Autor Tópico: Exames toxicológicos é para todos?  (Lida 862 vezes)

Offline paulosebin

• Ligando
  • *
  • Jornalista Paulo Sebin
Exames toxicológicos é para todos?
« Online: Abril 11, 2017, 08:41:42 am »
Estou acompanhando algumas notícias sobre a obrigatoriedade de fazer exames toxicológicos para motoristas.

Fiquei com uma dúvida séria. Em quais situações realmente é obrigatório a realização desses exames? Somente para quem trabalha com cargas mesmo ou seria para qualquer exame de CNH? Achei citações da lei de toxicologia para motoristas e gerou dúvidas.

Alguém está por dentro deste assunto?

Paulo Augusto Sebin - Jornalista

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
Re:Exames toxicológicos é para todos?
« Resposta #1 Online: Abril 12, 2017, 02:56:56 am »
Paulo, para mim está bem claro na lei. O exame toxicológico só é exigência para obtenção ou renovação das categorias "C", "d" e "E".
CNH normais, ou seja motos e carros (A e B) não precisam fazer tal o exame.

A saber:
Categoria C: Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.
O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.
Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg.
Todos os veículos abrangidos pela categoria "B".
Ex: Caminhão.

Categoria D:  Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista.
Todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C".
Ex: Microônibus, Ônibus.

Categoria E: Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi reboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.
Ex.: Veículo com dois reboques acoplados.

Abs.
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :)

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

• Ironbutt do FOL
  • Faxinal - PR
« Resposta #2 Online: Abril 25, 2017, 11:55:22 pm »
Por enquanto apenas para C, D e E é obrigatório. Renovei a minha ano passado e precisei fazer o exame. Tem a opção de não fazer mas fica apenas na categoria B (e A se for o caso) até realizar o exame. Há proposta de tornar obrigatório para todos

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Por enquanto 2 rodas só na bike...

XRE 300
Ténéré 250
XRE 300
BROS 150
FALCON 400
BROS 150

Offline hofffmann

• Ironbutt do FOL
  • ENDIABRADO
« Resposta #3 Online: Abril 27, 2017, 06:34:11 am »
Por enquanto apenas para C, D e E é obrigatório.
Renovei a minha mês passado e precisei fazer o exame. R$320,00 somente o exame
Tem a opção de não fazer mas a  habilitação volta para  categoria B (e A se for o caso).
No Detran de Florianópolis o atendente me informou que se caso eu opta-se por não fazer o exame neste momento,
e se depois precisa-se da CNH   C, D e E , eu teria que começar do zero novamente, ou seja, passar por todo o processo
de provas e exames, inclusive os de direção.

Preferi não arriscar, continuo com a minha  " D"

hoffmann
Devemos agir no presente, recriar o futuro, tornar o presente um lugar melhor, afinal...
"A Educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido, fácil de ser
governado, mas impossível de ser escravizado."

Offline Polenta

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • Polenta Eagle Forever!!!
« Resposta #4 Online: Maio 01, 2017, 11:53:08 am »
E la se vai mais .....

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Polenta!
(11)99984-1402
IX Contagem
X Curitiba
XI Macaé
XII Ribeirão Preto
XIII SP Organizamos
XIV Urubici
XV Floripa
XVI Pouso Alegre
Churras BarraBonita11/2013
Falcon03,Falcon07,XT660R,F800GS...
‎"A vida é muito curta, portanto curta muito a VIDA..."Mauricio Saab

Offline paulosebin

• Ligando
  • *
  • Jornalista Paulo Sebin
« Resposta #5 Online: Maio 10, 2017, 06:52:41 am »
Obrigado pessoal pelas explanações de todos.

Offline paulosebin

• Ligando
  • *
  • Jornalista Paulo Sebin
« Resposta #6 Online: Maio 15, 2017, 02:11:37 am »
Olha só que curioso. Não vou abrir outro tópico, acho que não é tão pertinente para isso. Mas como já pedi debate sobre assunto de exame toxicológico, olha só essa.

Tem uma  conhecida que foi pega nesse exame. Mas ela garante que não usou nada de ilegal. A única coisa que fez foi tomar alguns medicamentos por que está grávida. Em um processo que ela abriu, justificou que fez uso de um medicamento chamado Ogestan Plus, coloquei aqui, e desconfia que pode ter afetado o resultado do exame.

Nossa gente do céu, por um lado tenho medo de que medicamentos possam causar confusões nesse sentido, já pensou? Mas por outro, ao que li na composição, não sei se este tal de Ogestan Plus seria capaz de alterar resultado neste sentido.

Curiosidade.

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #7 Online: Maio 15, 2017, 03:49:27 am »
Então Paulo, olhando a fórmula do Ogestan realmente não tem nada de proibido que pudesse ter dado positivo no toxicológico. Das substâncias que dizem ser testadas e proibidas ( https://www.exametoxicologico.com.br/faq/que-drogas-sao-pesquisadas-no-exame/ ) a que seria mais fácil de uma pessoa normal consumir seria a codeína que está presente em muitos xaropes antitussígenos e em analgésicos, mas que dificilmente um médico receitaria para uma gestante. No resultado desta sua conhecida disseram qual foi a substância ilícita detectada?
Após 21 anos sem moto chegou a Falcon em 2008. E em 2013 mais uma: a Manny- Tiger800XC :)

Os que conheci do FOL: Jotta, Audy, Roveda333,  casal Pepi/Jana e SAAB. Que Deus os tenha, e nos proteja sempre.

Offline Don.

• Ironbutt do FOL
  • Florianópolis / Sc.
« Resposta #8 Online: Maio 15, 2017, 12:19:17 pm »
Além da codeína (mais comuns) entra a morfina e o tramadol certo?

Tomei pacas a combinação dessas 3 para cálculo renal, ainda bem que fiz o exame meses depois.

Não pense que a cabeça aguenta se você parar!

Offline Resmungão

• Ironbutt do FOL
  • FOL Curitiba
« Resposta #9 Online: Maio 15, 2017, 11:47:47 pm »
Bem lembrado Don  ,10468