Autor Tópico: Pra quem curte outros esportes: Minha nova distração: Paraglider  (Lida 33679 vezes)

Offline #Perez#

• Ralando as pedaleiras
  • Harley Davidson V-Rod Night Special
    • twitter:  @HernanniPerez
Pra quem curte outros esportes: Minha nova distração: Paraglider
« Online: Janeiro 18, 2010, 06:36:14 am »
Sei que vários amigos aqui do FOL praticam algum tipo de esporte radical... agora sou eu que estou entrando nessa "onda", estou voando de parapente aqui em Andradas/MG, no Pico do Gavião (uma das referências do esporte no Brasil).

Abaixo um relato sobre o esporte:

O parapente (paraglider em inglês) é um aeroplano (aeronave mais pesada do que o ar), em cuja asa (inflável e semelhante a um pára-quedas, que não apresenta estrutura rígida) são suspensos por linhas o piloto e possíveis passageiros. Costuma-se denominar paramotor o parapente no qual um motor é empregado para propelir o piloto. O vôo de parapente (conhecido em alguns países como paragliding) é uma modalidade de vôo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição (considerado esporte radical). Pode ser descrito como um híbrido entre a asa delta e o pára-quedas. Diferentemente do pára-quedas, o parapente oferece um vôo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento.

Histórico
A história do parapente começa em 1965 com a velasa (sailwing em inglês) criada por Dave Barish que chamou de slope soaring (vôo de talude) a prática de vôo com esta vela. Paralelamente Domina Jalbert inventa um pára-quedas cujo velame é composto por células, para gerar efeito asa. Este pára-quedas com dorso e intra-dorso, separados pelas células, foi o ancestral dos atuais pára-quedas, parapentes e kites (as velas do kitesurf). Desde então passaram a evoluir separadamente e atualmente a diferença mais importante entre pára-quedas e parapente é em relação ao chamado L/D (em inglês, Lift and Drag), ou coeficiente de planeio, que significa a distância horizontal que se pode atingir quando se parte de uma certa altura. Por exemplo: com um parapente de L/D 7, se a decolagem é feita de uma altura de 1 km, atinge-se 7 km de distância horizontal.
Nos parapentes atuais os L/Ds são superiores a 9, já os L/Ds dos pára-quedas são muito inferiores a este valor.

EQUIPAMENTOS
Velame: É feito de materiais como o nylon e o poliéster não porosos e impermeabilizados, para que o ar que entra não saia através do tecido, mantendo assim a pressão interna e o velame inflado. Quanto mais horas de vôo e exposição ao Sol, mais desgastado fica o velame, causando a perda da impermeabilidade e aumentando a porosidade, tendo assim uma diminuição da performance.
O velame varia de tamanho de acordo com o peso do piloto mais o equipamento, e para vôos duplos a área da vela pode aumentar em até 50% o seu tamanho.
Células: São os gomos do parapente e variam de quantidade de um modelo para outro diferenciando assim a performance
Extradorso: É a parte de cima do velame ou seja as costas.
Intradorso: É a parte de baixo do velame ou seja a barriga onde se prendem as fileiras de linhas.
Estabilizador: É a ponta do velame e visa a estabilidade em torno do eixo vertical, faz também que o parapente aproe para o vento e funciona impedindo a passagem de parte do ar do intradorso que tem pressão maior, passe para o extradorso que tem pressão menor diminuindo assim o aumento do arrasto causado pelo turbilhonamento da ponta da asa.
Bordo de ataque: É a parte da frente das células do velame onde se encontram as aberturas por onde o ar entra.
Bordo de fuga: É a parte de traz do velame que é costurada para o ar não sair e onde as linhas do freio atuam para que se possa fazer as curvas, através da deformação de um dos lados ou diminuir a velocidade atuando dos dois lados simultaneamente.
Freios: São a união dos batoques e linhas usadas para frear e direcionar o Parapente, usado para aumentar a sustentação na decolagem, e no pouso para amortecer a chegada, o freio é muito importante pois através dele é que sentimos a variação de pressão do velame em vôos turbulentos é necessária uma pilotagem ativa aumentando e diminuindo a tensão na linha de freio para compensar a variação de pressão.
Elevadores ou tirantes: São as tiras que unem as linhas aos mosquetões e são formadas por 3 a 5 elevadores São classificados como tirante A podendo-se ter 2 tirantes sendo um para fazer orelhas, B, C, D.
Batoques: São as argolas que o piloto usa para segurar, ligadas a linhas de freio
Acelerador:  é um dispositivo usado para encurtar o elevador dianteiro do parapente mudando o ângulo da vela para aumentar a velocidade.
Trimmer:  É um dispositivo usado para alongar o elevador traseiro do parapente.
Este dispositivo atua mudando o ângulo ALFA do parapente chamado também de ângulo de ataque
Linhas: São as linhas do parapente que unem o velame aos tirantes e são feitas de vários materiais como o kevlar.
Suspensão:  É composta pelas linhas que unem os elevadores ao velame, a mais comum nos dias de hoje é a suspensão linear, tendo cada tirante uma fileira individual de linhas.
Mosquetinhos: Feitos de aço ligam as linhas aos tirantes.
Selete: É a cadeira de vôo, existem vários tipos:
a) de escola, para iniciantes treinarem, são usadas para inflar e fazer pequenos vôos a baixa altura, Também usadas para levar passageiros em vôos duplos, não possui pára-quedas reserva;
b) de vôo duplo, projetadas para o piloto que carrega passageiros, ela tem uma abertura permitindo maior mobilidade para as pernas e possui um pára-quedas reserva para duas pessoas;
c) de vôo solo, usada por todo nível de pilotos com vários modelos e variam nos itens de fabricação.
Pára-quedas reserva:  Acessório de uso obrigatório para segurança em vôo.
Usado para emergências no caso de colisão em vôo, desinflar e engravatar, causando a perda de altitude irreversível. O tamanho do pára-quedas reserva varia com o peso a ser sustentado.
Óculos de sol:  São importantes para poder pilotar melhor sem que ao olhar para a vela o Sol o atrapalhe, é importante que as lentes tenham realmente proteção UV
Capacete:  Item obrigatório de vôo, para proteção caso o piloto ou passageiro em um pouso forte bata a cabeça, arborize ou caia na decolagem.
Botas de vôo:  Geralmente tem proteção lateral para não torcer o tornozelo no caso de pousar forte ou caminhadas em terreno irregular.

