Autor Tópico: 'Achei que estava ajudando a cidade', diz ciclista parado pela Lei Seca  (Lida 6689 vezes)

Offline CAÊ

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
    • Mercadão Fácil
03/05/2012 11h03 - Atualizado em 03/05/2012 11h03
'Achei que estava ajudando a cidade', diz ciclista parado pela Lei Seca
Ele conta que Detran não explica se bicicleta elétrica requer habilitação.
Nesta terça, ele tenta retirar do depósito a bicicleta que comprou há 1 mês.

Do G1 RJ

22 comentários“Sou viciado em bicicleta. Pensei que estivesse ajudando a cidade e o meio ambiente, mas consideram que eu estava cometendo uma infração”, diz entre perplexo e indignado o cinegrafista Marcelo Toscano Bianco, que usa a bicicleta como principal meio de transporte e teve a sua recém-adquirida bicicleta elétrica apreendida numa blitz da Lei Seca na madrugada de sábado (28).

Segundo o Governo do Estado, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, estava sem capacete, não tinha Carteira Nacional de Habilitação da categoria do veículo e teve a bicicleta apreendida. Foi multado em mais de R$ 1,7 mil e recebeu 21 pontos na carteira. Mas não sabia que teria que ter documentação e habilitação especial para pilotar a bicicleta elétrica. Agora, vai recorrer da multa.

Lei Seca apreende bicicleta elétrica e multa condutor em mais de R$ 1,7 mil“A população inteira não sabe que é preciso habilitação de motocicleta. Não quero dizer que eu estou certo ou errado. O que acho absurdo é a população não saber disso. O próprio fabricante da bicicleta deixa claro que não precisa de habilitação alguma. Nem no Detran eles se entendem. Uma pessoa com quem falei disse que a bicicleta elétrica não tem placa, tem menos de 49 cilindradas, então, não é considerada ciclomotor. Outra pessoa do Detran já me disse que precisava de habilitação para moto. Ninguém se entende”, explica ele.

Na manhã desta quinta-feira (3), depois de deixar o filho na escola, de bicicleta comum, ele se preparava para tentar liberar do depósito a bicicleta elétrica que comprou de segunda mão ao preço de R$ 1 mil há apenas um mês.

“Eu gosto da comum, a gente faz mais exercício, não gasta nada, não polui o ar, mas também adorei a elétrica. Ligo ela na tomada em casa e carrega em dez horas e me disseram que a conta de luz não vem alta porque o consumo é baixo”, disse.

Aos 33 anos, casado, pai de um menino de dois anos e meio, e morador de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ele usa a bicicleta diariamente, principalmente, segundo diz, por morar num bairro que facilita seu uso com uma boa rede de ciclovia. Ele até resolveu vender o carro, que usava pouco, e quis experimentar a bicicleta elétrica. Adorou, mas nunca soube que tinha que ter documentação e habilitação.

'Se eu estivesse pedalando a elétrica seria parado?'
Marcelo conta que estava trabalhando como cinegrafista num evento na Lagoa e, ao terminar o serviço, por volta das 4h de sábado, vinha pela ciclovia quando na altura da Rua Francisco Otaviano, próximo ao Arpoador, viu a tenda da blitz da Lei Seca ocupando toda a ciclovia, obrigando-o a desviar (“tive que passar entre um carro e o meio-fio”). Foi quando foi parado.

“Eu não estava andando assim, de vagabundo, na rua. Estava trabalhando. Absurdo. A bicicleta elétrica tem a opção do pedal. Se eu estivesse apenas pedalando seria parado? Um policial militar da blitz entendeu a situação e queria liberar, mas o agente da Lei Seca não permitiu. E o que é pior: apreenderam minha carteira modelo A, para motoristas de automóveis. Eu não estava dirigindo automóvel”, contou.

Ele diz que nunca soube de história parecida à sua e lembra que a prefeitura tem feito propaganda para incentivar o uso da bicicleta, por isso, a questão da lei tem que ser esclarecida.

