Autor Tópico: Livro Manual do Viajante Solitario  (Lida 8462 vezes)

Offline Bacanex

• Ironbutt do FOL
  • Joao Pessoa - PB
Livro Manual do Viajante Solitario
« Online: Agosto 18, 2010, 11:45:43 pm »
Fui visitar um amigo tambem aficcionado por moto e ele me mostou um livro que ganhou na grafica que trabalha. O nome é "Manual do Viajante Solitario" do motociclista Jose Albano.
No livro o motociclista, ao que parece, dá dicas sobre diversas sitacoes pertinentes a viajar de moto, experiência adquirida em muitos anos viajando em uma Honda ML 125cc.
Eu dei uma folheada rapida no livro e gostei muito do formato, do acabamento de alto nivel e dos topicos abordados. Nao li ainda, mas a primeira impressao foi boa.
Fica a dica para os companheiros do fol.

Web: http://manualdoviajantesolitario.wordpress.com/

Dinheiro não é problema. O meu problema é a falta dele.

Se fosse pra ficar parado eu tinha nascido uma árvore.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Ex NX4 Falcon 2002 Grafite
Shineray 50cc
Yamaha TE250

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re: Livro Manual do Viajante Solitario
« Resposta #1 Online: Agosto 19, 2010, 01:57:06 am »
Ok Bacanex, certamente terá muitas informações importantes e certamente será uma boa leitura pelo simples fato de ser um viajante motociclista.

Um abraço.
Geraldinho.
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline MarcosSilva

• Ironbutt do FOL
« Resposta #2 Online: Agosto 19, 2010, 02:32:19 am »
Parece interessante! Vou comprar !..valeu pela dica! :thumleft:
" Vida é o que acontece com você enquanto você esta fazendo outros planos..."

Offline chinaf

• Ironbutt do FOL
« Resposta #3 Online: Agosto 19, 2010, 04:34:08 am »
Vale pela dica, estou dando uma olhada nas páginas dele.

Gostei dessa passagem:

Motociclando

Comprei minha moto em 1984, uma Honda 125 ML ano ‘83, aos 40 anos de idade. Julguei ser essa a minha idade limite para tentar o motociclismo, pois mais velho eu não teria mais coragem.
crepúsculo em goiás

Crepúsculo em Goiás

Com a minha moto, viajo pelo menos duas vezes por ano pelo Ceará, pelo Brasil. Viajar de moto me proporciona as maiores emoções do motociclismo, não só pelo ato físico em si – a enxurrada de estímulos visuais enquanto avanço pela paisagem desconhecida, enfrentando sol, chuva, vento, calor e frio – mas também pela oportunidade de me desligar das rotinas do dia-a-dia, a possibilidade de ouvir meu pensa-mento, uma viagem interior onde tenho tempo de passar a vida a limpo, refletir, tomar decisões. Por isso, quase sempre viajo só. E quase sempre pernoito no meio da paisagem deserta onde minha barraca, o saco de dormir e o kit de cozinha, garantem minha independência dos dormitórios de beira de estrada.
Decida de Tianguá

Descida de Tianguá - CE

As fotos são testemunho do meu amor pelas nossas paisagens e por esse harmonioso e belo conjunto de peças móveis chamado motocicleta, um veículo extremamente sensual, simples, prático, barato, que me proporciona a emoção de jogar meu corpo contra os elementos a 100 por hora, “desenhando” o meu percurso com a mão direita que controla a aceleração, mas também o freio!
074-ying yang alto paraíso

Ying yang - Alto Paraíso de Goiás

Justificando o slogan e o símbolo da Honda, na minha moto me sinto “nas asas da liberdade!”

Link: http://josealbanofotografias.wordpress.com/motociclando/

Tirando a parte do slogan.... heheheheheheheheheheeheheh... .

Grande abraço e vou pesquisar de comprar o livro mais pra frente.
No momento não estou participando do fórum, por favor não enviem MPs para mim, não poderei responder, sorry.

Offline duh_delagnese

• Pilotando na boa
    • Projetos
« Resposta #4 Online: Agosto 19, 2010, 06:16:40 am »
Muito interessante....

Será que não tem nenhum scaneado pela net? hahaha  :doido

Offline #Marcus

• Ironbutt do FOL
« Resposta #5 Online: Agosto 19, 2010, 06:19:50 am »
tava lendo esses dias sobre esse livro.
Interessante me parece que de um fotografo que
viajou vários locais no Brasil sempre com sua cgzinha.

