Autor Tópico: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon  (Lida 63366 vezes)

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Offline Konishi

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Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Online: Abril 27, 2008, 12:57:47 am »


Pastilhas de Freio Tutorial

As pastilhas de freios possuem em geral, uma ranhura indicando o limite final de sua vida útil.

Após isso, existe a possibilidade de danos permanentes ao disco do freio que irá começar a riscar e se desgastar irregularmente,  sem falar da perda de eficiencia nas frenagens.

Outro indicador do desgaste das pastilhas é o nivel do fluido dos freios. Chegou no limite minimo, a pastilha já era,,, tem de trocar !

O fluido hidraulico ( DOT 4) é um liquido muito corrosivo a tintas e borrachas e com o tempo ele muda a coloraçao e necessita tambem de ser mudado.

Quanto a isso existe uma polemica, visto o fluido com a cor alterada ( indicador) ainda continuar a desempenhar o seu papel.


O tipo e os preços das pastilhas de freios variam muito, sendo que no topico do FOL sobre freios tem muitas dicas sobre alternativos e preços, tipos de pastilhas, etc...

Vamos entao ao tutorial da troca das pastilhas e do fluido de freio da Falcon:


Substituiçao das pastilhas do Freio traseiro

1- Pressione completamente os pistoes do caliper a fim de permitir a instalaçao das novas pastilhas.

Cheque o nivel do reservatorio de fluido de freio, pois pode fazer com que o nivel suba.
Substitua as pastilhas sempre aos pares para uniforme pressao nas frenagens.

2- Solte os pinos da pastilha

3- Remova o pino da pastilha

4- Remova as pastilhas de freio

5- Com as pastilhas usadas traseiras fora da moto, remova os calços de aço ( uma lata que fica atras de cada pastilha que vc removeu da roda traseira)

6- Insltale os calços de aço ( latinhas) nas novas pastilhas traseiras ( a dianteira nao tem)
Instale de baixo para cima as novas pastilhas no freio, juntamente com as molas. Insira o pino de volta, aperte suavemente.

7- pegue o bujao ( parafuso pequeno que trava o pino) com um torque pequeno ( 0,2kg.m), nao esqueça nao precisa apertar muito nem o pino da pastillha (torque de 1,7 kg.m) nem o bujao ( o,2kg.m). Apertou demais, dançou na proxima troca de pastilhas....

Vamos entao as fotos:

Soltando o pino do freio traseiro:

Com uma chave de fenda, afastamos as pastilhas do disco ( alavanca pressionando as pastilhas para fora)

Após remover o pino, as pastilhas usadas saem facilmente. Na pastilha traseira temos de remover a latinha de aço para reutilizá-la na pastilha nova.
Vejam a foto comparando a pastilha velha com a nova:

A seguir, recolocamos a latinha na pastilha nova, ela tem pequenas travas de pressao:

Notem a comparaçao em perfil da pastilha velha com a nova:


A seguir, a latinha já posicionada na pastilha nova, vista do fundo:


Com as maos de baixo para cima, vamos inserindo a pastilha nova no seu encaixe do lado esquerdo do disco:


Fazemos o mesmo com a pastilha da direita, é bem simples, desde que voce tenha previamente aberto o espaço para ela ( com a chave de fenda como descrito no inicio dos procedimentos).


Coloque o pino de volta e aperte suavemente ! Nao precisa apertar muito !


Depois é só colocar o bujao para lacrar ( tambem nao apertem muito !) na foto abaixo vemos o bujao na ponta da chave de fenda:



E pronto, o conjunto de pastilhas novas pronto para rodar, sem grandes estresses , qualquer um pode fazer isso, a dica é NUNCA APERTEM DEMAIS ESSES PARAFUSOS SENAO TERAO QUE RETIFICA-LOS NA PROXIMA TROCA !



No freio da frente, o procedimento é bem similar, sendo que nao existe a latinha por detras da pastilha...

Vou postar a seguir a troca do fluido de freio da Falcon ( DOT 4 ) e o sangramento hidraulico para trocar o fluido e/ou remoçao de bolhas de ar ( que emborracham o freio ).



Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Leandro 'Fofão'

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #1 Online: Abril 27, 2008, 01:05:25 am »
 .clap .clap .clap .clap .clap .clap .clap .clap .clap

 :cheers:

Offline Dega

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #2 Online: Abril 27, 2008, 01:34:51 am »
Esse tutorial me lembrou que devo checar as minhas pastilhas  :oops:

Da trazeira eu troquei a bons 10kkm e as da frente não efetuei troca... mas bom saber que dá pra fazer em casa...

Esses tutoriais tem sido de grande utilidade Konishi, valeu!  :cheers:

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Offline Igor S.

