Autor Tópico: POA-RS>Urubici-SC>CTBA-PR>Ilha do Mel-PR>Bombas-SC>POA-RS  (Lida 4025 vezes)

Offline Moska

• Pilotando na boa
POA-RS>Urubici-SC>CTBA-PR>Ilha do Mel-PR>Bombas-SC>POA-RS
« Online: Fevereiro 29, 2012, 02:03:34 pm »
Hora de viajar.

Dia 3 de fevereiro, 5:30 da matina, hora de partir com destino final a Ilha do Mel-PR com escalas em Urubici-SC, Curitiba-PR, e outras tantas paradas entre os pontos principais do trajeto.

A volta previa uns pernoites em Bombas-SC. O plano inicial era ter ficado mais uns dias em Florianópolis-SC mas o trabalho me obrigou a voltar a Porto Alegre-RS antes do previsto.

Consegui sair antes do dia clarear totalmente e só vi o sol a pleno quando já estava perto de Parobé-RS após trafegar pelas BR-290 e RS-239, quando comecei a subir a serra gaúcha pela RS-020 e encarei forte serração / neblina perto de São Francisdo de Paula-RS, que me acompanhou durante um bom tempo.

Alguns bons km depois, já estava perto de São José dos Ausentes-RS, que na foto faz jus ao nome, e o visual já havia mudando completamente.

Como em todo início de viagem, eu estava bem disposto e apesar das paradas estratégicas a cada 100 e poucos km, só parei pra almoçar em São Joaquim-SC, após ter passado por São José dos Ausentes-RS e Bom Jesus-RS, entre outras cidades. Após matar um alaminuta, retomei o rumo para Urubici-SC.

O papo agora é SC. Antes de chegar ao centro da cidade e escolher onde ficar em Urubici-SC, parei na Cascata do Avencal, essa linda queda d'água de 100 metros.

Depois de deixar as tralhas na Pousada das Flores, fui percorrer os 20 e poucos km que me separavam da Serra do Corvo Branco, não sem antes passar pela Cascata Véu de Noiva até chegar no Morro da Igreja.
Obs.: esses 2 últimos pontos citados acrescentaram mais uns 15km no passeio, considerando só a ida.

Essas três próximas fotos mostram como é basicamente o trajeto de uns 6 ou 7km de terra, além dos 20km de asfalto que levam do centro até o corte.

Fui até a cascata Véu de Noiva acompanhado pelo Fred, o labrador da família que administra o parque. Não sem antes pagar os justos R$ 2,00 de ingresso para o caçula da família, que deve ter uns 5 ou 6 anos e já estava lá cuidando dos negócios, sob a expressão risonha do pai. Pessoal gente boa.

O Morro da Igreja é um mirante e tanto, pena que cheguei já perto de anoitecer e quando o céu ficava nublado.
Não pude inclusive ver e fotografar a tal pedra furada, coberta pelas nuvens, acho eu.
A subida de uns 15km até o topo do morro está toda asfaltada/concretada, mas vale ficar esperto para uns desníveis surpresas.
A impressão é que estamos vendo as nuvens por cima, lá dos segundo ponto mais alto de SC.

Enfim, os famosos e impressionantes paredões.

Sinceramente, os poucos km que rodei na Serra do Corvo Branco me deixaram ainda mais impressionado do que quando conheci a Serra do Rio do Rastro, em outubro. Eu não tive tempo para descer toda a serra até Grão Pará-SC e voltar antes da noite cair, então decidi deixar para completar o trajeto em breve. Muito em breve...

Depois de visitar pouquíssimo dos pontos que Urubici-SC tem a oferecer  (foi o que deu pra fazer no tempo que tive), arrematei um prato feito num restaurante bem simples - suficientemente bom - perto da pousada e fui repousar para encarar o trajeto que faltava até a capital paranaense.

Aceite a baita dica dos amigos foristas e fui pela SC-282 até Palhoça-SC, trafegando por parte da serra catarinense, o que valeu muito a pena.
Lamentavelmente não fiz nenhum registro dessa região, pois choviscava e não queria perder outro celular por causa disso, como já aconteceu na viagem que fiz em torno da Lagoa dos Patos.

A conversa agora é sobre o Curitiba-PR.

Gurizada, recebi várias dicas do pessoal do FOL e inclusive fui convidado para a tal Sexta No Pinheirão, mas após chegar perto das 19h de sexta (em plena hora do rush) na capital paranaense, depois de ter viajado horas num calor de mais de 30 graus vestindo as roupas de cordura, botas, mochilas e bauletos, só tive forças pra chegar no hotel, descarregar tudo, botar chinelos, bermuda e ir a pé até o Largo da Ordem - canto que gosto paca de CTBA - botar a conversa com a patroa em dia, jantar e tomar 5 Heineken bem geladas, servidas num balde com muito gelo.