Eu voando no lift:

« Última modificação: Janeiro 18, 2010, 07:12:06 am por #Perez# »

#PEREZ# antigo DELEGAPoços de Caldas/MG
OH, QUÃO BOM É VER OS IRMÃOS LEVANTANDO POEIRA DO CHÃO

Offline BIXU*du*MATO

• Ironbutt do FOL
  • by DIEGO - Imirim - Sampa
    • [b]"Paixão por moto é igual paixão por mulher, ambas dão trabalho e custam caro... mas não consigo ficar sem elas!"[/b]
Re: Pra quem curte outros esportes: Minha nova distração: Paraglider
« Resposta #1 Online: Janeiro 18, 2010, 06:39:15 am »
 :hãaaa não subo nem em escadas :hãaaa devido altura,  mas acho dahora esse esporte em santos-sp tem uns camaradas que desce na praia fico admirando em terra firme :hãaaa

boa sorte  ,10468 amigo  ,10468
« Última modificação: Janeiro 18, 2010, 06:41:17 am por BIXU*du*MATO »

Offline Tchelo

• Ironbutt do FOL
  • To longe ma to sempre incomodando. ehh
« Resposta #2 Online: Janeiro 18, 2010, 06:54:46 am »
massa Perez,

curto mto essas coisas, e ja faz tempo q tou afinzao de fazer 1 curso de parapente.
vamos ver se esse ano tomo coragem.

grande abraço e bons vôos.  :thumleft:

Offline Brunholi

• Ironbutt do FOL
« Resposta #3 Online: Janeiro 18, 2010, 07:09:56 am »
Amigo... as fotos ficaram animal, desculpe atropelar seu topico, mais estou procurando pular de baraquedas... vc tem algum lugar para indicar??? Estou procurando, tem varios mas queria receber uma indicação.

valeu
Tenere 14/14 Tenebrosa
Falcon 07/07-23/09/09a17/11/14 kelloggs
YBR 08/08-05/11/10a04/08/11 Agulha negra
CG150 05/05-16/11/05a21/09/09 Duende Verde
XLR125 02/02-02/02/2007a22/08/10 magrela
Caloi 25/12/94 até Hoje

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #4 Online: Janeiro 18, 2010, 07:39:38 am »
legal Perez, já subi umas 4 vezes no Pico do Gavião, mas sempre que fui pra Andradas tava com o $$ contado e num consegui fazer um voo duplo... mas ainda faço!!!

Offline Diego Paz

• Ironbutt do FOL
  • Fol Floripa - SC
« Resposta #5 Online: Janeiro 18, 2010, 07:41:54 am »
Cara, é muito legal. Aqui em Floripa quando avistamos o morro da Praia Mole e no Riozinho, no verão, é um enxame de parapentes cortando os ventos... na água o pessoal do kite surf e nos céus parapente ...é demais, colorido e radical!!  .clap

Me interessei em começar a praticar na Open Winds (cliente nosso) mas quando soube o valor do equipamento preferi ficar sobre duas rodas  kkkkk;

Muito legal!!!

Abs

Offline #Perez#

• Ralando as pedaleiras
  • Harley Davidson V-Rod Night Special
    • twitter:  @HernanniPerez
« Resposta #6 Online: Janeiro 18, 2010, 07:47:02 am »
Amigo... as fotos ficaram animal, desculpe atropelar seu topico, mais estou procurando pular de baraquedas... vc tem algum lugar para indicar??? Estou procurando, tem varios mas queria receber uma indicação.

valeu

então Brunholi, não sei te indicar, mas tem diversos cursos de paraquedismo em Boituva...
#PEREZ# antigo DELEGAPoços de Caldas/MG
OH, QUÃO BOM É VER OS IRMÃOS LEVANTANDO POEIRA DO CHÃO

Offline Roberto-FBI

• Ironbutt do FOL
  • Longe de tudo e de todos.
« Resposta #7 Online: Janeiro 18, 2010, 08:26:00 am »
Putz Delega, animal isso, fiz dois saltos na minha vida e nunca mais esqueci, ainda não tenho como voltar a saltar mais um dia ainda está nos meus planos. Parabens é um dos esportes que da maior sensação de liberdade.

