Autor Tópico: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata  (Lida 4924 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline #Marcus

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.188
As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Online: Julho 29, 2010, 09:04:47 am »
Estradas
As melhores e das piores estradas do Brasil
Por Juliano Barata

Em um país marcado por contrastes e desigualdades, não é de surpreender que nossas estradas conservem o mesmo nível de disparidade – tanto em conservação como em qualidade de projetos. Se o Brasil apresenta algumas rodovias dignas de um país de primeiro mundo, a verdade é que grande parte das estradas é antiquada, estão em estado precário e exigem muito cuidado por aqueles que nelas trafegam. O cuidado deve ser redobrado no período de férias, pois o volume de automóveis e ônibus cresce substancialmente.

Dentre os problemas mais comuns que afetam nossas rodovias, constam o asfalto de má qualidade, visibilidade ruim, sinalização precária, curvas mal projetadas, e excesso de trechos em pista única com mão dupla. De acordo com o estudo realizado em 2009 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 69% da malha viária encontra-se em estado péssimo ou regular – uma melhora de 5% em relação à avaliação de 2007. De acordo com Clésio Andrade, presidente do órgão, para aprimorar as condições da malha deficiente seria necessário um investimento de, no mínimo, R$ 32 bilhões.

A equipe do Guia Quatro Rodas percorreu mais de 250 mil quilômetros de estradas, em toda a extensão do país, e avaliou em quais delas o motorista poderá viajar com tranqüilidade – e em quais ele deve guiar com muita atenção. Confira o ranking atualizado abaixo.

As melhores rodovias
Para sorte dos paulistas, oito das dez estradas eleitas passam pelo estado de São Paulo. A vencedora, SP-348 (Bandeirantes, com 178 km de extensão) liga a capital até a região de Cordeirópolis, próximo a Limeira, e é conhecida pelo seu traçado moderno e seguro, ótima capacidade de escoamento, visibilidade excelente e asfalto em perfeito estado de conservação. Desde 1998 ela é administrada pela AutoBAn, empresa privada que faz parte do grupo CCR.

1º SP-348 (Bandeirantes) – São Paulo – Cordeirópolis
2º SP-160 (Imigrantes) – São Paulo – São Vicente
3º SP-070 (Ayrton Senna/Carvalho Pinto) – São Paulo-Taubaté
4º SP-310 (Washington Luís) – Limeira-São José do Rio Preto
5º SP-340 (Adhemar de Barros/Dep. Mário Beni/Boanerges N. Lima/Pref. José André de Lima) – Campinas-Mococa
6º SP-280 (Castello Branco) – São Paulo-Espírito Santo do Turvo
7º BR-290 (Freeway) – Osório-Porto Alegre-Eldorado do Sul
8º SP-330 (Anhanguera) – São Paulo – divisa SP/MG
9º SP-225 (Com. João R. de Barros/Eng.º Paulo N. Romano) – Bauru-Itirapina
10º BR-040 (Washington Luís) – Rio de Janeiro/Juiz de Fora

As piores rodovias asfaltadas
Uma das regiões mais prejudicadas é justamente um dos maiores pólos turísticos do país: a Bahia. Seis das piores dez estradas eleitas cortam o território baiano. Contudo, a pior de nosso ranking liga os municípios de Itumbiara e Rio Verde, no sul de Goiás: trata-se de um trecho sob administração federal com extensão de 196 quilômetros. Ele acaba sendo percorrido em quase seis horas – tamanha a quantidade de buracos, ondulações e remendos no pavimento. Não bastando isso, a estrada não passa por nenhuma cidade, os raros postos de abastecimento fecham à noite e há riscos de assaltos. A maioria dos motoristas acaba desviando por Maurilândia e Santa Helena de Goiás – que apesar de não ter acostamento, apresenta melhores condições de rodagem.

