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DOWNLOADS => Tutoriais Faça Você Mesmo => Tópico iniciado por: Konishi em Abril 27, 2008, 12:57:47 am

Título: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Abril 27, 2008, 12:57:47 am


Pastilhas de Freio Tutorial

As pastilhas de freios possuem em geral, uma ranhura indicando o limite final de sua vida útil.

Após isso, existe a possibilidade de danos permanentes ao disco do freio que irá começar a riscar e se desgastar irregularmente,  sem falar da perda de eficiencia nas frenagens.

Outro indicador do desgaste das pastilhas é o nivel do fluido dos freios. Chegou no limite minimo, a pastilha já era,,, tem de trocar !

O fluido hidraulico ( DOT 4) é um liquido muito corrosivo a tintas e borrachas e com o tempo ele muda a coloraçao e necessita tambem de ser mudado.

Quanto a isso existe uma polemica, visto o fluido com a cor alterada ( indicador) ainda continuar a desempenhar o seu papel.


O tipo e os preços das pastilhas de freios variam muito, sendo que no topico do FOL sobre freios tem muitas dicas sobre alternativos e preços, tipos de pastilhas, etc...

Vamos entao ao tutorial da troca das pastilhas e do fluido de freio da Falcon:


Substituiçao das pastilhas do Freio traseiro

1- Pressione completamente os pistoes do caliper a fim de permitir a instalaçao das novas pastilhas.

Cheque o nivel do reservatorio de fluido de freio, pois pode fazer com que o nivel suba.
Substitua as pastilhas sempre aos pares para uniforme pressao nas frenagens.

2- Solte os pinos da pastilha

3- Remova o pino da pastilha

4- Remova as pastilhas de freio

5- Com as pastilhas usadas traseiras fora da moto, remova os calços de aço ( uma lata que fica atras de cada pastilha que vc removeu da roda traseira)

6- Insltale os calços de aço ( latinhas) nas novas pastilhas traseiras ( a dianteira nao tem)
Instale de baixo para cima as novas pastilhas no freio, juntamente com as molas. Insira o pino de volta, aperte suavemente.

7- pegue o bujao ( parafuso pequeno que trava o pino) com um torque pequeno ( 0,2kg.m), nao esqueça nao precisa apertar muito nem o pino da pastillha (torque de 1,7 kg.m) nem o bujao ( o,2kg.m). Apertou demais, dançou na proxima troca de pastilhas....

Vamos entao as fotos:

Soltando o pino do freio traseiro:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02114.jpg)
Com uma chave de fenda, afastamos as pastilhas do disco ( alavanca pressionando as pastilhas para fora)
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02115.jpg)
Após remover o pino, as pastilhas usadas saem facilmente. Na pastilha traseira temos de remover a latinha de aço para reutilizá-la na pastilha nova.
Vejam a foto comparando a pastilha velha com a nova:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02116.jpg)
A seguir, recolocamos a latinha na pastilha nova, ela tem pequenas travas de pressao:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02117.jpg)
Notem a comparaçao em perfil da pastilha velha com a nova:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02118.jpg)

A seguir, a latinha já posicionada na pastilha nova, vista do fundo:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02119.jpg)

Com as maos de baixo para cima, vamos inserindo a pastilha nova no seu encaixe do lado esquerdo do disco:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02120.jpg)

Fazemos o mesmo com a pastilha da direita, é bem simples, desde que voce tenha previamente aberto o espaço para ela ( com a chave de fenda como descrito no inicio dos procedimentos).
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02121.jpg)

Coloque o pino de volta e aperte suavemente ! Nao precisa apertar muito !
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02122.jpg)
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02123.jpg)
Depois é só colocar o bujao para lacrar ( tambem nao apertem muito !) na foto abaixo vemos o bujao na ponta da chave de fenda:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02124.jpg)
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02125.jpg)

E pronto, o conjunto de pastilhas novas pronto para rodar, sem grandes estresses , qualquer um pode fazer isso, a dica é NUNCA APERTEM DEMAIS ESSES PARAFUSOS SENAO TERAO QUE RETIFICA-LOS NA PROXIMA TROCA !

(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02126.jpg)

No freio da frente, o procedimento é bem similar, sendo que nao existe a latinha por detras da pastilha...

Vou postar a seguir a troca do fluido de freio da Falcon ( DOT 4 ) e o sangramento hidraulico para trocar o fluido e/ou remoçao de bolhas de ar ( que emborracham o freio ).

Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Leandro 'Fofão' em Abril 27, 2008, 01:05:25 am
 .clap .clap .clap .clap .clap .clap .clap .clap .clap

 :cheers:
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Dega em Abril 27, 2008, 01:34:51 am
Esse tutorial me lembrou que devo checar as minhas pastilhas  :oops:

Da trazeira eu troquei a bons 10kkm e as da frente não efetuei troca... mas bom saber que dá pra fazer em casa...

Esses tutoriais tem sido de grande utilidade Konishi, valeu!  :cheers:
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Igor S. em Abril 27, 2008, 02:03:39 am
 .clap .clap .clap .clap .clap

Vlw Mestre Konishi  ,10468

Abraços e parabens pelo tutorial  :thumleft: :thumleft: :thumleft: :thumleft:
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: luis em Abril 27, 2008, 02:26:36 am
muito bem explicado ..parabens .clap .clap
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Abril 27, 2008, 02:30:34 am
Parte 2- Troca do fluido de freio com sangramento hidraulico do Burrinho ( ui):

NOTA: O fluido de freios é cancerigeno, irritante a pele e altamente corrosivo, acaba com qualquer pintura ! Felizmente é soluvel em agua, usem luvas se possivel, caso entre em contato com a pele é só lavar bem com agua, imediatamente. O mesmo vale para respingos acidentais nas partes plastica e pintura da moto.

Bom, mas é extremamente facil de trocar o fluido de freio se nao esgotarmos tudo de uma vez para nao entrar ar no sistema hidraulico... Basta arrumar um metro de mangueira transparente que encaixe no tubinho de sangria do freio, mais uma seringa plastica grande com uma mangueirinha de uns 20 a 30 cm acoplada a sua ponta para injetar o fluido no reservatorio de fluido de freio. E uns paninhos e um monte de jornal para forrar por toda a volta do sistema e proteger a pintura, plasticos e o chao tambem dos respingos...

Esse tutorial foi feito na Motoney de Araraquara, com a ajuda do Djalma, grande mecanico ( bom pelo menos em peso e altura , haha).

