Autor Tópico: TEORIA DOS DIODOS - RETIFICADORES  (Lida 17472 vezes)

Offline Bacanex

• Ironbutt do FOL
  • Joao Pessoa - PB
TEORIA DOS DIODOS - RETIFICADORES
« Online: Setembro 18, 2009, 03:03:21 pm »
Coloquei na net um material sobre diodos extraido do livro Eletronica I, do Albert Malvino. Esse livro eh o mais adotado quando se trata de ensino de eletronica. Eu selecionei somente a parte que realemente interessa.
Quem quiser saber como funcionam os retificadores, com tudo fundamentado, e quem sabe ate mesmo fabricar o seu proprio tem de saber sobre diodos.

Segue o link:

http://www.4shared.com/file/133747888/c1ba546e/Eletronica_I_-_Albert_Malvino_-_DIODOS.html

Espero que seja util e que todos possam tirar proveito.
Um grande abraco a todos.

Dinheiro não é problema. O meu problema é a falta dele.

Se fosse pra ficar parado eu tinha nascido uma árvore.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Ex NX4 Falcon 2002 Grafite
Shineray 50cc
Yamaha TE250

Offline ROGERIO DE OLIVEIRA

• Esquentando
  • **
  • ôpa! bão?
Re: TEORIA DOS DIODOS - RETIFICADORES
« Resposta #1 Online: Fevereiro 05, 2010, 03:50:26 am »
Valeu Bacanex!
Vi vários tópicos muito bons aqui.

Eu até entendo um pouco de retificadores (diodos), mas sabe se tem jeito de testar o retificador da Falcon só com um multímetro? Na verdade a minha dúvida é: lá dentro tem é uma ponte retificadora de diodos e nada mais?

Obrigado!
Roger - BH

Offline Arnilton

• Ironbutt do FOL
  • Arniltom Mossoró-RN
    • Arniltom
« Resposta #2 Online: Fevereiro 05, 2010, 04:52:39 am »
Valeu Bacanex!

Eu até entendo um pouco de retificadores (diodos), mas sabe se tem jeito de testar o retificador da Falcon só com um multímetro? Na verdade a minha dúvida é: lá dentro tem é uma ponte retificadora de diodos e nada mais?

Obrigado!
Creio que tenha mais componentes alem dos diodos mesmo pq a Tensão recebida pelo retificador e regulador é de 32V ( mais ou menos ) e tem qu sair com +ou- 13V.
Arniltom
www.xt660.com.br
IRON BUTT  2500 km em 36h.

Offline Bacanex

• Ironbutt do FOL
  • Joao Pessoa - PB
« Resposta #3 Online: Fevereiro 05, 2010, 05:12:01 am »
Valeu Bacanex!

Obrigado!
Creio que tenha mais componentes alem dos diodos mesmo pq a Tensão recebida pelo retificador e regulador é de 32V ( mais ou menos ) e tem qu sair com +ou- 13V.

Tem sim. Na verdades os diodos sao pra retificar, ou seja, transformar de tensao alternada para continua. Para regular a tensao deve ter outros componentes.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Shineray 50cc
Yamaha TE250

• Esquentando
  • **
  • ôpa! bão?
« Resposta #4 Online: Fevereiro 05, 2010, 05:18:52 am »
É, eu imaginei mesmo... deve ter uma resistência também. Pode deixar que se eu tiver que comprar outro, vou rachar o velho e ver como é por dentro, e quem sabe até dar uma recondicionada Mac-gambiarra.

É o seguinte, minha moto não funciona se eu desconectar os fios que vem do estator. Aí não consigo medir a tensão que vem dela. Só consigo com a moto ligada. Quando os três fios do estator estão ligados, a tensão entre eles está em torno dos 5,0V (só cinco mesmo). Se eu desconectar um deles (a moto continua funcionando), a tensão entre o desconectado e qualquer outro sobe para 15,0V. Imagino que a tensão está dando baixa porque o retificador está consumindo... (estou certo?).

