Autor Tópico: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL  (Lida 79859 vezes)

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Offline Bacanex

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TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Online: Outubro 11, 2009, 10:46:11 am »
PROBLEMA:

Ha alguns meses o meu marcador de combustivel está funcionando apenas de cheio ate a metade do tanque. Quando o tanque baixa de meio o marcador vai para a posicao de vazio. Em outras palavras, se o tanque estiver com ate quase oito litros o marcador indica tanque vazio, acima de oito litros marca sem problema.

Inicialmente achei que pudesse ser alguma coisa emperrando a boia. Porem, apos o comentario e a dica de um companheiro do FOL onde ele dizia que teve problema semelhante, resolvi desmontar o circuito da boia para verificar o desgaste das partes moveis. O procedimento esta descrito e ilustrado pelas fotos a seguir:

1. O primeiro passo eh a remocao da carenagem do tanque. Eu preferi remover o conjunto completo, mas caso voce tenha preferencia pode remover as abas laterais separadas da grade frontal.




2. Feche a torneira de combustivel e remova a mangueira que vai do tanque ao carburador na ponta do carburador.




3. Remova por completo o combustivel do tanque. Utilize preferencialmente garrafas com tampa para evitar derrubar acidentalmente e derramar




4. Depois de esvaziar o tanque desacople o conector da boia.



5. Em seguida remova o parafuso que fixa o tanque ao quadro. Para esse parafuso utilize uma chave L tamanho 12.




6. Aqui vemos o conjunto da boia ainda no tanque, que fica na parte de baixo do mesmo. Nessa altura o tanque deve ser apoiado em algum material macio a fim de evitar arranhoes. Aqui foi usada uma toalha velha que uso para secar a moto quando a lavo.




CONTINUA...
« Última modificação: Outubro 13, 2009, 01:49:12 am por CAÊ »


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Offline Bacanex

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #1 Online: Outubro 11, 2009, 10:47:21 am »
7. Para remocao da boia utilize uma chave L 10.




8. Aqui vemos o conjunto da boia ja removido do tanque.




9. Para exposicao do circuito eh preciso soltar o pontos indicados pelas setas.




10. Para isso voce pode usar uma chave de fenda pequena.




11. Aqui vemos o circuito da boia, que consiste em um contato movel que desliza sobre uma resistencia em espiral. O desgaste dessas partes eh que causa o problema de leitura do indicador de combustivel.




12. Aqui pode-se ver o desgaste ocorrido na parte movel, o que ocasionava mal contato quando a boia estava em um nivel abaixo de meio tanque.





CONTINUA...
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Offline Bacanex

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #2 Online: Outubro 11, 2009, 10:48:04 am »
13. A solucao que dei para esse problema do desgaste consiste em dois passos simples. O primeiro, demonstrado na foto abaixo, foi entortar um pouco o a parte movel com um alicate de bico para força-lo a exercer novamente pressao sobre a parte fixa.




14. O segundo passo foi encontrar uma forma de corrigir outro desgaste que ocasionou um exceso de folga no ponto indicado na foto abaixo.




15. Para solucionar esse problema usei um pequeno pedaco de plastico, recortado de uma garrafa de refrigerante. A seta indica o corte feito no plastico para possibilitar a sua colocacao.




16. Aqui vemos a peça plastica ja posicionada.




17. E aqui vemos como ficou o circuito apos os procedimentos descritos acima. Observe que a folga entre a parte movel e a fixa foi eliminada (ponto indicado pela seta).




18. Para finalizar feche  a peça com a parte que foi removida no inicio e reinstale de volta no tanque.




Ao realizar esses procedimentos tenha cuidado para nao danificar nenhuma das partes do conjunto. Apos corrigido o problema voce ganha mais algum tempo ate que precise comprar uma peca nova.

Um grande abraco a todos e espero que o tutorial seja util.

« Última modificação: Outubro 11, 2009, 11:01:09 am por Bacanex »
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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #3 Online: Outubro 11, 2009, 10:54:42 am »
Parabens pelo tutorial, muito bem explicado!!!  já fiz exatamente isso em uma Parati 85 que meu pai tinha há muito tempo atras e tambem falhava a leitura...

