Autor Tópico: barulho do descompressor paracendo valvulas  (Lida 65880 vezes)

Offline Daniel Pais

• Ironbutt do FOL
Re: barulho do descompressor paracendo valvulas
« Resposta #15 Online: Janeiro 02, 2011, 12:49:34 pm »
Um mecânico conhecido meu falou uma vez que o descompressor é que nem apêndice!! "Não serve pra nada, quando dá problema arranca fora e nunca mais encomoda!!"...

Realmente, o barulho para e não muda em nada a tocada... Problemas??? Não ouvi, nem vi nada até hoje...

Ouvi a mesma coisa de um mecânico bom, será que procede?
IX Contagem
X Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII Arujá
XIV Urubici
XV Florianópolis
Virago XV1100 >Falcon 07 > V-Strom DL 650

" - O dia que eu perder o medo de andar de moto, será o dia que eu deixarei de andar de moto."

Offline GSC

• Esquentando
  • **
« Resposta #16 Online: Janeiro 15, 2011, 06:43:46 am »
GSC, assim como a sua a minha tbm faz esse assovio qdo fria. Dizem ser da bomba de oleo e nao ter problema algum.

Bom saber, Metralha, obrigado pela informação!  Até a gente se acostumar coma moto existe uma tendência a reparar muito nos barulhos e outras pequenas coisas irritantes!!  Chego a reparar outras Falcon passando na rua para comparar, mas o som da moto em cima dela é totalmente diferente daquele ouvindo quando ela passa.  Vou desencanar com esse assunto!
Abraço!
Atual Honda NX4 Falcon 2008 Preta e Vermelha
Ex-Honda CBX 250 Twister 2002 Vermelha
Ex-Honda XL 125 S 1988 Vermelha

Offline Brunus

• Ligando
  • *
  • The Power of Dreams
« Resposta #17 Online: Janeiro 18, 2011, 04:00:32 am »
Ta nas e aí? Não foi dito que o cara rancou o descompressor, ele só disse que a mola entre o descompressor e o comando fica fraca e começa a bater. O correto não seria substituir essa mola?
Keep Rubber side down!

Offline Mufulão

• Esquentando
  • **
« Resposta #18 Online: Janeiro 18, 2011, 05:36:18 am »
Metrala...a minha moto é idêntica a sua e tb fica um "tec tec" danado quando ligo, ai dou uma acelerada e para o barulho...estou para levar minha moto no segalla aqui em SP para ele dar uma olhada....qquer novidade posto aqui... mas pelo que percebi lendo alguns post aqui no FOL parece que é normal, mas que incomoda isso incomoda....
abraços!!!
Miiichelllooooo
Caloi Cros Light Azul
Cross Alphamec Aluminio
CG 150 Titan
NX4 Falcon 2007

Offline Junior Gam

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #19 Online: Janeiro 18, 2011, 05:42:42 am »
Parece o som de barata cascuda bantendo atrás do armario de porão.  i.aia;
No entanto,essas batidas estranhas só acontecem ao ligar a Motocicleta, umas duas aceleradinhas e já era , para de vez. :thumleft:
Mas que incomoda, incomoda. Assim como qualquer outro ruido estranho e não identificado vindo da Motocicleta que logo salta aos ouvidos.
Medo de ser defeito, o que significa $$$$$$$ hum., e isto não tá facil hoje no país da Dilma. calada1

Offline josinei

• Enrolando o cabo
  • Foz do Iguaçu -Pr
« Resposta #20 Online: Janeiro 18, 2011, 06:04:06 am »
este barulho é mal de falcon pq todos aki tem hehehehe

acho que vou tirar o descompressor da minha e vamos ver no que da srsrs
JoSiNeY BoTTeGa

Offline M.Metralha

• Esquentando
  • **
« Resposta #21 Online: Janeiro 27, 2011, 11:20:35 am »
O mecanico que sempre levo a motoka falou que eh besteira retirar o descompressor, que uma das funcoes dele eh deixar a moto partir aliviada, que nao faz sentido tirar principalmente em motos novas (no meu caso uma 2007).

Qto ao barulho que bate qdo fria e para assim que da umas aceleradinhas, segundo ele eh certeza de ser o esticador da corrente de comando, que fica com a mola enfraquecida com o tempo, o motor gira com a corrente frouxa (batendo), ai qdo se acelera a corrente estica e o esticador a mantem assim, fazendo o barlho parar.