1º BR-452: Itumbiara-Rio Verde
2º PI-140: Floriano-divisa PI/BA
3º BR-116: Pacajus-divisa CE/PE
4º BR-235: Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI
5º BA-052: Xique-Xique-Trevo de Tapiramutá
6º BR-174: Presidente Figueiredo-Caracaraí
7º BR-349: Sta. Maria da Vitória-Bom Jesus da Lapa
8º BR-030/BA-262: Caetité-Brumado-Vitória da Conquista
9º BR-230: Carolina-Balsas
10º BR-265: Trevo da BR-383-Lavras-S. Sebastião da Vitória.



Offline Rick-SP

  • Ralando as pedaleiras
  • *****
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
  • www.duasrodas.net.br
    • Facebook
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #1 Online: Julho 29, 2010, 11:12:35 am »
Olha aí PB... a gente tem q fazer o IronButt lá na nossa "terrinha" mesmo, não tem jeito...

Abs,
Rick
- Honda NX Falcon 2006: Blackbird, a motoca!
- Yamaha XTZ 125E 2005: A pequena valente!
- Sundown V-Blade 2008: Vendi pro amigo e perdi o amigo...

Neocube by extramagnet.com

Offline T.Saraiva

  • Pilotando na boa
  • ***
  • Mensagens: 191
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #2 Online: Julho 29, 2010, 03:48:01 pm »
4 Das 10 piores são na Bahia...
.
.
.
.
.
.
.
. :hihihi
 :hihihi

Eu já sabia....

Offline Bacanex

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.792
  • Sexo: Masculino
  • Joao Pessoa - PB
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #3 Online: Julho 29, 2010, 10:48:54 pm »
Bom, falo do que conheco, e quem é do NE vai concordar que as estradas da PB são muito boas. A BR230 está novinha em folha, duplicada, sinalizada, otima de trafegar, no trecho que vai do porto de Cabedelo (km 0) até a cidade de Campina Grande, num total de 120 km. A mesma BR segue reformada, com asfalto novo por mais 220 km, até a cidade de Patos, só nã foi duplicada ainda, maso governo do estado ja está negociando com Brasilia. A BR 101 está praticamente refeita no trecho que vai da divisa com Penambuco até a divisa com o Rio Grande do Norte, reforma feita peo exercito. Podem acreditar que ficou muito boa.
A Paraiba sempre teve fama de boas estradas.

Acho uma covardia querer compara uma rodovia publica com as privadas, pois todos sabemos que a politica do Brasil nao eh das mais honestas e as coitadas das estradas publicas nao tem como concorrer de igual pra igual. Mas mesmo assim, pelo aqui no meu estado, nao tenho do que reclamar. Quem passar por aqui vai ver.
Dinheiro não é problema. O meu problema é a falta dele.

Se fosse pra ficar parado eu tinha nascido uma árvore.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Ex NX4 Falcon 2002 Grafite
Shineray 50cc
Yamaha TE250

Offline Rad

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 6.221
  • Sexo: Masculino
  • Bahia
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #4 Online: Julho 29, 2010, 11:02:05 pm »
Bacanex, em março eu e o Ronaldo, os dois de B6 saimos daqui e entramos por palmeira dos indios ( serra muito bonita) , garanhuns, caruarú e entramos em PB pela 230 por campina grande. realmente está muito boa,  trecho de caruarú tb estão reformando tudo. a que liga PB e RN foi feita de cimento, e tá nota 10,, mas a impressão que tem areia na pista incomoda hehehehehe

sou fã de PB. e novembro estaremos por ai de novo..  ,10468
encontramos o Emano no Motofest..

Offline Bacanex

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.792
  • Sexo: Masculino
  • Joao Pessoa - PB
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #5 Online: Julho 29, 2010, 11:46:10 pm »
Opa Rad, vou falar com Emano para marcamos alguma coisa quando vcs vierem novamente.  :thumleft: :thumleft: :thumleft:
Abracao.
Dinheiro não é problema. O meu problema é a falta dele.