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #3 Online: Abril 27, 2008, 02:03:39 am »
 .clap .clap .clap .clap .clap

Vlw Mestre Konishi  ,10468

Abraços e parabens pelo tutorial  :thumleft: :thumleft: :thumleft: :thumleft:

Offline luis

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #4 Online: Abril 27, 2008, 02:26:36 am »
muito bem explicado ..parabens .clap .clap
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Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #5 Online: Abril 27, 2008, 02:30:34 am »
Parte 2- Troca do fluido de freio com sangramento hidraulico do Burrinho ( ui):

NOTA: O fluido de freios é cancerigeno, irritante a pele e altamente corrosivo, acaba com qualquer pintura ! Felizmente é soluvel em agua, usem luvas se possivel, caso entre em contato com a pele é só lavar bem com agua, imediatamente. O mesmo vale para respingos acidentais nas partes plastica e pintura da moto.

Bom, mas é extremamente facil de trocar o fluido de freio se nao esgotarmos tudo de uma vez para nao entrar ar no sistema hidraulico... Basta arrumar um metro de mangueira transparente que encaixe no tubinho de sangria do freio, mais uma seringa plastica grande com uma mangueirinha de uns 20 a 30 cm acoplada a sua ponta para injetar o fluido no reservatorio de fluido de freio. E uns paninhos e um monte de jornal para forrar por toda a volta do sistema e proteger a pintura, plasticos e o chao tambem dos respingos...

Esse tutorial foi feito na Motoney de Araraquara, com a ajuda do Djalma, grande mecanico ( bom pelo menos em peso e altura , haha).

No manual de manutençao da Falcon tem todos os detalhes com a utilizaçao de uma bomba propria para trocar o fluido, nós fomos de seringuinha mesmo, e olha, nao respingou nadinha de nada...

Vamos entao as fotos:

Apos a remoçao da carenagem traseira direita da Falcon ( nao se esqueçam de por graxa nas presilhas plasticas na hora da remontagem dessa carenagem), abrimos a tampa do reservatorio do fluido do freio traseiro e colocamos a mangueirinha da seringa plastica e aspiramos o fluido velho. Em seguida, enchemos imediatamente o reservatorio com fluido novo:

Notem o detalhe do paninho , haha, da proxima vez que for a uma oficina, levem panos novos... muito cuidado, o fluido de freio é Phoda !


A proteçao do sistema de drenagem do freio ( tampinha) foi aberta, coloca-se uma chave para ficar lé como um registro de abre/fecha ( torneirinha) e a mangueira flexivel transparente foi encaixada no tubinho dessa "Torneirinha" para drenagem. Abaixo o recipiente de coleta do fluido usado a ser posteriormente descartado num posto de gasolina:


A operaçao de sangria hidraulica é simples, vai-se colocando fluido novo em cima do velho e drenando embaixo o velho, até que pela cor do fluido escoando pela mangueirinha transparente  de drenagem passe de amarelo para vermelho claro... ( no caso do fluido de freios vargas DOT 4). Portanto é uma troca gradual do velho pelo novo, assim nao injetamos ar no sistema hidraulico.....

Inicia-se o procedimento entao (sempre com o reservatorio aberto e cheio de fluido), atraves do acionamento da alavanca dofreio bem forte com as maos ou com os pés.

Pressiona o freio ( alavanca), segura, pressiona segura, pressinoa pela terceira vez....

Aí, mantendo a alavanca de freio pressionada, abre-se a torneirnha de drenagem ( vira a chave para baixo). Você vai imediatamente sentir a pressao da alavanca sumir e vai ver o fluido escoando pela mangueira flexivel . Esta deve ser posicionada de forma a fazer um pequeno loop para cima de forma a nao permitir que o ar suba para o freio enquanto drena...

detalhe da chave temporariamente fixa no parafuso de drenagem. Chave para cima fecha, para baixo abre, vira uma torneirinha...



repetindo, com o freio apertado manualmente, no caso, abra a torneirinha e vera o fluido sob a pressao da alavanca do freio acionada começar a sair. Quando ver que esta voltando o ar pela mangueira, feche a torneirnha girando a chave para cima .

É uma operaçáo sincronizada, fecha torneira, pressiona a alavanca de freio duas vezes e segura pressionando, abre a torneira e drena, fecha a torneira, pressiona a alavanca de ferio novamente, etc...

Pensem na alavanca de freio como uma bomba de encher pneus, ela vai empurrar o fluido para baixo. Tem de dar umas bombadas no tempo certo, haha...  e aliviar a pressao para os fluidos sairem , hehe...

