Autor Tópico: Camionete poderá levar carga com a porta da caçamba aberta  (Lida 1310 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline #Marcus

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.188
Camionete poderá levar carga com a porta da caçamba aberta
« Online: Maio 27, 2010, 12:25:25 pm »
22/05/2010 - 07h35
Camionete poderá levar carga com a porta da caçamba aberta
Publicidade
MÁRCIO PINHO
da Reportagem Local

[img]/img]
LINK FOTO
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u738223.shtml

Camionetes poderão deixar as portas de suas caçambas abertas para permitir o transporte de cargas. É o que determinou o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em resolução publicada anteontem no "Diário Oficial da União".

Leia a íntegra da resolução
http://media.folha.uol.com.br/cotidiano/2010/05/20/diario_oficial-contran.pdf

Hoje, quem anda com a porta da caçamba abaixada pode ser multado por esconder a placa traseira de identificação do veículo. A saída permitida será colocar uma placa adicional no lado direito da traseira.
Será permitido transportar objetos indivisíveis (uma moto, por exemplo). Itens como tijolos, frutas ou grãos, não.

A nova determinação integra um pacote de normas para o transporte de cargas que valerá a partir do dia 18 de agosto.

A outra novidade relevante foi a liberação do transporte de bicicletas em cima dos automóveis. Não havia consenso sobre a proibição da prática.

Segundo o coordenador-geral da infraestrutura de trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Orlando Moreira da Silva, as modificações foram feitas após o entendimento de que não representam risco ao trânsito.

As regras seguem a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, adotada pelo Brasil na década de 80, mas que não tinham sido regulamentadas. "Sem isso, você via de tudo. O pessoal transporta até asa-delta no carro", afirma Silva.

Segundo a resolução, a carga pode ficar para fora da porta da caçamba quando aberta, mas deve estar visível e sinalizada. À noite, isso deverá ser feito por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor vermelho.

Para o especialista em trânsito Horácio Augusto Figueira, é preciso acompanhar os efeitos práticos das novas regras para dizer se afetarão a segurança no trânsito. Ele opina que a falta de especificações sobre o que usar para segurar a carga em cada caso pode ser problema.

"O peso de um objeto é um com o carro parado e outro quando em movimento. Dependendo de como for preso, não segura. E com a porta aberta, coloca o tráfego e os outros motoristas em risco", afirma.
De acordo com o Denatran, o importante é que a carga esteja bem fixada.

Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO, da Reportagem Local

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u738223.shtml
« Última modificação: Maio 27, 2010, 12:26:42 pm por Marcus|Rj »