Só recomendo se o tanque estiver com muito barro por baixo, que o lave antes de retirar a bóia... pra não cair sujeira dentro do tanque...


abraço

Offline Iubel - CWB

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #4 Online: Outubro 11, 2009, 12:39:25 pm »
Posso garantir que funciona mesmo...não sei se foi minha experiencia que ele tomou por base, mas fiz algo bem parecido e funcionou até vender a Falcoza...

Abraços...Iubel  :thumleft:


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Offline Andre_Araujo

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #5 Online: Outubro 11, 2009, 12:49:57 pm »
Muito bom o tutorial!! :thumleft:

Offline Walber Junior

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #6 Online: Outubro 11, 2009, 02:49:16 pm »
Muito bom. :thumleft:
Amanha eu coloco em pratica
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Offline Konishi

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #7 Online: Outubro 12, 2009, 09:58:14 pm »
Valeu a dica Iubel, e o seu tutorial ficou ótimo Bacanex, bem explicado, adorei. E essas coisas contribuem muito para o FOL,  e a gente vai aprendendo cada vez mais. :thumleft:

Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Bacanex

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Re: TOTURIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #8 Online: Outubro 12, 2009, 11:58:38 pm »
Posso garantir que funciona mesmo...não sei se foi minha experiencia que ele tomou por base, mas fiz algo bem parecido e funcionou até vender a Falcoza...

Abraços...Iubel  :thumleft:

Foi o seu comentario la no topico sobre consumo que me deu inspiracao sim. Valeu a dica.  :thumleft: :thumleft: :thumleft:
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Offline alexorange

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Re: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #9 Online: Outubro 17, 2009, 12:25:09 am »
Bacanex, o marcador ficou certo agora com esse "macete"?  ,10468
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Offline Bacanex

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Re: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #10 Online: Outubro 17, 2009, 03:33:28 am »
Bacanex, o marcador ficou certo agora com esse "macete"?  ,10468

Pela primeira avaliacao parece que ta marcando a reserva antes da hora, ou seja, a reserva ficou com mais ou menos 6 litros. Mas eu nao tenho certeza, pois me baseio no odomentro parcial que eu zero sempre que encho o tanque. Como minha moto ficou 5 dias na oficina para resolucao de um problema eletrico e nos testes tinha de ligar e desligar varias vezes, outras vezes deixar contando por um tempo e tal, eu nao posso garantir que esteja com erro, pois pode ter queimado muita gasolina e nao ter marcado a devida quilometragem no odometro. Se ficar entrando na reserva com um litro a mais tanto melhor, pois o cara vai sempre abastecer mais cedo. Depois de encher o taque e rodar posto as impressoes aqui.
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Offline Delei

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Re: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #11 Online: Junho 09, 2010, 01:25:21 pm »
Cara, show de bola esse tópico, nesse fim de semana já seio o que eu vou fazer!!! :Ibanez :hihihi :rambo:
A cada quilômetro rodado, chego mais perto da felicidade!!!
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Offline LUCAS JIU-JITSU

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Re: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #12 Online: Julho 20, 2010, 02:34:42 pm »
fiz esse trampo na minha moto e ficou beleza...

com o marcador certo parece que a moto esta até mais economica!!!!!!!!! kkkkk;
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ex. MIZA EASY 125 2007 vermelha. [2007 A 2008]
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Offline Antonio Coelho

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Re: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #13 Online: Julho 20, 2010, 02:42:27 pm »
Caraca...mto bom o tuto!!

Parabéns...ficou show .clap
Antônio Coelho
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Offline Fusca

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Re: TUTORIAL - RECUPERANDO A BOIA DE COMBUSTIVEL
« Resposta #14 Online: Agosto 12, 2010, 03:04:13 pm »
Pessoal, acho que tb dá pra completar o pedacinho gasto, com estanho, neh? Se for metal, acho que dá! Acho que uma boa limpada com pasta de solda e um ferro de solda resolve o problema!
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