Autor Tópico: VIAGEM A CÓRDOBA Sozinho, 4000KM (Relato finalizado com fotos!!!)  (Lida 7376 vezes)

Offline cardenuto

• Ligando
  • *
    • http://www.facebook.com/recardenuto
VIAGEM A CÓRDOBA Sozinho, 4000KM (Relato finalizado com fotos!!!)
« Online: Janeiro 27, 2013, 03:31:25 pm »
Boa Noite Galera...

Estou compartilhando minha experiência de aventura e loucura à Argentina, versão final, espero que gostem...

Dia 19 de dezembro de 2012, férias da faculdade de letras e sem nada para fazer, decidi viajar sozinho até a Argentina com a minha Ténéré 250cc e visitar uns amigos de lá. Antes de sair, pedi conselhos aos meus tios Bebeto (VTX 1800cc Honda) e Daniel (V-Strom 1000cc Suzuki), experientes motociclistas. Os dois não ficaram muito felizes com essa "loucura" de viajar sozinho por 4000 quilômetros, mas sabendo da minha vontade e determinação meu tio Bebeto acabou apoiando e até me ajudando, emprestando alguns equipamentos para a viagem. Isso acabou me motivando ainda mais, porém faltava ainda definir o roteiro, para onde ir, onde ficar? Lembrei que tinha uns amigos na cidade de Córdoba que havia anos que não os via, entrei em contato e acabei conseguindo um lugar, minha previsão era de ficar por uma semana apenas. Só faltava então fazer uma revisão na moto. Nesse dia (21) foi muito cansativo e estressante, parecia que nada estava dando certo, já que se aproximava o dia da viagem (22) e faltava muita coisa para preparar e organizar. Nesse mesmo dia fui à formatura dos meus alunos, pois sou professor, à noite, uma verdadeira correria, rolava o boato de que o mundo iria se acabar e tudo, mas no fim era apenas baboseira e o mundo não acabou.
   Sendo assim, com tudo preparado e arrumado, no dia 22/12/2012 saí com tempo firme de Florianópolis às 6 horas e meia da manhã fazendo em torno de 100 km/h com a BR-101 duplicada e em excelentes condições, tirando os trechos de Imbituba, Laguna e Tubarão. Parei apenas para abastecer quando o tanque entrava na reserva. Depois de umas 6 horas, quando me aproximei de Porto Alegre, eu fui reto depois da Arena Grêmio, já que não conhecia a cidade.
Acabei entrando na cidade em si e me pedi lá dentro. Aproveitei isso para abastecer a moto e perguntar o caminho que deveria tomar para Uruguaiana. Ao me achar novamente no rumo certo, peguei o caminha da fronteira para a Argentina através da BR-290, um trecho muito cansativo, pois existem muitos radares no começo. Apesar do cansaço que dá as retas sem fim, principalmente entre Alegrete e Uruguaiana, a paisagem é fantástica, muito linda, pois a paisagem dos pampas começa a se destacar. Tive que parar para tirar umas fotos, realmente incrível.

Assim, depois de todas aquelas retas intermináveis de Alegrete-Uruguaiana, finalmente cheguei à fronteira. Fui então até o Banco do Brasil sacar dinheiro para fazer o câmbio, peguei em torno de 700 reais, então fui procurar um cambista, e por sorte encontrei um bem na esquina perto do banco, já eram por volta das 18 horas, e me rendeu em torno de 2100 pesos. Só então fui buscar a tal carta verde. Quase me dei mal, pois cheguei até a aduana brasileira e me disseram que o rapaz que faz a carta estava doente e que eu deveria ir até o lado argentino para comprar a carta. Fui até o lado argentino então, mas lá me disseram que isso deveria ser feito no lado brasileiro. Fiquei preocupado, pois como era sábado, não haveria nenhuma seguradora aberta naquela hora e eu teria que esperar até segunda-feira. Mas não deixei por menos, fui novamente até a aduana brasileira para ver se eles poderiam fazer alguma coisa em relação à pessoa que deveria estar lá e não estava. Minha sorte é que eles foram compreensivos e conseguiram contatar o rapaz. Ele então veio e me fez a carta verde para sete dias por 87 reais. Com todo esse perrengue resolvido, fui então até o lado argentino, na cidade de Paso de los Libres tentar achar um hotel para poder dormir aquela noite lá. Consegui um hotel, o Hotel Las Vegas, por 150 pesos para dormir e deixar a moto no estacionamento do hotel.

