Autor Tópico: Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando  (Lida 164437 vezes)

Offline andrehelena

• Esquentando
  • **
Re:Tutorial Acionador do Tensor da Corrente de Comando
« Resposta #150 Online: Maio 23, 2014, 07:22:35 am »
Olá senhores, estou inclinado a trocar o acionar da corrente de comanda da minha Falcon, porem não me sinto inclinado a colocar um catracado, visto que o motor da Falcon esquenta bastante o que deve gerar uma quantidade boa de dilatação. Logo o catracado não me parece o mais indicado para tal situação pois não volta e sempre mantém a corrente o máximo esticada fazendo aumentar o desgaste.
Mas um original está entre R$330,00 e R$339,00.
Como solução paliativa conversando com um colega que tem uma TW 250 e fez o tutorial do vídeo e disse que melhorou, mas ainda falta dar mais pressão na mola ainda pra ficar bom. A TW dele está com mais de 40 mil km.

Segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=AW9XKVHIfjI

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #151 Online: Maio 23, 2014, 07:26:11 am »
Desmontei o da minha cb 500, por dentro do acionador existe uma mola idêntica ao de relógios de "cuco". Tem uma oficina que recupera esta mola e pode montar novamente. Um catracado vai bem também  :thumleft: Não soube de terem trocado mais de uma vez. Já os originais várias vezes...

Offline Simões

• Pilotando na boa
« Resposta #152 Online: Junho 27, 2014, 02:58:57 am »
Pessoal,

Quando é problema do tensor, a moto costuma apresentar esse barulho quando ainda está um pouco fria mesmo andando e depois de quente para?

Sei que o descompressor só faz barulho quando a moto está em uma rotação abaixo da lenta.
Aventureiros Moto Grupo
Nx4 Falcon 2007

Offline Magnodf

• Ironbutt do FOL
  • Brasília -DF
« Resposta #153 Online: Junho 27, 2014, 01:35:07 pm »
          Nas duas que tive só tive problemas o descompressor e era na baixa mesmo. Na primeira cheguei a tirar e resolveu, foi um alívio, oh barulhinho que incomoda... :thumleft: :thumleft: :thumleft:
CB 500 X

24 anos de moto...
Há 12 anos andando todos os dias...
Tombos=0
Adepto e incentivador da campanha " Desacelera!!!!"

Offline Simões

• Pilotando na boa
« Resposta #154 Online: Julho 01, 2014, 01:14:47 am »
o  da minha ainda não estava muito grave o barulho.....mas de qualquer forma segui o que o cara fez no video abaixo e só felicidade....

https://www.youtube.com/watch?v=iMvRGtAp_Vc

Aventureiros Moto Grupo
Nx4 Falcon 2007

Offline Simões

• Pilotando na boa
« Resposta #155 Online: Janeiro 29, 2015, 01:53:13 am »
Fiz o procedimento do tutorial acima e agora depois de 5k km voltou a apresentar o barulho quando ainda está fria, alguem pode me dizer como é feita a instalação do tensor de catraca?

Vi esse video abaixo e fiquei meio preocupado quando o cara empurra todo acionador para frente, instala, liga a moto, faz o barulho e depois ajusta, ou seja, o de catraca recuou quando sofreu pressão da corrente.

https://www.youtube.com/watch?v=BKDgh6JHD2Q
Aventureiros Moto Grupo
Nx4 Falcon 2007

Offline andrehelena

• Esquentando
  • **
« Resposta #156 Online: Janeiro 29, 2015, 08:56:47 am »
O catracado é similar ao original, com a diferença que a mola é colocada na bunda dele e ela empurra o pino pra frente.
Acionador -> é o que tem a mola e fica externo a moto sendo possível remove-lo sem desmontar o motor
Tensor -> é onde a corrente esfrega como uma espécie de guia que deixa ela tensionada;

- O que acontece é que o original chega num ponto onde ele não consegue empurrar mais do que precisa ou seja quanto mais pra fora o pino é empurrado menor é a tensão que a mola (mola na qual parece de carrinho de flexão) faz chegando um ponto onde ela não tem mais ação para ajustar uns milímetros a mais o tensor, POREM TANTO O CATRACADO QUANTO O ORIGINAL não voltam para trás quando recebem uma ação contra do tensor da corrente ou seja para voltar ou tirar a pressão dele é necessário desmontar a parte de trás do acionador e tirar a flexão(original) ou a mola espiral(quando catracado)
Sobre o barulho o mesmo acontece quando a corrente fica um pouco frouxa ou quando o motor está na lenta, pois quando acelera a mesma deixa de vibrar e corre mais lisa pela guia do "tensor" deixando assim de fazer o barulho que volta a ocorrer quando o motor está na lenta.
O fato dela não fazer barulho quando está acima da lenta não quer dizer que ela esteja ajustada mas sim só deixa de entrar em contato com as guias onde ela percorre sendo perigoso e possivelmente prejudicial ao motor