“Já vi uma foto do governador Sérgio Cabral numa bicicleta elétrica. Será que ele tem carteira? Se tiver que ter carteira, tudo bem, mas a população tem que ser esclarecida”, diz Marcelo.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Governo:
"Marcelo Toscano Bianco foi abordado por agentes da Operação Lei Seca, na madrugada de 28 de abril (sábado), durante blitz realizada na rua Francisco Otaviano, em Copacabana. O condutor estava em um ciclo-elétrico, que segundo a Resolução nº 315, Art 1º, se equipara a um ciclomotor (veículo cuja velocidade não ultrapasse 50 km), e por isso, segue a legislação do mesmo. O artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que os ciclomotores deverão ter o seu registro e licenciamento regulamentados pela legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários. Entretanto, é necessário que o condutor tenha habilitação compatível com veículo conduzido, além da utilização de equipamento de segurança, independentemente da lacuna que possa existir no processo de registro do ciclomotor. Marcelo Bianco se recusou a fazer o teste do etilômetro, sofrendo as seguintes sanções administrativas: multa de R$957,70 e perda de 7 pontos na carteira. Ele também foi autuado por estar com Carteira Nacional de Habilitação de categoria diferente do veículo conduzido, sofrendo perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 574,62. O condutor estava sem capacete e recebeu multa de R$ 191,54, perda de mais 7 pontos na carteira e pode ter a suspensão do direito de dirigir. O ciclo-elétrico é proibido de trafegar em ciclovia."

Offline Bastião (Giovani Buzzi)

• Ironbutt do FOL
  • Santa Maria Madalena - RJ
Re:'Achei que estava ajudando a cidade', diz ciclista parado pela Lei Seca
« Resposta #1 Online: Maio 03, 2012, 05:05:11 am »
São coisas da nossa legislação.

Bicicleta elétrica é veículo automotor. Portanto, enquadra-se nas mesmas exigências para moto. Ex: emplacamento, habilitação, capacete, etc.

Uma vez, conversando sobre o assunto com um policial, amigo meu, questionei sobre estas exigências e perguntei a ele como poderia fazer, por exemplo, para emplacar um desses patinetes elétricos. Ele não soube me responder.
"Oh quão bom e quão suave é que o irmãos vivam em união!" (Salmo 133)

Moto Clube BODES DO ASFALTO
Grupo BASTIÕES DA ESTRADA.

Offline gkoerich

• Pilotando na boa
  • O negócio é queimar gasolina!
« Resposta #2 Online: Maio 03, 2012, 05:08:04 am »
Registra no órgão de trânsito normalmente como ciclomotor. Vai custar caro e é preciso carteira Cat. A. Pode ser somente uma ACC (Autorização para conduzir ciclomotor) mas essa ultima custa quase o preço e trabalho de uma Cat. A.
Agora, bem feito pro cidadão. Quis fazer muvuca no trabalho dos outros e levou uma ré. Conheço esse tipo de babaca de longe...
Gui Koerich
Balneário Camboriú - SC

Offline Adilson

• Ironbutt do FOL
  • On The Road Moto Grupo
« Resposta #3 Online: Maio 03, 2012, 05:46:06 am »
Precisa saber a potencia.....moblilete não precisa pq bike elétrica precisaria?

• Ironbutt do FOL
« Resposta #4 Online: Maio 03, 2012, 05:56:04 am »
Precisa saber a potencia.....moblilete não precisa pq bike elétrica precisaria?
Precisa sim. No novo Código não em mais aquela regra que dispensava veículos com menos de 50cc. O que acontece é uma "vista grossa" das autoridades.

Offline Paulo Souza

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #5 Online: Maio 03, 2012, 06:10:22 am »
Não sou entendido no assunto, mas quando tirei carteira lá estava escrito: ciclomotor ou similar.
Quando uma pessoa me fala que não precisa de carteira para mobilete, eu a pergunto: aonde está escrito isso?
A resposta é sempre a mesma. Eu ouvi falar...
Fica aí o alerta. :thumleft:

Offline Blackspider

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo - ZO - SP
« Resposta #6 Online: Maio 03, 2012, 06:41:06 am »
Vendi no começo do ano passado uma scooter yamaha BWS 50 para um comprador no RJ que a viu só por fotos.
Embalei a scooter em plastico bolha e despachei por uma transportadora.
Tive que bloquear no Detran de SP pois o comprador falou que no RJ motos e scooters com menos de 50cc não precisam ser emplacadas e ele não iria gastar à toa com transferencia.
Essa scooter no documento tem 49cc e está ate hoje no meu nome mas bloqueada comprovando que a vendi.
Se isso é vero ou não eu não sei.

Mas que vai virar polêmica, isso vai..... :scratch:

Offline Elton

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #7 Online: Maio 03, 2012, 07:15:25 am »
muitos esquecem que o DENATRAN, através do CONTRAN está sempre 'corrigindo'/regulamentando normas do CTB e o assunto em questão é bem claro nas resoluções 315 e 375.
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_375_10.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_315_09.pdf
Elton - Campo Grande-MS

Offline Blackspider

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo - ZO - SP
« Resposta #8 Online: Maio 03, 2012, 07:28:11 am »
Pelo que entendi bicicletas eletricas ou não, não podem circular em ruas ou avenidas.
Somente onde circulam pedestres, ciclovias ou ciclofaixas....  :scratch:

• Ironbutt do FOL
« Resposta #9 Online: Maio 03, 2012, 08:03:41 am »
Aqui no Rio (Estado) o Detran não emite habilitação para condutores de ciclomotor (ACC). No campo correspondente na CNH vem uma tarja preta.
Realmente, a polícia faz "vista grossa" para este tipo de condução, a não ser quando o sujeito tá fazendo M... no trânsito.

