Autor Tópico: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO  (Lida 50169 vezes)

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Offline Bacanex

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TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Online: Novembro 07, 2009, 04:38:18 am »
Bom pessoal, como todo mundo sabe o RR da falcon fica em um local que nao propicia boa ventilacao. Muitos atribuem ao aquecimento exagerado o fato do RR queimar e sendo assim a mudanca da peça para um local onde receba uma melhor refrigeracao em teoria ajudaria a prolongar a vida util dessa parte de extrema importancia da moto.

Com base nisso resolvi fazer uma adaptacao de modo que o RR fique localizado na frente da moto, por tras da tela e abaixo da buzina. As fotos e o esquema do adaptador produzido para esse fim seguem abaixo.

Abracao a todos.

Foto 1, foto 2 e foto 3: esquema do adaptador, com medidas para que todos possam produzir se desejarem.







Foto 4: adaptador ja pronto. Foi usada uma chapa de aço de 3mm de expessura. O valor final dessa peça ficou em R$ 15,00. Achei um preço justo pelo trabalho que o serralheiro teve para fazer e por aguentar minha chatisse o tempo todo dando palpites.




Foto 5: Adaptador posicionado no local onde será instalado.



Foto 6: RR posicionado no adaptador.



Foto 7: Adaptacao no local.



Foto 8: Adaptacao no local com a tela.

« Última modificação: Novembro 07, 2009, 08:21:09 am por Bacanex »


Dinheiro não é problema. O meu problema é a falta dele.

Se fosse pra ficar parado eu tinha nascido uma árvore.

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Offline Bacanex

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #1 Online: Novembro 07, 2009, 04:39:30 am »
ERRATA: os furos da buzina e do parafuso do chassi ficaram pequenos. Sigam as novas medidas de diametro dos furos:

Furo A: 1,1 cm
Furo D: 2,0 cm  

Os furos B e C estao perfeitos nessa medida.



TUTORIAL PARTE 2: Parte eletrica


Vamos agora a parte eletrica da adaptacao. O processo nao eh complicado nem muito mais trabalhoso do que a primeira parte mostrada acima.

Primeiramente vamos desmontar a instalacao original do RR. Na foto abaixo vemos o RR no seu local de projeto.

Foto 09: RR na instalacao original.




O primeiro passo eh desconectar o polo negativo da bateria. Muitos podem se perguntar o motivo de nao desconectar o positivo... explico: o polo negativo esta diretamente conectado ao chassi (quadro) da moto. Ao se desconectar o positivo existe o risco de por um descuido ocorrer um curto circuito e queimar o fusivel de 30A. Desconectando o negativo esse risco eh eliminado.

Foto 08: desconectando a bateria.




Em seguida vamos soltar os fios. Para isso temos de retirar tres presilhas mostradas nas fotos abaixo.

Fotos 09 e 10: desprendendo os fios






Feito isso basta retirar o conjunto de fios amarelos puxando no sentido contrario a sua instalacao. Os fios ficam presos logo acima/frente da caixa de ar, mas nao oferecem grande dificuldade de serem liberados.

Fotos 11 e 12: soltando os fios amarelos.






Foto 13: Fios ja livres.




Agora resta apenas reposicionar o conjunto de fios amarelos para a frente da moto. Passe por tras do carburador, seguindo o mesmo trajeto da fiacao da moto. Por esse caminho o tamanho dos fios nao precisa ser alongado, uma vez que chegam ate um ponto onde os fios do RR alcançam sem problema.

Foto 14: Fios reposicionados.



Agora eh instalar o RR e a buzina na peça adaptadora e fixar no chassi. Sugiro retirar o conector do RR e dos fios amarelos para evitar o problema de mal contato. Os fios podem ser soldados (ou estanhados, como muitos chamam) e depois isolados corretamente e a adaptacao estará feita.

Observem que fizemos o procedimento apenas com os fios amarelos, ainda faltam os fios verde e vermelho. Esses dois ultimos nao tem a mesma liberdade de reposicionamento, pois estao presos ao conjunto de fios do rele de pisca. Assim sera necessario comprar fios para que cheguem ate a frente da moto. Compre um metro de cada cor, verde e vermelho, solde os respectivos fios, isole apropriadamente e agora com comprimento de sobra basta seguir o mesmo caminho dos fios amarelos e conectar no RR. Terminada a instalacao de todos os fios e feito o devido isolamento, basta reconectar o cabo negativo da bateria e o procedimento esta completo. Fotos a seguir.

Foto 15: conector do RR retirado.



Foto 16: RR e buzina ja adaptados.



Foto 17: fios prontos para conexao. Preferi colocar terminais de fios ao inves de soldar nesse ponto para facilitar futuras remocoes, mas fica a criterio de cada um fazer a conexao como quiser e achar melhor ou mais seguro.



Foto 18: Terminando a conexao com o isolamento dos fios.





Bom, eh isso. Espero que seja util a muitos e que varios comentarios surjam para que possamos aprimorar essa adaptacao.