Outra coisa, as resistências das bobinas parecem estar certas, em torno de 0,5 ohm, um pouco mais (0,7 ohm) com o motor quente...

Alguma dica? Tô achando que é o retificador mesmo, mas queria uma forma de testá-lo completamente desconectado...

Valeu!
Roger - BH

Offline Bacanex

• Ironbutt do FOL
  • Joao Pessoa - PB
« Resposta #5 Online: Fevereiro 05, 2010, 08:51:11 am »
Bom, aí seria melhor vc comentar o problema no topico sobre retificadores, pois comentando aqui nao creio que muita gente vai ver ou falar algo.

Ex XLR 125 ES
Ex Bros 150 ESD
Shineray 50cc
Yamaha TE250

• Esquentando
  • **
  • ôpa! bão?
« Resposta #6 Online: Fevereiro 05, 2010, 09:14:33 am »
Valeu, Bacanex...
faz muito tempo que não venho ao FOL e aí fiquei perdido... agora é que achei a sessão de mecânica.

No final das contas consegui recarregar a bateria e liguei a moto sem o retificador e conferi a bobina (estator) que está OK. Então descobri que o problema é mesmo o retificador.

Valeu!
Roger - BH

Offline .:Denisson:.

• Enrolando o cabo
  • Porto Velho - RO de RONDONIA :-)
Re:TEORIA DOS DIODOS - RETIFICADORES
« Resposta #7 Online: Fevereiro 24, 2015, 06:33:49 am »
Revivendo o Tópico...algué já conseguiu remover a resina do retificador? alguem sabe como chegar no circuito sem usar uma talhadeira, rs...?

Denisson Paglia - Porto Velho - RO Falcon SM 2001 prata personalizada

Offline malaguti

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #8 Online: Fevereiro 25, 2015, 05:20:58 am »
Revivendo o Tópico...algué já conseguiu remover a resina do retificador? alguem sabe como chegar no circuito sem usar uma talhadeira, rs...?
Denisson.
Você não está precisando de uma dica... Está precisando de um milagre!!! hahahahahaha i.aia; i.aia; i.aia;
Talvez o Valter Chiaratto posa te responder, afinal ele é quem recicla os retificadores estragados...
Ats.
Fábio Malaguti.

Offline .:Denisson:.

• Enrolando o cabo
  • Porto Velho - RO de RONDONIA :-)
« Resposta #9 Online: Fevereiro 26, 2015, 12:35:11 am »
até mandei email pra ele mas acho q ele num quis responder, rs.....mesmo eu comprando um retificador com ele, só queria abrir pra ver como é por dentro pois não entendo de eletrônica mesmo pra arrumar...kkkkk
-------------------------
Boa tarde,

Tenho apenas uma dúvida apesar de não ser nada a ver com seu produto e sim com relação ao material que envolve a placa do circuito do retificador, tenho um retificador queimado aqui e gostaria de "abrir" pra ver por curiosidade mesmo tem algum procedimento pra amolocer aquela resina dura q prende o circuito ao dissipador de calor?

Abraços e desculpe o incomodo.

Atenicosamente

Denisson Paglia.

Denisson Paglia - Porto Velho - RO Falcon SM 2001 prata personalizada

Offline malaguti

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #10 Online: Fevereiro 26, 2015, 02:25:24 am »
Tenho apenas uma dúvida apesar de não ser nada a ver com seu produto e sim com relação ao material que envolve a placa do circuito do retificador, tenho um retificador queimado aqui e gostaria de "abrir" pra ver por curiosidade mesmo tem algum procedimento pra amolocer aquela resina dura q prende o circuito ao dissipador de calor?
Resina? Depois que catalisa, ela endurece, e não tem quem amoleça ela outra vez, e, se tivesse, "amolecia" o resto junto... Calor tem o mesmo efeito...
Ats.
Fábio Malaguti.