Offline Andre_Araujo

• Ironbutt do FOL
  • Cachoeiro de Itapemirim - ES
« Resposta #6 Online: Agosto 19, 2010, 06:33:00 am »
Muito interessante este livro. :thumleft:

Offline Gustav0

• Ironbutt do FOL
  • Vitória - ES
    • Relatos de Moto
« Resposta #7 Online: Agosto 19, 2010, 11:46:50 am »
li sobre esse livro semana passada, so nao lembro onde... tambem me interessei e vou comprar...

Offline Matheusrreis

• Pilotando na boa
  • Valinhos City - Terra do Figo Roxo
« Resposta #8 Online: Agosto 20, 2010, 07:01:11 pm »
Parece ser bem bacana!
Tb vou comprar!
Valew a dica!
Matheus R. Reis
A diferença entre meninos e homens é o tamanho de seus brinquedos!

Offline Barah

• Ironbutt do FOL
  • Joinville/SC
« Resposta #9 Online: Agosto 21, 2010, 02:56:12 am »
O que lhe serve

Diante de infinitas opções, o comprador de automóveis deve avaliar,
sobretudo, se o modelo atende bem ao propósito que será dado

por Roberto Agresti

Meu amigo José Albano, fotógrafo cearense dos mais talentosos e famosos, lançou seu livro sábado passado na Bienal do Livro de São Paulo. Nele — cujo título é Manual do Viajante Solitário —, Zé Albano, como é comumente chamado pelos amigos, conta como viajou Brasil afora com sua Honda 125 ML durante mais de 20 anos, e por "Brasil afora" entenda-se o amplo sentido: do Ceará ao Rio Grande do Sul, e não apenas uma vez.

Zé é um gênio da imagem, mas não só da imagem. É do conceito também, mente privilegiada que determinou rumos precisos, mas não fixos e rígidos, a uma existência de 66 brilhantes e estimulantes anos. É e será exemplo para muitos. Seu livro é o que o título diz, pois ensina como qualquer um de nós poderá percorrer o Brasil (e o planeta) com o mínimo pois, convenhamos, uma moto de 125 cm³ fabricada em 1983, se não é o mínimo em termos de veículo de transporte, está próxima disso.

Mas Zé faz ver que o mínimo também é o máximo. Troca comodidade por simplicidade, luxo por essencialidade, complexidade por facilidade.

Eu, como editor de uma revista de motos, há mais de 20 anos recebo, ciclicamente, a mesma pergunta: qual é a melhor moto? Devolvo sempre a mesma resposta: para fazer o quê?

Motos, assim como carros, são múltiplas, variadas. Do pioneiro carro a conquistar massas e efetivamente popularizar o automóvel como bem de consumo, o Ford Modelo T, até hoje, o leque de variações sobre o mesmo tema cresce a cada ano que passa. Tem carro para viajar, para cidade, para parecer rico, para se mostrar esperto, para andar só em estrada e alguns são para onde estrada não existe. Tem para todo bico.

Quando comecei a reparar em carros, e isso aconteceu bem cedinho na minha vida, o Brasil estava no princípio de sua indústria automobilística. Basicamente tínhamos o Fusca e a Kombi, o Aero-Willys, a Rural e o Jeep, o Simca, o DKW e os picapes Ford e Chevrolet Brasil. Ou seja, dava para contar nos dedos das mãos o que havia à disposição. Mais tarde surgiram o Galaxie, o Corcel, o Opala e, de uma hora para outra, ganhamos uma quantidade de opções antes inimaginável.

Atualmente, ao abrir o caderno de veículos de um jornal de domingo ou ao navegar por um site de compra e venda de automóveis, sabemos que opção é o que não falta. Há carro para todo bolso e espírito, tanto feitos no Brasil quanto em países nas redondezas para os quais o imposto de importação é mais sereno, e também os importados de longe, taxados "alla grande", mas que nem por isso se apartam da briga pelo cliente.

Há quase uma sensação de viver no Primeiro Mundo aqui, e o "quase" fica por conta dos preços dos carros, que — por obra de impostos brutais e, acredito, por uma margem de lucro acima da média dos fabricantes — nos fazem entre os terráqueos que pagam mais caro para ter veículos de qualquer espécie.

