Autor Tópico: TUTORIAL TROCA CAIXA DE DIREÇÃO com fotos  (Lida 43704 vezes)

Offline Schizofrenia7

• Enrolando o cabo
  • Capão Bonito-SP
    • PROJETO URUGUAY EM 2 RODAS
TUTORIAL TROCA CAIXA DE DIREÇÃO com fotos
« Online: Julho 26, 2010, 11:05:31 am »
Não sei se to postando no lugar correto, se nao estiver ja peço desculpas adiantado.  :hihihi

Minha moto estava com a caixa de direção com calos ai resolvi trocar os rolamentos ... como ja li em outros tópicos, o preço da mão de obra é mais caro que a peça em si.
Pensando nessas coisas a oficina tabajara entrou em ação !!!  :hihihi :hihihi :hihihi
Coloquei a mão na graxa e como a moto ficou show de bola resolvi tirar algumas fotos e montar um tutorialzinho para postar aqui.

ai vai..............

A primeira etapa é remover o banco, tanque, asas, carenagem do farol, paralama diat. e roda diant. ( Usar um cavalete para deixar a moto com a frente empinada )
..

A dica para que a moto fique empinada é usar um suporte como o da foto que esta apoiado na curva do escape, outra dica é usar uma caixinha para guardar os parafusos, sempre some um  i.aia;
..

Após soltar os parafusos que prendem as bengalas, usei uma chave de fenda para abrir um pouco a abraçadeira da mesa ( com muito cuidado para nao riscar a mesa )
..

Nessa etapa a moto ja fica empinada sobre o cavalete pois não ha peso na frente, mas é bom deixar o suporte por precaução.
..

Soltando o guidão e painel. Não precisei soltar todos os cabos , soltei o do velocimetro apenas e coloquei o painel e o guidao sobre um pano em cima do lugar do banco da moto
..

Soltando a mesa, assim que soltar a porca segurar a parte de baixo da mesa para nao cair no chão.
..

A mesa com os rolamentos que serão trocados ( na minha mão o rolamento novo )
..

Após remover o rolamento, geralmente a dificuldade maior é remover o centro do rolamento, neste caso usei um esmiril para gastá-lo , com muito cuidado para nao afetar o cano da mesa.
..

Depois de gasto, com uma taiadeira bati cuidadosamente no centro do rolamento antigo até ele se soltar
..

Para inserir o novo centro do rolamento, usei um cano que vestisse no cano da mesa e uma arruela entre novo centro para não afetar o centro novo. O centro novo entra justissimo então tive que usar uma prensa.
..

Removendo a base do rolamento antigo do chassi, bem simples bater (cuidadosamente) até ela se soltar ( tem nas 2 extremidades )
..

Inserindo o rolamento novo. Sem segredo , apenas ficar atendo com a posição e socar graxa ( não esquecer de colocar o guarda pó )  :thumleft:
..

Após inserir as bases do rolamento novo no chassi ( verificar se entrou até o final ) uiiiii :oops: , soca graxa denovo !
..

Pronto , é só montar a moto novamente. na foto tem uma dica sobre a mesa que tem um furinho que sempre vai pro lado do painel , e o mais importante na montagem é quando estiver montando as bengalas, passar os cabos de freio, painel e etc. no devidos lugares senão tera que desmontar a bengala tudo denovo, não que eu tenha feito isso sabe.... i.aia; i.aia; i.aia;

é isso ai , espero ajudar

ahhh o rolamento é da marca VAZ , paguei R$ 50,00 não é conico!

Falcon tribal 2006
Brazil Rider´s

Offline mendez

• Ironbutt do FOL
    • DM Projetos 3D
Re: TUTORIAL TROCA CAIXA DE DIREÇÃO com fotos
« Resposta #1 Online: Julho 26, 2010, 11:25:18 am »
Boa! :thumleft:
XR 200R - 2002 - Branca

Offline Oliveira Nx4

• Enrolando o cabo
« Resposta #2 Online: Julho 26, 2010, 01:15:32 pm »
Esta caixa de direção antiga era a orignal, parece ser a conica?  :scratch:
ex: FALCON 99 PRATA
ex: FALCON 2001 VERMELHA (ROUBADA)
ATUAL: FALCON 2004 VERDE

BRASILIA DF

Offline Schizofrenia7

• Enrolando o cabo
  • Capão Bonito-SP
« Resposta #3 Online: Julho 26, 2010, 11:18:15 pm »
Esta caixa de direção antiga era a orignal, parece ser a conica?  :scratch:
Já não era original...