Ou seja, TROCA O ESTICADOR da corrente de comando. kkkk

Offline sporleder

• Ligando
  • *
Re:barulho do descompressor paracendo valvulas
« Resposta #22 Online: Fevereiro 15, 2011, 04:33:39 am »
pessoal a minha moto faz esse barulho tbm, um tec tec tec tec, so que na minha não é somente quando esta fria, de um tempo para ca, ela apresentou fria e quente noto mais o barulho em marcha lenta, ou andando bem devagar,
Um mecanico me falou que era esse descompressor, só que mesmo assim fico com medo de dar algo mais serio depois, eu ia comprar hoje mesmo o acionador da corrente de comando para ver se parava

ai sabe se da problema depois, se for o compressor ou o acionador, agleum ja trocou o acionador e parou o barulho?

OBS: o Barulho de assobio a minha moto faz tbm quando fria, acho que é normal.

Offline sidnei g

• Esquentando
  • **
« Resposta #23 Online: Fevereiro 15, 2011, 09:23:08 am »
Ola pessoal
pesquisando na net descobri na comunidade da falcon algumas respostas para as perguntas que aqui foram feitas.
vou extrair o conteúdo na integra.
Vamos la:

Existem algumas dúvidas que sempre aparecem na comunidade sobre barulhos e temperatura incômoda do motor da Falcon.
Neste tópico vou explicar em detalhes e com embasamento técnico como resolver os problemas de ruídos e baixar a temperatura do motor, além de promover uma maior proteção contra desgastes.

Barulho do descompressor de partida.
Este é um ruído proveniente da ação sobre uma das válvulas de escape que é aberta um pouco, com a finalidade de reduzir o esforço na partida com o motor frio.
Essa ação ocorre por uns 20 segundos e em seguida é normalizada. Porém se vc baixa o giro do motor para menos de 2.000 rpm nessa fase de aquecimento o descompressor volta a atuar criando um ruído desagradável dentro do motor. E pior, essa batida pode comprometer componentes do comando de válvulas, corrente de comando e o próprio descompressor. Então a melhor solução é manter o giro acima de 2.000 rpm com o auxílio do afogador, até que o motor fique aquecido.

Barulho de válvulas batendo entre 3.000 e 4.500 rpm.
A NX4 tem um sistema de comando de válvulas acionado por corrente. Esta corrente necessita de ajustes em sua folga de tempos em tempos. Mas, para evitar que se tenha que levar a moto numa oficina para fazer isso, optou-se por adotar um tensionador de corrente automático.
O tensionador original da Falcon contém apenas uma mola de tensão sem trava de recuo, ou seja, a corrente fica ajustada, mas pode balançar, pois a mola permite que a corrente chacoalhe dentro da calha do esticador. Com isso, depois de algum tempo, a mola do tensionador não consegue mais manter a corrente de comando corretamente ajustada e isso vai causar aquele ruído interno desagradável de válvulas batendo dentro do motor.
A solução para este caso é a troca do tensionador original por um catracado, que não permite o recuo da corrente, mantendo ela perfeitamente ajustada e sem ruídos.

Alta temperatura do motor da NX4
A Falcon, no uso dentro da cidade e em baixas velocidades causa um desconforto por excesso de calor nas pernas do piloto. Existe uma solução fácil, rápida e barata para isso. Basta adicionar mais óleo no reservatório do motor. A Fábrica indica 1,7Litros para troca sem filtro e 1,8Litros para troca com filtro. Eu troco sempre o filtro de óleo e adiciono 2,5 Litros de óleo. Com isso tenho mais líquido lubrificante circulando no circuito, promovo uma melhor lubrificação do motor, permito uma maior troca de calor do motor com o óleo e como existe uma maior massa do produto, consigo dissipar mais calor, mantendo o motor mais frio.
Além disso, obtenho um motor mais silencioso, pois a lubrificação interna foi melhorada, permitindo á bomba de óleo manter a pressão correta do óleo em todos os momentos.
Como tenho mais massa de óleo circulando, vou ter um óleo mais atuante durante mais tempo, seja em função da maior quantidade dele, seja em função da queda de temperatura interna do motor. Vou prolongar a vida útil do motor, pois tento maior qualidade de lubrificação interna, os desgastes inerentes ao motor serão minimizados e, portanto, terei um motor com vida útil mais longa em função da redução dos atritos internos das peças.
Alguns dirão que haverá uma sobre pressão do óleo no cárter, mas tenho que lembrar que esta técnica vale apenas para motores com cárter seco, pois dessa forma o nível interno de óleo no motor é mantido pela bomba de óleo e não pelo reservatório.
A sobre pressão também não ocorre em função de que a Falcon tem um aerador do cárter que leva uma mangueira do bloco do motor até o coletor de admissão exatamente para normalizar a pressão interna do motor e canalizar os vapores de óleo e resíduos que, eventualmente , criam-se dentro do motor.
XR 250 Tornado 08 vermelha
Ex-XTZ 125 05 preta
Ex-Falcon 07 laranja e preta