Miríade de opções
Nesse caro mas fértil mercado de opções veiculares, lembrando Zé Albano e sua ML e minha clássica resposta "para fazer o quê?", vejo com alegria — e com uma certa dose de preocupação — essa proliferação de modelos de carros e motos imaginando o que se passa na mente de um consumidor não aficionado como eu, cuja profissão é escrever sobre veículos, ou você, que se me lê aqui é porque se interessa pelo assunto.

Imagine que pobre coitado é um desinteressado por carros nas garras dessa miríade de opções! Diante de tanta oferta, qual o critério que um leigo adotará para escolher seu veículo? Palpite do vizinho, do amigo, do cunhado? A propaganda, o preço, o estilo? A leitura de testes e avaliações?

Certamente, há de tudo isso um pouco.

Minha mãe sempre diz que o mundo é belo porque é variado, mas me angustia ver gente se frustrando na primeira esquina por ter escolhido mal esse objeto, meio de transporte que é símbolo de nossa sociedade, sinal inequívoco de nossa civilização sobre rodas. E maior do que minha angústia pela frustração alheia com as más escolhas é a certeza que a maioria que escolhe mal não se dá conta disso, convivendo com um incômodo sem perceber qual é.

Já escrevi na coluna sobre as madames e seus utilitários esporte nas grandes cidades, inadequados pelo tamanho, pela falta de maneabilidade e pela incoerência de carregar tanta massa para transportar tão poucas almas. Lembro-me de um trecho do livro de Zé Albano que fala que um carro pesa uma tonelada no mínimo, mas não é capaz de levar carga equivalente a seu peso, enquanto que sua Honda ML, que pesa pouco mais de 100 kg, leva até mais que isso se for o caso: FATO!

Certamente ter opção, variedade de escolha, é uma das melhores bênçãos do mundo capitalista. Mas há de se ter critério. Há de se pensar qual será a utilização que daremos ao veículo pretendido e gastar algum tempinho para verificar se ele é, de fato, o que necessitamos.

Apesar de admirar o conceito da Bauhaus, escola alemã de projeto que preconizava a ascendência da função sobre a forma, valorizando a racionalidade em arte, utensílios e arquitetura, entendo que um carro ou uma moto pode e deve conter elementos que não sejam obrigatoriamente práticos ou relacionados com a efetividade de seu uso. No entanto, é fundamental lembrar que é a utilização prática do veículo e não apenas sua aparência que nos fará satisfeitos.

E em todo esse blablablá, cabe repetir a constatação sábia de minha velha mãe sobre a beleza do mundo e de sua variedade, assim como ressaltar mais uma vez a filosofia veicular de Zé Albano, pois o que realmente importa é aquilo que lhe serve. Ou não?

"Angustia ver gente se frustrando na primeira esquina por ter escolhido mal esse objeto. E maior é a certeza que a maioria que escolhe mal não se dá conta disso, convivendo com um incômodo sem perceber qual é."

Data de publicação: 21/8/10
Fonte
Atual - 250 Ténéré
Antes - Bros 125, Tornado 250, FALCON 400 e XT66

Offline Nei - SC

• Ironbutt do FOL
  • Jaraguá do Sul - SC
« Resposta #10 Online: Agosto 21, 2010, 07:32:07 am »
Interessante, vou comprar também.

Offline Victor Alves

• Ironbutt do FOL
  • Niterói/ RJ - AMEBR
« Resposta #11 Online: Agosto 21, 2010, 07:52:05 am »
Procurei no http://books.google.com.br/ mas ainda não têm  :cry:
Herdeiros Da Estrada MC
www.herdeirosdaestrada.com.br

Offline Elton Valente

• Ralando as pedaleiras
  • Dois Vizinhos/PR "Capital Nacional do Frango"
Re:Livro Manual do Viajante Solitario
« Resposta #12 Online: Maio 11, 2012, 02:11:29 pm »
Elton Valente
Dois Vizinhos/PR  (46) 9917-1788

Offline lex_toledo

• Ironbutt do FOL
  • "Ser livre não é ter duas asas...é ter duas rodas"
« Resposta #13 Online: Maio 11, 2012, 03:38:06 pm »
nossa...........deve ser o máximo esse livro!!!

Offline Elton Valente

• Ralando as pedaleiras
  • Dois Vizinhos/PR "Capital Nacional do Frango"
« Resposta #14 Online: Maio 12, 2012, 04:19:21 am »
Elton Valente
Dois Vizinhos/PR  (46) 9917-1788