Autor Tópico: Colocando xenon na Falcon  (Lida 9683 vezes)

Offline MarceloTiago

• Ligando
  • *
  • falcon 2001 verdinha
Colocando xenon na Falcon
« Online: Setembro 23, 2013, 02:18:16 am »
ola galeria do fol, comprei um xênon na mão do amigo e estava sem R$ pra pagar a instalação ,resolvi eu mesmo instalar e não é que deu certo, e estar funcionando perfeitamente ! ñ tem bicho de sete cabeças basta conectar o conector da lampada no encaixe do xênon que funciona perfeitamente, agora para deixar o xênon na luz alta,basta trocar o encaixe da lampa de alta pra baixa e quando transformar o xênon vai funcionar. a lembrando que a falcon não precisa de relé pois a corrente é continua o relé só é utilizado em motos com corrente alternada. é so colocar prender o reator e pronto funciona perfeitamente. ESPERO TER AJUDADO

Offline Ruz

• Ironbutt do FOL
  • INDAIATUBA SP
    • La Conquista
Re:Colocando xenon na Falcon
« Resposta #1 Online: Setembro 23, 2013, 07:52:33 am »
Parece meio azulado 8000 K ?

Offline F L A V I L D O

• Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
« Resposta #2 Online: Setembro 23, 2013, 08:41:38 am »
legal esse tutorial,  pena que XENON é proibido

:salut:

Flavildo
Liberdade acima de tudo
RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy

Offline Leo Cascavel - PR

• Enrolando o cabo
« Resposta #3 Online: Setembro 23, 2013, 12:24:55 pm »
Pessoal, preciso de ajuda, peguei estrada esses dias atrás a noite, algo que não tinha feito ainda, a iluminação da minha Falcon é horrível, isso que coloquei uma lampada modelo original... o Xenon é proibido, alguém pode me indicar uma lampada melhor do tipo incandescente ou LED?
Abraço!  :thumleft:

NX4 FALCON 2007!
"Não importa quem é o pai da idéia, pegue as melhores e siga em frente!" Steve Jobs

Offline Ruz

• Ironbutt do FOL
  • INDAIATUBA SP
    • La Conquista
« Resposta #4 Online: Setembro 23, 2013, 01:48:42 pm »
Bom ,eu uso xenon na Hornet desde 2009 e nunca tive problema ,mas vamos lá .....
Tem as lâmpadas da Philips Diamond Vision, consideradas super brancas, 5000k ,que quebra o galho

http://lista.mercadolivre.com.br/lampada-philips-diamond-vision#D[A:lampada-philips-diamond-vision,B:0]

Offline leno

• Enrolando o cabo
« Resposta #5 Online: Outubro 26, 2013, 12:43:10 am »
Pessoal, preciso de ajuda, peguei estrada esses dias atrás a noite, algo que não tinha feito ainda, a iluminação da minha Falcon é horrível, isso que coloquei uma lampada modelo original... o Xenon é proibido, alguém pode me indicar uma lampada melhor do tipo incandescente ou LED?
philips 55w superbranca.
seu bloco óptico deve estar ruim.

Offline leno

• Enrolando o cabo
« Resposta #6 Online: Outubro 26, 2013, 12:44:34 am »
ola galeria do fol, comprei um xênon na mão do amigo e estava sem R$ pra pagar a instalação ,resolvi eu mesmo instalar e não é que deu certo, e estar funcionando perfeitamente ! ñ tem bicho de sete cabeças basta conectar o conector da lampada no encaixe do xênon que funciona perfeitamente, agora para deixar o xênon na luz alta,basta trocar o encaixe da lampa de alta pra baixa e quando transformar o xênon vai funcionar. a lembrando que a falcon não precisa de relé pois a corrente é continua o relé só é utilizado em motos com corrente alternada. é so colocar prender o reator e pronto funciona perfeitamente. ESPERO TER AJUDADO

Legal!!
Nao sabia q a falcon nao precisava de rele para estalar essa lampada.

Offline Jonask

• Ligando
  • *
  • minhas lindas...
    • M.A.C.L
« Resposta #7 Online: Outubro 26, 2013, 01:43:07 am »

Td bem pessoal? Já trocou a Lâmpada Leo?
O Xenon fica muito bom e auxilia bastante na iluminação. Por ser proibido, não coloquei. Utilizo a Lâmpada Crystal Vision H4 Philips
"Lâmpada Philips Super Branca H4 4300K" e ajuda bastante. Como normalmente vendem somente o par, o ideal é comprar com um amigo, ai ja fica um pouco mais barato. Outra dica é na hora de instalar, cuidado ao máximo para não encostar no vidro da lâmpada.
É isso.
Abraços,

