Autor Tópico: Amaciando motor.  (Lida 6148 vezes)

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Offline Don.

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Amaciando motor.
« Online: Novembro 10, 2013, 05:56:37 am »
Motivo de vários debates no FoL...



"Amaciar" o motor do carro novo: isso existe mesmo ou é lenda?
Processo não melhora o desempenho, mas ajuda a liberar as asperezas da superfície, diz especialista
Quando o carro é novo, a impressão é de que o motor precisa entrar nos eixos. Nesse momento, entra o já famoso processo de amaciamento. Ao contrário do que se pensa, isso não quer dizer melhorar o desempenho do veículo, mas sim fazer com que o motor perca as asperezas da superfície, acomodando suas partes que têm movimento. Ou seja, todo motor é amaciado, só depende do motorista fazer da maneira correta.

Segundo o professor de engenharia mecânica da Unisinos, Walter Fontana, todo motor que sai da montadora tem rugosidades. Nas primeiras vezes que suas peças entram em contato, tem um desgaste mais rápido do que o do restante de sua vida útil. Esse desgaste já é esperado e serve para que a superfície solte partículas e limpe sua aspereza.
“Parte dessas partículas vai para a bomba de óleo. Amaciar o motor significa cuidar as primeiras acelerações do carro, para fazer uma troca de óleo mais cedo, mandando embora a sujeira que está na bomba”, explica Fontana. O manual do carro traz as informações sobre como acelerar na primeira vez para não desgastar demais o motor.
Com o amaciamento, as peças se acomodam e o entram na forma necessária para o desempenho esperado. O recomendado, geralmente, é não ultrapassar a marca de 4.000 rpm. “Os carros novos sempre apresentam material particulado, mesmo que em uma taxa constante”, lembra o professor.

Motores flex ou a diesel não apresentam diferença em relação aos modelos comuns. No entanto, o processo de fabricação do material de superfície, nos últimos tempos, apresenta uma melhora na qualidade. Com isso, os carros novos teriam um menor tempo de amaciamento. Esse fator também contribui sob o ponto de vista ambiental, pois reduz as trocas de óleo ao liberar menos partículas para a bomba.
Em alguns modelos novos, o manual sugere uma primeira troca de óleo mais cedo, fazendo parecer desnecessário o amaciamento. “Às vezes aparenta que não precisa de amaciamento, mas ele está escondido no processo. Ele é inevitável, pois o motor precisa acomodar as asperezas”, conclui Fontana.
Antes de sair rodando com o veículo novo, a principal dica é ler as orientações do manual. Nele estarão as indicações de velocidade nos primeiros quilômetros rodados, para que seu motor se acomode da maneira correta, aumentando sua vida útil e garantindo o desempenho.


Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/especial/rs/editorial-veiculos/19,521,3110790,Amaciar-o-motor-do-carro-novo-isso-existe-mesmo-ou-e-lenda.html


Não pense que a cabeça aguenta se você parar!

Offline Barah

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Re:Amaciando motor.
« Resposta #1 Online: Novembro 10, 2013, 11:17:45 am »
Está sem assunto no FOL...  :hihihi

Com 4 meses o carro 0 km está indo para revisão de 10 kkm.

Câmbio automático corta a rotação em 6 rpm se eu burro esquecer de trocar a marcha manualmente, em modo SPORT deixa acelerar até este limite depois troca a marcha.

Primeira troca será feita agora na revisão.

Nos primeiros mil km já estava indo para a capital @ 130 k/h em velo de cruzeiro e claro fui saber qdo dava na final... 170 km/h.

É que nem matrix... precisa tomar a pílula certa. Bora tomar cerveja, afinal foi um renomado senhor de conhecimento universitário a fonte da consulta neh  rit50

Rodei 174 kkm com um palio 1.6 16V e a parte debaixo nunca precisou ser aberta, já o comando por falta de instrução pediu manutenção.

Se amacia o motor pra quem? A maioria evita a compra dum veículo se está com 100 kkm  :scratch:
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Offline RickySC(Ricardo)

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Re:Amaciando motor.
« Resposta #2 Online: Novembro 10, 2013, 12:30:03 pm »
É novo ? Esta amaciando ? Esta na garantia ?

Azule os pistões que fica bom .............. Ja vendi ranger diesel com mais de 250.000 km e nunca precisou fazer motor . Carros tive de duzias e tambem não precisou .