Offline sidnei g

• Esquentando
  • **
« Resposta #24 Online: Fevereiro 15, 2011, 09:25:24 am »
continuando a mensagem anterior

O Carter seco é uma tecnologia voltada para motores de alta performance e que permite seu funcionamento até de cabeça para baixo sem que aja interrupção da lubrificação, pois, como disse antes, o reservatório de óleo não está dentro do motor e sim em um lugar á parte.
Imagine um motor de avião de acrobacias em que o piloto vira de cabeça para baixo. Com lubrificação por cárter úmido a gravidade faria este motor trabalhar sem óleo e em seguida travar. Daí a solução do cárter seco.

Ruído de vento dentro do motor.

Alguns modelos de NX4 apresentam um assobio, ou ruído de vento dentro do motor quando recém ligadas ou com motor frio. Isso ocorre em função de um dos rolamentos do virabrequim estar ainda frio e com baixa lubrificação. Assim que o motor esquenta e o óleo passa a circular por dentro destes rolamentos o ruído some, sem maiores conseqüências.
A solução nesse caso seria abrir o motor e trocar o rolamento, mas esse é um custo muito elevado, considerando que não haverá nenhum dano ao motor.
Então para minimizar o desconforto desse ruído, basta andar um pouco mais devagar nos momentos iniciais de aquecimento do motor, pois quando ele aquecer o rolamento não vai mais fazer nenhum ruído e tudo ficará bem.

abraços e espero poder ter colaborado um pouco sobre os assuntos
XR 250 Tornado 08 vermelha
Ex-XTZ 125 05 preta
Ex-Falcon 07 laranja e preta

Offline sporleder

• Ligando
  • *
« Resposta #25 Online: Fevereiro 16, 2011, 11:32:15 pm »
Valeu Sidnei, vou fazer essas dicas ai que você deu que todas essas coisa que você falou acontece na minha falcon tbm, tenho um 07 laranja tbm
obrigado.

att,
Lucas Sporleder

Offline Jorge Forny

• Esquentando
  • **
« Resposta #26 Online: Maio 17, 2011, 02:43:59 pm »
Retirei o meu descompressor essa semana... tava batendo muito, chegou a raspar um pedaço do cabeçote... não senti diferença nenhuma, pelo contrário, a partida está até melhor, e olha que aqui de manhã está fazendo por volta de 10°C. Aqui pelo menos não deu problema nenhum, vou observar a longo prazo.
Bons ventos!
Atuais:
RD 350 LC preta 1988 viúva-negra
NX 400 Falcon vermelha 2001
DT 180 preta 1991
CG 150 prata 2006

Offline Lorival

• Ligando
  • *
« Resposta #27 Online: Junho 01, 2011, 04:58:41 am »
Voce tem fotos desse tensionador catracado?
"A solução para este caso é a troca do tensionador original por um catracado, que não permite o recuo da corrente, mantendo ela perfeitamente ajustada e sem ruídos".[/i][/i]

Ola pessoal
pesquisando na net descobri na comunidade da falcon algumas respostas para as perguntas que aqui foram feitas.
vou extrair o conteúdo na integra.
Vamos la:

Existem algumas dúvidas que sempre aparecem na comunidade sobre barulhos e temperatura incômoda do motor da Falcon.
Neste tópico vou explicar em detalhes e com embasamento técnico como resolver os problemas de ruídos e baixar a temperatura do motor, além de promover uma maior proteção contra desgastes.

Barulho do descompressor de partida.
Este é um ruído proveniente da ação sobre uma das válvulas de escape que é aberta um pouco, com a finalidade de reduzir o esforço na partida com o motor frio.
Essa ação ocorre por uns 20 segundos e em seguida é normalizada. Porém se vc baixa o giro do motor para menos de 2.000 rpm nessa fase de aquecimento o descompressor volta a atuar criando um ruído desagradável dentro do motor. E pior, essa batida pode comprometer componentes do comando de válvulas, corrente de comando e o próprio descompressor. Então a melhor solução é manter o giro acima de 2.000 rpm com o auxílio do afogador, até que o motor fique aquecido.