O hotel não é um cinco estrelas, mas é bem confortável e o atendimento é nota 10. Estava morto de cansado, mas fui dar uma volta para conhecer a cidade. Parei numa adega para ver os preços dos vinhos, realmente é uma das coisas que vale a pena trazer de lá, os preços são excelentes para nós brasileiros. Acabei fazendo amizade com o pessoal da adega, e ali conheci um marinheiro das forças armadas da Argentina que me emprestou o celular dele, para que eu pudesse me comunicar lá. Ele me convidou então, para tomar uma Quilmes e comer as famosas pizzas argentinas.

Quando voltei ao hotel, capotei com a cabeça no travesseiro, só sentia o barulho do vento da viagem na minha cabeça, mas mesmo assim, como estava praticamente morto, dormi como um anjo desde 22 horas daquele dia até às 7 horas e meia do outro dia. Claro, depois de pilotar 1100 quilômetros nesse primeiro dia até ali...
   Pensei que eram 7 horas e meia da manhã, mas nem me dei conta que lá o fuso horário estava diferente, e só então me lembrei, que no Brasil estávamos no horário de verão e lá não existe o horário de verão. Prontamente arrumei minhas coisas na moto, saí do hotel, abasteci e em jejum mesmo, parti para o desconhecido. Ao sair de Paso de los Libres, peguei a RN 14, uma rodovia duplicada impecável, excelente de dirigir. Depois, segui pela RN 127, ainda em reformas, vários trechos em péssimas condições, chegando a ter pedaços de chão mesmo. Ao chegar à cidade de Federal, fui abastecer a moto e percebi que ali havia um grupo de cinco motociclistas de Salto – SP. Puxei assunto para saber para onde eles estavam indo e me disseram que iam até Machu Picchu.

Tinham motos muito maiores que a minha, assim mesmo perguntei a eles qual a média estavam fazendo, e me disseram que faziam em torno de 130 km/h. Não titubeei e perguntei se eu poderia acompanha-los até a cidade de Fanta Fe, e a resposta foi sim. Apesar de que a minha moto era menor, consegui ficar no comboio até Santa Fe.

Durante esse trajeto, fiquei preocupado com as aves, existem aos montes e elas sempre me cortavam a minha frente, eu poderia bater numa a qualquer momento. E assim aconteceu, não comigo, mas com o rapaz que estava na minha frente. Ainda sobre o trajeto, entre a cidade de Paraná e Santa Fe, existe um túnel que passa por de baixo de um rio, uma obra espetacular, muito bem feito. Já em Santa Fe, existe ainda uma ponte muito bonita que lembra muito a nossa ponte Hercílio Luz.

Logo depois disso, assim que o grupo de SP e eu nos separamos, peguei a RN 19, meu último caminho até Córdoba.

Essa estrada não é ruim, mas têm muitas curvas e radares, La Policía Caminera, como chamam os argentinos, está sempre parando os automóveis para controle. Como ainda não havia comido nada, decidi parar num posto de gasolina em San Francisco para comer alguma coisa e abastecer a moto. Ali percebi que havia um grupo de seis pessoas que estavam cerca de duas motos, uma Honda Hornet 600cc e uma Honda Shadow 750cc.

