Autor Tópico: VIAJANDO DE MOTOCICLETA  (Lida 3525 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline #Marcus

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.188
VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Online: Julho 17, 2009, 02:06:18 pm »
VIAJANDO DE MOTOCICLETA

     A emoção e a sensação de liberdade, quando se viaja de motocicleta é incomparável, porém para que o passeio, viagem ou aventura não se torne uma dificuldade, trazendo mais sacrifício do que prazer, é necessário tomar um mínimo de cuidados preliminares e sempre fazer um bom planejamento.

A seguir algumas dicas para uma boa viagem:

1.0 - Planejamento é fundamental, não saia para a estrada sem fazê-lo.

1.1 - Documentação em ordem e completa. Se for para outros países consultar os consulados quanto às exigências locais.

1.2 - Consiga mapas confiáveis e de boa qualidade.

1.3 - Procure o máximo de literatura sobre os locais em que vai passar. Se informe, caso contrário poderá deixar de visitar locais interessantes, ou mesmo perder tempo procurando chegar a algum local que não valha a pena.

1.4 - Leve o manual da moto, e sempre que  possível faça as intervenções conforme recomendado, como troca de óleo, regulagens, etc.

1.5 - Como você está fazendo um bom planejamento, já está sabendo o que é preciso levar: barraca, rede ou nenhuma das duas se vai ficar somente em hotéis. Leve o estritamente necessário.

1.6 - Remendos em aerossol do tipo “Tyrepando” custam pouco e valem ouro quando se tem um pneu furado na estrada. Leve dois.

1.7 - Se a moto não tiver cavalete central, faça um “pezinho” de metal,   para , se for necessário a troca de um pneu, encaixá-lo do lado oposto do original, alavancando a moto,  facilitando com isto a operação.

1.8 - Um bom “pisa mundo” tem sempre consigo: um canivete suíço, uma bússola, um altímetro e um termômetro. Muitas redinhas elásticas e extensores.

2.0 - Na estrada:

2.1 - Antes de sair levante todas as informações possíveis, como distância a ser percorrida. Tipo do piso, se é somente asfalto, bom ou ruim?

2.2 - Se terá trechos de estrada de terra com possibilidade de lama ou areia, se afirmativo, o tipo ideal de moto é a modelo trail. Para longos trechos de lama ou areia é fundamental pelo menos um pouco de experiência em trilhas.

2.3 - Nunca pilote sem os equipamentos de segurança. As calças devem ter protetores plásticos nos joelhos, sejam elas de couro ou de náilon ( própria para trilha). Numa viagem solo, se por uma infelicidade ocorrer um acidente, e não for possível se locomover pelas própria pernas, a situação, com certeza, ficará muito mais complicada.              

2.4 - Confira com bons mapas qual a distância a ser percorrida. Se há  pontos de abastecimento  compatíveis com a autonomia da moto. Os pneus e a relação, coroa, corrente e pinhão terão vida útil, para resistir o percurso todo? Há pontos de venda destes equipamentos? Se não houver é conveniente levá-los.

2.5 - Quando chegar ao objetivo do dia, na primeira oportunidade planeje o dia seguinte, dando uma margem de segurança no tempo, evite ao máximo pilotar durante a noite, quando tudo fica mais complicado.

3.0 -  Nas grandes altitudes:

3.1 -  Nas grandes altitudes, geralmente ocorrem baixas temperaturas. Levar roupas adequadas. Muitas pessoas  são atacadas pelo “mal das alturas”. O efeito é terrível, como dor de cabeça, enjôo, diarréia e até desequilíbrio psicológico. Se prepare. Leve comprimidos a base de coramina ou Dramin.

4.0 -  No deserto:

4.1 -  Se for deserto, não esquecer do grande diferencial de temperatura do dia para a noite. Levar água. Nunca, em hipótese alguma, beber água de riachos, rios, torneiras etc. sem antes esterilizar  com Hidrosteril ou Micropur. Se houver, dê preferência a  refrigerantes engarrafados,  sempre têm controle de qualidade. Cuidado com águas minerais, esterilize-as.

4.2 -  No deserto evite ao máximo anoitecer no percurso, a baixa temperatura e o vento tornam a pilotagem insuportável. Se anoitecer, e ainda estiver longe do objetivo, é preferível organizar o pernoite com a mini barraca ou os recursos disponíveis.

5.0 - Na selva:

5.1 - Para a aventura na selva, se faz necessário um mínimo de conhecimento sobre  sobrevivência em condições adversas, como saber fazer armadilhas para apanhar pequenos animais, improvisar uma pescaria etc. São providências simples, e com um pouco de desprendimento supera-se qualquer possível dificuldade.

5.2 - Com uma rede, cinco ou seis metros de corda fina e um plástico para cobertura, dorme-se na mata com um relativo conforto. Arma-se a rede entre duas árvores e a cordinha mais ou menos um metro acima, sobrepondo o plástico formando uma tenda sobre a rede. É mais fácil de instalar e mais seguro do que a mini barraca.

5.3 - É indispensável levar uma faca do “Rambo”. Fósforos ou isqueiro.

5.4 - A água pode ser conseguida tanto em riachos, lagos ou em caraguatás e bromélias que são vegetais que sempre tem uma reserva.  Sempre esterilizando-a.

5.5 - Para se alimentar, observar sempre os vegetais que não sejam, amargos ou leitosos.

5.6 - No Brasil existem 250 frutas nativas que podem ser ingeridas. Devemos evitar, apenas, aquelas que são amargas ou que “amarrem” a boca.

5.7 - São pouquíssimos os vegetais que nos levam a morte quando ingeridos. Geralmente todos os frutos e raízes que os animais consomem, nós também podemos consumir, sem receio. É só observar com atenção. Não esquecer que o palmito da uma boa refeição.