Barulho de válvulas batendo entre 3.000 e 4.500 rpm.
A NX4 tem um sistema de comando de válvulas acionado por corrente. Esta corrente necessita de ajustes em sua folga de tempos em tempos. Mas, para evitar que se tenha que levar a moto numa oficina para fazer isso, optou-se por adotar um tensionador de corrente automático.
O tensionador original da Falcon contém apenas uma mola de tensão sem trava de recuo, ou seja, a corrente fica ajustada, mas pode balançar, pois a mola permite que a corrente chacoalhe dentro da calha do esticador. Com isso, depois de algum tempo, a mola do tensionador não consegue mais manter a corrente de comando corretamente ajustada e isso vai causar aquele ruído interno desagradável de válvulas batendo dentro do motor.
A solução para este caso é a troca do tensionador original por um catracado, que não permite o recuo da corrente, mantendo ela perfeitamente ajustada e sem ruídos.

Alta temperatura do motor da NX4
A Falcon, no uso dentro da cidade e em baixas velocidades causa um desconforto por excesso de calor nas pernas do piloto. Existe uma solução fácil, rápida e barata para isso. Basta adicionar mais óleo no reservatório do motor. A Fábrica indica 1,7Litros para troca sem filtro e 1,8Litros para troca com filtro. Eu troco sempre o filtro de óleo e adiciono 2,5 Litros de óleo. Com isso tenho mais líquido lubrificante circulando no circuito, promovo uma melhor lubrificação do motor, permito uma maior troca de calor do motor com o óleo e como existe uma maior massa do produto, consigo dissipar mais calor, mantendo o motor mais frio.
Além disso, obtenho um motor mais silencioso, pois a lubrificação interna foi melhorada, permitindo á bomba de óleo manter a pressão correta do óleo em todos os momentos.
Como tenho mais massa de óleo circulando, vou ter um óleo mais atuante durante mais tempo, seja em função da maior quantidade dele, seja em função da queda de temperatura interna do motor. Vou prolongar a vida útil do motor, pois tento maior qualidade de lubrificação interna, os desgastes inerentes ao motor serão minimizados e, portanto, terei um motor com vida útil mais longa em função da redução dos atritos internos das peças.
Alguns dirão que haverá uma sobre pressão do óleo no cárter, mas tenho que lembrar que esta técnica vale apenas para motores com cárter seco, pois dessa forma o nível interno de óleo no motor é mantido pela bomba de óleo e não pelo reservatório.
A sobre pressão também não ocorre em função de que a Falcon tem um aerador do cárter que leva uma mangueira do bloco do motor até o coletor de admissão exatamente para normalizar a pressão interna do motor e canalizar os vapores de óleo e resíduos que, eventualmente , criam-se dentro do motor.

Offline rafaelsouza

• Esquentando
  • **
« Resposta #28 Online: Novembro 27, 2011, 11:28:29 am »
Pessoal falando muito em barulho, preciso falar do meu problema. A minha falcon anda com um negócio estranho... ligo motor frio OK sem nada, ando até aquecer bem mesmo o motor, quando acelero sem nada.. porém quando reduzo a marcha(sinto que perde força pra reduzir, não dá aquele trancaço sabe, ela vai andando e não reduz direito e não tem problema em embreagem) parece que tem algo solto no motor, como se fosse um cano sem lã vibrando a flauta igualzinh, já parei e ví, é o cilindro mesmo. Aceito hipóteses.

Offline André Lanera

• Ironbutt do FOL
  • São Paulo ZL
« Resposta #29 Online: Dezembro 01, 2011, 01:11:35 pm »

Eu tb havia mandado rancar fora o descompressor da minha primeira Falcon...pq mandava regular válvula e aquele barulhinho chato de "bater válvula " permanecia....é a perda de pressão na mola....o mecanico disse q podia tirar q ñ tinha problema nenhum....então mandei ele tirar....rodei numa boa sem problema nenhum....e o atual dono da moto é amigo meu....nunca reclamou!!!....ABÇO A TODOS!!! combeb04
CG 125 02, Bros 150 04, Tornado 05, Falcon 01, Falcon 06, Fazer 250 11, Ninja 250R 10, Gs 500 09, SRAD 750 00, B12 05, SRAD 750 04 Atual: GSXF 750 10 +Yes 09

"E ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque TU estás comigo"