Se fosse pra ficar parado eu tinha nascido uma árvore.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Ex NX4 Falcon 2002 Grafite
Shineray 50cc
Yamaha TE250

Offline Rad

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 6.221
  • Sexo: Masculino
  • Bahia
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #6 Online: Julho 30, 2010, 12:57:55 am »
 ,10468


Offline Geraldinho.

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 11.477
  • Sexo: Masculino
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #7 Online: Agosto 10, 2010, 03:53:51 pm »
Aqui em Minas a situação não é diferente, temos a maior malha rodoviária do Brasil e isso requer um grande investimento.

Não há que se negar que Aécio Neves em seu governo investiu muito na recuperação da malha rodoviária mineira e de fato melhorou muito. Por onde tenho andado, algumas estradas estão boas e outras razoáveis. No geral, digo que se compararmos com as condições das estradas de 03 a 05 anos atrás, melhorou substancialmente.

Um abraço.
Geraldinho.
« Última modificação: Agosto 10, 2010, 03:54:50 pm por Geraldinho. »
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline Rici

  • Ralando as pedaleiras
  • *****
  • Mensagens: 926
  • Sexo: Masculino
  • Uberlândia - MG
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #8 Online: Agosto 10, 2010, 10:29:36 pm »


 :thumleft: Especialmente a BR365, que a 3 ou 4 anos atráz era uma das piores se não a pior do estado, mas ainda falta duplicação pelo alto números de veículos e caminhões  :thumleft:


Offline Geraldinho.

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 11.477
  • Sexo: Masculino
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #9 Online: Agosto 11, 2010, 01:14:28 am »


 :thumleft: Especialmente a BR365, que a 3 ou 4 anos atráz era uma das piores se não a pior do estado, mas ainda falta duplicação pelo alto números de veículos e caminhões  :thumleft:



Verdade, caro Rici.  :thumleft:

Tenho informações que a Fernão Dias deverá ser duplicada até o Espírito Santo. Tomara.  :thumleft:
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline chinaf

  • Ironbutt do FOL
  • ******
  • Mensagens: 2.032
  • Sexo: Masculino
Re: As melhores e das piores estradas do Brasil-Por Juliano Barata
« Resposta #10 Online: Agosto 12, 2010, 02:48:29 am »
Só um adendo.

O Candidato José Serra, disse ontem na entrevista (cheia de amor pelos entrevistadores) que a Fernão Dias está fechada.

Realmente, está com um desvio na Serra da Cantareira (são apenas 3 kms), entre Mairiporã (pós túnel) da metade da descida até quando termina a descida.... porém não está fechada (duas faixas descendo, com duas faixas subindo ambas na pista que descia a serra).

Outro detalhe, nos finais de semana, sobretudo no Domingão á tarde, o trânsito é puxado, muitos carros saem do Sul de Mg, Bragança Paulista e Atibaia com sentido para SP,  o povo não vai só pro Shopping não.... hehehehehehehe.... o lado engraçado é que esse trecho chega a parar em muitos pontos, porém a Rod. D. Pedro I, que liga Atibaia a Campinas está sempre vazia......

A culpa... imagino que seja, o pequeno encargo de mais de 15,00 dinheiros no trecho da Rod. D. Pedro I, contra os 1,10 na Fernão Dias..... Isso sem contar os outros pedágios que teriam na Rod. Bandeirantes ou Anhanguera que seriam as opções para ir de Campinas até SP.

Ele reclamou também da Rod. Regis Bittencourt, eu estive recentemente lá (na viagem com o Zeca) e simplesmente fiquei feliz, a estrada estava bem asfaltada, longe dos problemas que ela tinha alguns anos atrás....... o pedágio foi de 0,75 dinheiros/moto por praça de pedágio, carro seria 1,50 imagino.....

Grande abraço,
No momento não estou participando do fórum, por favor não enviem MPs para mim, não poderei responder, sorry.