PS Deixa brincar um pouquinho  :hihihi

:hãaaa não subo nem em escadas :hãaaa devido altura,  mas acho dahora esse esporte em santos-sp tem uns camaradas que desce na praia fico admirando em terra firme :hãaaa

boa sorte  ,10468 amigo  ,10468
Tem medo de altura e quer subir na cordilheira em novembro??  :scratch: :scratch:

Valeu
« Última modificação: Janeiro 18, 2010, 09:38:09 am por Roberto-FBI »
Obrigado Senhor por me dar a oportunidade de ser um guerreiro em quatro rodas.

Roberto FBI - Falcon Online - Brazil Rider´s

Offline Iubel - CWB

• Ironbutt do FOL
  • Morando em Goiânia...mas sempre Curitiba!!!
« Resposta #8 Online: Janeiro 18, 2010, 09:27:59 am »
Muito legal seu esporte, sou doido pra voar (trabalho a mais de 20 anos com aviação), mas ainda não achei a oportunidade certa...mas tá nos planos

Bons ventos a vc...

Abraços, Iubel  :thumleft:

"Aproveite-se o tempo, antes que faça o estrago de roubar ao corpo as forças e ao semblante a graça."

Offline Quimelli

• Ironbutt do FOL
  • Curitiba-Pr
« Resposta #9 Online: Janeiro 18, 2010, 11:20:37 am »
Bom esporte, eu sinceramente NEM A PAU!!!
paraquedismo, muito menos!
Iubel avião, pequeno, ate encaro, qto maior o avião maior a desgraça tô fora!
em algumas oportunidades voei com um cliente meu, Paes de Barros, o maluco
alem de comandante de boeng é campeao brasileiro de acrobacias.. por Deus que eu
não desci todo borrado do avião foram os piores 30 minutos da minha vida, e outras
vezes voei com ele de ultra-leve, sinceramente, achei muito tranquilo, calmo, mto bom mesmo,
qto menor o avião mais baixo ele voa hehehehe!
Esporte radical tem no mínimo 2 rodas e anda no asfalto pra mim...
Boa sorte a vc´s!
quando leio "minha turma, meu grupo!"
imagino noooooossa possessiva ela heim!

Offline CAÊ

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
    • Mercadão Fácil
« Resposta #10 Online: Maio 05, 2010, 08:39:20 am »
Estas foram em Caraguatatuba - SP

Não tenho coragem de ficar pendurado naquele monte de linha calada1

Offline Geraldinho.

• Ironbutt do FOL
  • DEUS, livre nossa FOLmília de todo perigos! Amém!
« Resposta #11 Online: Maio 05, 2010, 09:14:22 am »
Olá Perez, legal esse esporte, quando passamos por Iquique no Chile, subimos de moto até à rampa de paraglider e coincidentemente encontramos 03 brasileiros daqui da região (Araxá-MG). Coversamos com eles e eles disseram que o esporte é seguro, é legal e que qualquer um pode fazer, lhe pergunto:

É verdade?

É fácil?

Qual o grau de risco?

Um abraço.
Geraldinho.
"Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém"

http://gerareisgmr8.blogspot.com.br/
MOTO GRUPO NAJA (Pepi e Jana, eternos FOLmigos!...)

Offline E r i c

• Ironbutt do FOL
  • Águas Claras - DF
« Resposta #12 Online: Maio 05, 2010, 10:39:57 am »
Tenho um colega aqui de Brasilia que participa, o pessoal chama ele de Bob, o cara voa desde 1997, é bastante experiente já, direto me chama para fazer um voo duplo e eu sempre nego, tenho cagaço de altura  :hihihi

(2009-????) H6 09/09 (preta)
(2008-2009) CB 500 02/02 (preta)
(2006-2008) Fazer 250 06/07 (preta)

Offline Loureiro

• Ironbutt do FOL
  • Ribeirão Preto - SP
« Resposta #13 Online: Maio 05, 2010, 11:36:34 am »
Estas foram em Caraguatatuba - SP

Não tenho coragem de ficar pendurado naquele monte de linha calada1

Caê, já subi de Falcon ai tambem... muito show essa serrinha... quando subi, pularam 2 de asa delta e 1 de paraglider...

Offline Magnodf

• Ironbutt do FOL
  • Brasília -DF
« Resposta #14 Online: Maio 05, 2010, 11:52:31 am »
           Eu faria!!!!!! Deve ser bom demais!!!!    Perez poe mais informações pra gente, tipo tem q fazer algum curso? to custa o equipamento?
CB 500 X

24 anos de moto...
Há 12 anos andando todos os dias...
Tombos=0
Adepto e incentivador da campanha " Desacelera!!!!"