Falcon tribal 2006
Brazil Rider´s

Offline Landêis

• MODERADORES
  • Ironbutt do FOL
  • FOL e Brazil Rider's Holambra/SP
    • facebook.com/rudneykgv
« Resposta #4 Online: Julho 27, 2010, 01:17:23 am »
pô, tiro o chapéu pra quem faz isso cara, sabe qdo eu conseguiria ?

NUNCA

rs
rs
rs

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #5 Online: Julho 27, 2010, 01:21:53 am »
pô, tiro o chapéu pra quem faz isso cara, sabe qdo eu conseguiria ?

NUNCA

rs
rs
rs

me too  :thumbdown:

Parabéns Schizo  :rambo:
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :). 2017 foi-se a Falcon e veio XREPepsi300 :/

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
« Resposta #6 Online: Julho 27, 2010, 01:58:07 am »
Schizô :thumleft:,

com essa quantidade de ferramentas na mão, se eu fosse vc só ia aos mecânicos para trocar uma ideia e tomar uma breja combeb04

Parabéns!

E muito obrigado pelo tutorial  .clap

Ow, aceita fazer daí a sede dos Churrasmecas? i.aia;

:cheers:
« Última modificação: Julho 27, 2010, 01:59:32 am por Leandro 'Fofão' »

Offline Schizofrenia7

• Enrolando o cabo
  • Capão Bonito-SP
« Resposta #7 Online: Julho 27, 2010, 02:33:54 am »
Schizô :thumleft:,

com essa quantidade de ferramentas na mão, se eu fosse vc só ia aos mecânicos para trocar uma ideia e tomar uma breja combeb04

Parabéns!

E muito obrigado pelo tutorial  .clap

Ow, aceita fazer daí a sede dos Churrasmecas? i.aia;

hahahah , valeu Leandro, mas vo te conta um segredo... esse lugar é a oficina do meu irmão kkk, o mecanico de la nunca tem tempo de me atender porem tem que me aguentar fazendo as perguntas e dando suporte ....
La é nossa sede, aos sabado queimamos uma carne e tomamos a tradicional cerveja com graxa !!! kkk Alias, estão todos convidados !!!!
« Última modificação: Julho 27, 2010, 04:26:09 am por Schizofrenia7 »

Falcon tribal 2006
Brazil Rider´s

Offline Fusca

• Pilotando na boa
  • Catanduva - SP
    • La Luce Estúdio
« Resposta #8 Online: Agosto 01, 2010, 01:13:21 pm »
Pessoal, vou contar outro segredo! A NSK tb vende o msm rolamento de direção em lojas de rolamentos! Vou ver a numeração dele certinho e passo aqui pra vcs! Troquei o meu faz um mês e coloquei os NKS originais! Sai por uns R$40 os dois! E na Honda, sai por mízeros R$100 cada!
Londrina | Pirapora do Bom Jesus | Sampa | Serra Negra | Hopi Hari | Morungaba | Praia Grande | Floripa | Aparecida no Norte | Angra dos Reis | Itaguai | Rio de Janeiro | Ribeirão Preto | Criciúma | Taquaritinga
Conheçam: www.lalucestudio.com.br

Offline Bacanex

• Ironbutt do FOL
  • Joao Pessoa - PB
« Resposta #9 Online: Agosto 02, 2010, 12:23:07 am »
Eu ate ja pensei em mexer na caixa de direcao, so que quando penso no trabalho de remontar tudo da uma preguiça infinita, mas um dia que eu estiver inspirado desmonto a lambreta toda. rsrsrsrsrsrs
Pra desmontar eh bom demais, o caboclo vai na empolgacao, mas depois da uma desiluzao ver aquele monte de parafuso, cabo e a po*** toda. Sem falar que eu nao tenho esmeril nem uma prensa, o que me garantiria um pouquinho mais de trabalho.