Offline Leo Cascavel - PR

• Enrolando o cabo
« Resposta #8 Online: Outubro 27, 2013, 01:20:00 pm »
Bom ,eu uso xenon na Hornet desde 2009 e nunca tive problema ,mas vamos lá .....
Tem as lâmpadas da Philips Diamond Vision, consideradas super brancas, 5000k ,que quebra o galho

http://lista.mercadolivre.com.br/lampada-philips-diamond-vision#D[A:lampada-philips-diamond-vision,B:0]

Td bem pessoal? Já trocou a Lâmpada Leo?
O Xenon fica muito bom e auxilia bastante na iluminação. Por ser proibido, não coloquei. Utilizo a Lâmpada Crystal Vision H4 Philips
"Lâmpada Philips Super Branca H4 4300K" e ajuda bastante. Como normalmente vendem somente o par, o ideal é comprar com um amigo, ai ja fica um pouco mais barato. Outra dica é na hora de instalar, cuidado ao máximo para não encostar no vidro da lâmpada.
É isso.
Abraços,

philips 55w superbranca.
seu bloco óptico deve estar ruim.

Valeu pessoal vou colocar essa super branca 55 w ai pra ver o que acontece.
Abração!
« Última modificação: Outubro 27, 2013, 01:21:43 pm por Leo Cascavel - PR »

NX4 FALCON 2007!
"Não importa quem é o pai da idéia, pegue as melhores e siga em frente!" Steve Jobs

Offline Claudio Berny

• Esquentando
  • **
« Resposta #9 Online: Julho 17, 2014, 02:10:06 am »
Sem queres dar uma de velho chato (mas sendo):
São basicamente duas as razões da proibição das lâmpadas xênon em veículos cuja instalação original não as considerou:

1º.  Elas emitem muito mais calor que as halógenas, logo todo o bloco ótico deve levar isto em consideração no projeto, senão teremos derretimento de peças;
2º.  Este é o mais importante:  Uma lâmpada halógena possui um corpo emissor de luz (aquele filamento enrolado lá dentro da lâmpada) de cerca de 2 x 6mm, e o seu bloco ótico foi projetado para refletir esta fonte para a área à frente da moto, respeitando obviamente aquela região de ofuscamento do colega que vem em sentido contrário, da área de placas de sinalização à beira da estrada, etc.  Uma Lâmpada Xenon tem uma área emissora de luz de 12x60mm (todo o corpo emite luz com se vê facilmente), logo instalar uma lâmpada num bloco projetado para outra (neste caso em pauta), toda aquela área de projeto de iluminação cai por água abaixo pois eu estou emitindo luz de outros pontos, logo o foco será outro, irremediavelmente.  O resultado é o ofuscamento dos outros motoristas.

Para mim tem uma terceira razão que é o espectro da luz azulada ser péssimo na chuva ou neblina (porisso carros de rali usam faróis amarelos), mas esta é coisa minha, de velho, rsrsrsr

Como nós teimamos em instalar, em respeito à segurança, foi proibido.  Claro que nem sempre vão nos parar e multar, mas aí é consciência de cada um.

Offline Joao Antonio

• Ligando
  • *
« Resposta #10 Online: Julho 23, 2014, 07:49:54 am »
Eu tinha xenon 6000k na minha porem tirei pois o mecanico da minha falcon disse que nao compensa pois acaba com a bateria da moto, ele me indicou as super brancas Philips Diamond Vision ou Crystal Vision. Eu optei pela Diamond Vision pois ela e 5000k entao a cor e mais branca. Em relacao ao xenon so e proibido do 8000k pra cima pois e apartir desse K que a coloracao e azulada, a legislacao diz luz amarela (halogena) ou branca (como os carros que estao saindo original de fabrica) por isso eu indico a xenon 6000k que e branca, se pararem vc na blitz e seu farol for azulado ja era. Agora eu decidi tirar por conta da bateria pois ja perdi uma. Mas cada um e cada um
Tudo posso naquele que me fortalece.

Offline malaguti

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #11 Online: Março 12, 2015, 12:03:04 pm »
Cláudio. Eu vou atualizar e corrigir as informações que você colocou aqui sobre o xenon. :thumleft:
1º.  Elas emitem muito mais calor que as halógenas, logo todo o bloco ótico deve levar isto em consideração no projeto, senão teremos derretimento de peças;
É justamente ao contrário!!! Ela é uma luz oriunda da excitação de gases, exatamente como as lâmpadas fluorescentes, e são conhecidas como as famosas luzes frias.
A prova disso é que as lâmpadas halogenas, essas sim geram um calor enorme, porque é gerada à partir da incandescência do filamento, tem a sua base em metal, para poder suportar o calor, e a lâmpada de xenon, tirando o bulbo que é de vidro comum, é feita exclusivamente de plástico.