Como foi a terceira vez que fomos a CTBA e nas anteriores já havíamos visitado os pontos turísticos mais conhecidos, acabamos tratando de assuntos particulares, visitamos algumas feiras e lugares menos movimentados, mas não menos interssantes. Como costumo dizer, moraria fácil em CTBA.
Pena que POA vem sendo administrada por gente e políticos que não gostam de POA, faz muito tempo.

A moto do Spider?

Desobediência civil é o caminho!

Terminados os assuntos curitibanos às 10h do dia 5 de fevereiro, domingo, era hora de conhecer o paraíso chamado Ilha do Mel-PR. O adjevito realmente tem seu motivo.
O planejado era pegar a balsa em Pontal do Paraná-PR, indo pela Estrada da Graciosa, outra baita dica da gurizada do FOL.

Só um porém, se puder, não escolha um domingo absurdamete quente de fevereiro para trafegar por esse trecho da serra paranaense.
Haviam centenas, centenas e mais centenas de pessoas (e carros) aproveitando o rio, os quiosques e churrasqueiras que se espalham por esse belo trajeto.
Foram necessários quase 2h para trafegar por apenas 40km até Morretes-PR onde almoçamos, devido ao intenso movimento e trânsito lento.
Não sei se era o cansaço ou pela questão geográfica mesmo, mas fazia muito calor nessa cidade, bom... no Brasil todo na verdade.

Como sabia que em POA estava fazendo uns 40 graus, o consolo era que em qualquer lugar possivelmente fazia menos calor.
E que cantinho bacana é Morretes.

O negócio é que no final do dia de domingo, finalmente veio a recompensa e chegamos na Ilha do Mel. Estávamos um bocado cansados e desgastados pelo calor, então apenas fizemos um breve reconhecimento na praia Encantadas e no Mar de Fora e depois de um lanche, capotamos na JKasa show de bola que alugamos em Encantadas.

As próximas 3 fotos mostram o chegar da noite que acontecia na ilha, sem retoque nenhum, assim como todas as demais fotos desse post.

A segunda-feira começou com planejamento estratégico do que fazer na ilha paranaense. Não foi nada difícil inventar o roteiro, é claro.
Fomos visitar a Gruta das Encantadas, entre tantas outras coisas.

Meio-dia? Hora da graxa! Uma Heineken antes do almoço é muito bom, pra ficar pensando melhor, já dizia o grande Chico Science.

Procurando um buteco pra descansar, pena que o Toca Raul estava fechado.

Passeio de barco até a praia Brasília, outra praia da Ilha do Mel. Parada em típico bar daquela área da ilha, pra tomar um suco de limão, juro.

Depois de um dia de pernadas, balsas, bares e banhos de mar, era hora de voltar pra JKasa caminhando por uma das típicas avenidas da ilha.
Apesar da saudade da vermelhona, que ficou num estacionamento em Pontal do Paraná-PR, foi muito bom desligar de tudo, sem som de motores e maiores badalações.

Ficamos apenas 4 dias nesse lindo lugar, onde caminhamos muito e apesar disso conhecemos pouquíssimo do que a ilha ainda tem a oferecer, mas era hora de começar a descer o mapa em direção a Bombas-SC, onde os cumpadres nos aguardavam com uma costela na brasa e as Polar gelando.

No dia 9 de fevereiro, quinta-feira, pegamos a PR-508 até Garatuba-SC e embarcamos, nós e a XRE, na balsa que atravessa a baia, outra dica do FOL.
Depois foi só costear parte do litoral paranaense, atravessar a fronteira com SC novamente e chegar na BR-101. Essa mudança de trajeto, que incluiu a balsa, reduziu a viagem em uns 100km de asfalto, o que fez a diferença naquele novo dia com temperaturas bem superiores a 30 graus.

Última parada para tomar um caldo de cana, em algum lugar de SC bem próximo da fronteira com o PR, antes de encararmos a BR-101 novamente.

Os dias que seguiram foram de peixes, churrascos, cervejas, risadas e saudades matadas.
Até no bar do Lanterna Verde - não é o nome de fato, mas poderia ser - acabamos indo numa das madrugadas em Bombinhas-SC, com direito a banho de mar às 3 da matina.

Fico devendo no momento, alguns dados mais técnicos exatos, como consumo, mas consegui médias de mais de 31km/litro novamente, assim como uma das piores médias, menos de 23km/litro, depois de abastecer em São José dos Ausentes-RS num posto da LATINA logo na entrada da cidade. Desconfio que foi culpa da gasolina, fica o alerta. Quando achar minhas anotações, edito o post com mais precisão.

As diárias, para casal, foram as seguintes: Hotel Blumenau - R$ 90,00 em Curitiba-PR, Pousada das Flores - R$ 70,00 em Urubici-SC e R$ 80,00 na Casa da Léa, na Ilha do Mel-PR. Os pernoites na casa dos cumpadres, em Bombas-SC, foram na faixa, é claro. Nada que uma fardinho de Brahma Extra não pague.