Offline andrehelena

• Esquentando
  • **
« Resposta #157 Online: Março 24, 2015, 02:36:36 pm »
Olá amigos, depois de muito comentar sobre o assunto eu troquei o acionador da minha Falcon no ano passado e coloquei um original pagando 380,00 porem o usado original que estava nela eu trouxe pra casa e agora voltou a bater novamente a corrente e descobri que é falta de tensão no acionador pois a mola perde força e fica flácida fazendo bater corrente, então desmontei o usado e montei um tutorial de como aumentar a pressão da mola e sanando o problema:
https://www.youtube.com/watch?v=meJVVtml2Dk

Offline fck

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • São Paulo - SP
« Resposta #158 Online: Março 25, 2015, 02:22:03 am »
Troca a corrente....é mais seguro que ficar pressionando o tensor. A corrente de comando é igual a corrente da transmissão.. com o desgaste ela aumenta de tamanho e chega uma hora que é preciso trocar ela.

Offline andrehelena

• Esquentando
  • **
« Resposta #159 Online: Março 25, 2015, 04:11:19 am »
Não acredito que com 23 mil km a corrente esteja desgastada. Em alguns caso pode ser mas neste acredito que não.
 .clap

Offline fck

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • São Paulo - SP
« Resposta #160 Online: Março 25, 2015, 05:31:58 am »
ahhh se pode..

Vc já trocou o acionador por que estava batendo.. e agora já esta batendo de novo..

Cara, a corrente de comando da Falcon custa 150 reais.. 1/3 do valor de um pneu... pensa nisso. Se atropelar válvulas o prejú vai ser muito maior...

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #161 Online: Março 31, 2015, 02:30:49 am »
ahhh se pode..

Vc já trocou o acionador por que estava batendo.. e agora já esta batendo de novo..

Cara, a corrente de comando da Falcon custa 150 reais.. 1/3 do valor de um pneu... pensa nisso. Se atropelar válvulas o prejú vai ser muito maior...
Isso se for Hamp ainda  :thumleft:

Tem paralela "usável" - japonesa -  por 80 conto  :thumleft: Vai do gosto do cliente(e da inteligência  rit50 )

Offline andrehelena

• Esquentando
  • **
« Resposta #162 Online: Março 31, 2015, 07:21:32 am »
Trocar a corrente sem trocar o tensor não sei se vai adiantar, visto que o tensor é uma espécie de guia de plástico e acredito que gaste mais que a própria corrente, mas para trocar o tensor tem que tirar o cabeçote. Tirar o cabeçote não é aconselhável montar com a mesma junta, então lá se vai:
150,00 -> Corrente
340,00 -> Acionador da corrente
???,??  -> Junta cabeçote
???,?? -> Mão de obre
2 litros de óleo + filtro = 50,00 aproximadamente
 rit50
O próprio vendedor da honda deu risada de mim dizendo que não pode ser a corrente gasta, mas pode ser o acionador onde a corrente fica esfregando e com isso o tensor não vence mais empurrar o suficiente para ajustar a corrente.
 - Esqueci de mencionar que após uns 10 a 12 minutos ligada quando o calor está maior no motor inteiro o barulho cessa, fazendo mesmo só após uns 3 minutos quando ligada e entre os 3 minutos até os 10 a 12 em marcha lenta.
 - Então essa diferença entre bater a corrente e não bater, é um ajuste mínimo que está ocorrendo.

- LEMBRANDO QUE ISSO É NO MEU CASO. CADA MOTOR PODE TER UM COMPORTAMENTO DIFERENTE EM RELAÇÃO A ESSE BARULHO.

Offline andrehelena

• Esquentando
  • **
« Resposta #163 Online: Março 22, 2016, 05:27:36 am »
Espero que o vídeo ajude e oriente quem precisa:

https://youtu.be/meJVVtml2Dk

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #164 Online: Março 22, 2016, 05:36:05 am »
Fazendo na Honda é esse preço mesmo ... em mecânico de confiança cai pela metade e fica melhor ...

340 um tensionador novo? Põe recondicionado ou um usado bom e já era. Não precisa tirar o cabeçote, só a tampa superior de válvulas