Duvidas:

1 - nao dava pra tirar a mesa inferior sem tirar as bengalas? Soltava so a parte de cima e tirara o conjunto todo, daí na remonta dava menos trabalho.

2 - nao tem problema apoiar o suoprte na curva do escapamento? Sera que nao tem perigo de quebar nada nao?
Dinheiro não é problema. O meu problema é a falta dele.

Se fosse pra ficar parado eu tinha nascido uma árvore.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Ex NX4 Falcon 2002 Grafite
Shineray 50cc
Yamaha TE250

Offline Schizofrenia7

• Enrolando o cabo
  • Capão Bonito-SP
« Resposta #10 Online: Agosto 02, 2010, 12:34:55 am »
Eu ate ja pensei em mexer na caixa de direcao, so que quando penso no trabalho de remontar tudo da uma preguiça infinita, mas um dia que eu estiver inspirado desmonto a lambreta toda. rsrsrsrsrsrs
Pra desmontar eh bom demais, o caboclo vai na empolgacao, mas depois da uma desiluzao ver aquele monte de parafuso, cabo e a po*** toda. Sem falar que eu nao tenho esmeril nem uma prensa, o que me garantiria um pouquinho mais de trabalho.

Duvidas:

1 - nao dava pra tirar a mesa inferior sem tirar as bengalas? Soltava so a parte de cima e tirara o conjunto todo, daí na remonta dava menos trabalho.

2 - nao tem problema apoiar o suoprte na curva do escapamento? Sera que nao tem perigo de quebar nada nao?

Bacanex,
Tirar a mesa sem tirar as bengalas até dá, mas vai ter um trabalho danado para manusear a mesa inferior na hora de tirar o centro do rolamento e alem do mais , para sacar as bengalas , são paenas 4 parafusos a mais , pra quem ja ta com a mão na massa vale a pena .
Quando a moto esta no cavalete fica praticamente numa gangorra, quando retira a frente ela ja pende pra tras, o suporte que escosta na curva sofre pouquissima pressão , mas mesmo assim se quiser evitar, pode colocar um apoio no quadro + ou - embaixo do motor .  :thumleft: :thumleft: :thumleft:

Falcon tribal 2006
Brazil Rider´s

Offline Leandro 'Fofão'

• Ironbutt do FOL
  • Sorocaba - SP
« Resposta #11 Online: Dezembro 17, 2010, 05:17:05 am »
 :thumleft:

Alguém sabe com certeza o número/código dos rolamentos de direção da Falcon?

Offline BIXU*du*MATO

• Ironbutt do FOL
  • by DIEGO - Imirim - Sampa
    • [b]"Paixão por moto é igual paixão por mulher, ambas dão trabalho e custam caro... mas não consigo ficar sem elas!"[/b]
« Resposta #12 Online: Dezembro 17, 2010, 05:18:02 am »
Pessoal,  Vou ver a numeração dele certinho e passo aqui pra vcs!

Salve !!!!

Fusca,

nosso amigo Fofão tas precisando do numero do rolamento da caixa .... vc consegui ?? a conversão de numero ? ? ?

:salut: :salut: :salut: :salut: :salut: :salut:

Mandei MP ao Fusca  :zzz
« Última modificação: Dezembro 17, 2010, 05:18:50 am por BIXU*du*MATO »

Offline Fusca

• Pilotando na boa
  • Catanduva - SP
    • La Luce Estúdio
« Resposta #13 Online: Dezembro 17, 2010, 05:29:44 am »
To aqui, cambada... calma... Pera wue já vejo!
Londrina | Pirapora do Bom Jesus | Sampa | Serra Negra | Hopi Hari | Morungaba | Praia Grande | Floripa | Aparecida no Norte | Angra dos Reis | Itaguai | Rio de Janeiro | Ribeirão Preto | Criciúma | Taquaritinga

Offline Fusca

• Pilotando na boa
  • Catanduva - SP
    • La Luce Estúdio
« Resposta #14 Online: Dezembro 17, 2010, 05:49:14 am »
Cambada, segundo o meu pai é o SF0581-PX1 da NTN.

Assim que eu chegar em casa, a noite eu vejo e posto aqui pra vcs a confirmação! Mas se o meu véio falou, tá falado!