Mas vi que eram dois casais, sendo duas crianças de um desses casais e estavam viajando também com um carro de apoio, um Scénic. Como eu sou cara de pau, perguntei a eles de onde eram e para onde eles estavam indo, e me disseram que vinham de Curitiba e iam até Córdoba. Mas o casal com filhos é argentino e aproveitou a viagem para rever os parentes, já que fazia 10 anos que não iam a Córdoba. Como estávamos indo para o mesmo destino, nos juntamos todos e fomos juntos na reta final até Córdoba. Percebi que esse era um pouco diferente do outro, pois andavam mais tranquilos, em torno dos 100 km/h e paravam mais vezes no caminho para descansar. Descobri ainda que grupo foi criado no interior de São Paulo e que chama Lobo Solitário, que coincidência, não?! A reta final foi tranquila até chagarmos em Córdoba, onde a Hornet parou de funcionar do nada e quando percebi que ficou para trás, dei um sinal de luz para que o carro de apoio e a Shadow esperassem.

Paramos e esperamos que a Hornet viesse, como estávamos numa rodovia muito frenética, não tínhamos como voltar, pois não havia retorno. Até que por fim a Hornet conseguiu chegar até nós. Mas novamente quando desligou e tentou ligar ela não funcionou.

Quando conseguimos liga-la, fomos diretamente até a casa da mãe do casal argentino para tentar achar uma concessionária da Honda. Além disso, eu também precisava de ajuda, pois era domingo e não havia lan houses abertas, e eu precisava entrar no facebook para pegar o endereço dos meus amigos. Bom, para encurtar o relato e não ser muito detalhista e chato, no fim eu fiquei 16 dias, mais do que havia planejado e do que estava na carta verde, sorte que não a pediram nunca. Contudo isso, eu fiquei muito feliz, pois pude conhecer lugares extraordinários e por isso, vou lista-los para que vocês tenham a curiosidade de querer talvez conhecer:

1.   Manzana Jesuítica, Centro Cultural de Córdoba;

2.   Museo Histórico de la Universidad Nacional de Córdoba;
3.   Museo Casa Ernesto Che Guevara en Alta Gracia;

4.   Ciudad de La Cumbrecita;

5.   Las Sierras de Córdoba;

6.   Ciudad de Mina Clavero;
7.   Festival Nacional de Doma y Folklore en Jesús María.

Na volta pra casa é outra longa história. Bom, já que insistem, vou resumir rapidamente. Dia 9 de Janeiro de 2013 saí em direção à fronteira e não tive problemas, só peguei chuva.

Dormi de novo na fronteira, devolvi o celular do meu novo amigo argentino e comprei algumas coisas para trazer. Já de Uruguaiana até Porto Alegre decidi vir de madrugada e me perdi, pois tinha muita neblina e chuva, peguei o caminho para Rivera, quando percebi dei meia volta e voltei. Quando me achei de novo, parei e tirei umas fotos na neblina, que maluco!

Indo em direção a Porto Alegre, parei para ajudar um carro que tinha furado pneu, isso tudo ainda de madrugada, tudo escuro. Depois, como a moto estava socada de coisas, pois eu trazia 11 garrafas de vinho, 2 garrafas de Fernet Branca (se forem para a Argentina, não deixem de tomar com Coca-Cola), 2 quilos de doce de leite, várias barras de Mantecol (não deixem de comer), e claro muitos alfajores e como pensei que na Argentina os pneus de moto deveriam estar baratos, na revisão antes de fazer a viagem decidi não trocar o pneu traseiro que já estava desgastado.

Mas como eu não havia previsto, os pneus de lá são importados do Brasil, ou seja, são mais caros, que raiva! Bom, só de pirraça então, eu, ingenuamente voltei sem trocar o pneu. Adivinham o que aconteceu?

Isso mesmo, faltando uns pouquíssimos quilômetros para chegar ao pedágio da Palhoça, meu pneu rasga, literalmente falando, fazendo um baita rombo.

Chamei a Litoral Sul, a concessionaria que administra a BR-101 na região da Palhoça e me pegaram com o guincho e me levaram até revenda de peças para trocar o pneu, a minha sorte é que ainda era 5 horas e meia da tarde, ou seja, ainda estava tudo aberto e consegui trocar o pneu.
   É isso aí, fim da aventura, ao menos essa, a próxima já está sendo matutada na cabeça. Vou deixar o link com as fotos aqui: http://www.facebook.com/recardenuto/photos?collection_token=100004712975635%3A2305272732%3A69&set=a.129454343888331.28632.100004712975635&type=3 vejam e curtam!