5.8 - Febre amarela. Tomar a vacina na SUCAN com dez dias de antecedência.

5.9 - Malária. Ainda não existe uma vacina eficaz, porém é uma boa medida preventiva tomar diariamente um comprimido de DARAPRIM.

6.0 - Se for viajar para uma região com grande ocorrência de mosquitos, uma boa prevenção é tomar um comprimido por dia de COMPLEXO VITAMÍNICO B12. O odor que se exala pelos poros da pele inibe as picadas.

 Tenha uma boa viagem e lembre-se: “Um dia é preciso parar de sonhar, e de algum modo, partir.” ( Amyr Klink )

http://www.motoamerica.com.br/dic.htm



Offline Iubel - CWB

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 1.299
  • Sexo: Masculino
  • Morando em Goiânia...mas sempre Curitiba!!!
Re: VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Resposta #1 Online: Julho 17, 2009, 05:33:14 pm »
Excelente suas dicas...muitas básicas, mas nunca faz mal relembrar, e a maioria de muita importancia. Fiz poucas viagens longas de moto, mas muitas como muchileiro, e as dicas servem para os dois.

Parabéns...e que os novos aventureiros sigam o básico da segurança, sobrevivencia e conforto...



"Aproveite-se o tempo, antes que faça o estrago de roubar ao corpo as forças e ao semblante a graça."

Offline Rogério Abreu

  • Ralando as pedaleiras
  • *****
  • Mensagens: 799
  • Sexo: Masculino
  • São José do Rio Preto - SP
Re: VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Resposta #2 Online: Julho 18, 2009, 12:45:38 am »
Ótimas dicas, parabéns!!! .clap .clap .clap

Rogério Camargo de Abreu

NC700X Vermelha 2013

Offline Eliézer

  • Pilotando na boa
  • ***
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • Ride to live, live to ride!
Re: VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Resposta #3 Online: Novembro 03, 2009, 10:39:54 am »

1.1 - Documentação em ordem e completa. Se for para outros países consultar os consulados quanto às exigências locais.

Geralmente se faz viagens pela América do Sul em janeiro a março. Aqui no Brasil, há documentos que só vencem em outubro dependendo do final da placa. É necessário que haja o  licenciamento (mesmo sem vencer) do ano da viagem?

Offline Konishi

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 7.109
  • Sexo: Masculino
  • Araraquara SP
Re: VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Resposta #4 Online: Novembro 04, 2009, 01:22:19 am »
Se voce quiser se prevenir , Eliezer, faça o licenciamento adiantado, para ter no documento o ano vigente, caso algum policial estrangeiro procurar algum motivo para extorquir uma propina.  E tirem uma carteira internacional de motorista. Mais uma identidade internacional de estudante. Se nao estiverem fazendo curso, aproveitem e se inscrevam em algum da Internet que lhes interessem, basta isso para obterem a carteira de estudante internaciona, mais uma pequena taxa.

A carteira Internacional é valida no mundo todo. E a carteira internacional de estudante lhes dará de 15% a 50% de descontos em  pousadas e Hostel e em espetaculos. Nao é habito no Brasil se utilizar de Albergues da Juventude, mas à excessao do RJ, eles sao seguros e limpos e bem baratos, alem de se conhecer muita gente legal do mundo todo.

Levem sempre papel higienico, um espelho inquebravel com ventosa, uma tomada universal e varios cadeados com segredo.

E tenham uma barrinha de sabao natural (glicerina) para passarem nas viseiras do capacete para que nao embaçe. basta aplicar o sabao levemente umidecido, esperar secar e dar polimento com um pano bem macio. Nao embaça mesmo.

Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Eliézer

  • Pilotando na boa
  • ***
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • Ride to live, live to ride!
Re: VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Resposta #5 Online: Novembro 06, 2009, 08:04:01 am »
ok. Konishi.  Valeu pelas dicas.

Offline juniorzin

  • Ligando
  • *
  • Mensagens: 6
Documentos para a viagem
« Resposta #6 Online: Outubro 12, 2010, 02:39:49 pm »
Boa noite galera, este fim de semana conheci alguns intregrantes aqui do FOL. O Flavildo doi um dos.... fiz uma pergunta a eles e não conesegui entender direito, a pergunta foi a seguite:::
Eu comprei a minha moto em nome do meu pai, pois ele estava preceisando de uma grana e paguei a ele a moto toda porém ele fianciou o resto que faltava coisa de uns R$ 3000.00, então um amigo meu me chamou para fazer uma viagem com ele passando pela Bolivia, Peru, Chille, Argentina e Paraguai, ja tirei o passaporte e estou dando andamento agora na permissão internacional para dirigir. Estava lendo no Fol e necessito de uma carta da financeira da moto pra sair do pais com ela, chequei isso e é veridico, agora o que ta pegando é sera que EU posso sair com a moto do pais em nome do meu pai mesmo com uma autorização da financeira e dele sendo o proprietario? oque isso poderia me complicar nesta viagem? agradeço desde jah ! :salut:

Offline BIXU*du*MATO

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 3.850
  • Sexo: Masculino
  • by DIEGO - Imirim - Sampa
    • [b]"Paixão por moto é igual paixão por mulher, ambas dão trabalho e custam caro... mas não consigo ficar sem elas!"[/b]
Re: VIAJANDO DE MOTOCICLETA
« Resposta #7 Online: Outubro 12, 2010, 11:28:34 pm »
VIAJANDO DE MOTOCICLETA
http://www.motoamerica.com.br/dic.htm

boas dicas,


estou colhendo varias inf. no site citado  :thumleft:
« Última modificação: Outubro 12, 2010, 11:32:42 pm por BIXU*du*MATO »