Vai repetindo, poe fluido novo no reservatorio aberto, pressiona alavanca, abre torneirnha:


vejam a cor do fluido velho:

Injeta nao deixando faltar fluido no reservatorio acima...:

Aos poucos a cor vai mudando, servindo como indicador da troca:


Se entrar ou houver ar no sistema, aparecerao bolhas de ar na mangueira, tem de bombar bastante o freio e fazer com que esse ar saia para fora do sistema hidraulico, senao o freio ficara borrachudo, fraquinho...

Certificando-se que nao há mais bolhas de ar no sistema, completa-se o nivel do fluido DOT4 ( pode usar o DOT 5, superior, mas muiiiito mais caro), tampa-se o reservatorio e pronto !

No freio dianteiro, forre bem com varias camadas de jornal ( na foto o Djalma) para proteger o tanque:

Com uma chave Phillips abra a tampa do reservatorio de fluido a esquerda no guidao:


Foto do Djalma e do Elton:

remova a tampa  brancao e separe o diafragma preto para lavar ( remover excessos de fluido para nao melar tudo depois....

Lava com agua mesmo. Jamais use solvente que o diafragma preto se expande e nao se adapatara mais direito na remontagem.

Depois seque com ar e reserve.

Os demais procedimentos de drenagem sao similares ao descrito para o freio traseiro. É interessante e até gostoso dar umas bombadinhas para aliviar a pressao, haha...

Uma vez constatado que o fluido velho foi substituido pelo novo ( indicador de cor), é só fechar a torneirnha, remover a chave , recolocar a tampinha preta embaixo no freio, e tampar o reservatorio em cima. O nivel do fluido na caixa preta ( freio da frente) deve ficar na linha superior.

Ufa, desculpem o longo texto...

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Offline luis

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #6 Online: Abril 27, 2008, 03:12:52 am »
muito legalll vou fazer na minha valeu  .clap .clap .clap
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Offline Ricardo Lopes

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #7 Online: Abril 27, 2008, 03:36:42 am »
A propósito, sem eu perceber, comprei minha Falcon com o disco da frente "comido", com vários sulcos. A frenagem estsva horrivel,mas eu não conhecia o freio em bom estado. Resultado: tive que trocar o disco da frente por apenas 220 reais (fora a mão de obra) e as pastilhas hum.,. Agora sim o freio está como uma navalha. NÃO DEIXEM DE VERIFICAR SEMPRE AS PASTILHAS.

Offline Osmar

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #8 Online: Abril 27, 2008, 10:02:06 am »
Muito bom esse tutorial.

Somente pra complementar, quando for fazer somente a substituição das pastilhas antes de sair com a moto acione os freios algumas vezes para acomodar as pastilhas.

Para assentar melhor as pastilhas inicialmente acione o freio em baixa velocidade por algumas vezes até sentir firmeza nos freios (faça isso em lugar seguro um estacionamento vazio por exemplo).

Importante: A pastilha nova somente alcançará a capacidade total de frenagem depois de alguns km rodados até o seu completo assentamento  :thumleft:

Grande abraço!
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Offline Harlles Bruno

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #9 Online: Junho 21, 2008, 01:25:15 pm »
Olá, acabei de descobrir o FOL de tanto pesquisar sobre como trocar as pastilhas traseiras da Falcon. Dei de cara com esse tutorial, fantástico. Mas tive problemas não previstos no tuto...
Cheguei até a parte do parafuso que prende das pastilhas... mas o pistão parece estar travado na posição que encontrei, ele não volta, já forcei bastante mas ele não volta.. sendo assim não tem como eu encaixar as pastilhas novas, pois nem vão entrar no espaço que tem. No seu tutorial pareceu bem fácil. Será que vou ter que sangrar todo o sistema pra despressurizar e voltar o pistão à estaca zero?
Eu tava programando pra levar na Honda, eles tava cobrando 25 reais só pra fazer a troca, até que achei o tuto, bem fácil, mas esbarrei nesse detalhe básico.  :scratch:
OBS.: Tive problemas com akele parafuso "bujão" o ex-dono da minha moto deve ter apertado demais, só consegui "acordar" o bendito com umas pancadas que dei com uma talhadeira e um martelo, deu uma arregaçada no bicho, mas não tinha nada que soltava ele, nem na base do WD-40. Depois achei que seria fácil, mas agora esbarrei nessa.
Alguem pode me ajudar? Senão vou ter que deixar esse trocado lá na Honda... obrigado!

FBISP

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #10 Online: Julho 22, 2008, 02:50:05 am »
Putz, e muito facil trocar, mais para o pessoal de são paulo capital que não quizer trocar em casa, recomendo uma oficina onde troquei da minha moto, e uma oficina nova na rua conselheiro Nebias Nº 505A Chama se Fast moto center, Preço que paguei, pastilhas cobrequ, trazeiras 18,00 dianteiras 16,00 taxa de colocação 5,00 cada, o serviço foi feito na Hora e rapidinho, a oficina e a mais limpinha de toda a região central, o telefone la e 3333-2829, eu gostei, não sei se vai continuar assim quando tiverem mais clientes, mais por agora e a melhor que achei perto da general osorio.