• Ironbutt do FOL
« Resposta #10 Online: Maio 03, 2012, 08:56:58 am »

Responsáveis por Operação Lei Seca que montaram blitz sobre ciclovia serão afastados

Pelo que se conclui da matéria, o afastamento é pelo fato de os equipamentos estarem montados sobre a ciclovia, e não pela circunstância de o "eletrociclista" estar em situação irregular.

http://oglobo.globo.com/rio/responsaveis-por-operacao-lei-seca-que-montaram-blitz-sobre-ciclovia-serao-afastados-4800406#ixzz1tqDiAyXC

Offline Ruz

• Ironbutt do FOL
  • INDAIATUBA SP
    • La Conquista
« Resposta #11 Online: Maio 03, 2012, 10:08:25 am »
Até agora não sei a graça de ter um bicicleta eletrica ..oooooooo negocio feio e ridiculo  b.lugh

Offline ALEXANDREGC

• Enrolando o cabo
  • GOIÂNIA - GOIÁS
« Resposta #12 Online: Maio 03, 2012, 12:43:35 pm »
A sociedade moderna exige novas formas de se pensar o mundo e, neste contexto, o uso de bikes elétricas é uma ótima saída para problemas de trânsito e poluição. Beleza!!  .clap
Ai vem o paquiderme do Estado e, sem um processo de discussão sério e intelingente com os diversos atores envolvidos nestes problemas, resolve legislar com o hábito de tentar controlar e engessar tudo e todos. Cagada!!  hum.,
Onde se viu?!....bicicleta elétrica não pode circular por ciclovias e tem que ter CNH?? Onde vamos parar?

Minha opinião como ciclista que sou?...bicicletas todas (elétricas ou tradicionais) devem possuir luz na frente e luz vermelha na traseira (daquelas tipo LED de foco contínuo ou intermitente) para sinalizar para os carros e para pedestres.
Por questão de segurança do condutor, o capacete próprio para ciclista é questão de bom senso....cada um usa se quiser! Eu adotei como regra: sempre que ando na magrela uso capacete! Mas se o cabeção quer ir sem e rachar o coco num acidente, azar!!!
Espelho retrovisor eu já acho opcional....primeiro: é feio pra k%#$....segundo: no trânsito já dificulta por aumentar a largura total do guidom e por serem pequenos acredito que não são eficientes como os de moto (que já é pequeno)!
Agora, pagar $1.000,00 numa elétrica e ainda ter que se sujeitar a todas estas coisas e mais CNH?!?! Qual é a lógica?  :scratch: Compro logo uma motoca usada e vou despejar os monóxidos e dióxidos de carbono nas narinas dos povos por ai afora! Dane-se o meio ambiente e dane-se o trânsito tumultuado....

Uffa....desabafei... :roll:.....sei lá...acho que eu ando meio grilado com tanta coisa errada q qdo vejo um coitado desses se lascando por conta de bobeira e falta de informação eu fico achando que o mundo tá virando de cabeça pra baixo!
Titan 125 2002 + NX4 Falcon 2008
62 8174-6284 TIM / 62 9803-5912 Watz

Xº Inter 2011 - Curitiba = Eu fui...e foi "bão dimais!"

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #13 Online: Maio 03, 2012, 12:55:33 pm »
Só o que faltava, pilotar um ciclomotor requer carteira de habilitação...

Piada! hum.,
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline André Lanera

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo ZL
« Resposta #14 Online: Maio 03, 2012, 02:52:24 pm »
Só o que faltava, pilotar um ciclomotor requer carteira de habilitação...

Piada! hum.,

É o nosso GRAAANDE PUTEIRO chamado Brasil....onde ninguém sabe de nada...os q sabem ACHAM  q sabem...as leis são mais velhas q os q criaram as mesmas...não se atualiza nada...não se informa nada corretamente a ninguém....e o povo vai tomando no C calada1....LAMENTÁVEL... hum.,
CG 125 02, Bros 150 04, Tornado 05, Falcon 01, Falcon 06, Fazer 250 11, Ninja 250R 10, Gs 500 09, SRAD 750 00, B12 05, SRAD 750 04 Atual: GSXF 750 10 +Yes 09

"E ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque TU estás comigo"