No manual de manutençao da Falcon tem todos os detalhes com a utilizaçao de uma bomba propria para trocar o fluido, nós fomos de seringuinha mesmo, e olha, nao respingou nadinha de nada...

Vamos entao as fotos:

Apos a remoçao da carenagem traseira direita da Falcon ( nao se esqueçam de por graxa nas presilhas plasticas na hora da remontagem dessa carenagem), abrimos a tampa do reservatorio do fluido do freio traseiro e colocamos a mangueirinha da seringa plastica e aspiramos o fluido velho. Em seguida, enchemos imediatamente o reservatorio com fluido novo:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02127.jpg)
Notem o detalhe do paninho , haha, da proxima vez que for a uma oficina, levem panos novos... muito cuidado, o fluido de freio é Phoda !
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02128.jpg)

A proteçao do sistema de drenagem do freio ( tampinha) foi aberta, coloca-se uma chave para ficar lé como um registro de abre/fecha ( torneirinha) e a mangueira flexivel transparente foi encaixada no tubinho dessa "Torneirinha" para drenagem. Abaixo o recipiente de coleta do fluido usado a ser posteriormente descartado num posto de gasolina:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02129.jpg)

A operaçao de sangria hidraulica é simples, vai-se colocando fluido novo em cima do velho e drenando embaixo o velho, até que pela cor do fluido escoando pela mangueirinha transparente  de drenagem passe de amarelo para vermelho claro... ( no caso do fluido de freios vargas DOT 4). Portanto é uma troca gradual do velho pelo novo, assim nao injetamos ar no sistema hidraulico.....

Inicia-se o procedimento entao (sempre com o reservatorio aberto e cheio de fluido), atraves do acionamento da alavanca dofreio bem forte com as maos ou com os pés.

Pressiona o freio ( alavanca), segura, pressiona segura, pressinoa pela terceira vez....

Aí, mantendo a alavanca de freio pressionada, abre-se a torneirnha de drenagem ( vira a chave para baixo). Você vai imediatamente sentir a pressao da alavanca sumir e vai ver o fluido escoando pela mangueira flexivel . Esta deve ser posicionada de forma a fazer um pequeno loop para cima de forma a nao permitir que o ar suba para o freio enquanto drena...

detalhe da chave temporariamente fixa no parafuso de drenagem. Chave para cima fecha, para baixo abre, vira uma torneirinha...
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02131.jpg)
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02132.jpg)

repetindo, com o freio apertado manualmente, no caso, abra a torneirinha e vera o fluido sob a pressao da alavanca do freio acionada começar a sair. Quando ver que esta voltando o ar pela mangueira, feche a torneirnha girando a chave para cima .

É uma operaçáo sincronizada, fecha torneira, pressiona a alavanca de freio duas vezes e segura pressionando, abre a torneira e drena, fecha a torneira, pressiona a alavanca de ferio novamente, etc...

Pensem na alavanca de freio como uma bomba de encher pneus, ela vai empurrar o fluido para baixo. Tem de dar umas bombadas no tempo certo, haha...  e aliviar a pressao para os fluidos sairem , hehe...

Vai repetindo, poe fluido novo no reservatorio aberto, pressiona alavanca, abre torneirnha:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02133.jpg)
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02134.jpg)
vejam a cor do fluido velho:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02135.jpg)
Injeta nao deixando faltar fluido no reservatorio acima...:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02136.jpg)
Aos poucos a cor vai mudando, servindo como indicador da troca:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02137.jpg)

Se entrar ou houver ar no sistema, aparecerao bolhas de ar na mangueira, tem de bombar bastante o freio e fazer com que esse ar saia para fora do sistema hidraulico, senao o freio ficara borrachudo, fraquinho...
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02138.jpg)
Certificando-se que nao há mais bolhas de ar no sistema, completa-se o nivel do fluido DOT4 ( pode usar o DOT 5, superior, mas muiiiito mais caro), tampa-se o reservatorio e pronto !

No freio dianteiro, forre bem com varias camadas de jornal ( na foto o Djalma) para proteger o tanque:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02160.jpg)
Com uma chave Phillips abra a tampa do reservatorio de fluido a esquerda no guidao:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02161.jpg)
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02162.jpg)
Foto do Djalma e do Elton:
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02163.jpg)
remova a tampa  brancao e separe o diafragma preto para lavar ( remover excessos de fluido para nao melar tudo depois....
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02164.jpg)
Lava com agua mesmo. Jamais use solvente que o diafragma preto se expande e nao se adapatara mais direito na remontagem.
(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02166.jpg)
Depois seque com ar e reserve.

Os demais procedimentos de drenagem sao similares ao descrito para o freio traseiro. É interessante e até gostoso dar umas bombadinhas para aliviar a pressao, haha...

Uma vez constatado que o fluido velho foi substituido pelo novo ( indicador de cor), é só fechar a torneirnha, remover a chave , recolocar a tampinha preta embaixo no freio, e tampar o reservatorio em cima. O nivel do fluido na caixa preta ( freio da frente) deve ficar na linha superior.

Ufa, desculpem o longo texto...

Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: luis em Abril 27, 2008, 03:12:52 am
muito legalll vou fazer na minha valeu  .clap .clap .clap
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Ricardo Lopes em Abril 27, 2008, 03:36:42 am
A propósito, sem eu perceber, comprei minha Falcon com o disco da frente "comido", com vários sulcos. A frenagem estsva horrivel,mas eu não conhecia o freio em bom estado. Resultado: tive que trocar o disco da frente por apenas 220 reais (fora a mão de obra) e as pastilhas hum.,. Agora sim o freio está como uma navalha. NÃO DEIXEM DE VERIFICAR SEMPRE AS PASTILHAS.
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Osmar em Abril 27, 2008, 10:02:06 am
Muito bom esse tutorial.

Somente pra complementar, quando for fazer somente a substituição das pastilhas antes de sair com a moto acione os freios algumas vezes para acomodar as pastilhas.

Para assentar melhor as pastilhas inicialmente acione o freio em baixa velocidade por algumas vezes até sentir firmeza nos freios (faça isso em lugar seguro um estacionamento vazio por exemplo).