Valeu

Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #11 Online: Fevereiro 03, 2009, 03:32:29 pm »
O companheiro Eleaga estava perguntando como fazer para melhorar o freio da frente , o qual apos trocar as pastilhas ficou fraco.

Provavelmente foi por ter entrado ar no sistema. Ë preciso sangrar o burrinho para o ar sair, usando ou uma valvula de sangria ou uma mangueirinha transparente como aqui .

Este tutorial estava perdido no meio da muiltitude de topicos do FOL , vixe, quanta coisa tem nesse nosso forum...

Aí, Eleaga, tente sangrar como recomendado neste topico, se nao resolver, passe uma mensagem para nós.

abracos do Konishi
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Offline Konishi

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #12 Online: Maio 07, 2009, 07:47:36 am »
Este é um metodo tirado das instrucoes de como sangrar o freio hidraulico das bicicletas shimano. A Shimano recomenda adaptar uma mangueira plastica transparente ao burrinho do freio, e entao prender a outra extremidade da mangueira plastica a uma bolsa hospitalar utilizada em transfusao de sangue.

Essa bolsa plastica é presa acima no guidao da moto.  Entao, quando voce abre o burrinho para drenar o fluido hidraulico e comecar a bombear o pedal ou a alavanca do freio, as bolhas que estiverem presentes no interior dos flexiveis hidraulicos irao subir para a bolsa.  Se alguma coisa for sugada de volta ao burrinho, será somente fluido de freio ( nao o ar).



Fonte:  www.xrv.org.uk

Geralmente as bolhas de ar no sistema de freios hidraulicos das motos sao removidas atraves do bombeamento das alavancas de freio, abrindo e fechando o burrinho do sangramento hidraulico, Isso é contra a lei da gravidade, pois as bolhas tendem a subir e nao a descer. essas tecnicas reversas fazem com que o ar dentro dos flexiveis suba para o reservatorio acima, que tem de estar sem a tampa, trajeto mais logico para eliminar bolhas de ar no sistema.

Muitas vezes, a gente bombeia e as bolhas de ar ficam no meio do sistema e nao saem pela tecnica de sangramento tradicional de cima para baixo...

O video do youtube abaixo, mostra outra tecnica de sangrar o sistema hidraulico dos freios, atraves de um bombeador de oleo portatil (pode ser uma bomba manual de jardinagem) de forma que voce teria que bombear o fluido ao contrario, isto é , de baixo para cima atraves do burrinho ( com o reservatorio superior aberto para sairem as bolhas de ar no sistema.).

http://www.youtube.com/watch?v=wdf--suwqw0

Outro video similar mostrando como tirar o ar do sistema hidraulico de freios:
Neste video, o autor usa uma especie de bomba manual para injetar fluidos da mesma forma, ou seja, injetar o fluido hidraulico ao contrario tambem, de baixo para cima.
http://www.youtube.com/watch?v=L0oUejw5Edc

Entao, voce agora pode esgotar totalmente o sistema de fluido hidraulico e comecar a preenche-lo de baixo para cima, e verá as bolhas de ar sairem atraves do reservatorio do fluido de freio, basta ter uma dessas bombinhas portateis de oleo contendo fluido hidraulico novo, é claro !
« Última modificação: Maio 07, 2009, 08:08:55 am por Konishi »
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Offline alexorange

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #13 Online: Maio 14, 2009, 10:37:40 am »
Konishi, usei seu tutorial para trocar as pastilhas de minha Falcon mas no meu caso surgiu um problema. O pistão do freio travou e nao voltava ao "normal" para eu poder colocar as novas pastilhas que são mais grossas. Tivemos que desmontar a pinça, sangrar o fluído e verifiquei que dentro do pistão do freio havia deposito de uma espécie de borra que estava impedindo o freio de funcionar normal. Limpamos com WD 40, montamos novamente o pistão na pinça, colocamos fluído novo e o freio esta zero bala. Fica ai a dica...se tiverem tempo, deem uma limpada em todo o sistema antes, para depois montar as pastilhas novas.  ,10468

abraxx
Quatro rodas transportam o corpo... Duas rodas libertam o espírito!

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Offline ADRIANORX

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Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
« Resposta #14 Online: Maio 31, 2009, 08:22:13 am »
 CARO Konishi


PARA TROCAR AS PASTILHAS DA RODA FRENTE É O MESMO PROCESSO?

ADRIANO