Isso é conversa de bar  kkkkk; kkkkk; kkkkk; kkkkk;
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #3 Online: Novembro 10, 2013, 11:45:04 pm »
Se precisa ou nao, nao sei
Mas sempre usei da mesma maneira desde a loja ate vender
Como o barah falou, vai rodar mais de 100 facil facil
Motores diesel entao, conta 400kkm
Fiz um motor de trator no inicio do ano, o mecanico "ferra ele por 50h ai trocamos oleo e filtro"
Foi gritante a diferenca na forca apos umas 15h de trabalho pesado
Claro que motor feito nao tem a qualidade de zero, mas teve melhora no uso forcado
MAS falta o diego palpitar  i.aia;
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #4 Online: Novembro 11, 2013, 04:45:20 am »
Se precisa ou nao, nao sei
Mas sempre usei da mesma maneira desde a loja ate vender
Como o barah falou, vai rodar mais de 100 facil facil
Motores diesel entao, conta 400kkm
Fiz um motor de trator no inicio do ano, o mecanico "ferra ele por 50h ai trocamos oleo e filtro"
Foi gritante a diferenca na forca apos umas 15h de trabalho pesado
Claro que motor feito nao tem a qualidade de zero, mas teve melhora no uso forcado
MAS falta o diego palpitar  i.aia;

Quando comprei meu trator ford novo , as primeiras 50 h foram na pauleira , grade aradora direto  :thumleft: :thumleft: :thumleft:
« Última modificação: Novembro 11, 2013, 07:48:04 am por RickySC(Ricardo) »
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Offline Ander

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Re:Amaciando motor.
« Resposta #5 Online: Novembro 11, 2013, 06:18:14 am »
O André, primeiro "tirinho" com a NC, cabo enrolado, ida e volta pra Balneário Camboriú  kkkkk;
Biz 100 > Falcon SM > CB500 > ???
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #6 Online: Novembro 11, 2013, 07:48:41 am »
O André, primeiro "tirinho" com a NC, cabo enrolado, ida e volta pra Balneário Camboriú  kkkkk;
Essa não adianta amaciar , é devagar mesmo  kkkkk; kkkkk; kkkkk; kkkkk;
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #7 Online: Novembro 11, 2013, 07:58:42 am »
Quando comprei meu trator ford novo , as primeiras 50 h foram na pauleira , grade aradora direto  :thumleft: :thumleft: :thumleft:
é a melhor ferramenta pra amaciar
foi com uma rome de 18 discos, no inicio ia em terceira reduzida, depois ja tava na primeira simples e com avanço  :rambo:
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #8 Online: Novembro 11, 2013, 08:16:39 am »
Essa não adianta amaciar , é devagar mesmo  kkkkk; kkkkk; kkkkk; kkkkk;

 kkkkk;
Até os 160 ela vai rapidinho, depois disso ela fica semi-lerda :hihihi
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #9 Online: Novembro 11, 2013, 09:32:24 am »
kkkkk;
Até os 160 ela vai rapidinho, depois disso ela fica semi-lerda :hihihi

Estou brincando , mas ela tem somente 52 hps , e o estilo do motor ( FIT cortado ao meio ) é assim mesmo .
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #10 Online: Novembro 11, 2013, 09:36:02 am »
Na verdade, se não me engano, é 47cv...mas é verdade, quando começa ficar boa, corta...mas tbm não é uma Speed...não dá pra querer muito..
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #11 Online: Novembro 11, 2013, 09:36:43 am »
Putz, estão amaciando até motor estacionário de trator kkkkk

Isso se chama trabalho em conjunto, faz retífica na oficina e depois o acabamento nas primw 50 h, venda casada.  Eheheheh

Amaciar meio motor de fit baixa rotação naum eh pra qqer um  :zzz

Mas o tóchico precisa seguir, precisamos saber como desgastar o tratamento do pistão que é de cerâmica  :shock:
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #12 Online: Novembro 11, 2013, 09:52:49 am »
 kkkkk; Se tu que é engenheiro não sabe, imagina nós, que somos cupins de ferro kkkkk; i.aia; viva a biela e o vira que não tem tratamento de cerâmica ! :cheers:

 kkkkk;
Daqui a pouco agente toma um carcaço dos moderadores, escuta que eu to te falando kkkkk;
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #13 Online: Novembro 11, 2013, 10:01:11 am »
po barah
ate mandei tirar a termostatica de 80 graus pra não esquentar mesmo  rit50

o problema que trabalhar a noite e frio ele perde força  :oops:
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Re:Amaciando motor.
« Resposta #14 Online: Novembro 11, 2013, 11:37:23 am »
Putz, estão amaciando até motor estacionário de trator kkkkk

Isso se chama trabalho em conjunto, faz retífica na oficina e depois o acabamento nas primw 50 h, venda casada.  Eheheheh

Amaciar meio motor de fit baixa rotação naum eh pra qqer um  :zzz

Mas o tóchico precisa seguir, precisamos saber como desgastar o tratamento do pistão que é de cerâmica  :shock:

A fabrica pede que as primeiras 50 h tem que ser com serviço pesado , não é necessário azular os pistões , mas tem que ser no cacete
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