Importante: A pastilha nova somente alcançará a capacidade total de frenagem depois de alguns km rodados até o seu completo assentamento  :thumleft:

Grande abraço!
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Harlles Bruno em Junho 21, 2008, 01:25:15 pm
Olá, acabei de descobrir o FOL de tanto pesquisar sobre como trocar as pastilhas traseiras da Falcon. Dei de cara com esse tutorial, fantástico. Mas tive problemas não previstos no tuto...
Cheguei até a parte do parafuso que prende das pastilhas... mas o pistão parece estar travado na posição que encontrei, ele não volta, já forcei bastante mas ele não volta.. sendo assim não tem como eu encaixar as pastilhas novas, pois nem vão entrar no espaço que tem. No seu tutorial pareceu bem fácil. Será que vou ter que sangrar todo o sistema pra despressurizar e voltar o pistão à estaca zero?
Eu tava programando pra levar na Honda, eles tava cobrando 25 reais só pra fazer a troca, até que achei o tuto, bem fácil, mas esbarrei nesse detalhe básico.  :scratch:
OBS.: Tive problemas com akele parafuso "bujão" o ex-dono da minha moto deve ter apertado demais, só consegui "acordar" o bendito com umas pancadas que dei com uma talhadeira e um martelo, deu uma arregaçada no bicho, mas não tinha nada que soltava ele, nem na base do WD-40. Depois achei que seria fácil, mas agora esbarrei nessa.
Alguem pode me ajudar? Senão vou ter que deixar esse trocado lá na Honda... obrigado!
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: FBISP em Julho 22, 2008, 02:50:05 am
Putz, e muito facil trocar, mais para o pessoal de são paulo capital que não quizer trocar em casa, recomendo uma oficina onde troquei da minha moto, e uma oficina nova na rua conselheiro Nebias Nº 505A Chama se Fast moto center, Preço que paguei, pastilhas cobrequ, trazeiras 18,00 dianteiras 16,00 taxa de colocação 5,00 cada, o serviço foi feito na Hora e rapidinho, a oficina e a mais limpinha de toda a região central, o telefone la e 3333-2829, eu gostei, não sei se vai continuar assim quando tiverem mais clientes, mais por agora e a melhor que achei perto da general osorio.

Valeu
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Fevereiro 03, 2009, 03:32:29 pm
O companheiro Eleaga estava perguntando como fazer para melhorar o freio da frente , o qual apos trocar as pastilhas ficou fraco.

Provavelmente foi por ter entrado ar no sistema. Ë preciso sangrar o burrinho para o ar sair, usando ou uma valvula de sangria ou uma mangueirinha transparente como aqui .

Este tutorial estava perdido no meio da muiltitude de topicos do FOL , vixe, quanta coisa tem nesse nosso forum...

Aí, Eleaga, tente sangrar como recomendado neste topico, se nao resolver, passe uma mensagem para nós.

abracos do Konishi
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Maio 07, 2009, 07:47:36 am
Este é um metodo tirado das instrucoes de como sangrar o freio hidraulico das bicicletas shimano. A Shimano recomenda adaptar uma mangueira plastica transparente ao burrinho do freio, e entao prender a outra extremidade da mangueira plastica a uma bolsa hospitalar utilizada em transfusao de sangue.

Essa bolsa plastica é presa acima no guidao da moto.  Entao, quando voce abre o burrinho para drenar o fluido hidraulico e comecar a bombear o pedal ou a alavanca do freio, as bolhas que estiverem presentes no interior dos flexiveis hidraulicos irao subir para a bolsa.  Se alguma coisa for sugada de volta ao burrinho, será somente fluido de freio ( nao o ar).

(http://www.xrv.org.uk/photopost/data/500/medium/IMG_0854.jpg)

Fonte:  www.xrv.org.uk

Geralmente as bolhas de ar no sistema de freios hidraulicos das motos sao removidas atraves do bombeamento das alavancas de freio, abrindo e fechando o burrinho do sangramento hidraulico, Isso é contra a lei da gravidade, pois as bolhas tendem a subir e nao a descer. essas tecnicas reversas fazem com que o ar dentro dos flexiveis suba para o reservatorio acima, que tem de estar sem a tampa, trajeto mais logico para eliminar bolhas de ar no sistema.

Muitas vezes, a gente bombeia e as bolhas de ar ficam no meio do sistema e nao saem pela tecnica de sangramento tradicional de cima para baixo...

O video do youtube abaixo, mostra outra tecnica de sangrar o sistema hidraulico dos freios, atraves de um bombeador de oleo portatil (pode ser uma bomba manual de jardinagem) de forma que voce teria que bombear o fluido ao contrario, isto é , de baixo para cima atraves do burrinho ( com o reservatorio superior aberto para sairem as bolhas de ar no sistema.).

http://www.youtube.com/watch?v=wdf--suwqw0 (http://www.youtube.com/watch?v=wdf--suwqw0)

Outro video similar mostrando como tirar o ar do sistema hidraulico de freios:
Neste video, o autor usa uma especie de bomba manual para injetar fluidos da mesma forma, ou seja, injetar o fluido hidraulico ao contrario tambem, de baixo para cima.
http://www.youtube.com/watch?v=L0oUejw5Edc (http://www.youtube.com/watch?v=L0oUejw5Edc)

Entao, voce agora pode esgotar totalmente o sistema de fluido hidraulico e comecar a preenche-lo de baixo para cima, e verá as bolhas de ar sairem atraves do reservatorio do fluido de freio, basta ter uma dessas bombinhas portateis de oleo contendo fluido hidraulico novo, é claro !
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: alexorange em Maio 14, 2009, 10:37:40 am
Konishi, usei seu tutorial para trocar as pastilhas de minha Falcon mas no meu caso surgiu um problema. O pistão do freio travou e nao voltava ao "normal" para eu poder colocar as novas pastilhas que são mais grossas. Tivemos que desmontar a pinça, sangrar o fluído e verifiquei que dentro do pistão do freio havia deposito de uma espécie de borra que estava impedindo o freio de funcionar normal. Limpamos com WD 40, montamos novamente o pistão na pinça, colocamos fluído novo e o freio esta zero bala. Fica ai a dica...se tiverem tempo, deem uma limpada em todo o sistema antes, para depois montar as pastilhas novas.  ,10468

abraxx
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: ADRIANORX em Maio 31, 2009, 08:22:13 am
 CARO Konishi


PARA TROCAR AS PASTILHAS DA RODA FRENTE É O MESMO PROCESSO?

ADRIANO
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Maio 31, 2009, 08:43:45 am
Sim Adriano. É o mesmo principio.
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: ADRIANORX em Junho 07, 2009, 01:18:54 am
OK, vou tirar as pastilhas da frente e dar uma lixada pois estão assobiando quando freio.
Abraço Adriano
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Marcelo Russo em Julho 19, 2009, 03:02:59 am
Uma observação importante:
  qdo trocamos as pastilhas e o fluido de freio podemos observar que alem de estar no nivel certo,observamos tb que a cor esta viva,ou seja fluido novo. Prestem bastante atenção
nunca completem o fluido de freio pois qdo o nivel de fluido baixa é sinal de que esta na hora de trocar a pastilhas,no entanto que qdo o nivel esta baixo e vc troca as pastilhas sem a necessidade de trocar o fluido ele volta ao nivel normal, ou seja, se o fluido estiver baixo e vc completa-lo, qdo for fazer a substituição das pastilhas vc pode danificar todo o sistema de freio e alem disso podem ter certeza de que o freio ñ ficará bom...
espero q seja util a vcs. abraços :D
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Gil Rizzi em Setembro 24, 2009, 01:11:00 pm
 .clap .clap .clap Troquei hoje o fuido dos dois freios...... ficou um expetaculo !!!!!!!!!!!! O frei estava meio borrachudo e o manete de freio dianteiro estava como se tivesse pequenos "degrais", ficou otimo.... só tomem cuidado pois esgotei completamente o sistema para por o oleo novo, no de traz foi muito bem mas no da frente apanhei um monte para fazer o oleo novo entrar no sistema, ou seja não deixem entrar ar no sistema.... ponham a mangueirinha no bico e a medida que o reservatorio va se esvaziando (quase no final)  vc vai completando com o novo até sair la em baixo o novo.

A mangueira comprei em loja de aquario 1 dinheiro o metro e é só dar uma "alargadinha" na ponta para encaixar no bico da pinça.

abraços for all
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: travália em Outubro 05, 2009, 05:10:28 am
Segui o passo a passo do tutorial e troquei o óleo de minha moto 2007 q comprei recentemente e q já venho  fazendo uma manutenção preventiva, e deu tudo certo sem qualquer alteração.
Valeu pelo tutorial....  muito bom  ,10468
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Guigo em Dezembro 08, 2009, 08:08:53 am
Quanto mais ou menos irei gastar para trocar o fluido da frente e de traz? Estou meio desatualizado quanto aos preços.  calada1
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Dezembro 08, 2009, 08:56:09 am
hehe, Guigo, existe uma ferramenta de busca chamada de Google. Lá tem preços que variam de 8,50 a 50 reais.

Brincadeiras à parte, o fluido é DOT 4 e custa em media 14 reais  500ml, dá e sobra. A sobra voce deve dar para alguem proque estraga rapidinho ( higroscopico).

Tem da Bosh, AC Delco, Repsol ,( sintetico  e o mais barato), Vargas, Motul, etc, etc...

Tem ainda a opçao do DOT 5 , de menor durabilidade mas de maior eficiencia. Beeem mais caro.

Abraços do Konishi e  seja bem vindo ao FOL.

Experimente digitar no Google as palavras chaves:  Fluido de freios DOT 4, hehe...

Conheça o fluído de freio
Biagio Ferrari

Muito se ouve sobre os fluidos de freio, norma DOT, mas pouca gente sabe que além de ter um padrão determinado pela temperatura, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente.

A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio é um produto perecível e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura

TAMPONAMENTO - Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e a motocicleta não para.

DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). Grau determinado para o ponto de ebulição:

DOT 3 Acima de 205 ºC
DOT 4 Acima de 230 ºC
DOT 5 Acima de 260 ºC

Como é possível observar, o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 é bem abaixo do ponto de ebulição do fluido de freio DOT 4, e chegamos a conclusão que quando recomendado pelo Manual do Proprietário o uso de fluido DOT 4, nunca devemos substituir por um DOT 3, o que ocasionará uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiro se for o caso.

IMPORTANTE

•Nunca reaproveite o fluido de freio;

•Nunca misture o fluido de freio com características diferentes – Ex: DOT, fabricante ;

•A entrada de contaminantes no reservatório do fluido prejudica a capacidade de frenagem;

•Peças pintadas, peças plásticas ou borrachas podem sofrer danos irreparáveis se houver o contato com o fluido

MANUTENÇÃO - Quando o fluido atingir o nível mínimo indicado em seu reservatório recomendo que seja feita as seguintes inspeções: espessura da pastilha, espessura do disco de freio, e possíveis vazamentos no circuito. (tubulação, cilindro mestre e pinça).

Nota: A empresa TRW recomenda a troca do fluido de freio a cada 12 meses, ou toda vez que for fazer algum tipo de reparo, ou o que ocorrer primeiro. - Biagio Ferrari
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Tchelo em Dezembro 08, 2009, 09:34:07 am
Realmente Dot3 para 4 e 4 para 5 faz diferença.

troquei o fluido e pastilhas da moto e pouco depois, quando a moto esquentava, o freio traseiro colava.
quando fomos ver tinham colocado Dot4 ao invez de 5.

impressionante a diferença.

 :thumleft:
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Dezembro 08, 2009, 07:53:23 pm
Quando o freio esquenta muito ( fluido velho, hábitos) o fluido ferve e forma bolhas de ar. O freio entao nao funciona, precisa ficar bombeando...

Mangueiras dobradas, mangotes apertados, entupimentos no burrinho, sujeiras e borrachas velhas tambem causam falhas.

A maior parte das falhas no freio sao de falta de manutençao !!!!

Os flexiveis do freio possuem 10% de expansao quando novos e quando velhos chegam a expandir 30% , o que causa perda de resposta nas frenagens.

Flexiveis para freios de alto desempenho possuem uma capa de malha de aço inox que limita essa expansao e nao passa de 1% , o que diminui o curso do manete de frenagem e torna o freio mais eficiente.
(http://www.rcamoto.com.br/images/terminal.jpg)

Abaixo, um corte do flexivel comum  de borracha, contendo um caninho interior resistente ao fluido , normalmente teflon, seguido de uma fina malha de aço e externamente uma borracha mais espessa para conferir proteçao .
(http://www.carbibles.com/images/brakehose.jpg)



Os fluidos de freio DOT 4 ( cor vermelho a ambar) possuem especificacao minima de 205 graus C para ebuliçao quando sêco e podem, dependendo da marca, chegar a ter resistencia para até 220 graus C.

Sao a base de glicol aditivado.

O fluido DOT 5 tem base de silicone ( cor cristalina) e tem ponto de ebulicao minima a sêco de 260 graus C. Boas marcas chegam a 270 graus C.

Já o fluido DOT 5.1  (côr amarelo a cristalino) ébaseado em glicol mas tem as mesmas caracteristicas do DOT 5 a base de silicone, sem os inconvenientes do silicone que é caro e dificil de encontrar.

Na presença de umidade, os fluidos de freio perdem eficiencia, todos eles. Na presença de bolhas de ar, tambem ( ficam borachoides, cedem à pressao).

A cada ano, ou quando usamos em demasia os freios ( superaquecimentos) , deveriamos trocar os fluidos dos freios.

Com flexiveis de alta performance, se triplica a durabilidade dos freios, mas com o tempo, a umidade vai contaminando...

Os fluidos DOT 5 de silicone, foram feitos para veiculos militares que ficam anos parados em standby.

Nao há danos à moto em se passar do DOT 4 para o DOT 5 ou DOT 5.1. Apenas temos de cuidar para remover os residuos dos fluidos antigo antes de colocar o novo.

Nessa troca de fluidos (ui) talvez seja bom dar um flush no sistema trocando duas vezes o fluido novo no prazo de uma semana para remover residuos antigos.

Quando ficam velhos, os fluidos tambem tendem a gelificar e entupir, a silicone, menos .

Freios ABS possuem problemas com o fluido DOT 5. Pelo menos em alguns sistemas o silicone nao lubrifica bem e tende a acumular a agua em globulos, o que pode trazer consequencias desastrosas, por isso recomendam troca-lo mais vezes. A vantagem do silicone é a de nao ser corrosivo a pintura dos veiculos e de nao absorver agua. Mas a agua sempre acha um caminho , haha..

Dados mais detalhados se encontram no site:

http://www.carbibles.com/brake_bible.html

Como sempre, existem produtos melhores e piores dentro da mesma classificaçao. Cito por exemplo, o fluido de freios Millers racing brake Fluid 300 Plus.
http://www.balancemotorsport.co.uk/images/Millers%20racing%20brake%20fluid.pdf
Esse fluido de freio apresenta  ponto de ebuliçao de pelo menso 310 graus centigrados, com excepcional resistencia ao "vapour locking". É miscivel aos DOT 4 e DOT 5.1, mas nao recomendado a mistura, pois a performance pode ser reduzida.

No geral, um ano é o esperado para durar. Depois disso o que vier é lucro, pois gradualmente os fluidos irao comecar a perder a eficiencia .

Como na pratica a teoria é outra, haha, tem fluidos que duram cinco ou mais anos...

Nao há consenso na literatura, pois os mais radicais, recomendam seis meses para a troca do fluido DOT 5, outros argumentam que eles estao bons apos anos de uso...

Via de regra, de um a dois anos parece ser a media das trocas recomendadas. Para mim, vai depender do tipo de flexivel e das condicoes de uso. Se começar a sentir o freio borrachudo, está na hora de trocar, simples assim, sendo que nao recomendo ultrapassar dois anos sem substituir o fluido para evitar a formacao de depositos e de umidade.

Quanto aos flexiveis de borracha, bem estes parecem comecarem a perder eficiencia apos 4 ou 5 anos de uso, varia muito...

Mas todos os que mudaram para flexiveis de alta performance  ( mais rigidos),  relataram melhores desempenho dos freios .

Existe uma polemica sobre se flexiveis com diametro interno menores do que os originais de fabrica dariam melhor resposta .

Passo a palavra os que já experimentaram o fluido DOT 5 ou o DOT 5.1 e os flexiveis de alta performance.

Abraços do konishi
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Guigo em Dezembro 09, 2009, 12:04:20 am
Orraaa, ai que eu me refiro Konishi...
Procurar no google até da, mas o que apareceria la seria algo como:

Fluido freio NX4 - R$ 15,00 (Exemplo)

E não vem com a explicação completa e detalhada de tipos, recomendações, e mais a experiencia de quem conhece tanto de moto quanto muito "googlero" por ai  :wink:

Como eu tinha dito, comprei minha f4 a pouco tempo e estou pegando as recomendações primeiro para depois por a mao na massa. A primeira vai ser a troca da relação... O teu tutorial ja ta até impresso la só esperando chegar a relação que eu pedi pela internet  :hihihi... O oleo tambem, ja tem dois litros de yamalube me esperando la em casa só pra fazer a troca, bem como o tutorial ja impresso... Meu painel tambem tava quebradinho, dei 160 conto e mandei vim um novo que chegou ontem (Esse vou fazer um tutorial de como trocar, vai que seja util pra alguem né), agoraaaa com toda essa explicação, chega a hora de mandar vir o bendito fluido de freio, e ja imprimir o tutorial tbm  ieba...

E assim eu vou economizando um troco federal com mecanica graças a amigos como voce que fazem questão de dar essa grande ajuda...

Vlw Konishhh, devo mais uma cerveja em Vacaria  .clap
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Dezembro 09, 2009, 01:05:37 am
Valeu Guigo, quando quiseres é só perguntar. Se a gente nao souber, vamos atrás... rit50

Começe a usar o Google visitando lojas online, todos os dias vá aprendendo a digitar palavras chaves e observe os resultados.

Vais economizar uma boa grana ao saber dos preços e aonde vendem tais produtos.
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Guigo em Dezembro 09, 2009, 02:14:22 am
Valeu Guigo, quando quiseres é só perguntar. Se a gente nao souber, vamos atrás... rit50

Começe a usar o Google visitando lojas online, todos os dias vá aprendendo a digitar palavras chaves e observe os resultados.

Vais economizar uma boa grana ao saber dos preços e aonde vendem tais produtos.

Certezaa que sim... Ultimamente tenho comprado tudo pela internet,ta me economizando um bommm dinheiro, mas na maioria das vezes (100% das vezes  :tongue:) compro pelo mercado livre... Vale a pena mesmo conferir o webservice de lojas independentes, vlw a dica...

Abrazz Konishiii
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Diego Paz em Dezembro 22, 2009, 06:07:13 am
Alguém sabe me dizer porque as pastilhas "Tokico" custam 268,00 (são 4 na dianteira) e as fischer custam 35,00 pilas???

Achei uma "Carbon Lorraine" por 105,00 á vista, dizem que são similares as originais. Tem EBC por 120,00 pilas.

A fábrica da Cobreq é em Indaiatuba, acho que o Dick vai ter que mandar sedex pra mim  rit50 Tá louco, gastar quase 600 paus com originais e cento e poucos com as nacionais...

Na real tem meia vida, mas como encomendei pneus quero deixar tudo "zerado".

Abs
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Dezembro 22, 2009, 12:02:18 pm
Diego, se voce encontrar essas marcas abaixo, pode comprar que sao para supermotos. E de excelente qualidade.

http://www.ferodoracing.com/it/motorcycle/sintergrip_road.htm

http://www.ebcbrakes.com/motorcycle_brake/organic_brake_pads/index.shtml

Se essa pastilha da EBC que voce encontrou for EBC Green, pode comprar correndo !!!! ( A EBC black nao é boa).
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Diego Paz em Dezembro 23, 2009, 12:24:26 am
O Konishi, o Barah e o Fecker querem me deixar sem dinheiro para o tender de amanhã:

http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_site/produto_6611_3631_Pastilha-EBC-Brake-FA188HH-Bandit-1200-01-05

Muito caro!!!! O problema é o desgaste prematuro dos discos, se usar uma fischer ou cobreq da vida?

Senão vou de baratas, não tenho tocada muito forte não...vejo os caras comentando sobre andar na estrada e na cidade, eu passo do "normal" só quando tá livre a pista, nunca entre carros, e em dias de sol, com pneu quente já... to achando que é algo parecido com o óleo, muita marca e pouca diferença.

Valeu Sensei

Abs
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Konishi em Dezembro 23, 2009, 01:37:23 am
Diegao, o desgaste do disco depende do material das pastilhas.  Compostos contendo mais metal, causam maiores desgastes.

No caso da pastilha de marca Ferodo para a sua moto, o disco dura duas vezes mais ( desgasta 2x menos o metal dos discos em comparaçao ).
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: André BB em Dezembro 23, 2009, 02:32:32 am
Diegão,

Só toma cuidado para comprar as pastilhas corretas de acordo com a utilizada atualmente...  :wink:

Existem pastilhas orgânicas, metálicas, semi sinterizadas e sinterizadas.... se colocar uma sinterizada em um disco feito para usar metálicas... os discos vão evaporar, hauhsuahsuh  :hihihi rit50

Se precisar de algo daqui, me avisa que eu corro atrás esta semana ou no começo da semana que vem...  ,10468

Uma opinião pessoal:

No freio traseiro eu costumo usar qualquer coisa... já no dianteiro, prefiro pastilhas de desempenho melhor...  :wink:
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Diego Paz em Dezembro 23, 2009, 03:16:11 am
Eu sou um marmota, ainda não sei quais pastilhas são mais adequadas. Eu vi o pessoal usando Fischer (suzuki on line) mas na real não sei qual a indicada sem que seja uma facada!!!!

Pensei em ligar na Suzuki daqui, mas devem ser tudo marmota também, prefiro opinião de quem sabe.

Na ProverMotos (Conselheiro Nébias) eles vendem pela metade do valor. Como descubro quaç tem que usar. Help aí cêis que sabem mais...estão meia vida, mas como vem pneu novo...

Abs
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: André BB em Dezembro 23, 2009, 03:55:22 am
Diego,

Qual a marca e modelo das pastilhas originais ?  :scratch:

Vi no Suzuki Online um revendedor da EBC indicando pastilhas EBC HH (sinterizadas) para a Bandit, o que, ao meu ver, não deveria ocorrer, embora, tenha visto controvérsias sobre o desgaste causado pelas sinterizadas serem maiores ou menores....  :hein

Pelo que vi nos códigos das pastilhas "standard" (prefixo FA) estas seriam pastilhas orgânicas  :|

http://www.ebcbrakes.com.br/motos3.asp (tem um monte de links relacionados às Bandit de cc e anos diferentes  :scratch:)


Podemos ler um pouco sobre pastilhas para ficarmos um pouco mais confusos, huahsuahsuhaus  i.aia;



"Quais os Tipos de Pastilha de Freio?"

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.

Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.

(http://www.rcamoto.com.br/images/comparativo_pastilhas.gif)

Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.


fonte: www.rcamoto.com.br

Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Diego Paz em Dezembro 23, 2009, 05:40:57 am
Gostei da S Sinter, pelo que li no texto André. Mas pelo visto é mais para Off. Organicas gastam pouco o disco e são mais barata, gostei também.

Vou fuçar se acho Fischer por aqui, senão alguém me manda sedex em janeiro mesmo...ainda rodam. Se bem que o pneu eu achava que tinha bastante pra comer mas tá no osso depois de mil km (700 só de estrada de Arapongas até Floripa, asfalto fervendo!)

O que acham os mais experientes no assunto? AH! Claro, se acharem manual "on line" eu leio tudo, sem crise  kkkkk;

Valeu Dick. Chovendo na Ilha, previsão de chuva no Natal e dia 28 abre sol de novo...

Abs

Achei estas, mas não diz a decrição:

http://www.paulinhomotos.com.br/paulinhomotos/interface/product.asp?template_id=71&old_template_id=&partner_id=2&utm_source=WWW.PAULINHOMOTOS.COM.BR&departamento=PASTILHA+FISCHER&produto=PASTILHA+FISCHER+GS500E+%2F+GSF600+%2F+BANDIT1200+%2F+GSX600+FL-FV+GSXR+1100+89+A+99+TRASEIRA&dept_id=2128870&pf_id=FCH920BM

Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: duh_delagnese em Janeiro 16, 2010, 09:40:42 am
Konishi! Sou eu do Duh (Popozão) hahaha  i.aia; i.aia; i.aia;

Troquei as Pastilhas Diant. tava meia vida, ai como ia trocar uma pastilha nova ja aproveitei e fiz o sangramento Hidraulico que é o recomendado :thumleft:

Usei o DOT 4 como manda a Especificação..

Segue a Foto do Prod. no meu Mini estudio Fotografico  i.aia;

(http://lh4.ggpht.com/_yjz-jFs3zqE/S1Ihm8aeooI/AAAAAAAAAPQ/I4pN8LlVV7k/s576/DSC06910.jpg)

Este DOT 4 paguei 12,50 de 500 ml, tinha um outro de 200ml por 7,50 este preço foi na Trevelub, aqui em Americana SP.

Eles trabalham com muitos Lubrificantes e Fluidos em Geral > Segue o Site http://www.trevilub.com.br/

Enfim Troquei a pastilha e o Fluido Dianteiro, mas como a moto ja esta com 12 Mil resolvi verificar o Fluido traseiro, vi que estava bem sujo e escuro então limpei a pastilhas e troquei o Fluido traseiro também..

Sujeira do Reservatório de Fluido Tras.

(http://lh3.ggpht.com/_yjz-jFs3zqE/S1IhnBMI03I/AAAAAAAAAPU/RgmCGzVsFRU/DSC06990.jpg)

(http://lh6.ggpht.com/_yjz-jFs3zqE/S1IhnVmyK1I/AAAAAAAAAPY/H-nAY9S0kHU/DSC06992.jpg)

Mas é isso deu tudo Certo! Agora só botar pra Rodar! Vlw pelo Tutorial Konishi!  .clap

Grande Abraço! Inteh Mais!
Título: Re: Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: julio_ame em Abril 25, 2010, 02:24:17 pm
Boa noite galera...

Troquei essa semana as minhas pastilhas... coloquei cobreq, que julgo ser uma excelente marca, mais o freio ficou assoviando e parece estar um pouco borrachudo... próximo final de semana vou fazer o sangramento... vou aproveitar tirar as pastilhas e quebrar os cantos para ver se resolve...

Duh_delagnese, tb sou de Americana, muito bom saber que tem gente daqui no FOL...

Abraços
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: da rocha em Julho 02, 2011, 05:59:18 am
 ,10468Pessoal troquei o fluido de freio da minha motoca,ficou muito bom o freio,para o pessoal que tem duvida quando freio baixo ou ruim tá uma dica trocar pastilha e fluido fica muito bom o freio!
  Um abraço!
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: alanaraki em Agosto 09, 2011, 03:08:22 am
bom meus amigos do fol, eu estou achando que meu mecânico está de muquiranagem comigo, pois ele sempre troca minhas pastilhas, quando levou para revisão antes de viagem.
bom gostaria de saber um pequeno detalhe, há como verificar se a pastilha ainda está boa sem ter que retira-la?

Obrigado.
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Resmungão em Agosto 09, 2011, 04:16:15 am
bom meus amigos do fol, eu estou achando que meu mecânico está de muquiranagem comigo, pois ele sempre troca minhas pastilhas, quando levou para revisão antes de viagem.
bom gostaria de saber um pequeno detalhe, há como verificar se a pastilha ainda está boa sem ter que retira-la?

Obrigado.

Alanaraki, é muito fácil. Compare as duas fotos postadas. Dá prá ver claramente que a pastilha tá no final na primeira foto (à direita da ponta da chave de fenda) :thumleft:


(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02115.jpg)

(http://i154.photobucket.com/albums/s268/betokonishi/pacelight/DSC02123.jpg)

Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: alanaraki em Agosto 09, 2011, 04:40:46 am
Alanaraki, é muito fácil. Compare as duas fotos postadas. Dá prá ver claramente que a pastilha tá no final na primeira foto (à direita da ponta da chave de fenda) :thumleft:

oorra, verdade. Acho que a minha ta bem gasta já.
Uma outra pergunta, se poder me responder. De quanto em quanto tempo tenho que fazer a troca das pastilhas?
porque há uns dias atras a moto estava arranhando ao frear, só que parou faz algum tempo. Tudo bem a frenagem já não é igual à quando é nova as pastilhas, mas freia e sem o barulho de arranhado.
Este barulho é por ser nova? ou por desgaste já mesmo?


[MODIFICAÇÃO ADICIONAL: Nesta foto que ele esta afrouxando o parafuso que segura as pastilhas, ele esta com uma chave ALLEN, já o meu parafuso não é ALLEN, mas sim parecida com a entrada de chave de FENDA com um furo no meio.
E falar a verdade está muito duro para retirar, na verdade nem sei se há a possibilidade de tirar aquele parafuso pelo que parece.
Já lasquei lubrificante e nada. Parei até de mexer porque começou a comer a cabeça do "parafuso" (se for um parafuso) ! -.-"
Agradecido.
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Resmungão em Agosto 09, 2011, 04:49:17 am
oorra, verdade. Acho que a minha ta bem gasta já.
Uma outra pergunta, se poder me responder. De quanto em quanto tempo tenho que fazer a troca das pastilhas?
porque há uns dias atras a moto estava arranhando ao frear, só que parou faz algum tempo. Tudo bem a frenagem já não é igual à quando é nova as pastilhas, mas freia e sem o barulho de arranhado.
Este barulho é por ser nova? ou por desgaste já mesmo?

Agradecido.

Pastilha é um negócio que não dá prá dizer que troca de tanto em tanto tempo ou Km. Tudo depende da tua tocada e se anda mais na cidade ou estrada. É só olhando ela mesmo. Barulho nem sempre é sinal de desgaste.
Nunca deixe a pastilha chegar no osso, senão danifica o disco. Tem pastilhas muito boas (eu uso a fischer) e muito mais baratas (+- 1/4 do preço)  que as originais na concessionária.

 ,10468
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: alanaraki em Agosto 09, 2011, 04:53:12 am
Pastilha é um negócio que não dá prá dizer que troca de tanto em tanto tempo ou Km. Tudo depende da tua tocada e se anda mais na cidade ou estrada. É só olhando ela mesmo. Barulho nem sempre é sinal de desgaste.
Nunca deixe a pastilha chegar no osso, senão danifica o disco. Tem pastilhas muito boas (eu uso a fischer) e muito mais baratas (+- 1/4 do preço)  que as originais na concessionária.

 ,10468

beleza, vou verificar ela direitinho. Falar a real tenho 2 pares da fischer em casa guardada, porque eu só levava para fazer o serviço, mas agora com esse tutorial aqui vou começar eu mesmo a fazer as trocas.
Parabéns a todos os membros do fórum, por estarem sempre um ajudando o outro a solucionar dúvidas, problemas e diversas outras coisas.
E obrigado Resmungão! ;)
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: André BB em Agosto 09, 2011, 06:11:43 am
[MODIFICAÇÃO ADICIONAL: Nesta foto que ele esta afrouxando o parafuso que segura as pastilhas, ele esta com uma chave ALLEN, já o meu parafuso não é ALLEN, mas sim parecida com a entrada de chave de FENDA com um furo no meio.
E falar a verdade está muito duro para retirar, na verdade nem sei se há a possibilidade de tirar aquele parafuso pelo que parece.
Já lasquei lubrificante e nada. Parei até de mexer porque começou a comer a cabeça do "parafuso" (se for um parafuso) ! -.-"
Agradecido.