Grande abraco a todos e tudo de bom sempre.


« Última modificação: Novembro 08, 2009, 05:00:11 am por Bacanex »
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Offline Konishi

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #2 Online: Novembro 07, 2009, 04:49:55 am »
Beleza Bacanex !!!! :thumleft:
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Henrique Lourenço

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #3 Online: Novembro 07, 2009, 05:06:41 am »
Muito legal!  .clap

Certa vez, depois de um bom tempo a 120~130 km/h coloquei a mão no RR e ela estava fervendo.

Nesse lugar, na frente da moto, atrás da grade, pensei que a sujeira que iria entrar poderia piorar as coisas. Mas lembrei que lá atrás ele fica em cima do pneu, suja muito mais.

Pode postar o resto que eu estou esperando!
 :thumleft:

Offline Blackspider-Filho

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #4 Online: Novembro 07, 2009, 09:19:07 am »
otimo solução... :cheers:

ainda mais para mi que tenho 2 ponteiras... :thumleft:

o problema é que eu tenho 2 buzinas tbm.... kkkkk;

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Offline Arnilton

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #5 Online: Novembro 07, 2009, 10:18:04 am »
Então ta confirmado ? o real motivo da quebra do RR é o aquecimento?
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Offline Henrique Lourenço

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #6 Online: Novembro 07, 2009, 10:25:59 am »
Então ta confirmado ? o real motivo da quebra do RR é o aquecimento?

Não sei ao certo, mas que o bichinho esquenta, esquenta, viu.
O meu RR esquenta tanto ou quase igual a ponteira do meu escape.

Offline Arnilton

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #7 Online: Novembro 07, 2009, 10:31:02 am »
Então ta confirmado ? o real motivo da quebra do RR é o aquecimento?

Não sei ao certo, mas que o bichinho esquenta, esquenta, viu.
O meu RR esquenta tanto ou quase igual a ponteira do meu escape.
kkkKKKKkkkKKKkkKKkkKKkkKKkkKK  i.aia; i.aia; i.aia; i.aia; i.aia; i.aia; i.aia;
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Offline Henrique Lourenço

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #8 Online: Novembro 07, 2009, 10:41:03 am »
Então ta confirmado ? o real motivo da quebra do RR é o aquecimento?

Não sei ao certo, mas que o bichinho esquenta, esquenta, viu.
O meu RR esquenta tanto ou quase igual a ponteira do meu escape.
kkkKKKKkkkKKKkkKKkkKKkkKKkkKK  i.aia; i.aia; i.aia; i.aia; i.aia; i.aia; i.aia;

  :?
é sério
 :tongue:

Offline Bacanex

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #9 Online: Novembro 07, 2009, 11:13:13 am »
O meu esquentava feito aqueles aquecedores de agua que o cara liga na tomada e poe dentro do copo com agua. Ai o bichinho queimou e depois dele foram mais uns tantos.
Esse ultimo que comprei do Valter Chiarato nao esquenta, fica no maximo um pouco morno. Por enquanto ta la, vamos ver quanto tempo vai durar. :) Com essa adaptacao entao ele deve congelar... hehehehehehe
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Offline Arnilton

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #10 Online: Novembro 07, 2009, 11:15:07 am »
O meu esquentava feito aqueles aquecedores de agua que o cara liga na tomada e poe dentro do copo com agua. Ai o bichinho queimou e depois dele foram mais uns tantos.
Esse ultimo que comprei do Valter Chiarato nao esquenta, fica no maximo um pouco morno. Por enquanto ta la, vamos ver quanto tempo vai durar. :) Com essa adaptacao entao ele deve congelar... hehehehehehe

Parabens, belo tuto
Arniltom
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Offline Loureiro

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #11 Online: Novembro 07, 2009, 11:22:25 am »
 :cheguei

Offline Eugenio J. Segalla

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #12 Online: Novembro 07, 2009, 11:36:14 am »
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Offline Dega

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #13 Online: Novembro 07, 2009, 02:31:41 pm »
O meu esquentava feito aqueles aquecedores de agua que o cara liga na tomada e poe dentro do copo com agua.

Pode falar que é "rabo quente" o nome Bacanex, ninguém vai tirar sarro...  :geek:

Uma vez vi numa Tornado o RR no quadro, na frente do tanque, será q não daria pra fazer o mesmo esquema na Falcon?

 :thumleft:

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Offline Arnilton

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Re: TUTORIAL - RR DA FALCON NA FRENTE DA MOTO
« Resposta #14 Online: Novembro 07, 2009, 02:53:16 pm »
O meu esquentava feito aqueles aquecedores de agua que o cara liga na tomada e poe dentro do copo com agua.

Pode falar que é "rabo quente" o nome Bacanex, ninguém vai tirar sarro...  :geek:

Uma vez vi numa Tornado o RR no quadro, na frente do tanque, será q não daria pra fazer o mesmo esquema na Falcon?

 :thumleft:
Eu acho q é o lugar dele mesmo bem perto do tubo da coluna de direção.
Arniltom
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