Autor Tópico: Detran e Denatran alertam para e-mail falso  (Lida 1170 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

marcioaguiar

  • Visitante
Detran e Denatran alertam para e-mail falso
« Online: Fevereiro 14, 2007, 03:00:37 am »
Veículo: Portal ORM – PA – 09/02/2007
Seção: Plantão
_____________________________ ___________
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) alerta para golpe que circula na Internet usando o nome do órgão. Um e-mail enviado aos usuários faz referências à pontuação no prontuário do condutor. Há mensagens que chegam até com a logomarca da autarquia e fazem referências ao artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Detran esclarece não envia nenhum tipo de notificação on-line.
Quem receber esse tipo de e-mail que não deve acessar os links enviados nas mensagens e os exclua de imediato. Este procedimento evita a instalação de programas que possam causar danos ao computador ou ainda enviar informações confidenciais do cliente.
O órgão alerta, ainda, proprietários de veículos que desconsiderem também qualquer cobrança de multas feitas por e-mail. O Detran já atendeu usuários querendo saber se o órgão envia aviso de multa através de endereço eletrônico. A autarquia em nenhum momento encaminhou através de correio eletrônico notificação de penalidade e por isso esclarece: o proprietário que receber esse tipo de e-mail deve excluí-lo.
A notificação ao usuário, segundo a legislação de trânsito, só pode ser feita de duas maneiras: no ato da fiscalização, se constatada alguma irregularidade alusiva ao veículo ou habilitação, quando então o condutor irá assinar a notificação; ou através da remessa postal via correios e convocação, através do Diário Oficial do Estado(Doe). Essa convocação ocorre quando o órgão não consegue localizar, através de correspondências, os proprietários notificados, pois, muitos mudam de endereço e não informam ao órgão de trânsito.

Denatran
O Departamento Nacional da Trânsito (Denatran), por meio da sua assessoria de imprensa, também fez um alerta a respeito de comunicados que estão sendo enviados por e-mail sobre pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O endereço do golpista remetente é comunicado@Denatran.gov.br.

O Departamento esclarece também que não envia qualquer tipo de mensagem alusiva à multas e alerta para que essas mensagens não sejam acessadas.
Maiores informações podem ser obtidas através do número 154 ou pelo endereço eletrônico www.detran.pa.gov.br