Apesar de ter muito mais a dizer e mostrar sobre essa viagem de 2.017 km (dos quais quase 500 com a patroa, que está pegando gosto) entre as serras gaúchas, catarineses e paranaenses, além dos litorais do PR e de SC, encerro o post alertando sobre o risco que é viajar de moto:
isso vicia.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 05:32:19 pm por Moska »

XRE 300 VERMELHA

Offline adrianosp

• Ralando as pedaleiras
  • Estrada é liberdade
Re:POA-RS>Urubici-SC>CTBA-PR>Ilha do Mel-PR>Bombas-SC>POA-RS
« Resposta #1 Online: Fevereiro 29, 2012, 02:16:53 pm »
Parabéns pelas fotos. Pena q não conseguiu chegar no morro da igreja sem a névoa pois é linda a vista!
Santa Maria - RS

Offline Badal

• Ralando as pedaleiras
  • Caxias do Sul - RS
« Resposta #2 Online: Fevereiro 29, 2012, 02:26:06 pm »
Baita passeio. Parabéns!
8º Interestadual - Vacaria - RS

Offline João Lino

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #3 Online: Fevereiro 29, 2012, 02:34:23 pm »
Belo passeio, belo relato e que fotos bacana, parabéns!
1983: CG 81 (Sapo); CG 85; Turuna 85; ML 85; Garelli; Fim da 1ª fase;
2006: YES 2006; CBX 250 2007;
Atual: XRE 300 2012

Offline lex_toledo

• Ironbutt do FOL
  • "Ser livre não é ter duas asas...é ter duas rodas"
« Resposta #4 Online: Fevereiro 29, 2012, 03:53:37 pm »
show de fotos heim!!!!!!

parabens pelo passeio!!! .clap .clap .clap .clap .clap .clap

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #5 Online: Fevereiro 29, 2012, 05:29:30 pm »
Olá Moska, parabéns!

Belas fotos e relatos.

Pelos relatos e fotos foram mais de 2.000 kms de pura curtição. Lugares pra cartão postal.

Um abraço.
Geraldinho
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline eduadvpoa

• Ligando
  • *
  • Edu motociclista
« Resposta #6 Online: Fevereiro 29, 2012, 06:06:40 pm »
Muito legal, curtí mesmo.
To até olhando no mapa aqui para me empolgar.
Parabéns pela matéria.
Edu motociclista - Porto Alegre/RS e Tapes/RS - NX4 2004

Offline Moska

• Pilotando na boa
« Resposta #7 Online: Março 02, 2012, 03:54:53 pm »
Aí gurizada, valeu!
Eduv, eu não uso GPS ainda, então não tenho aqueles arquivinhos com os detalhes, mas o Googlemaps ajuda um bocado.
E boa viagem nessa empreitada até o Chile, é trajeto que vou estudar mais pra frente.
 combeb04
XRE 300 VERMELHA

Offline EPS - Du

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto/SP.
« Resposta #8 Online: Março 02, 2012, 11:07:55 pm »
Carai  calada1

Que passeio Show  .clap

Vou ver esse tópico com mais calma depois  :D

Já inclui esse roteiro em uma das minhas viagens futuras :thumleft:

Parabéns  ,10468

Offline Leo Cascavel - PR

• Enrolando o cabo
« Resposta #9 Online: Março 26, 2012, 10:41:19 am »
Belissimas imagens!
Parabens pela viagem...

NX4 FALCON 2007!
"Não importa quem é o pai da idéia, pegue as melhores e siga em frente!" Steve Jobs

Offline galdencio

• Esquentando
  • **
« Resposta #10 Online: Março 26, 2012, 01:29:53 pm »
Mas bah tchê! esses catarina não podem reclamar da vida, só lugarzinho feio. .clap

Offline Moska

• Pilotando na boa
« Resposta #11 Online: Março 26, 2012, 02:15:09 pm »
Aí Eps, Leo e Galdencio, o passeio foi show de bola mesmo. valeu.
Galdencio, essa banda pelos 3 estados do sul foi muito bem aproveitada, e a gurizada do Paraná também mora bem paca  :thumleft:.
 combeb04
XRE 300 VERMELHA

Offline manosso

• Ironbutt do FOL
« Resposta #12 Online: Março 28, 2012, 02:21:27 am »
 .clap
parabéns pelas fotos e pela narrativa ... só de ler e ver, da uma vontade imensa POR O PÉ NA ESTRADA
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

(41) 33 72 11 51

Sandra Manosso

Offline eduardo.geleia

• Pilotando na boa
  • Estrada é vida!
    • Paulo Eduardo Kopzinski Mello
« Resposta #13 Online: Março 28, 2012, 03:08:01 am »
Parabens! Muito tri! Acabei de ter um ótimo roteiro para uma próxima viagem hehe
@kopzinski - atualmente sem moto
Em MUITO BREVE: Yamaha FZ6n (Fazer 600 Naked)
Ex Motos:
Bandit 1250S cinza 2011
Falcon NX 400 Azul 2003
Intruder 125 vinho 2010

http://kopzinski.com.br

Offline Junior Gam

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #14 Online: Março 28, 2012, 04:13:20 am »
Parabéns! Passeio maravilhoso, lindas fotos. :thumleft: