Bem pessoal este tópico foi criado em 2011 mas os dados de 2015 não mudaram em nada. Falcon como a 10 mais roubada do país.
além disso vem os dados com os estados com maior índice.
Segue matéria, ranking e fonte (viagemdemoto.com) de onde peguei os dados abaixo;
Ter uma moto roubada é uma sensação bastante frustante e só quem já passou por uma situação como essa sabe os transtornos que isso pode causar. Escolher um modelo menos visado pelos ladrões ou ter bastante atenção na escolha do local onde deixar a moto estacionada podem ser boas alternativas para minimizar o prejuízo.
Pensando nisso, montamos uma lista com as motos mais roubadas em 2015 com base em dados divulgados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguro (CNSEG). Os dados são referentes ao período de janeiro a novembro de 2015. Confira a lista:
Posição Modelo Nº furtos ou roubos
1 Honda CG Titan 125 19.223
2 Honda CG Titan 150 10.113
3 Honda CBX 250 Twister 5.946
4 Honda C100 Biz 4.109
5 Yamaha YBR 3.370
6 Honda Biz 125 2.950
7 Honda NXR 150 2.665
8 Yamaha YS 250 Fazer 1.841
9 Honda XR 250 Tornado 1.779
10 Honda NX4 Falcon 1.585
Ao analisar os números acima é importante levar em consideração também a quantidade de motos expostas, ou seja, quanto maior o número de motocicletas de um modelo vendidas, maior exposição ao roubo e furto o modelo terá. Isto pode ser uma explicação para a Honda CG Titan ser o modelo mais visado, por ser também o modelo mais vendido no país.
São Paulo e Rio de janeiro são os estados com o maior número de roubos, acumulando quase 1/3 das ocorrências do pais. Ceará, Bahia e Minas Gerais são os outros estados brasileiros com grande volume de ocorrências. Os cinco estados abaixo vêm apresentando um aumento gradativo no número de motos roubadas nos últimos cinco anos e em São Paulo o aumento foi de 16% em relação a 2014.
Posição Estado % furtos ou roubos
1 São Paulo 17
2 Rio de Janeiro 15
3 Ceará 13
4 Bahia 11
5 Minas Gerais 8
Principais cuidados para evitar o roubo;
escolher um modelo menos visado pelos ladrões ou ter bastante atenção na escolha do local onde deixar a moto estacionada podem ser boas alternativas para minimizar o prejuízo. A Polícia Militar sugere:
Evite passar por locais isolados e mal iluminados.
Se ver alguém mexendo na sua moto, não se aproxime e chame a polícia imediatamente.
Tenha cuidado com a aproximação de outras motos, principalmente com dois ocupantes.
Se for vítima de roubo não reaja. Faça movimentos lentos e desça de moto e depois comunique as autoridades.
Evite estacionar em ruas desertas ou com pouco movimento.
Seja discreto na hora de escolher os trajes e os acessórios da moto.
Quando deixar a moto na garagem, não esqueça de travar. Mesmo quando estiver em um lugar seguro.
Parar e travar sua moto, bem como destravá-la e sair sejam ações rápidas.