - SP
Re: Dicas de viagem
« Resposta #48 Online: Abril 01, 2010, 08:30:09 pm »
 :cheguei
Não importa a marca ou cilindrada. Bora rodar com os amigos! ***Atualmente de XT66... mas eternamente integrante dessa FOLmília***

Offline #Marcus

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.188
Re: Dicas de viagem
« Resposta #49 Online: Junho 10, 2010, 12:38:01 pm »

Interessante este adesivo da "imprensa".
Fica aqui a dica.


foto postada forum pelo boeira

Offline Fiorio

  • Pilotando na boa
  • ***
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
  • Sumaré - SP
Re: Dicas de viagem
« Resposta #50 Online: Julho 04, 2010, 04:35:57 am »
 :cheguei
Rodrigo Fiorio - NX4 Falcon-2007 Neguinha.

Offline Valmir Passos

  • Esquentando
  • **
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de viagem
« Resposta #51 Online: Novembro 16, 2010, 12:30:18 pm »
 .clap
 Para os amigos que viajam pela BR101 em SC, segue indicação de um posto ipiranga na cidade de palhoça.

Neste ultimo feriado(15/11), viajei de São Paulo a imbituba-SC.........  Na ida tudo tranquilo(apesar da chuva em toda BR116-SP)......
No sábado e domingo, fizemos passeios por  lugares lindíssimos(momentos maravilhosos)...

Meus problemas começaran na segunda, retornando para São Paulo. Antes do balneario camburiiu, abasteci em um posto BR e após rodar alguns quilometros , a moto começou a falhar devido a gasolina adulterada. consegui com muita dificuldade levar a moto até o KM97 onde fica o posto BELA VISTA(foi pelas mãos de DEUS, afinal era feriado e tudo estava fechado).

Chegando ao posto o proprietário, me recebeu com muito atenção, como tambem ligou para um  mecanico amigo e resolveu o meu problema.
Então Amigos o que é bom tem que ser divulgado:
Auto Posto Bela Vista(Bandeira Ipiranga)
BR101 km97 -   *****
br

São Paulo - SP

Offline Valmir Passos

  • Esquentando
  • **
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de viagem
« Resposta #52 Online: Novembro 17, 2010, 12:35:24 am »
C O R R E Ç Ã O
============

A CIDADE DO POSTO BELA VISTA É BALNEARIO PIÇARRAS-SC E NÃO PALHOÇA.



DESCULPE-ME PELO ENGANO.

São Paulo - SP

Offline odirlei

  • Ligando
  • *
  • Mensagens: 8
Re:Dicas de viagem
« Resposta #53 Online: Março 04, 2011, 10:38:42 am »
Olá galera gente boa,
 Em junho pretendo sair de Balneário Camboriu com objetivo de fazer uma travessia de trekking na serra da mantiqueira, irei de FALCON 2005. O caminho de ida é fácil, porém gostaria de retornar por caminho diferente, melhor ainda se for estadinha de terra com belas paisagens e interior dos estados. Se alguém puder dar algumas dicas. Obrigado

Offline Hélio Alves

  • Ralando as pedaleiras
  • *****
  • Mensagens: 788
  • Sexo: Masculino
  • MINHA PAIXÃO EH A ESTRADA !!!
Re:Dicas de viagem
« Resposta #54 Online: Dezembro 23, 2011, 01:14:40 am »
Algumas dicas pra viagens neste período de Férias e Festas de Final de Ano...

Roteiro:

Em primeiro lugar defina seu roteiro. Há aqueles que preferem fazer tudo com muita antecedência, o que realmente é bom. Mas se você ainda não escolheu seu destino, relaxe. Sente com paciência em frente a um computador e, com calma, escolha o lugar ideal para suas férias, além de todo itinerário. Imprima e leve consigo. Essas informações o ajudarão muito no caminho.

Na internet há boas opções como, por exemplo, o Google Maps, MapLink, Apontador etc. Consulte também os sites do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) - www.dnit.gov.br -, e o da Confederação Nacional do Transporte (CNT) - www.cnt.org.br . Em ambos é possível mapear as condições das estradas e, dessa forma, escolher a rota mais adequada ao tipo de moto que vai pilotar.

Antes de partir, é crucial conferir se existem postos de combustível e restaurante no trajeto. Ao parar para abastecer, a recomendação é verificar o nível do óleo do motor - para evitar eventuais vazamentos, o nível não deve ser ultrapassado - e a calibragem dos pneus.
No caso de viagem com garupa, por exemplo, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra - confira a recomendação no manual da sua moto. As dicas para uma dirigibilidade mais segura não estão ligadas apenas ao veículo de duas rodas. É necessário também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento. Para assegurar comodidade e melhor rendimento, é aconselhável aquecer-se e fazer exercícios de alongamento nas paradas.

Sempre equipado:

Logo depois de escolher seu destino, prepare seu vestuário. Até pouco tempo atrás, os motociclistas eram obrigados a usar o mesmo equipamento no calor ou no frio, a grande maioria em couro. Entretanto, hoje em dia, o mercado oferece equipamentos que protegem o motociclista no dias frios, mas podem protegê-lo e garantir conforto no calor do verão brasileiro.

Escolha o que for melhor para você. Encare os gastos com equipamentos como um investimento em você. Então se lembre: capacete, jaqueta, calça, luva e bota são essenciais. Claro que cabe a você escolher entre o capacete aberto (Jet) e o fechado. Entre a calça jeans ou de cordura, etc. No entanto, piloto e garupa precisam estar equipados dos pés a cabeça.

Revise sua moto:

Roteiro em mãos e os equipamentos prontos para serem usados. Agora é a vez de cuidar dela, sua moto. Para viajar com total segurança, a motocicleta deve estar revisada e com pneus em ótimo estado de conservação. Leve sua motocicleta em uma oficina de confiança e peça para o mecânico verificar o nível de óleo, lâmpadas e cabos de acionamento, além do estado das velas.

Antes de pôr o pé na estrada calcule sempre a distância a percorrer e a autonomia da moto. Não espere chegar na reserva para abastecer. Se acontecer algum problema no meio do caminho, você pode ficar na mão. Não se esqueça de levar um kit de ferramentas e reparador para o pneu. Para evitar dores de cabeça, a documentação do condutor e da motocicleta deve estar rigorosamente em dia.
Acomode sua bagagem de preferência em bauletos e alforges. A famosa e prática mochila nas costas não é um primor nos quesitos segurança e conforto. Por isso, distribua o peso nos locais reservados para a bagagem. Se sua moto não tem bauleto, amarre a bagagem no bagageiro ou no banco da garupa com cordas elásticas, a popular “aranha”. Reserve um espaço também para a capa de chuva.

Últimos cuidados:

A cada ano percebemos que o verão fica mais quente, por conta dos efeitos gerados pela ação do homem na natureza. Por isso, é bom ingerir mais líquido do que o normal. Melhor ainda é o suco de frutas, ou a fruta na sua forma original, e evitar comidas pesadas, gordurosas ou de difícil digestão no caminho.

Proteja todas as partes do corpo. Se todo o equipamento de segurança já foi vestido, atente-se para partes que possam ter ficado descobertas — como o pescoço. Com a moto em movimento o motociclista não percebe o calor, mas basta pôr a mão no capacete ou no tanque de gasolina para sentir como está sua pele. Essa exposição pode até levar a uma desidratação ou queimaduras na pele. Por fim, ande sempre com o farol aceso na estrada, além de ser obrigatório por lei, facilita a visualização dos outros veículos.

Seguindo os procedimentos, os aventureiros terão garantido uma ótima viagem, além da chegada tranquila a seu destino. Depois é só curtir as comemorações, quer sejam de Natal ou de Ano Novo!

Boa Viagens a Todos Motociclistas....HA...HA ,10468 ,10468
DE VINHO EM VINHO, VAMOS APRENDENDO UM POUQUINHO !!!  HA...HA...HA.

Offline Geraldinho.

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 11.476
  • Sexo: Masculino
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re:Dicas de viagem
« Resposta #55 Online: Dezembro 23, 2011, 01:22:18 am »
Belas dicas Hélio...

Mas como diz nosso querido amigo Konishi... "... não esqueça de levar papel higiênico".


Um abraço.
Geraldinho
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline paulo gontijo

  • Esquentando
  • **
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de viagem
« Resposta #56 Online: Abril 08, 2012, 08:25:51 am »
   Bem vindo Carlos. quando vc conseguir juntar um motogrupo para a viágem, nao se esqueça de me convidar. Soude Uberaba/MG e também tenho uma FAlcom 2006.

Offline marcosurso

  • Ligando
  • *
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • Marcos- Siderópolis-SC
Re:Dicas de viagem
« Resposta #57 Online: Setembro 03, 2013, 11:28:25 pm »
Moro proximo e serra do rio do rastro e tenho um video incrivel pra quem quer conhece-la,para aumentar a vontade de viajar até aqui,se algume sabe como postar o video me passe o email, garto.

Offline Leo Cascavel - PR

  • Enrolando o cabo
  • ****
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Re:Dicas de viagem
« Resposta #58 Online: Setembro 04, 2013, 05:07:35 am »
Para quem vai pegar a estrada pela primeira vez, essas dicas dos colegas do FOL estão recomendadíssimas por mim, segui as mesmas em minha primeira longa viagem e foi um sucesso!  :cheers:


NX4 FALCON 2007!
"Não importa quem é o pai da idéia, pegue as melhores e siga em frente!" Steve Jobs