Abraços e até a próxima...

RENAN CARDENUTO, Yamaha Tenéré 250cc preta!
« Última modificação: Maio 03, 2013, 03:01:50 pm por cardenuto »

Renan Cardenuto

Offline luciano padilha

• Ironbutt do FOL
  • ..... ASES....FLORIPA......
Re:VIAGEM À CÓRDOBA ARGETINA 4000KM FPOLIS-CÓRDOBA-FPOLIS
« Resposta #1 Online: Janeiro 27, 2013, 11:19:26 pm »
 :Ibanez :Ibanez   .clap .clap .clap .clap Parabens pelo relato ,sei q tens mais fotos , não esquece de colocar  rit50 rit50, inclusive aquela !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkk; kkkkk; kkkkk; kkkkk; kkkkk;
Luciano Padilha - Florianópolis -sc

Offline hofffmann

• Ironbutt do FOL
  • ENDIABRADO
« Resposta #2 Online: Janeiro 28, 2013, 02:12:17 am »

Daz um banho ow istêpow!!  a gelada e camisa tem tudo a ver, muito AZUL  .clap
Devemos agir no presente, recriar o futuro, tornar o presente um lugar melhor, afinal...
"A Educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido, fácil de ser
governado, mas impossível de ser escravizado."

Offline WilliamMuller

• Pilotando na boa
  • Um homem sem barriga, é um homem sem história!
« Resposta #3 Online: Abril 02, 2013, 04:22:33 am »
   Boa Noite Galera...

Estou compartilhando minha experiência de aventura e loucura à Argentina, mais alguns dias e colo o fim da história, espero que gostem...

Dia 19 de dezembro de 2012, férias da faculdade de letras e sem nada para fazer, decidi viajar sozinho até a Argentina com a minha Ténéré 250 e visitar uns amigos de lá. Pedi conselhos aos meus tios Bebeto (VTX 1800 Honda) e Daniel (V-Strom 1000 Suzuki), experientes motociclistas. Os dois não ficaram muito satisfeitos com essa "loucura" de viajar sozinho por 4000 kilômetros, mas sabendo da minha vontade e determinação meu tio Bebeto acabou apoiando e me ajudando com alguns equipos para a viagem. Isso acabou me motivando ainda mais, porém faltava ainda definir o roteiro, para onde ir, onde ficar? Lembrei que tinha uns amigos na cidade de Córdoba que havia anos que não os via, entrei em contato e acabei conseguindo um lugar, minha previsão era de ficar por uma semana apenas. Só faltava então fazer uma revisão na moto. Nesse dia (21) foi muito cansativo e estressante, parecia que nada estava dando certo, já que se aproximava o dia da viagem (22) e faltava muita coisa para preparar e organizar. Nesse mesmo dia tinha a formatura dos meus alunos à noite, uma verdadeira correria, rolava o boato de que o mundo iria se acabar, mas não acabou e tudo no fim acabou dando certo.
Tudo preparado e arrumado, e dia 22/12/2012 saio com tempo firme de Florianópolis às 6:30 da manhã fazendo em torno de 100km/h com a BR-101 duplicada e em excelentes condições, tirando os trechos de Imbituba, Laguna e Tubarão. Parava apenas para abastecer quando o tanque entrava na reserva. Depois de umas 6 horas, chego em Porto Alegre, mas sigo em frente depois da Arena Grêmio, entrando na cidade em si e acabo me perdendo. Aproveitei para abastecer a moto e perguntar o caminho para Uruguaiana, tudo certo e me encontro novamente, agora na BR-290, um trecho muito cansativo, pois existem muitos radares no começo, mas também é muito lindo, pois a paisagem dos pampas começa a se destacar apesar do cansaço que dá as retas sem fim, principalmente entre Alegrete e Uruguaiana. Continua...