2º.  Este é o mais importante:  Uma lâmpada halógena possui um corpo emissor de luz (aquele filamento enrolado lá dentro da lâmpada) de cerca de 2 x 6mm, e o seu bloco ótico foi projetado para refletir esta fonte para a área à frente da moto, respeitando obviamente aquela região de ofuscamento do colega que vem em sentido contrário, da área de placas de sinalização à beira da estrada, etc.  Uma Lâmpada Xenon tem uma área emissora de luz de 12x60mm (todo o corpo emite luz com se vê facilmente), logo instalar uma lâmpada num bloco projetado para outra (neste caso em pauta), toda aquela área de projeto de iluminação cai por água abaixo pois eu estou emitindo luz de outros pontos, logo o foco será outro, irremediavelmente.  O resultado é o ofuscamento dos outros motoristas.
Cláudio. Isso é outro mito. No início isso era verdade, mas, se você pegar uma lâmpada xenon moderna, vai reparar que o container do gás xenon é praticamente cilindrico, e que seu tamanho é menor que a largura da maioria dos filamentos das lâmpadas halogenas, inclusive as da minha moto de 60Watts. Como os projetos de refletor levam como consideração principal, exatamente essa largura, os refletores de lâmpadas halogenas podem receber, sim, as lâmpadas xenon modernas, sem nenhum prejuízo ao motorista que vem na outra mão.

Para mim tem uma terceira razão que é o espectro da luz azulada ser péssimo na chuva ou neblina (porisso carros de rali usam faróis amarelos), mas esta é coisa minha, de velho, rsrsrsr
Aí  você disse tudo. Cor é uma questão pessoal. Mas a lei obriga que a cor do farol seja branca, e o branco absoluto tem a cor em 6500 kelvins, como a maioria dos xenons que a gente vê na rua. A lâmpada halogena, acho que produz a cor de 3800 kelvins. Seja Halogena, xenon, ou LED, acho que entre 3800 kelvins e 6500 kelvins está tudo bem (eu uso 4300 kelvins porque a polícia não vê diferença no meu farol). Acima disso (tem de 8000, 10.000, 20.000) é papagaiada. A luz amarela que você fala dos carros de rally Cláudio, são xenons de 3000 kelvins. Eles não podem correr o risco de ficar sem luz, e a lâmpada halogena queima... O xenon não tem filamento pra queimar.

Como nós teimamos em instalar, em respeito à segurança, foi proibido.  Claro que nem sempre vão nos parar e multar, mas aí é consciência de cada um.
Nem sempre não... Nunca!!! Só na vistoria é que me questionam sobre o xenon. Na rua, eu já parei em blitz, lei seca, e o capeta. Nunca me questionaram sobre o meu farol. Se perguntar eu digo que é aquela Philips extreme que imita o xenon. Mas eu uso um Xenon com a cor de 4300 kelvins, que e tremendamente parecida com a luz original.

Agora vamos ao teatro do absurdo:

1º. Será que eles não veem?
Uma lâmpada halogena de 60 Watts produz 1700 lúmens, que é a força de iluminação que uma fonte de luz tem. É como se mede isso. Quanto mais forte a luz, mais lúmens ela tem.

Um carro básico vem com dois faróis contendo duas lâmpadas halogenas H4 de 60 Watts, com dois filamentos (alto/baixo), e produzem 1700 lúmens, cada uma, perfazendo um total de 3200 lúmens. Já os carros mais caros podem ter até seis faróis com lâmpadas de até 2000 lúmens cada uma perfazendo um total de 12.000 lúmens.

Eu gostaria de saber como a legislação permite que sejam produzidos veículos com faróis que iluminam menos que um carro popular? Uma Honda Bross sai de fábrica com uma lâmpada halogena de 35 Watts, que produz menos de 1000 lúmens. Será que eles acham que o motociclista enxergam tão melhor assim que o motorista, portanto não é preciso iluminação?

É por isso que eu uso um xenon de 55Watts, que produz 5300 lúmens, e já estou colocando um kit de 75 Watts, que produz mais de 7000 lúmens. Eu prefiro andar ilegal, do que correr o risco de não ver, ou não ser visto.

2º. Mantendo os lucros, e impedindo o aumento da segurança.

Na verdade a proibição do xenon, bem como a futura proibição do LED automotivo, tem como principal motivo, o LOBBY que a Phillips, e a Oshan fizeram para preservar o seu mercado de lâmpadas halogenas. Usaram esse monte de mentiras que você Cláudio, e muitos outros, acreditaram.

Claro que uma emissão de luz mais forte, quando mal regulada incomoda muito mais que um farol normal mal regulado. E, cá entre nós, 90% dos faróis trafegam nas ruas completamente desregulados...

Use xenon, mas regule direito os faróis. Vocês vão ver que não incomodam ninquém...
Ats.
Fábio Malaguti.