Alanarki,

Com relação ao seu questionamento sobre o parafuso allen, o que ocorre é que este com cabeça allen é na verdade o eixo que prende as pastilhas e está na verdade, "embaixo" deste que você vê inicialmente, que é apenas um tipo de "tampão" para evitar que sujeira se acumule e dificulte depois a retirada do eixo.
Este parafuso é realmente chato para retirar e geralmente só se consegue soltá-lo utilizando uma chave de impacto.
Eu, como não tenho esta chave, quando preciso remover o parafuso, acabo passando em alguma oficina e pedindo pro mecânico quebrar meu galho e soltar o parafuso e depois em casa termino o serviço kkkkkkkk  :hihihi :hihihi ,10468
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: alanaraki em Agosto 09, 2011, 06:16:17 am
Alanarki,

Com relação ao seu questionamento sobre o parafuso allen, o que ocorre é que este com cabeça allen é na verdade o eixo que prende as pastilhas e está na verdade, "embaixo" deste que você vê inicialmente, que é apenas um tipo de "tampão" para evitar que sujeira se acumule e dificulte depois a retirada do eixo.
Este parafuso é realmente chato para retirar e geralmente só se consegue soltá-lo utilizando uma chave de impacto.
Eu, como não tenho esta chave, quando preciso remover o parafuso, acabo passando em alguma oficina e pedindo pro mecânico quebrar meu galho e soltar o parafuso e depois em casa termino o serviço kkkkkkkk  :hihihi :hihihi ,10468

Pow já estou ficando louco com o bujão!!!!! ELE NAO SAI DE JEITO NENHUM COM CHAVE DE FENDA.
pelo jeito vou ter que levar na mecânica e mandar o maluco tirar essa budega.
Vou la agora! porque a pastilha ta no osso já, e ta feio o negocio.
Obrigado André!
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: alanaraki em Agosto 09, 2011, 07:34:02 am
Pow já estou ficando louco com o bujão!!!!! ELE NAO SAI DE JEITO NENHUM COM CHAVE DE FENDA.
pelo jeito vou ter que levar na mecânica e mandar o maluco tirar essa budega.
Vou la agora! porque a pastilha ta no osso já, e ta feio o negocio.
Obrigado André!

CONSEGUI! Não foi nem com a chave de fenda, nem com a chave de impacto.. mas sim com uma chave remodelada com uma chave L engatada no cabo e com umas pancadinhas "LEVES" para aliviar a pressão do parafuso e saiu! :)

obrigado pela ajuda de todos! :D
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Giovani cabral da silva em Outubro 17, 2011, 08:49:16 am
muito boa explicação !! nem precisa tirar a roda ,show !! vlw
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: André Lanera em Dezembro 01, 2011, 01:16:27 pm
FOLMIGOS.....estou com uma dúvida.....o fluído de freio especificado para minha moto....é o DOT. 4....e sua coloração é vermelha (VARGA)...e o do reservatório da minha moto está AMARRONZADO....será q preciso trocar??Ou existe algum outro fluido DOT 4 de alguma outra marca q seja mesmo dessa cor????Desde já agradeço a todos q puderem ajudar  :thumleft:.....ABÇO A TODOS!!! combeb04
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Tomasini em Dezembro 13, 2011, 01:37:27 pm
Parabéns pelo tutorial.  .clap .clap .clap

Depois de ler com atençao e ficar atento as imagens, tomei coragem e meti a mao na massa. Fiz a sangria do dois freios (um em cada dia - no primeiro sem mangueirinha e luva - que burrada; já no segundo devidamente equipado rsrs), coloquei DOT4 novinho e ainda verifiquei as pastilhas e engraxei os parafusos e tampoes...

Como é bom nao depender de mecanicos... :cheers:

Muito obrigado mesmo.
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Tomasini em Dezembro 13, 2011, 01:40:50 pm
FOLMIGOS.....estou com uma dúvida.....o fluído de freio especificado para minha moto....é o DOT. 4....e sua coloração é vermelha (VARGA)...e o do reservatório da minha moto está AMARRONZADO....será q preciso trocar??Ou existe algum outro fluido DOT 4 de alguma outra marca q seja mesmo dessa cor????Desde já agradeço a todos q puderem ajudar  :thumleft:.....ABÇO A TODOS!!! combeb04

Grande Chará, peguei a minha a alguns dias, como nao sei do cuidado do antigo dono optei por trocar o fluido dos dois sistemas. A coloraçao tbem estava amarronzada. Segundo o manual é legal trocar a cada 12000km.

Quanto a cor, coloquei um DOT4 da Bardhal, coloraçao AZUL.

Se tiver tempo, sugiro trocar o fluido do sistema. Tem um tutorial aqui muito show, me ajudou 100%. Com cuidado e equipamento certo, torna-se muito simples.

Abraço
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Tomasini em Dezembro 13, 2011, 01:41:44 pm
Obs.: este tópico é o tutorial... combeb32
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: André Lanera em Dezembro 13, 2011, 03:05:07 pm



Blza amigo TOMASINI.....eu acredito então q essa cor "amarronzada" do fluido de freio da minha moto seja normal mesmo...pq minha moto tem só 7 mil km  :thumleft:....mesmo assim valeu pela resposta....ABÇO!!! combeb04
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: mmarkao em Dezembro 16, 2011, 03:05:48 am
ola  tdo bem.comprei minha primeiro moto  a pouco tempo.e começei com uma falcon 2000.ela foi pouco usada esta com 25000km.qual ea marca da bateria original dela?um abraço
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Resmungão em Dezembro 16, 2011, 04:09:24 am
ola  tdo bem.comprei minha primeiro moto  a pouco tempo.e começei com uma falcon 2000.ela foi pouco usada esta com 25000km.qual ea marca da bateria original dela?um abraço

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Tua pergunta não tem muita relação com o tópico de freios, mas vai lá:  a marca da bateria é Yuasa  :thumleft:

Abs ,10468
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: malaguti em Março 13, 2015, 11:26:22 am
Desenterrando o tópico para informar que eu já vi um bico sangrador que tinha uma válvula. Essa válvula só permitia a saída do fluido, e isso permitia que a sangria fosse feita sem que fosse necessário ficar abrindo e fechando o bico cada vez que o pedal fosse pressionado. Isso permitia que fosse feito um fluxo muito forte e constante no circuito hidráulico, o que eliminava a possibilidade das bolhas de ar subirem de volta, uma vês que os dutos são estreitos, e o fluido de freio é denso. Deve facilitar muito esse bico.
Título: Re:Tutorial Pastilha freios/ Sangramento Hidraulico na Falcon
Enviado por: Lula Busnello em Fevereiro 29, 2016, 02:06:59 pm
Pessoal, desculpa desenterrar este tópico, mas acho que é o mais adequado para sanar a minha dúvida. É o seguinte, esses dias troquei o fluido de freio, pastilhas e disco de freio traseiro da minha Falcon 2008, só que o reservatório do fluído não tinha nem diafragma e nem a placa do diafragma, só tinha a tampa rosqueada principal, só depois pesquisando o manual de serviços é que reparei que existe estas outras peças, ou será que não existe na 2008? Se alguém puder me informar fico muito agradecido!!! Abraços.