Córdoba (Argentina)

Bom, desenterrando, se puder relatar mais sobre a viagem, farei bom proveito dela!  ,10468
Mafia BLS SC Chapter

Offline scoobysir

• Esquentando
  • **
« Resposta #4 Online: Abril 02, 2013, 04:54:03 am »
É verdade hein, continua o relato dessa "odisseia" pra gente aí.  .clap .clap
Quem sabe não serve de inspiração e desculpa pra mete a cara também!!!!   ,8133

Offline Lito

• Ironbutt do FOL
« Resposta #5 Online: Abril 02, 2013, 12:38:30 pm »
É verdade . . . a turma aí tá certa . . . conta mais dessa aventura por que daqui poucos meses sou eu estará pegando a estrada sózinho . . .
Luiz Gastão
Londrina-PR

Gubert

• Visitante
« Resposta #6 Online: Abril 03, 2013, 06:59:25 am »
 .clap .clap

Ainda não peguei a moto na Hobby, mas esse passeio até até Córdoba me interessa. Como só tenho 12 dias entre um embarque e outro, acho que seria tempo pra dar um "rolé"! :thumleft:
Se alguem tiver interesse podemos combinar  :thumleft:
Abçs

Offline cardenuto

• Ligando
  • *
« Resposta #7 Online: Abril 29, 2013, 07:54:20 am »
TUDO FEITO!
« Última modificação: Abril 29, 2013, 10:07:26 am por cardenuto »
Renan Cardenuto

Offline WilliamMuller

• Pilotando na boa
  • Um homem sem barriga, é um homem sem história!
Re:VIAGEM A CÓRDOBA ARGENTINA 4000KM FPOLIS-CÓRDOBA-FPOLIS (Relato finalizado!!!)
« Resposta #8 Online: Abril 29, 2013, 08:31:56 am »
Salve Cara!

Obrigado pelo relato! Depois da aula vou dar uma lida!

:salut:
Mafia BLS SC Chapter

Offline cardenuto

• Ligando
  • *
Re:VIAGEM A CÓRDOBA ARGENTINA 4000KM FPOLIS-CÓRDOBA-FPOLIS (Relato finalizado!!!)
« Resposta #9 Online: Abril 29, 2013, 08:36:42 am »
 :salut: Claro!! qualquer coisa manda um toque por aqui, desculpa a demora pra terminar o relato!!!
Renan Cardenuto

Offline João_Biela

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
« Resposta #10 Online: Abril 29, 2013, 08:43:04 am »
Coloca mais fotos....  :cry: :cry: :cry: :cry:
16 98188 8002 TIM

Offline cardenuto

• Ligando
  • *
« Resposta #11 Online: Abril 29, 2013, 09:48:19 am »
Pronto pessoal, relato com fotos!! abraços  :Ibanez :salut: ieba
Renan Cardenuto

Offline André Latau

• Ralando as pedaleiras
  • Timbó - SC
Re:VIAGEM A CÓRDOBA Sozinho, 4000KM (Relato finalizado com fotos!!!)
« Resposta #12 Online: Abril 29, 2013, 01:44:01 pm »
Parabéns pela Viagem!

Realmente, não sou muito fã de viajar sozinho. Mas o que vale é a experiencia e a curtição da estrada!!!

Abraço 
A LIBERDADE NÃO SE DEVE MENDIGAR! MAS SIM, CONQUISTÁ-LA!!!

Offline Gelson Santos

• Ironbutt do FOL
  • Gelson(czoneneo)
    • Vou De Moto
Re:VIAGEM A CÓRDOBA Sozinho, 4000KM (Relato finalizado com fotos!!!)
« Resposta #13 Online: Abril 30, 2013, 02:31:30 am »
Show hein  :cheers: :cheers:

Offline João_Biela

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
« Resposta #14 Online: Abril 30, 2013, 02:47:16 am »
Pronto pessoal, relato com fotos!! abraços  :Ibanez :salut: ieba

Agooora sim, parabéns pela trip, pelos relatos, fotos... show!!  .clap .clap .clap
16 98188 8002 TIM